Por que não perguntei antes ao CatPt? | Renato Alessandro dos Santos | Digestivo Cultural

busca | avançada
55164 visitas/dia
2,5 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Maio no MAB Educativo: tecnologia, arte e educação na 23ª Semana Nacional de Museus
>>> Espetáculo Há Vagas Para Moças de Fino Trato promove programa educativo no Teatro Yara Amaral do Ses
>>> Fios que resistem: projeto reconecta a história das bordadeiras no litoral paulista
>>> Expo Cult - Semana de Arte do Agora estende prazo de visitação até dia 31/5
>>> Luiz Martins apresenta novas séries em serigrafia na MH8ARTE
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
Colunistas
Últimos Posts
>>> Pedro e Cora sobre inteligência artificial
>>> Drauzio em busca do tempo perdido
>>> David Soria Parra, co-criador do MCP
>>> Pondé mostra sua biblioteca
>>> Daniel Ades sobre o fim de uma era (2025)
>>> Vargas Llosa mostra sua biblioteca
>>> El País homenageia Vargas Llosa
>>> William Waack sobre Vargas Llosa
>>> O Agent Development Kit (ADK) do Google
>>> 'Não poderia ser mais estúpido' (Galloway, Scott)
Últimos Posts
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> A maçã de Isaac Newton
>>> O paraíso de Henry Miller
>>> Independente Web Radio 3
>>> O recado de Maradona
>>> Em defesa da normalidade
>>> Guinga e sua Casa de Villa
>>> A teoria do caos
>>> O humor no divã de Freud
>>> Sobre caramujos e Omolu
>>> Eu não uso brincos
Mais Recentes
>>> Ditadura A Brasileira 1964-1985 de Marco Antonio Villa pela Leya (2014)
>>> Dominic (º edição) de William Steig pela Ftd (2017)
>>> A Lava Jato E Os Petroladrões de Ivo Patarra pela Cedet (2018)
>>> Rônia - a filha do bandoleiro de Astrid Lindgren - Ilon Wikland pela Companhia Das Letrinhas (2017)
>>> O Pistoleiro - A Torre Negra Vol. I de Stephen King pela Objetiva (2004)
>>> Como Pensar Sobre As Grandes Idéias de Mortimer J. Adler pela E Realizacoes (2013)
>>> 2061 uma Odisseia no Espaço III (2ª Edição) de Arthur C. Clarke pela Nova Fronteira (1989)
>>> H.p. Lovecraft. Medo Classico - Volume 1 de Ramon Mapa; Walter Pax pela Darkside (2017)
>>> A Estranha Madame Mizu - 14º Reimpressão de Thierry Lenain pela Companhia das Letrinhas (2017)
>>> O Projeto Fênix Edição Comemorativa de Gene Kim pela Alta Books (2020)
>>> R Para Data Science de Hadley Wickham pela Editora Alta Books (2019)
>>> Fundos De Investimento Imobiliário. Aspectos Gerais E Princípios De Análise de Roni Antônio Mendes pela Novatec (2020)
>>> How We Know What Isn't So: The Fallibility Of Human Reason In Everyday Life de Thomas Gilovich pela Free Press (1991)
>>> Análise De Séries Temporais Em R: Curso Introdutório de Pedro Ferreira pela Gen Atlas (2020)
>>> Accelerate: The Science Of Lean Software And Devops: Building And Scaling High Performing Technology Organizations de Nicole Forsgren Phd, Jez Humble, Gene Kim pela It Revolution Press (2018)
>>> Exame De Certificação Anbima Cpa-20 de Lilian Gallagher pela FGen; Atlas (2021)
>>> Tratado Elementar de Magia Prática de Papus pela Pensamento (1924)
>>> Introduçao a Economia de N gregory mankiw pela Thomson Cengage Learning (2008)
>>> Admirável Mundo Novo de Aldous Leonard Huxley pela Biblioteca Azul (2014)
>>> Estar Sendo. Ter Sido de Hilda Hilst pela Nankin Editorial (1997)
>>> As lágrimas amargas de Petra von Kant de Reiner Werner Fassbinder pela L&Pm (1983)
>>> Madéia, hipólito as troianas de Eurípides pela Zahar (1991)
>>> Conceito Marxista do Homem de Erich Fromm pela Zahar (1967)
>>> Escritos De Filosofia III. Filosofia E Cultura de Henrique Cláudio De Lima Vaz pela Loyola (1997)
>>> Escritos De Filosofia II. Ética E Cultura de Henrique C. De Lima Vaz pela Loyola (2000)
COLUNAS

Terça-feira, 3/9/2024
Por que não perguntei antes ao CatPt?
Renato Alessandro dos Santos
+ de 5200 Acessos

Anteontem, estava com mina esposa no hospital, e, enquanto auardava pelo tratamento dela, pensei, por que não limpar o teclado do notebook? Olei pra ele, e ele estava que nem os cachorrinhos aluns dias depois que voltam do pet sop: na superfície das teclas, uma aura escura contornando alumas letras e tudo. Olei na parede e avia um suporte de álcool em el. Mmmm, pensei, por que não? E eis-me aqui, aora, sem alumas letras, como você já percebeu...

