Digestivo nº 135 | Julio Daio Borges | Digestivo Cultural

busca | avançada
61129 visitas/dia
2,1 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Simões de Assis | Individual de Carlos Cruz-Diez
>>> Jazz Festival: Primeira edição de evento da Bourbon Hospitalidade promete encantar com grandes nomes
>>> Coletivo Mani Carimbó é convidado do projeto Terreiros Nômades em escola da zona sul
>>> CCSP recebe Filó Machado e o concerto de pré-lançamento do álbum A Música Negra
>>> Premiado espetáculo ‘Flores Astrais’ pela primeira vez em Petrópolis no Teatro Imperial para homenag
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder
>>> A pulsão Oblómov
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
>>> Susan Sontag em carne e osso
>>> Todas as artes: Jardel Dias Cavalcanti
>>> Soco no saco
>>> Xingando semáforos inocentes
>>> Os autômatos de Agnaldo Pinho
>>> Esporte de risco
Colunistas
Últimos Posts
>>> A melhor análise da Nucoin (2024)
>>> Dario Amodei da Anthropic no In Good Company
>>> A história do PyTorch
>>> Leif Ove Andsnes na casa de Mozart em Viena
>>> O passado e o futuro da inteligência artificial
>>> Marcio Appel no Stock Pickers (2024)
>>> Jensen Huang aos formandos do Caltech
>>> Jensen Huang, da Nvidia, na Computex
>>> André Barcinski no YouTube
>>> Inteligência Artificial Física
Últimos Posts
>>> Cortando despesas
>>> O mais longo dos dias, 80 anos do Dia D
>>> Paes Loureiro, poesia é quando a linguagem sonha
>>> O Cachorro e a maleta
>>> A ESTAGIÁRIA
>>> A insanidade tem regras
>>> Uma coisa não é a outra
>>> AUSÊNCIA
>>> Mestres do ar, a esperança nos céus da II Guerra
>>> O Mal necessário
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Prática de atelier: cores personalizadas *VÍDEO*
>>> Cheiro de papel podre
>>> O Nome Dele
>>> Um Leitor sobre Daniel Piza
>>> Um Furto
>>> Homenagem a Pilar del Río
>>> O Debate...
>>> Crime e mistério nas letras nacionais
>>> Tempo di valsa
>>> O Príncipe Maquiavel
Mais Recentes
>>> Quem vai Salvar a Vida? de Ruth Rocha pela Salamandra (2015)
>>> Livro Cáuculo - volume 2 de Maurice D. Weir pela Pearson (2024)
>>> O Código da Vinci - Roteiro Ilustrado de Akiva Goldsman pela Sextante (2006)
>>> Delícias da Kashi - Gastronomia Vegana Gourmet de Kashi Dhyani pela Mauad X (2016)
>>> Livro Microbiologia Para As Ciências Da Saúde de Paul G. Engelkirk pela Guanabara Koogan (2005)
>>> Livro Comunicação E Comportamento Organizacional PLT 111 de Geraldo R. Caravantes pela Fisicalbook (2014)
>>> Livro Finanças Corporativas: Conceitos E Aplicações de Jose Antonio Stark Ferreira pela Pearson (2005)
>>> Livro Introdução a Genética PLT 248 de Anthony J F Griffiths ; RiCHARD C. Lewontin pela Guanabara (2008)
>>> Teoria Geral Da Administração. Da Revolução Urbana À Revolução Digital de Antonio Cesar Amaru Maximiano pela Atlas Br (2011)
>>> LivroTeoria Geral Da Administração: Da Revolução Urbana À Revolução Digital de Antonio Cesar Amaru Maximiano pela Atlas (2008)
>>> O Porco de William Hope Hodgson pela Diário Macabro (2024)
>>> Arvore Do Beto de Ruth Rocha pela Salamandra (2010)
>>> A Casa No Limiar e Outras Histórias Macabras de William Hope Hodgson pela Diário Macabro (2024)
>>> Ponto De Vista de Sonia Bergams Salerno Forjaz pela Moderna (2014)
>>> A Grande Campea de Maria Cristina Furtado pela Do Brasil (2015)
>>> Amigos De Verdade de Telma Guimarães Castro Andrade pela Brasil Literatura (2010)
>>> Bleach 57 - Out of Bloom de Tite Kubo pela Panini Comics (2014)
>>> O Fantástico Mistério De Feiurinha de Pedro Bandeira pela Moderna (2009)
>>> Cantigas Por Um Passarinho A Toa de Manoel de Barros pela Companhia Das Letrinhas (2018)
>>> Bleach 56 - March of the Stacross de Tite Kubo pela Panini Comics (2013)
>>> A Historia Do Natal. O Livro Animado Que Conta Como O Menino Jesus Nasceu de Justine Swain-smith pela Publifolha (2008)
>>> Amarílis de Eva Furnari pela Moderna (2013)
>>> De Ferro E Flexíveis de Maria Cecília De Souza Minayo pela Garamond (2004)
>>> O Abz Do Ziraldo de Ziraldo pela Melhoramentos (2003)
>>> Understanding And Using English Grammar With Audio Cd And Answer Key de Betty S. Azar; Stacy A. Hagen pela Pearson Longman (2002)
DIGESTIVOS

