Casa do Saber: Cinema Clássico | Digestivo Cultural

busca | avançada
133 mil/dia
2,0 milhão/mês
Mais Recentes
>>> DR-Discutindo a Relação, fica em cartaz até o dia 28 no Teatro Vanucci, na Gávea
>>> Ginga Tropical ganha sede no Rio de Janeiro
>>> Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania abre processo seletivo
>>> Cultura Circular: fundo do British Council investe em festivais sustentáveis e colaboração cultural
>>> Construtores com Coletivo Vertigem
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
>>> Susan Sontag em carne e osso
>>> Todas as artes: Jardel Dias Cavalcanti
>>> Soco no saco
>>> Xingando semáforos inocentes
>>> Os autômatos de Agnaldo Pinho
>>> Esporte de risco
>>> Tito Leite atravessa o deserto com poesia
>>> Sim, Thomas Bernhard
Colunistas
Últimos Posts
>>> Glenn Greenwald sobre a censura no Brasil de hoje
>>> Fernando Schüler sobre o crime de opinião
>>> Folha:'Censura promovida por Moraes tem de acabar'
>>> Pondé sobre o crime de opinião no Brasil de hoje
>>> Uma nova forma de Macarthismo?
>>> Metallica homenageando Elton John
>>> Fernando Schüler sobre a liberdade de expressão
>>> Confissões de uma jovem leitora
>>> Ray Kurzweil sobre a singularidade (2024)
>>> O robô da Figure e da OpenAI
Últimos Posts
>>> Salve Jorge
>>> AUSÊNCIA
>>> Mestres do ar, a esperança nos céus da II Guerra
>>> O Mal necessário
>>> Guerra. Estupidez e desvario.
>>> Calourada
>>> Apagão
>>> Napoleão, de Ridley de Scott: nem todo poder basta
>>> Sem noção
>>> Ícaro e Satã
Blogueiros
Mais Recentes
>>> 10 sugestões de leitura para as férias
>>> Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge
>>> O que mata o prazer de ler?
>>> Um poema de Yu Xuanji
>>> Fotografia
>>> Literatura Falada (ou: Ora, direis, ouvir poetas)
>>> Viver para contar - parte 2
>>> Ed Catmull por Jason Calacanis
>>> O cinema brasileiro em 2002
>>> O cinema brasileiro em 2002
Mais Recentes
>>> Livro Ciências Exatas Física um Curso Universitário Volume 1 Mecânica de Marcelo Alonso pela Blucher (2002)
>>> Guardião Das Sete Portas, O de Rubens Saraceni pela Cristalis (1998)
>>> Bravura Indômita de Charles Portis pela Ponto De Leitura (2012)
>>> Homens, Dinheiro E Chocolate de Menna Van Praag pela Ponto De Leitura (2011)
>>> Livro Literatura Brasileira O Diário de um Mago de Paulo Coelho pela Rocco (1990)
>>> O Cavaleiro da Estrela da Guia (Um Mergulho nas Trevas) de Rubens Saraceni pela Cristális (1997)
>>> Homens, Dinheiro E Chocolate de Menna Van Praag pela Ponto De Leitura (2011)
>>> Veil: As Guerras Secretas da CIA de Bob Woodward pela Best Seller (1987)
>>> Luta Comigo - Vol. 2 de Kristen Proby pela Charme (2015)
>>> Livro Literatura Estrangeira Werther de Johann Wolfgang Von Goethe pela Abril Cultural (1971)
>>> Dom Quixote Americano de Richard Powell pela Nova Fronteira (2003)
>>> Introdução Ao Estudo Das Ações Dinâmicas Do Vento de Joaquim Blessmann pela Ufrgs (2005)
>>> Cidade Das Sombras - O Guardiao de Daniel Polansky pela Geração (2012)
>>> Passaros Amarelos de Kevin Powers pela Companhia Das Letras (2013)
>>> O Dilema De Grantchester Grind de Tom Sharpe pela Teorema (1995)
>>> Livro Literatura Estrangeira O Médico e o Monstro Selo Negro Suspense de Robert Louis Stevenson pela Ftd (1994)
>>> Destrinchando - Uma História De Casamento, Carne E Obsessão de Julie Powell pela Record (2010)
>>> Livro Auto Ajuda Tamo Junto 25 Comportamento Poderosos Para Construir Um Relacionamento Maravilhoso Na Vida a Dois de Andréa Fernanda Morais pela Buzz (2018)
>>> Julie E Julia de Julie Powell pela Record (2009)
>>> Uma Vida Pequena de Hanya Yanagihara pela Record (2016)
>>> Morte Súbita de j.k. Roling pela Nova Fronteira
>>> Meu Inverno Em Zerolandia de Paola Predicatori pela Suma De Letras (2014)
>>> Livro Literatura Brasileira Estação Carandiru de Drauzio Varella pela Companhia das Letras (1999)
>>> The Tale of Genji de Murasaki Shikibu pela Random House Inc (1983)
>>> Krabat de Otfried Preussler pela Martins Fontes (1996)
BLOG >>> Posts

