No banco | Digestivo Cultural

busca | avançada
64082 visitas/dia
2,5 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Eudóxia de Barros
>>> 100 anos de Orlando Silveira
>>> Panorama Do Choro
>>> Eduardo Freire lança livro e promove imersão em Project Thinking na Bett Brasil 2025
>>> Renan Inquérito celebra 10 anos do álbum “Corpo e Alma” de forma gratuita em SP
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
>>> Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder
>>> A pulsão Oblómov
Colunistas
Últimos Posts
>>> Pondé mostra sua biblioteca
>>> Daniel Ades sobre o fim de uma era (2025)
>>> Vargas Llosa mostra sua biblioteca
>>> El País homenageia Vargas Llosa
>>> William Waack sobre Vargas Llosa
>>> O Agent Development Kit (ADK) do Google
>>> 'Não poderia ser mais estúpido' (Galloway, Scott)
>>> Scott Galloway sobre as tarifas (2025)
>>> All-In sobre as tarifas
>>> Paul Krugman on tariffs (2025)
Últimos Posts
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> A Promessa de Nicholson e o bem-acabado Desmundo
>>> Apresentação autobiográfica muito solene
>>> Parei de fumar
>>> Tem café?
>>> Por que a Geração Y vai mal no ENEM?
>>> Entre os novos autores, uma artista
>>> O retalho, de Philippe Lançon
>>> Papo com Valdeck A. de Jesus
>>> Quem é (e o que faz) Julio Daio Borges
>>> Millôr no Vitrine
Mais Recentes
>>> O tao e o t'ai chi kung de Robert C. Sohn pela Pensamento
>>> Harpas Eternas - Vol. 1 (11º edição) de Josefa Rosalia L. Alvarez pela Pensamento (2010)
>>> Os vingadores - a chegada dos vingadores e a vingança de Ultron de Kurt Busiek - George Perez pela Panini Comics - Salvat (2014)
>>> Introdução a mecânica quântica de Hrebert A Pohl pela Edgard Blucher (1971)
>>> Os Lusiadas Em Quadrinhos - serie classicos em HQ (11º reimpressão) de Fido Nesti pela Peiropolis (2018)
>>> Requiem For A Nun (modern Classics) de William Faulkner pela Penguin (1982)
>>> Metalografia dos Produtos Siderugicos Comuns de Hubertus Colpaert pela Colpaert (2025)
>>> Thelma O Unicornio de Aaron Blabey pela Nanabooks (2021)
>>> Distribuição De Renda: Medidas De Desigualdade E Pobreza de Rodolfo Hoffmann pela Edusp (1998)
>>> Conversa Com Gestores De Acoes Brasileiros de Luciana Seabra pela Empicurus (2016)
>>> O Dilema de John Grisham pela Rocco (2015)
>>> Coleções e Expedições Vigiadas de Luís Donisete Benzi Grupioni pela Anpocs (1998)
>>> L'étranger de Albert Camus pela Gallimard (2003)
>>> Cinematographic theory and new dimensions in ethnographic film de Paulo Hockings/ Yasuhiro Omori pela NaTional Museum of Ethnology (1988)
>>> Toque Quântico 2.0 O Novo Homem. Descoberta E Formação de Wickhorst Vickie pela Madras (2015)
>>> O Método de Phil Stutz E Barry Michels pela Goodmi (2023)
>>> Tornar-se Pessoa de Carl R. Rogers pela Wmf Martins Fontes (2009)
>>> O Cérebro De Buda de Rick Hanson pela Alaúde (2012)
>>> Vida E Poesia De Olavo Bilac de Fernando Jorge pela Novo Século (2007)
>>> O Poder Da Resiliência de Rick Hanson/ Forrest t Hanson pela Sextante / Gmt (2019)
>>> Pensamentos Que Ajudam: Inspirações De Paz, Saúde E Felicidade Para A Sua Vida de José Carlos De Lucca pela Intelitera (2016)
>>> Questões do Coração de Emily Giffin pela Novo Conceito (2011)
>>> A Revolução Francesa Contra a Igreja da razão aos Ser Supremo de Michel Vovelle pela Jorge Zahar (1988)
>>> Como Dizer Tudo Em Espanhol de Ron Martinez pela Campus (2001)
>>> Pensando a Revolução Francesa de François Furet pela Paz E Terra (1989)
BLOG >>> Posts

Segunda-feira, 18/2/2008
No banco
+ de 3800 Acessos
+ 2 Comentário(s)

O inferno são os outros, como disse Sartre. Às vezes a gente tende a concordar com ele e sua frase infernal. Os outros não somos nós, claro. São as outras pessoas.

Elas gritam, descontroladas, nos restaurantes. Conversam aos berros. Maltratam os garçons na sua frente. Ouvem suas músicas em alto e bom tom, dentro dos seus carros iguais. Ficam horas nos caixas eletrônicos dos bancos, filosofando profundamente enquanto teclam aqueles números. São muito cuidadosas: teclam um botão e olham pra tela, pra ver se teclaram corretamente. Ok, tudo certo. Teclam outro e conferem de novo. Uma senha de nove dígitos lentos, no Banco do Brasil.