Quarta-feira, 28/5/2003
Digestivo nº 135
Julio Daio Borges
+ de 2300 Acessos
+ 2 Comentário(s)




Imprensa >>> Ela desatinou
A Cult, que, em 2003, vem seguindo a linha “tudo ou nada” (Beatles, Literatura gay, Hitler e Carandiru), resolveu este mês dedicar uma capa a Chico Buarque. Na verdade, um dossiê que desapontou. Basta pensar: o que há de mais relevante na obra do poeta: seus versos, seu teatro ou seus romances? Qualquer brasileiro sabe a resposta, mas a Cult (infelizmente) inovou e deu maior atenção a aspectos periféricos. Primeiro, num texto de Heitor Ferraz Mello, estendendo-se sobre os livros “Fazenda modelo” (1974), “Estorvo” (1991) e “Benjamim” (1995) – que, por mais que sejam “Chico Buarque de Hollanda”, não se prestam, assim, a tantas análises. Em seguida, com uma entrevista de Adélia Bezerra de Meneses, debruçou-se (felizmente) sobre sua poética – mas de maneira indireta, e superficialmente, afinal marcada pela informalidade do tom de conversa. Por fim, através de Fernando Marques, reservando alguma atenção às suas peças: “Roda viva” (1967), “Calabar” (1973), “Gota d’água” (1975) e “Ópera do malandro” (1978) – que, vá lá, têm a sua importância, mas que foram sobrevalorizadas a partir do momento em que Zé Celso assumiu a primeira e o tom puramente contestatório (às vezes, plenamente justificado) se apoderou das demais. Contudo, não resta a menor dúvida: o compositor de MPB deveria ter prevalecido no quadro geral – embora o próprio prefira, atualmente, refugiar-se na prosa literária. Trocando em miúdos: a Cult ficou devendo. Talvez porque o mal de Chico Buarque seja o unanimismo que paira sobre sua obra, cujo viés interpretativo ficou tão calcado no momento histórico que é praticamente impossível “redescobri-lo” a esta altura. Teríamos de jogar todas as referências fora e começar tudo de novo. Talvez, inclusive, não seja uma má idéia – contanto que um autor maior do que o atual surja. Lógico: nem tudo é frustração na Cult: a edição vale pela crônica de Eric Nepomuceno (enfim, um jornalista), velho amigo e confidente. [Comente esta Nota]
>>> Cult
 



