Tito Leite atravessa o deserto com poesia | Jardel Dias Cavalcanti | Digestivo Cultural

busca | avançada
56774 visitas/dia
2,1 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Simões de Assis | Individual de Carlos Cruz-Diez
>>> Jazz Festival: Primeira edição de evento da Bourbon Hospitalidade promete encantar com grandes nomes
>>> Coletivo Mani Carimbó é convidado do projeto Terreiros Nômades em escola da zona sul
>>> CCSP recebe Filó Machado e o concerto de pré-lançamento do álbum A Música Negra
>>> Premiado espetáculo ‘Flores Astrais’ pela primeira vez em Petrópolis no Teatro Imperial para homenag
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder
>>> A pulsão Oblómov
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
>>> Susan Sontag em carne e osso
>>> Todas as artes: Jardel Dias Cavalcanti
>>> Soco no saco
>>> Xingando semáforos inocentes
>>> Os autômatos de Agnaldo Pinho
>>> Esporte de risco
Colunistas
Últimos Posts
>>> A melhor análise da Nucoin (2024)
>>> Dario Amodei da Anthropic no In Good Company
>>> A história do PyTorch
>>> Leif Ove Andsnes na casa de Mozart em Viena
>>> O passado e o futuro da inteligência artificial
>>> Marcio Appel no Stock Pickers (2024)
>>> Jensen Huang aos formandos do Caltech
>>> Jensen Huang, da Nvidia, na Computex
>>> André Barcinski no YouTube
>>> Inteligência Artificial Física
Últimos Posts
>>> Cortando despesas
>>> O mais longo dos dias, 80 anos do Dia D
>>> Paes Loureiro, poesia é quando a linguagem sonha
>>> O Cachorro e a maleta
>>> A ESTAGIÁRIA
>>> A insanidade tem regras
>>> Uma coisa não é a outra
>>> AUSÊNCIA
>>> Mestres do ar, a esperança nos céus da II Guerra
>>> O Mal necessário
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Mais que cego em tiroteio
>>> Nosso Lar
>>> Bárbara Heliodora
>>> Uma leitura jornalística
>>> Prática de atelier: cores personalizadas *VÍDEO*
>>> Cheiro de papel podre
>>> O Nome Dele
>>> Um Leitor sobre Daniel Piza
>>> Um Furto
>>> Homenagem a Pilar del Río
Mais Recentes
>>> Dicionario Houaiss Da Lingua Portuguesa Com CD de Antonio Houaiss pela Objetiva (2024)
>>> Mulher Enjaulada de Jussi Adler-olsen pela Record2 (2014)
>>> As Melhores Receitas da Cozinha Portuguesa - Os segredos da cozinha das nossas avós de Vários Autores pela Globo
>>> As Melhores Receitas da Cozinha do Nordeste - Os segredos da cozinha das nossas avós de Vários Autores pela Globo
>>> As Melhores Receitas da Cozinha Baiana - Os segredos da cozinha das nossas avós de Vários Autores pela Globo
>>> Quem vai Salvar a Vida? de Ruth Rocha pela Salamandra (2015)
>>> Livro Cáuculo - volume 2 de Maurice D. Weir pela Pearson (2024)
>>> O Código da Vinci - Roteiro Ilustrado de Akiva Goldsman pela Sextante (2006)
>>> Delícias da Kashi - Gastronomia Vegana Gourmet de Kashi Dhyani pela Mauad X (2016)
>>> Livro Microbiologia Para As Ciências Da Saúde de Paul G. Engelkirk pela Guanabara Koogan (2005)
>>> Livro Comunicação E Comportamento Organizacional PLT 111 de Geraldo R. Caravantes pela Fisicalbook (2014)
>>> Livro Finanças Corporativas: Conceitos E Aplicações de Jose Antonio Stark Ferreira pela Pearson (2005)
>>> Livro Introdução a Genética PLT 248 de Anthony J F Griffiths ; RiCHARD C. Lewontin pela Guanabara (2008)
>>> Teoria Geral Da Administração. Da Revolução Urbana À Revolução Digital de Antonio Cesar Amaru Maximiano pela Atlas Br (2011)
>>> LivroTeoria Geral Da Administração: Da Revolução Urbana À Revolução Digital de Antonio Cesar Amaru Maximiano pela Atlas (2008)
>>> O Porco de William Hope Hodgson pela Diário Macabro (2024)
>>> Arvore Do Beto de Ruth Rocha pela Salamandra (2010)
>>> A Casa No Limiar e Outras Histórias Macabras de William Hope Hodgson pela Diário Macabro (2024)
>>> Ponto De Vista de Sonia Bergams Salerno Forjaz pela Moderna (2014)
>>> A Grande Campea de Maria Cristina Furtado pela Do Brasil (2015)
>>> Amigos De Verdade de Telma Guimarães Castro Andrade pela Brasil Literatura (2010)
>>> Bleach 57 - Out of Bloom de Tite Kubo pela Panini Comics (2014)
>>> O Fantástico Mistério De Feiurinha de Pedro Bandeira pela Moderna (2009)
>>> Cantigas Por Um Passarinho A Toa de Manoel de Barros pela Companhia Das Letrinhas (2018)
>>> Bleach 56 - March of the Stacross de Tite Kubo pela Panini Comics (2013)
COLUNAS