Terça-feira, 27/9/2005
Casa do Saber: Cinema Clássico
+ de 6400 Acessos

Nas últimas seis semanas, além de atuar como crítico de cinema da Folha de S.Paulo e da TV UOL, Sérgio Rizzo tem ministrado o curso "Para Conhecer os Clássicos: dos primórdios ao Cinema Moderno", na Casa do Saber. E o que à primeira vista parecia complicado em 17 de agosto (data de início das aulas) agora não poderia fazer mais sentido. Em outras palavras, o professor Sérgio Rizzo deu conta, em cinco aulas (a sexta e última será nesta quarta-feira, 28, às 12h30), dos primeiros movimentos, lá com os irmãos Lumière e com Georges Meliès, até a Época de Ouro do cinema norte-americano, com David Selznick e E o Vento Levou.

Da forma como está escrito pode parecer que a tarefa foi simples para Rizzo. Afinal, como jornalista e crítico de cinema, ele precisa dominar o assunto como ninguém. Este raciocínio procede, mas não é tão comum assim encontrar especialistas que consigam transmitir de maneira tão clara o desenvolvimento de um meio de expressão artística tão peculiar e abrangente como o Cinema. A razão para isso, aprende-se depois, é que Sérgio Rizzo não entende apenas da sétima arte. Pois, ainda que esta seja sua especialidade, ao logo do curso ele trouxe para os alunos comparações fundamentais para o entendimento da evolução do cinema. Exemplo disso foram as conexões entre a produção cinematográfica e a produção industrial, elemento que foi um dos responsáveis pela supremacia americana em relação aos franceses já nas primeiras décadas do século XX. Ou então como o cinema americano, em certa medida, espelha os ideais do individualismo, o que é diferente, por exemplo, do cinema soviético, quando a experiência coletiva também obedece a um raciocínio (também) ideológico.

Já do ponto de vista teórico, Sergio Rizzo conseguiu explicar ainda o que era a linguagem cinematográfica (câmera e montagem). E a partir disso enveredou para a interpretação de cada marco cinematográfico, pela ordem: O Nascimento de uma Nação, de D.W.Griffith (o marco inicial do cinema narrativo clássico); A General, de Buster Keaton ("eminentemente cinematográfico, graças ao movimento"); Encouraçado Potenkim, do russo Serguei Einsenstei (com a surpreendente organização de imagens e a mudança do estilo narrativo americano) e M, o Vampiro de Düsseldorf, de Fritz Lang ("o expressionismo alemão e a leitura enviesada da realidade"). Poderia citar tantos outros, cujos trechos foram passados em sala, mas a lista ficaria cansativa.

Em síntese, é correto afirmar que, a partir do curso, se os clássicos do cinema, como O Picolino (estrelado por Fred Astaire e Ginger Rogers [imagem acima]), não ficaram mais clássicos, ao menos agora os alunos podem compreender o motivo de toda essa distinção e reverência feitas a esses filmes.


Postado por Fabio Silvestre Cardoso
Em 27/9/2005 às 10h45

Mais Fabio Silvestre Cardoso no Blog
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Antes que o Dia Acabe Seja Feliz + Você Pode!
Ajahn Brahm; Paul Hanna
Fundamento
(2009)



A história das camisas de todos os jogos das copas do mundo
Rodolfo Rodrigues
Panda Books
(2010)



Motorcycle Classics
Doug Mitchel
Publications Internacional



Pare de gostar do que te faz mal
Teco Mendes
Clube de Autores
(2019)



Os Bárbaros na Europa
Gerald Simons e Os Redatores dos Livro Time-Life
Livraria José Olympio
(1970)



Fundamentos do Mercado de Capitais
Umbelina Cravo Teixeira Lagioia
Atlas
(2011)



Linguagem Forense
Edmundo Dentes Nascimento
Saraiva
(1980)



És a Minha Melhor Amiga - Odeio-te!
Rosie Rushton
Presença
(2000)



Escândalo na Sociedade
Harold Robbins
Círculo do Livro
(1988)



Otimismo Em Gota
R. O. Dantas
Otimistas
(1977)





busca | avançada
133 mil/dia
2,0 milhão/mês