A dança que passa por Curitiba | Emanuella Kalil

busca | avançada
133 mil/dia
2,0 milhão/mês
Mais Recentes
>>> DR-Discutindo a Relação, fica em cartaz até o dia 28 no Teatro Vanucci, na Gávea
>>> Ginga Tropical ganha sede no Rio de Janeiro
>>> Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania abre processo seletivo
>>> Cultura Circular: fundo do British Council investe em festivais sustentáveis e colaboração cultural
>>> Construtores com Coletivo Vertigem
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
>>> Susan Sontag em carne e osso
>>> Todas as artes: Jardel Dias Cavalcanti
>>> Soco no saco
>>> Xingando semáforos inocentes
>>> Os autômatos de Agnaldo Pinho
>>> Esporte de risco
>>> Tito Leite atravessa o deserto com poesia
>>> Sim, Thomas Bernhard
Colunistas
Últimos Posts
>>> Glenn Greenwald sobre a censura no Brasil de hoje
>>> Fernando Schüler sobre o crime de opinião
>>> Folha:'Censura promovida por Moraes tem de acabar'
>>> Pondé sobre o crime de opinião no Brasil de hoje
>>> Uma nova forma de Macarthismo?
>>> Metallica homenageando Elton John
>>> Fernando Schüler sobre a liberdade de expressão
>>> Confissões de uma jovem leitora
>>> Ray Kurzweil sobre a singularidade (2024)
>>> O robô da Figure e da OpenAI
Últimos Posts
>>> Salve Jorge
>>> AUSÊNCIA
>>> Mestres do ar, a esperança nos céus da II Guerra
>>> O Mal necessário
>>> Guerra. Estupidez e desvario.
>>> Calourada
>>> Apagão
>>> Napoleão, de Ridley de Scott: nem todo poder basta
>>> Sem noção
>>> Ícaro e Satã
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Casa de espelhos
>>> Jason Nation
>>> Roland Barthes e o prazer do texto
>>> Spam, I love you
>>> A morte da Gazeta Mercantil
>>> Mãos de veludo: Toda terça, de Carola Saavedra
>>> O poder transformador da arte
>>> Sinfonia Visual de Beethoven
>>> Eu, o insular Napumoceno
>>> Ah, essa falsa cultura...
Mais Recentes
>>> O Epicurismo e Da Natureza de Lucrecio (contem antologia de textos de Epicuro) coleção universidade de Bolso de Lucrecio( prefacio, notas e tradução de Agostinho Silva) pela Ediouro
>>> Os Aventureiros da Terra Encantada de Luis Antonio Aguiar( ilustrações Lielzo Azambuja) pela Terra Encantada
>>> Sidarta - Col. O globo 8 de Hermann Hesse pela O Globo (2003)
>>> Risco Calculado de Robin Cook pela Record (1996)
>>> Marcador de Robin Cook pela Record (2007)
>>> 007 O Foguete da Morte de Ian Fleming pela Civilização Brasileira
>>> Duas Semanas em Roma (capa dura) de Irwin Shaw pela Círculo do Livro
>>> Textbook Of Critical Care de Mitchell P. Fink, Edward Abraham, Jean-louis Vincent, Patrick Kochanek pela Saunders (2005)
>>> A Inquisição na Espanha de Henry Kamen pela Civilização Brasileira
>>> So O Amor E Real de Brian L. Weiss pela Salamandra (1996)
>>> Shike - O Tempo dos Dragões livro 1 de Robert Shea pela Record (1981)
>>> A Revolução Russa ( em quadrinhos) de André Diniz pela Escala (2008)
>>> O Pimpinela Escarlate do Vaticano de J. P. Gallagher pela Record
>>> Dicionário das Famílias Brasileiras - Tomo II (volumes 1 e 2) de Antônio Henrique da Cunha Bueno e Carlos Eduardo pela Do Autor (2001)
>>> Todas as Faces de Laurie de Mary Higgins Clark pela Rocco (1993)
>>> Toxina de Robin Cook pela Record (1999)
>>> O Fortim de F. Paul Wilson pela Record (1981)
>>> A Fogueira das Vaidades (capa dura) de Tom Wolf pela Círculo do Livro
>>> O Canhão de C. S. Forester pela Círculo do Livro
>>> Grandes Anedotas da História (capa dura) de Nair Lacerda pela Círculo do Livro
>>> Um Passe de Mágica (capa dura) de William Goldman pela Círculo do Livro
>>> Livro Sagrado Da Família - histórias Ilustradas Da Bíblia para pais e filhos de Mary Joslin, Amanda Hall e Andréa Matriz pela Gold (2008)
>>> O Magnata de Harold Robbins pela Record (1998)
>>> A Traição de Arnaud de Bochgrave e Robert Moss pela Nova Fronteira (1981)
>>> O Processo de Franz Kafka pela Principis
ENSAIOS