Terça-feira, 28/11/2023
Tito Leite atravessa o deserto com poesia
Jardel Dias Cavalcanti
+ de 3900 Acessos


Todo grande místico atravessou o deserto para purificar-se do mal. No caso do poeta, a coisa é diferente. O seu deserto (pecado?) é a vida ― e seus desvarios ― e o desejo de transformá-la em linguagem. Memento, homo, quia pulvis est in pulverem reverteris (Lembra-te, homem, que és pó e ao pó voltarás). Foi o que disse Deus a Adão (não em latim) depois do pecado original. O “Memento” de Tito, poema que aparece na quarta capa de seu livro A palavra em seu deserto, publicado pela Editora Clóe, aponta para o vir a ser, “O pássaro nasce e já é voo”, onde o eterno deslocamento ou des-territorialização da existência torna-se a matéria prima de sua poesia.

O livro A palavra em seu deserto é dividido em três partes, intituladas respectivamente: “A loucura é bilíngue”; “A lua guarda um segredo violáceo”; “Agora é o já e o ainda não”. Apesar da divisão do livro em três seções, não fica muito clara a sua razão, pois parece que o interesse central do poeta consiste sempre em transmutar suas experiências existenciais ou espirituais, ou suas dúvidas e descaminhos, numa construção poética sempre em crise.

Explico melhor. Vejamos o poema “O outro”, por exemplo. Seu andamento apresenta o drama rimbaudiano da persona do outro como sendo o si mesmo: “Eu sou o outro/ que me falta”. A questão é que o outro vive a condição trágica, ou seja, não aceita seu destino ― pois “são tantas coisas inacabadas/ que tiram meu sono”. E é essa condição que o faz cantar (poetizar): “Eu canto a ovelha/ e o lobo,/ a serpente que engole/ a própria cauda (...)// Eu canto o limo e o mar aberto, (...)// Eu canto o estrondo/ da trombeta (...) e o monge que titubeia/ entre o louco e o santo. (...)”.

A falta que constitui o sujeito torna-se o Outro do poeta, que o faz titubear entre a santidade e a loucura, entre a vida e o retiro do santo. O “sei voar e tenho as fibras tensas (...) enganando entre a dor e o prazer (...) mas meu coração de poeta projeta-me em tal solidão”, cantada por Caetano Veloso em sua bela canção "Peter Gast". Essa tensão criadora que existe entre a vida e a arte move o poeta Tito Leite.

A crise do Ser expõe-se sempre como crise da poesia e como crise do estar no mundo. Caso do poema “Secos & molhados”: “Ontem fiz um poema-onda:/ carregado por todos os ventos/ que me são conflitantes”. E já que o poema é onda, ele se forma e se esbate na areia num eterno retorno de se formar e se de(s)formar. O poeta só rompe esse eterno conflito deitando-se “numa cama/ de metáforas”. É sua reação diante da paralisia da existência nessa eterna roda sísifica que é a vida. Tornar-se poeta é retomar a rédea, sem no entanto solucionar o problema da vida. Resta-lhe a linguagem poética como prancha para surfar sobre essas ondas.

O poema “Porvir” dá a medida do mergulho nas águas salgadas ― a crise é o sal da vida: “quero sentir/ a cada momento/ o poema/ que deriva // do sal das águas/ que banham/ a minha alma”.

É interessante notar que a pausa que antecede “do sal das águas” é justamente de onde o poema “deriva” (ou estaria à deriva?). Ou seja, um desvio de rota por ventos ou correntes marítimas. Os vendavais da vida poderiam ser também a chave (ou imagem) para entender o que deixa o poeta à deriva.

