Novo Editor-assistente: Duanne Ribeiro | Digestivo Cultural

busca | avançada
27870 visitas/dia
1,1 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Nova saga de fantasia urbana usa plataforma de financiamento coletivo
>>> O cantor Raphael Ota lança o álbum 'Paralelo' nas plataformas digitais
>>> Obra traz mais de 150 receitas veganas práticas e rápidas de preparar
>>> 'Entardecer na Casa do Sol' encerra 2ª edição do AntroHH
>>> Urban Arts sedia exposição fotográfica gratuita
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Notas confessionais de um angustiado (VI)
>>> Os Doze Trabalhos de Mónika. 2. O Catolotolo
>>> A pós-modernidade de Michel Maffesoli
>>> Um parque de diversões na cabeça
>>> O que te move?
>>> O dia que nada prometia
>>> Super-heróis ou vilões?
>>> Seis meses em 1945
>>> Senhor Amadeu
>>> Correio
Colunistas
Últimos Posts
>>> Stayin' Alive 2017
>>> Mehmari e os 75 anos de Gil
>>> Cornell e o Alice Mudgarden
>>> Leve um Livro e Sarau Leve
>>> Pulga na praça
>>> No Metrópolis, da TV Cultura
>>> Fórum de revisores de textos
>>> Temporada 3 Leve um Livro
>>> Suplemento Literário 50 anos
>>> Ajudando um amigo
Últimos Posts
>>> Feitio
>>> O cenário político é a nossa vergonha
>>> A matemática da corrida
>>> Dança dos imãs ou a metafísica do gesto
>>> Um trago com os amigos
>>> Caderneta
>>> Alfarrábios
>>> A mulher de Lot
>>> Sem palavras
>>> Objetos de desejo
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Correio
>>> Arte é entropia
>>> Caderno de caligrafia
>>> Entrevista com Ryoki Inoue
>>> Helena Seger
>>> O Oeste Selvagem
>>> Viver para contar - parte 1
>>> Parangolé: anti-obra de Hélio Oiticica
>>> Os melhores do cinema brasileiro em 2003
>>> A Garota do Livro: uma resenha
Mais Recentes
>>> Como Dsenvolver a Memória
>>> O Tartufo ou o Impostor
>>> O Jesus Muçulmano - Provérbios e Histórias da Literatura Islâmica
>>> Eles não usam black-tie (novo)
>>> Neruda para Jovens - Antologia poética (novo)
>>> Sou Down e sou Feliz
>>> Judaísmo: Vusão do Universo
>>> Cantos D'alma - poemas
>>> A Senhorita Simpson
>>> O Pagador de Promessas
>>> Ésquilo Eurípedes - Prometeu / Alceste Vol.2
>>> De Verdade
>>> História e Prática do Habeas Corpus Vol. 1 e 2
>>> Bioenergética- Liberar Energia Vital
>>> Comentários ao Código de Processo Civil - Vol.V
>>> Universos Abstratos em Possível Expansão Ilimitável
>>> Ego e Arquétipo
>>> Leituras Obrigatórias UFRGS 2017
>>> Vasos de Glória- Romanos
>>> Um Chapéu para Viagem
>>> Terapia Comunitária passo a passo
>>> Romanos 6-11
>>> Guerra e Paz
>>> Cinquenta Anos Depois
>>> PS Beijei
>>> David Copperfield vol. 2 - colégio Objetivo
>>> Histórias de Amor adolescente - Pintando uma Saudade
>>> Fundamentos teóric0os e metodológicos da educação
>>> Croma - Caminho da vida
>>> The Making of the Nation (em inglês)
>>> O Bóia Fria: Acumulação e Miséria - Maria Conceição D`incao e Mello (História/Geopolítica/Economia)
>>> A Nova MUlher e a Moral Sexual - Alexandra Kollontai (Feminismo/História)
>>> A Formação das Nações Latino-Americanas - Maria Ligia Prado (História/Geopolítica/América Latina)
>>> A Mulher na História do Brasil - Mary del Priore (História/Feminismo)
>>> Evolução das Espécies: O pensamento científico, religioso e filosófico - Samuel Murgel Branco (História/Religião/Filosofia
>>> Uruguai: Um campo de Concentração? - A. Veiga Filho (História/Geopolítica/América Latina)
>>> Alemão urgente para Brasileiros
>>> Abbé Pierre
>>> Oseias- Profetas Menores Volume 1
>>> As Caras e as Máscaras - Eduardo Galeano (História da América Latina)
>>> Os seis signos da luz: a rebelião das trevas
>>> Feminismos, identidades, comparativismos: vertentes nas literaturas de língua inglesa Vol. VIII
>>> Feminismos, identidades, comparativismos - vertentes nas literaturas de língua inglesa Vol.VI-
>>> Feminismos, identidades, comparativismos: vertentes nas literaturas de língua inglesa Vol.VII
>>> Vida Pregressa
>>> Dia a Dia com a Família Freud - Depoimentos da Governanta Paula Fichtl
>>> A Eliminação do Tempo Psicológico
>>> A Guerra da Lagosta
>>> Restart - Coração na mão
>>> Isto é Gestalt
EDITORIAIS >>> 40 mil seguidores no Twitter