Como o próprio editor de texto vai corrigindo alumas palavras, essas eleitas se salvam, mas outras ficam pelo caminho. Bom seria se, na nossa vida, a ente, prestes a fazer aluma besteira, um editor invisível nos dissesse: o quê?! Você vai passar álcool em el no teclado do computador?! Não faça isso! As teclas vao estraar pra sempre! Mas não. Não temos esse coac invisível, capaz de nos salvar de nós mesmos, infelizmente, e eis aqui, de novo, a lembrança de um teclado que nenhum problema tina e, aora, tem.

Buscando sair dessa aflição, dou um passo pra frente, pensando no que cantava Cico Science, e pronto: não estou mais no mesmo luar, e isso é tao importante nesta ora, ora difícil, ora em que as teclas do meu notebook estão a me sabotar, e – percebe? – volto ao mesmo luar.

Com o teclado assim, não ia escrever texto alum, oje, mas fiquei inspirado porque acabei de ler uma coluna do Antonio Prata no aplicativo da Fola, e ele deu um sow, falando que ver um filme, ler um livro, ouvir uma música não é mais um fim, mas um meio. Rande irmão, estamos fritos, né?!

Ouve essa ora na humanidade, quando a ente se voltava para dentro de si mesmo e, lá, ficava a perder-se na imensidão de filmes, de livros, de músicas que, mesmo por osmose, nos iam compondo estrada afora; aora, nem pensar: como parar tudo para ler um livro?! Aca! Quem ainda faz isso oje, quando a Inteliencia Artificial pode fazer isso pela ente, resumindo um romance, uma peça, um poema difícil?

Antes, quando não avia o Watsapp, eu conseguia acordar e ler a Fola, mas aora eu acordo e leio o que o pessoal tem pra dizer a respeito de mais um artista que se foi, do compromisso de que nao posso faltar, de discos de vinil que custam as janelas da alma, ou, se me arrisco, mando a meus amios fiurinas que mostram o quanto somos saazes, enraçados e totalmente sintéticos ao emitir um juízo de valor, um comentário implícito, um eloio não por meio de palavras, mas pela linuaem não verbal de uma imaem, e isso nem é tao ruim; o problema é quando se é misunderstood - e, pela culatra, o tiro erra o Álvaro.

Mas voltando ao hospital, pior foi deixar de ler notícias pelo aplicativo do jornal, para, em vez disso, ler o comentário desrespeitoso de aluém que, lá no rupo de motoristas que abastacem no posto Y, desabafava em caixa alta que – IMPORTANTE MESMO – sao só posts com os preços do combustível, enquanto outras coisas não cabem no rupo e não precisam ser postadas. Ele não deixaria de ter razão, se, dourando a pílula, mostrasse lá um pouco de complacência e educação, mas não; em vez disso, ele abusou de rosseria, de falta de tato com as palavras, e berrou feio: “ESSE NÃO É LUAR PRA FIURINAS” (porque uma samaritana no rupo vem fazendo exatamente isso), e +: “O QUE IMPORTA É O PREÇO DO COMBUSTÍVEL!!!” (sim, com três pontos de exclamação).

Concordo, manoveio!

Mas ve: ódio e intolerância não deveriam ter luar de fala no mundo mais não!

E o que aconteceu?

Nada.

No rupo, ninuem deu trela pra ele (nem o Adm). Ninuem se deixou merular em uma discussão acalorada com um sujeito que, em plena sexta-feira, reclamava com um inimio imainário só porque ele (no caso, ela) pos um meme exaltando Deus, o espírito santo ou aquela sabedoria quintessencial de mau osto que encontra pouso no Watsapp, mas que, no rupo de motoristas, desde então, por desaforo, faço questão de curtir com um coraçãozinho.

Enfim, a vida é uma viaem em álcool em el em que a ente nem sempre conseue saber na ora que quer o preço do combustível e, tambem, nem sempre se lembra de perguntar ao CatPT se passar álcool em el no notebook é perioso ou nao. Bem, quanto a isso, ao menos, já sei a resposta.


Renato Alessandro dos Santos
Batatais, 3/9/2024

Mais Renato Alessandro dos Santos
Mais Acessadas de Renato Alessandro dos Santos
01. A forca de cascavel — Angústia (Fuvest) - 24/9/2019
02. A pulsão Oblómov - 21/5/2024
03. Meu Telefunken - 16/7/2019
04. Eu não entendo nada de alta gastronomia - Parte 1 - 20/8/2019
05. Mãos de veludo: Toda terça, de Carola Saavedra - 14/9/2021


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site



Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Você É Insubistituivel
Augusto Cury
Sextante
(2002)



Canavial
Joilson Pinheiro
Do Autor
(2010)



Portinari 90 Anos
Vários autores
Salamandra
(1993)



Administração Orçamentária Comparada: Brasil - Estados Unidos
J. Teixeira Machado Jr.
Fgv
(1960)



Zico
Lucia Rio
Relume Dumará
(2000)



Exame da Ordem Questões Comentadas - 3º Edição - Cd (no Plastico)
Ivan Horcaio
Primeira Impressão
(2008)



O vazio refletido na luz do nada
Flávio Viegas
Do autor



Minha Tia Me Contou
Marina Colasanti
Melhoramentos
(2007)



A casa da colina
Jonathan Black
Record
(1977)



A Presença de Duns Escoto no Pensamento de Edith Stein
Francesco Alfieri
Perspectiva
(2016)





busca | avançada
55164 visitas/dia
2,5 milhões/mês