Segunda-feira, 29/12/2008
A dança que passa por Curitiba
Emanuella Kalil
+ de 5400 Acessos

2008 foi o ano da vinda de grupos já populares na cidade, como a Companhia Antonio Márquez e a Escola do Bolshoi no Brasil. E de bailarinos de vigor técnico, como os do Russian State Ballet, do American Ballet e da Parsons Dance Company. Vieram ainda as inéditas Diavolo Dance Theater e a São Paulo Cia. de Dança.

Mas alguém ouviu falar de artistas como o belga Win Vandekeybus, o norueguês Hooman Sharifi e a companhia francesa Maguy Marin? Ou mesmo dos brasileiros do Grupo de Rua de Niterói, dirigido por Bruno Beltrão, e da Cena 11 Cia. de Dança? Todos se apresentaram em turnês pelo Brasil, mas em terras paranaenses não houve notícia alguma. Algo parecido aconteceu com a companhia da alemã Pina Bausch, em 2006, que se apresentou em São Paulo e desceu direto para Porto Alegre.

Segundo a produtora curitibana Verinha Walflor, a vinda de espetáculos mais populares, como os balés russos, em vez de arte mais experimental, como a de Sharifi, se dá graças à exigência do público curitibano. "Quando vejo grandes companhias circulando pelo Brasil, como os balés, tento puxar para Curitiba, porque balé tem um público muito específico, mas ainda assim é mais atraente que dança moderna ou contemporânea", diz ela.

Verinha, no entanto, reconhece que seria bom trazer novos nomes para que o curitibano possa ter outras referências estéticas. "Se tivesse 30 anos certamente arriscaria, mas hoje preciso saber exatamente onde estou pisando. Ser produtor é uma profissão difícil, você pode perder muito dinheiro". Sobre os artistas nacionais ela diz que sempre tenta trazer o Grupo Corpo, mas que ultimamente os espetáculos não têm enchido, o que dificulta um próximo convite.

Bom e barato
Quem acompanhou os espetáculos dos balés russos ou da Parsons, sabe que um ingresso custa no mínimo R$ 50,00. Sobre esse aspecto Verinha diz que os preços salgados são compatíveis com as despesas que os produtores têm com hotéis, passagens, ECAD, publicidade e cachê dos artistas. Ela observa também que não trabalha com lei de incentivo à cultura, e que a atual lei da meia-entrada acaba encarecendo os preços. "Cerca de 70% do público paga meia. Enquanto essa lei não for revista é impossível baixar os ingressos", diz ela.

Entretanto, há boas opções de espetáculos a um custo baixo, como os apresentados pela Caixa Cultural, a R$ 10,00. Entre os trabalhos apresentados, todos selecionados por edital público, destacam-se Trapiche, da paulistana Cia. Oito Nova Dança, e Saudades em Terras d'água, do grupo Dos à Deux de Teatro Gestual.

A dança que é feita em Curitiba
A Fundação Cultural de Curitiba, FCC, é uma das instituições que incentiva a pesquisa, a produção e a difusão da dança feita por artistas locais. Foram apresentados na Casa Hoffmann ― Centro de Estudos do Movimento, e no Teatro Cleon Jacques 17 trabalhos. Todos selecionados por meio de editais públicos (Pesquisa de Linguagem, Produção e Difusão, e Pesquisa em Dança Contemporânea).

A PIP Cia. de Dança foi contemplada em dois deles, com os projetos LAB Simbioptico ― que reúne vídeo, dança, performance e instalação ― e o tecnolaboraterritorio, que, entre outras ações, previu em dezembro a realização da Oficina Miniclipes de Dança aberta à comunidade.