Sexta-feira, 10/5/2013
Novo Editor-assistente: Duanne Ribeiro
Julio Daio Borges

+ de 1600 Acessos

Seguindo a tradição desde Fabio Silvestre Cardoso (2005) e Rafael Rodrigues (2007), apresentamos a você, Duanne Ribeiro, o novo Editor-assistente do Digestivo Cultural! Duanne já vem editando o Digestivo desde dezembro de 2012. Segue uma entrevista com ele, para que você, Leitor, possa conhecê-lo melhor ;-) Boa sorte, mais uma vez, Duanne, e vida longa na função! ― JDB

1. Duanne, fale um pouco da sua formação (estudos, trabalhos etc).
Sou formado em Jornalismo pela Unisanta, graduando em Filosofia pela FFLCH/USP e pós-graduando em Gestão Cultural pelo Celacc/USP. Trabalho no Itaú Cultural junto a equipe do site, que lida com todos os produtos digitais do instituto. Além disso, edito de acordo com meu tempo livre a revista Capitu, que originalmente foi meu trabalho de conclusão de curso e hoje segue sendo tocada em companhia de vários colaboradores, com um perfil que mudou uma porção de vezes e talvez tenha encontrado agora seu ideal.

2. Como foi cair nessa história de jornalismo cultural?
Um marco certamente foi o trabalho de conclusão de curso, que foi quando estudei por mim mesmo a bibliografia básica, entrevistei ou assisti a palestras de editores e jornalistas da área etc. Mas isso provavelmente vem de muito mais longe, do fato de que eu sempre gostei de ler e escrever, desde criança.

3. Quais são suas principais referências (na área)?
Crítica Cultural ― Teoria e Prática, de Marcelo Coelho, que propõe uma análise fina das obras de cultura; os textos da New York Review of Books, que conheci por conta de Paulo Francis, como aparentemente toda a geração anterior a mim ― uma crítica contextualizada, que vai além dos textos, que faz reportagem. Embora não leia Isabela Boscov, uso como guia uma ideia dela, de um curso: o texto crítico pode ser o único contato com um universo, com tais experiências, com tais contextos ― ele precisa portanto se bastar, ser para o leitor um ensaio em pé de igualdade com a obra. E, para não me alongar muito, as entrevistas da Paris Review ― bem elaboradas, pensadas e repensadas, desvelando um processo de trabalho e uma personalidade.

4. Como foi seu trabalho à frente da Capitu (até agora)?
No TCC, um projeto de revista impressa, escrevi as reportagens, fiz as fotos, diagramei e editei (junto ao meu orientador Marcio Calafiori). Também montei um site bem básico para a revista. Logo após a formatura, implementei um site melhor e comecei a produzir edições mensais. Era um layout mais funcional, ainda assim rudimentar: o que sei de webdesign é muito pouco. Com a parceria com meu amigo Rafael Henrique, finalmente Capitu recebeu um formato melhor, que se aperfeiçoou até a versão de hoje.

O trabalho ao longo desse tempo é o mesmo: receber as colaborações, discutir a qualidade do texto, editá-lo (foto, distribuição, chamadas), depois cuidar das redes sociais. O perfil no twitter tem além disso um caráter de curadoria da informação, pois indico conteúdo de várias fontes.

5. Como vê o atual momento do jornalismo (como um todo) na internet?
O jornalismo na internet hoje dá perspectivas de possibilidades profissionais que não poderiam ser exploradas do mesmo jeito por nenhuma outra época. A curadoria de informação, a gestão de comunidades, o jornalismo de dados, os newsgames, a crescente diferenciação possível de públicos, de maneira que se pode informar uma pessoa específica em um lugar específico do que ela possa querer saber. Tudo isso é o mesmo trabalho de transmissão de informação, mas expandido, mais complexo.

6. E o momento do jornalismo cultural na imprensa?
É bastante rico. O Estadão tinha o Sabático, sobre literatura, mercado editorial, e tem o Aliás, com debates, reportagens e jornalismo de ideias; a Folha tem a Ilustríssima, com ensaios sem o medo do texto longo ou da referência menos leve ― o que tem uma equivalente na Serrote. A Bravo!, agora sob comando de Armando Antenore, me parece trazer mais textos escritos por artistas e também mais críticas ― sem perder o foco na reportagem (o problema de Antenore ter se tornado redator-chefe é que perdemos a coluna Confessionário, que possuía um texto e método de entrevista brilhantes...).

Tomando jornalismo de cultura em um sentido mais antropológico, quero incluir as reportagens e os perfis de Piauí, assim como citar as críticas e trechos de livro publicados.

Isso, é claro, algumas poucas citações ― e, com internet, quem está reduzido a isso? Há muito mais em português ou língua estrangeira, para ler e interagir.