Cada gerente de banco cria uma fila de espera de indivíduos confusos. Obviamente, esses esperam com paciência que o tal gerente acabe seu telefonema. Os gerentes vivem pendurados no telefone, atendendo minuciosamente um cliente que, ao contrário de você, nem se deu ao trabalho de ir até lá. O gerente de banco, enquanto telefona, nunca te olha. Eles devem ser treinados assim.

Algumas pessoas tentam entrar no banco, passando pela porta giratória. A porta não gira. O segurança pede que alguém volte atrás da linha amarela mas, antes de terminar a frase, a pessoa dá um único passo para trás, sem passar da linha amarela e já está voltando, lutando contra a porta giratória, que não vai girar a menos que essa pessoa fique, por um momento, parada atrás da linha amarela.

Essas pessoas nunca esvaziam as bolsas, ou os bolsos, do metal que carregam. Não da primeira vez. Botam um chaveiro na caçamba da porta. A porta não abre. Dão um passo curto pra trás, voltam e botam um celular. A porta não abre. Botam um relógio de pulso. A porta não abre. Botam um estojo de maquilagem, um anel, moedas. A porta não abre. Do lado de dentro alguém quer sair. Toda vez que um tenta entrar, o outro tenta sair.

As filas nunca estão formadas de acordo com as linhas desenhadas no chão, para orientação. Muitas e muitas pessoas entendem uma fila como algo que deve se estender a partir das costas de alguém. Não importa pra que lado a pessoa à sua frente, na fila, esteja virada. De forma que uma fila pode se estender em qualquer direção, no interior do banco.

O balcão de informações. Não tem ninguém trabalhando lá. Quando a fila, nos três caixas que estão trabalhando, começa a engrossar, dois deles imediatamente se levantam e somem pela portinha dos fundos, levando um monte de papéis, cada um. Fica só aquele, de óculos, meio abobado.

Aí chega um senhor bastante idoso e pouquíssimo amigável. Fura a fila (com todo direito) e quer saber quanto tem na sua conta, mas esqueceu a senha e pergunta pro caixa qual é a sua senha. O caixa sempre responde, primeiramente, que "o senhor deve se dirigir ao caixa eletrônico, para operações com senha". O senhor explica, rosnando, que se ele lembrasse a senha não precisaria de estar ali perguntando pela senha, "entendeu, meu filho?"

Na hora do pique máximo o pessoal da manutenção resolve trabalhar e inutiliza, por prazo indeterminado, três caixas eletrônicos, dos cinco que existem. Você está no meio da operação e lê na tela: "terminal em manutenção". Vai procurar as duas máquinas que ainda funcionam. Mas uma delas é só para emitir cheques.

Saio do banco e acendo um cigarro ali mesmo, na calçada. Um tomador-de-conta de carro vem pro meu lado e pede fogo. Fumamos os dois, em silêncio, em mútuo entendimento, observando as pessoas que saem pela porta giratória. Olham pra gente e desviam, rápidas, o olhar. Seguramente nós dois estamos incomodando. Elas não fumam.


Postado por Guga Schultze
Em 18/2/2008 às 15h23

Quem leu este, também leu esse(s):
01. Sobre a Virada Cultural de Julio Daio Borges
02. Lucas vs. Spielberg de Julio Daio Borges


Mais Guga Schultze no Blog
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
18/2/2008
19h07min
Talvez, ao passar, os que conseguem, pelo portal "porta giratória", entramos numa outra dimensão. Um lugar onde geralmente o decorrer das ações sejam para testar nossos nervos, como a pergunta chavão "Que calor né?" Onde seus habitantes naturais, os funcionários, que uma vez entraram lá, nunca mais sairam; fadados a trabalhar maquinalmente, fadados a LER. Felizes são os que têm internet !!!
[Leia outros Comentários de Lucas R. Bispo]
19/2/2008
10h00min
Cena cruel. Um banco e as pessoas. Essa cena se repete, dia após dia e ficamos à mercê dessa situação. O seu texto, embora recheado de humor, é um retrato fiel do que passamos e enfrentamos. Uma crônica bem feita e original. Parabéns. PS: Vou a um banco agora. O que será que me espera? Argh!!!
[Leia outros Comentários de Adriana Godoy]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Antes De Nascer O Mundo
Mia Couto
Companhia Das Letras
(2009)



Como Financiar o Desenvolvimento Econômico
Robert B. Bangs
Zahar
(1971)



Geração Alpha Matematica 9 Bncc
Carlos N. C. de Oliveira; Felipe Fugita
Edições Sm
(2019)



Inferno na Torre
Richard Martin Stern
Record
(1973)



Um Amor Feliz
David Mourão-Ferreira
Presença
(1997)



Ivan Illich: Coleção Educadores Mec
Marcela Gajardo
Massangana
(2010)



See&Do Solutions - Flower Gardens
Varios Autores
The Scotts Company
(1995)



Bíblia Sagrada de 1954 - O Velho e o Novo Testamento, Traduzida Segundo os Originais Hebraico e Grego - Tradução Brasileira
Sociedade Bíblica do Brasil
American Bible Society
(1954)



Os Grandes Clássicos da Literatura o Elogio da Loucura O Livre Arbítrio
Erasmo de Roterdã - Artur Schopenhauer
Brasileira
(1978)



Mecanismos legais para o desenvolvimento sustentável (USADO)
Werner Grau Neto, Edson de Oliveira Braga Filho, & outros
Forum
(2009)





busca | avançada
64082 visitas/dia
2,5 milhões/mês