Marcelo Verzoni ao piano | Digestivo Cultural

busca | avançada
133 mil/dia
2,0 milhão/mês
Mais Recentes
>>> DR-Discutindo a Relação, fica em cartaz até o dia 28 no Teatro Vanucci, na Gávea
>>> Ginga Tropical ganha sede no Rio de Janeiro
>>> Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania abre processo seletivo
>>> Cultura Circular: fundo do British Council investe em festivais sustentáveis e colaboração cultural
>>> Construtores com Coletivo Vertigem
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
>>> Susan Sontag em carne e osso
>>> Todas as artes: Jardel Dias Cavalcanti
>>> Soco no saco
>>> Xingando semáforos inocentes
>>> Os autômatos de Agnaldo Pinho
>>> Esporte de risco
>>> Tito Leite atravessa o deserto com poesia
>>> Sim, Thomas Bernhard
Colunistas
Últimos Posts
>>> Glenn Greenwald sobre a censura no Brasil de hoje
>>> Fernando Schüler sobre o crime de opinião
>>> Folha:'Censura promovida por Moraes tem de acabar'
>>> Pondé sobre o crime de opinião no Brasil de hoje
>>> Uma nova forma de Macarthismo?
>>> Metallica homenageando Elton John
>>> Fernando Schüler sobre a liberdade de expressão
>>> Confissões de uma jovem leitora
>>> Ray Kurzweil sobre a singularidade (2024)
>>> O robô da Figure e da OpenAI
Últimos Posts
>>> Salve Jorge
>>> AUSÊNCIA
>>> Mestres do ar, a esperança nos céus da II Guerra
>>> O Mal necessário
>>> Guerra. Estupidez e desvario.
>>> Calourada
>>> Apagão
>>> Napoleão, de Ridley de Scott: nem todo poder basta
>>> Sem noção
>>> Ícaro e Satã
Blogueiros
Mais Recentes
>>> 10 sugestões de leitura para as férias
>>> Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge
>>> O que mata o prazer de ler?
>>> Um poema de Yu Xuanji
>>> Fotografia
>>> Literatura Falada (ou: Ora, direis, ouvir poetas)
>>> Viver para contar - parte 2
>>> Ed Catmull por Jason Calacanis
>>> O cinema brasileiro em 2002
>>> O cinema brasileiro em 2002
Mais Recentes
>>> Confessando o Evangelho 2 Volumes de Samuel H. Nafzger pela Concordia (2022)
>>> Petit Larousse Do Chocolate de Larousse pela Larousse Brasil (2010)
>>> Dublinenses de James Joyce pela Folha de São Paulo (2003)
>>> Histórias De Pescador de Nilson José pela Nova Letra (2010)
>>> Livro Turismo Globalização do Turismo de Mário Carlos Beni pela Aleph (2011)
>>> Livro Pedagogia Construtivismo na Sala de Aula de César Coll pela Atica (1997)
>>> Titio Renê Apresenta: O Planeta Infantil de Renê Beck pela Nova Prova (2006)
>>> Política Em Espinosa de Marilena Chauí pela Companhia das Letras (2003)
>>> A Linha de Sombra de Joseph Conrad pela Folha de São Paulo (2003)
>>> Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa - Formato Grande de Antonio Houaiss pela Objetiva (2007)
>>> Teláris Matemática 9 De Acordo com a BNCC + Caderno de Atividades de Fernando Viana; Luiz Roberto Dante pela Ática (2019)
>>> Tudo Que Eu Queria Te Dizer de Martha Medeiros pela Objetiva (2007)
>>> Livro Biografias Diário de Fiuk de Fiuk pela Creative Books (2010)
>>> Deus Fala com Arjuna - O Bhagavad Gita de Paramahansa Yogananda pela Self Realization Fellowship (2019)
>>> Manual dos Transtornos Escolares de Gustavo Teixeira pela Best Seller (2013)
>>> As Filhas Da Princesa de Jean O. Sasson pela BestSeller (2004)
>>> Livro Literatura Estrangeira Histórias de Crime e Mistérios de Edgar Allan Poe pela Ática (2000)
>>> As Cidades Invisíveis de ìtalo Calvino pela Folha de São Paulo (2003)
>>> Teláris Matemática 8 de acordo com a BNCC Livro do Aluno Caderno de Atividades de Luiz Roberto Dante; Fernando Viana pela Ática (2020)
>>> Testemunha Do Tempo de Guido Wilmar Sassi pela Grd (1963)
>>> Teláris Geografia 7º Ano De Acordo com a BNCC de J. W. Vasentini; Vânia Vlach pela Ática (2019)
>>> Por Que os Homens Amam as Mulheres Poderosas? de Sherry Argov pela Sextante
>>> A Segunda Vinda de Cristo 3 Volumes de Paramahansa Yogananda pela Self Realization Fellowship (2017)
>>> As Origens da Ordem Política dos Tempos Pré-humanos Até a Revolução Francesa de Francis Fukuyama - Nivaldo Montingelli Jr. pela Rocco (2013)
>>> Psicologia E Parapsicologia - Como Fazer Do Sucesso Um Hábito de Bernard Haldane pela BestSeller (1966)
BLOG >>> Posts

Terça-feira, 20/3/2007
Marcelo Verzoni ao piano
+ de 4400 Acessos
+ 1 Comentário(s)

O pianista Marcelo Verzoni

Os aplausos efusivos que se seguiram à valsa Tristorosa, peça pouco conhecida de Heitor Villa-Lobos (1887-1959), marcaram com estilo o término do recital do pianista Marcelo Verzoni na segunda apresentação da temporada 2007 dos Concertos da Fundação Maria Luisa e Oscar Americano, no domingo (18/3). Em pouco mais de 1 hora de apresentação, Verzoni e o piano só não fizeram chover, mas isso porque um temporal típico de março já castigara a cidade na última semana. Melhor dizer, então, que o virtuosismo deste músico foi capaz de atrair a atenção das pessoas para somente o que acontecia dentro do auditório da Fundação. Assim, por um breve período, o público teve os sentidos absorvidos para o palco, e mais precisamente para a performance de Marcelo Verzoni.