Não causa espanto o fato de o poeta estar na vida e colocar-se, ao mesmo tempo, contra ela. A indomesticável liberdade da imaginação é sua alma. O poema “Natura”, assim como outros criados por Tito Leite, exemplificam essa tensão. Vamos a ele.

NATURA
Cavalos selvagens
em fuga do que é domesticável,

do que se afoga na finura
das moiras dos destinos.

As patas sangram.
Respirar sem ferraduras,

livre do peso de todo
animal que calcula.

Um dos poemas interessantes de Tito Leite é “Hausto”, palavra que significa aspiração longa, uma golada de ar, pode-se dizer. No poema, a condição de anjo caído se dá em razão da impossibilidade de constituição de uma relação dentro de alguma tribo, no caso específico a mais cosmopolita das cidades brasileiras, São Paulo.

Uma espécie de “Albatroz”, de Baudelaire, caído no coração da urbe. O “já não bebemos// da mesma vinha e nem/ dividimos o mesmo pão” instaura a tristeza no coração do poeta. Daí sua condição de anjo nocauteado que se estende a todos, pois o plural está presente em “como se fôssemos anjos/ nocauteados (...)”.

Ao cortar as relações, “cada nome [se torna] uma miragem”. A cidade fantasmagórica que se tornou São Paulo, como a Paris do poema “A uma passante”, de Baudelaire, tão bem comentado por Walter Benjamin, se faz presente em “Hausto”, condição das grandes cidades que nos aproxima e nos afasta ao mesmo tempo das pessoas, criando essa solidão cantada por Tito Leite.

E seja na grande cidade ou seja no claustro (lembremos que Tito Leite é monge), a tristeza se impõe, como no poema “Haicai”: “A paz deságua/ em pétalas de solidão:/ chove no claustro.” No fundo é a condição do criador, do poeta, do escritor, do artista enfim estar a um metro do mundo e a cem mil metros de altura dele.

Como na Eneida de Virgílio, a condição de exilado predomina: Litora cum patriae lacrimans portusque relinquo Et campos ubi Troja Fuit. (Deixo lacrimoso as praias da minha pátria, o porto e os campos onde Tróia existiu).

A condição gauche do poeta, indiretamente presente em muitos dos poemas, reafirma-se no verso “Uma pessoa fora do lugar”, do poema “Acaso”. É a partir dessa condição que as metáforas aparecem, para constituir os poemas, essas bugigangas verbo/lexicais criadas por Tito Leite: “Eu guardo bugigangas/ como quem constrói/ um acervo/ de pedras preciosas.” O bem mais precioso, no fim das contas, o poema, enfim existindo, é bem “Imaterial”, joia rara, como essas que Tito Leite criou.



Jardel Dias Cavalcanti
Londrina, 28/11/2023

Mais Jardel Dias Cavalcanti
Mais Acessadas de Jardel Dias Cavalcanti
01. Parangolé: anti-obra de Hélio Oiticica - 17/12/2002
02. Davi, de Michelangelo: o corpo como Ideia - 3/11/2009
03. Picasso e As Senhoritas de Avignon (Parte I) - 20/12/2011
04. Felicidade: reflexões de Eduardo Giannetti - 3/2/2003
05. Vanguarda e Ditadura Militar - 14/4/2004


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site



Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Béla Bartók Mikrokosmos - Piano Solo - Volume 1
Winthrop Rogers Edition
Boosey & Hawkes



Livro Literatura Estrangeira Op-center
Tom Clancy e Steve Pieczenik
Record
(1997)



O maravilhoso bistrô francês
Nina George
Record
(2017)



Livro Sociologia Histórias do Cotidiano
Mary del Priore
Contexto
(2001)



O Redentor do Homem - Carta Encíclica de João Paulo II
João Paulo II
Paulinas



Está Próximo o Fim do Mundo?
E. Cunha
Am
(1994)



Psicologia Quântica
Robert Anton Wilson
Madras
(2007)



Porsche - A Lenda
Matthias Röcke
Escala
(2009)



Astrologia e Mitologia - seus arquétipos e a linguagem dos símbolos
Ariel Guttman - Kenneth Johnson
Madras
(2005)



O Poder dos Juízes
Dalmo de Abreu Dallari
Saraiva
(1996)





busca | avançada
56774 visitas/dia
2,1 milhões/mês