O edital de Pesquisa em Dança Contemporânea disponibilizou bolsas, no valor de R$ 2,4 mil e R$ 7 mil e cursos para artistas. A curadoria de workshops é da coordenadora da Pós-Graduação em Dança da UFBA, Fabiana Britto. Em 2008 trouxe nomes como, Paola Jacques (BA), Margô Assis (MG), Dora Leão (SP), Marta Soares (SP) e Alejandro Ahmed (SC). Os dois últimos, entretanto, não puderam retornar no segundo semestre devido a um corte de verba da FCC.

Corpos estáveis
Outro local lembrado ao se falar de dança na cidade é o Teatro Guaíra, que abriga o Balé Teatro Guaíra e a G2 Cia. de Dança. O BTG apresentou em 2008 sete espetáculos. Com exceção dos inéditos Romeu e Julieta e o projeto Ateliê Coreográfico, os outros cinco programas já foram apresentados. Alguns à exaustão, como é o caso de O Segundo Sopro (aquele que chove em cena), criado em 1999, mas que ainda hoje é reprisado.

Com a G2 ― que segundo definição do site do CCTG "atua dentro de uma filosofia de pesquisa e dedica-se à montagem de espetáculos que contemplam as atividades do 'intérprete criador'" ― não é muito diferente. Dois dos espetáculos apresentados esse ano, O Tombo (2002) e Solilóquio (2004), já contabilizam no mínimo dez temporadas cada.

No espetáculo de criação coletiva dos bailarinos, Tudo porque chorei, concebido este ano, houve uma situação curiosa. Embora a direção incentive a criação dos bailarinos, os bailarinos Peter Abudi e Inês Drumond tiveram uma cena de sua coreografia cortada, por ser considerada violenta demais. A cena, intitulada posteriormente como "Coisas Frágeis", desenvolve-se com Peter manipulando as tranças de Inês, usando para isso técnicas de improvisação de contato.

O mais incoerente disso tudo é que a cena foi apresentada antes da estréia do espetáculo por mais de dez dias no Projeto Vitrine. Nessa ocasião os bailarinos dançavam em frente às janelas de vidro, dos foyers dos teatros. Eram, então, compartilhados com todos que passavam ao redor do teatro, no meio da tarde, os processos criativos do grupo.

Saiba mais sobre dança
Para os interessados em estudar mais sobre dança, a Faculdade de Artes do Paraná inaugurou em outubro deste ano o Núcleo de Estudos em Dança "Lugar", com perfil mais teórico. Coordenado pelo professor Giancarlo Martins, toda semana o grupo se reúne para discutir textos relacionados à teoria da dança e debater sobre questões diversas. O professor foi responsável também pela curadoria do DeBate Papo ― Etapa Dança, ciclo de palestras realizado pelo Sesc Água Verde. Em 2009 o projeto deve continuar. Mais informações via e-mail.

Nota do Editor
Texto gentilmente cedido pela autora. Originalmente publicado no Jornal do Estado, em 17 de dezembro de 2008.


Emanuella Kalil
Curitiba, 29/12/2008
Mais Emanuella Kalil
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Sociologia - introdução à ciência da sociedade
Cristina Costa
Moderna
(2001)



Cultura Organizacional
André Eduardo Godoi Lourenço
In House
(2015)



Reformas Religiosas 437
Flávio Luizetto
Contexto
(1989)



Um Mundo Dentro de um Mundo
Anne K. Edwards
Pensamento
(1994)



O Direito à Assistência Humanitária
Vários autores
Garamond
(1999)



Les Défis Du Management
Michel Kalika
Liaisons
(2002)



Livro Psicologia A Vida Sempre Tem um Sentido? Como Encontrar Significado nos Altos e Baixos da Sua Jornada
Alberto Nery
Paidós



Livro Fábrica de Almas (em Busca de Deodato Amâncio)
David a Cohen
M. Books
(2005)



Uma Paixão por Cultura
Carlos Eduardo Paletta Guedes
Fundamento



França - Grandes Civilizações do Passado
John Ardagh e Colin Jones
Folio
(2007)





busca | avançada
133 mil/dia
2,0 milhão/mês