7. Quais acha que serão seus principais desafios editando comigo o Digestivo?
Editar o trabalho alheio é sempre um desafio, e lidar com a especificidade de cada colaborador é acima disso algo que só se aprende pela tentativa e erro, na prática cotidiana. Outro desafio é compreender o público do site, sentir como reagem aos textos, de maneira a saber como levar a linha editorial, onde melhorar, onde mudar de rumo, onde surpreender o público.

Isso além da responsabilidade do trabalho em si ― o Digestivo tem mais de 1,5 milhão de visitas mensais e um banco de mais de 10.000 textos, fora os mais de 16.000 Comentários e os mais de dez anos de história. É preciso fazer jus a esse percurso, e ajudar para que chegue ainda mais longe.

8.E qual acha que pode ser sua contribuição para o site?
Zelar pela qualidade dos textos, sem atacar a liberdade de criação. Começar mais conversas com o público. Abrir mais canais para que se descubra o acervo do site.

Também me interesso por participar da construção do novo layout. Há experiências em design on-line que privilegiam o texto ― o forte do Digestivo ― colocando-o em destaque, permitem leituras de engajamento variáveis, facilitam o compartilhamento. Gostaria de ajudar a por isso em prática.

9. Num momento de supremacia das redes sociais, o que (ainda) devemos esperar de sites e blogs?
Em relação aos sites, as mídias sociais são hoje sua integração mais poderosa com a rede, muitas vezes rendendo mais visibilidade do que os mecanismos de busca.

Em relação a blogs, as redes sociais remanejaram sua função na Web. Na década de 2000, os posts "diarinho", os posts "conteúdo" e os posts "literários" conviviam na mesma comunidade, junto fotos e mais fotos, e o relacionamento pelos comentários, nos blogs e flogs. Hoje, isso trocou de lugar, tornando blogs mais do que apenas plataformas de publicação de conteúdo. Há dez anos, o mantra "blogs iniciam conversações" era completamente legítimo; atualmente a conversação é feita nas redes sociais e percorre os blogs, sem se fechar no seu espaço.

As redes, assim, são o fluxo dessa conversação, mas além do conteúdo eventual ou produzido pelo mero burburinho, elas também necessitam daquele que é elaborado por esses meios de comunicação não tão intensamente conectados. Uma matéria, um vídeo, etc. ― é isso o que lhes dá a substância.

Cabe então a blogs e sites reconhecerem sua posição, digamos, mais estática; e perceber que ganharam uma nova necessidade: o de administrar uma rede no seu entorno, não só gerir os debates e as trocas, como participar deles. User-centered, como se diz, "seja lá onde o usuário estiver". E produzir ótimos produtos.

10. O que você diria para quem está nos lendo e gostaria de participar do Digestivo Cultural (o que você ― como Editor-assistente ― espera dos Colaboradores (novos ou não).
Escreva! Trabalhe suas ideias, pense nos modos que o leitor terá de acessar e entender o que você está transmitindo. Escreva! Tente formas com as quais não está acostumado ― vá ao conto, à crônica, ao perfil. Tom Wolfe afirmou em um prefácio que o que lhe agradava era saber que, pelos seus textos, o leitor abria a revista e encontrava sempre uma variedade inesperada. E, mais importante: talvez nada disso, ou mais que isso. Como diz Haroldo, "que deus te guie, porque eu não posso guiar".


Julio Daio Borges
Sexta-feira, 10/5/2013


Mais 40 mil seguidores no Twitter
Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




O DOSSIE ODESSA
FREDERICK FORSYTH
ABRIL
(1982)
R$ 6,50



REVISTA REPERTÓRIO (TEATRO & DANÇA) Nº 1
ARMINDO BIÃO (ED.)
UFBA
(1998)
R$ 45,00



MUERTE ENTRE MUÑECOS NIVEL INTERMEDIO 1
JULIO RUIZ MELERO
EDINUMEN
(2002)
R$ 20,00



NATIONAL GEOGRAPHIC BRASIL Nº 34
VÁRIOS
ABRIL
(2003)
R$ 8,00



OS HOMENS QUE NÃO AMAVAM AS MULHERES
STIEG LARSSON
COMPANHIA DAS LETRAS
(2008)
R$ 15,00



FOLIAS DO NORTE DO PARANÁ (INCLUI DVD)
LIA MARCHI
OLARIA
(2012)
R$ 23,90



SERVIDÃO HUMANA
W. SOMERSET MAUGHAM
ABRIL
(1971)
R$ 5,00



SOBREVIVENTE DO TITANIC 
VIOLET JESSOP
BRASIL TROPICAL
(1998)
R$ 17,00



A POESIA DOS BICHOS
CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE / MANOEL DE BARROS
BERTRAND BRASIL
(2002)
R$ 3,00



QUANDO A VIDA ESCOLHE
ZÍBIA GASPARETTO
EVD
R$ 9,00





busca | avançada
27870 visitas/dia
1,1 milhão/mês