Com efeito, é a performance o primeiro detalhe que chama a atenção de quem assiste Verzoni ao piano. Os gestos por ele produzidos são, a um só tempo, causa e efeito de seu toque decidido, porém sempre estudado. Aqui, vale lembrar que o músico também é pesquisador de música, com mestrado e doutorado em Música Brasileira, detalhe que foi ressaltado pelo mestre de cerimônias, Gilberto Tinetti, que, bastante entusiasmado, enfatizou a importância da presença do público naquela manhã chuvosa de domingo. Feitas essas e outras considerações, Tinetti dissertou sobre a primeira parte do programa, a saber: a peça selecionada de Franz Schubert (1797-1828) e da obra escolhida de Beethoven (1770-1827).

De Schubert, um dos compositores prediletos de Tinetti, Marcelo Verzoni executou a Peça para piano D.946 nº1, sublinhando a sensibilidade não só nos momentos mais suaves, mas também com a força que se destaca graças ao virtuosismo do pianista. Entre o piano forte e o pianíssimo, o toque de Verzoni era também demarcado por suas expressões faciais e seus gestos, como que respondendo aos estímulos provocados pela sonoridade do piano. Algo semelhante ocorreu durante a apresentação da obra de Beethoven (Sonata opus 101 em Lá Menor). E nesse caso em particular, por se tratar de uma peça pouco comum aos apreciadores de música de concerto, a atenção exigida para a performance foi redobrada. Como conseqüência, o que se ouviu foi resultado (visível) de um olhar fixo na partitura, de uma concentração extraordinária e, no limite, de uma transpiração por parte de Verzoni. Tamanha dedicação, a propósito, reflete o comprometimento que o pianista tem junto à música, como ficou provado na segunda parte do concerto.

Logo após um breve intervalo, Marcelo Verzoni, conversando com a platéia, destacou as características dos autores cujas peças executaria em seguida. De Camargo Guarnieri (1907-1993), por exemplo, ressaltou a natureza das obras escolhidas, em especial o fato de uma delas prestar homenagem ao nosso poeta maior (não, não é Drummond, mas, sim, Manuel Bandeira). Em que pese tal referência, cumpre destacar a interpretação absolutamente passional de Torturado. Nesse momento, todo o auditório ficou envolvido pelo toque pungente daquele pianista que parecia ungido pela musicalidade da peça que executava. Depois, ao falar de Villa-Lobos, o músico lembrou o fato de as peças escolhidas terem sido elaboradas não para serem tocadas por crianças, mas, sim, em homenagem às crianças - uma espécie de obsessão do compositor brasileiro. Confusão desfeita, é impossível não mencionar o piano forte de Cavalinho de Papel. O grande momento, no entanto, foi no bis, quando a valsa Tristorosa foi tocada por um Marcelo Verzoni que satisfez a si e ao público ao ir além da mesmice não só no repertório, mas também no estilo que lhe é bastante peculiar.


Postado por Fabio Silvestre Cardoso
Em 20/3/2007 às 16h18

Quem leu este, também leu esse(s):
01. Blogobrás e os diplomados de Ana Elisa Ribeiro
02. Cartola e O Mundo é um Moinho de Julio Daio Borges
03. Blogs da moda de Julio Daio Borges


Mais Fabio Silvestre Cardoso no Blog
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
1/4/2007
23h43min
Já tive oportunidade de ouvir o Marcelo ao piano, no magnífico CD com que nos brinda com um pouco de Villa-Lobos, Guarnieri e Ernesto Nazareth, e sei exatamente a que se refere o Fabio em suas observações. Também meu professor e amigo, o Marcelo intérprete, pesquisador e formador é uma dessas almas a quem a música brasileira será, quando sã, sempre grata.
[Leia outros Comentários de Alexandre Negreiros]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Esopo - Fabulas Completas
Esopo
Cosac & Naify
(2013)



Uma Breve História da Filosofia Analítica - de Russell a Rawls
Stephen P. Schwartz
Loyola
(2017)



Bioética no Brasil: Tendências e Perspectivas
Pe. Márcio Fabri dos Anjos e José Eduardo de Siqueira (Orgs.)
Ideias & Letras
(2007)



Desperte o Milionário Que Há Em Você
Carlos Wizard Martins
Gente
(2012)



A Nova Geografia - Estudos de Geografia do Brasil
Demétrio Magnoli e Regina Araujo
Moderna
(1996)



Die Macht des Gewissens
S. Fischer Fabian
Knaur
(1987)



Tex Edição Colorida 19
Tex
Mythos



Guia Prático Dos Pais
Camacho
Green Forest
(2001)



Divine Justice
David Baldacci
Grand Central
(2008)



Livro Literatura Estrangeira It Girl Garotas em Festa Volume 7
Cecily Von Ziegesar
Galera
(2012)





busca | avançada
133 mil/dia
2,0 milhão/mês