Música >>> Ressoando loucamente ao longe
Com a chegada do frio e o aspecto inusitado de se realizar numa tarde de domingo (quando, normalmente, o Mozarteum reserva as noites de segunda e terça-feira), o concerto da Orquestra da Filadélfia não poderia ter sido mais agradável. Apesar de ter acontecido numa concorrida Sala São Paulo, em que se podia encontrar personalidades tão díspares quanto Marta Suplicy e Ed Motta, o clima foi de civilidade e podia-se captar inglesismos no ar. A sessão foi aberta com o autobiográfico “Don Juan” de Richard Strauss, poema sinfônico também executado na temporada 2001 do mesmo Mozarteum. (Na ocasião, sob a batuta de Sir Andrew Davis, à frente da BBC Symphonic Orchestra.) Para o caso atual, do regente Yakov Kreizberg e da Philadelphia Orchestra, não passou de um aquecimento. Nos primeiros minutos, o público já podia sentir a riqueza de timbres e a veemência do maestro. Livres, porém, da prova de fogo, os músicos se deixaram levar, arrastando consigo a platéia, na execução da abertura da ópera “Tannhäuser”, de Richard Wagner. De melodia mais reconhecível, calaria a audiência que, neste momento, suprimiria igualmente quaisquer dúvidas acerca da competência do “ensemble”. Mas, depois do intervalo, os mesmos espectadores pecariam por ignorância (quantas vezes isso não acontece), interrompendo a Segunda Sinfonia de Brahms em três ocasiões (lembrando que os movimentos são em número de quatro). Com esse fechamento, o programa se revelou denso, embora a “performance” da Filadélfia tenha se mostrado musculosa. Para “aliviar a carga”, digamos, Kreizberg optou por um bis rápido e um tanto quanto populista (embora revigorante), arrancando “ohs” esparsos. O saldo foi, obviamente, positivo, para todas as partes. Ainda que os paulistanos precisem freqüentar mais a Sala que homenageia sua cidade – e aprender a apreciar melhor algumas formas. [Comente esta Nota]
>>> Mozarteum Brasileiro
 



Internet >>> O rei está nu
A farra dos portais foi desmascarada. Já é público: eles estão sendo bancados, por fora, pelas “teles”. Sim, as “majors” da telefonia financiam os grandes conglomerados de mídia na internet, na medida em que estes geram navegação, e graças à bendita “conexão discada”, pulsos. Assim, se você perde horas entre “noticias de última hora”, “ensaios fotográficos” e “babados de celebridades”, e se permanece conectado via linha telefônica, está indiretamente financiando o enriquecimento das grandes companhias e o oligopólio dos portais. E não escapa um, todos têm o rabo preso – embora a grande maioria negue e se faça de “franciscana” quando vai negociar com um pequeno site. Acontece que os sites não levam nada, nem por fora – e muitos continuam fornecendo conteúdo de graça, gerando tráfego e alimentando essa cadeia milionária. Felizmente, há exceções – e elas devem ser louvadas. Afinal, não é bolinho sobreviver no mar da internet. Aqueles que encontram alternativas merecem aplausos. Um desses casos é o da empresa “Via Global”, que começou com guias de lazer na Web, construídos a partir da opinião de internautas, e que, no ano passado, migrou para as bancas. Inicialmente, com volumes condensados de estabelecimentos e serviços selecionados, no Rio e em São Paulo, o “Via Rio” e o “Via Sampa”. Agora, a partir de uma experiência com boletim impresso, por meio da revista “Trade by Via Global”, que está em seu primeiro número e que vai circular gratuitamente para empreendedores do setor. Outro caso, exemplar, é o do Webinsider, um precursor em termos de notícias e de comentários, sempre direcionado para os profissionais que efetivamente “fazem” a internet, e que, recentemente, passou a promover workshops com seu time de experts. O Webinsider vai sair do virtual para o real, transmitindo conhecimentos “in loco”, para interessados em pagar por módulos de 10 horas cada, sempre aos sábados. Enquanto os mesmos tubarões continuam abocanhando as verbas que existem, o resto da WWW precisa sair de um certo romantismo e se profissionalizar. É com iniciativas concretas que a Grande Rede vai amadurecer. Do contrário, ficará eternamente presa à adolescência atual. [Comente esta Nota]
>>> O faroeste da internet | Trade by Via Global | Cursos Webinsider
 
>>> MAU HUMOR

“Quando alguém lhe disser: ‘Não é uma questão de dinheiro, mas de princípios’, pode ter certeza: trata-se de uma questão de dinheiro.” (Kim Hubbard)

* do livro Mau humor: uma antologia definitiva de frases venenosas, com tradução e organização de Ruy Castro (autorizado)

>>> CHARGE DA HORA: "FOME ZERO RELOADED" POR DIOGO



Clique aqui para ver outras charges no diogosalles.com.br


>>> AVISO AOS NAVEGANTES

O Editor do Digestivo Cultural pede desculpas mais uma vez (a última) aos Leitores que não receberam o "Digestivo nº 134", informando que ele se encontra disponível no referido link.
 
Julio Daio Borges
Editor
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
23/5/2003
22h31min
Pô, vai parecer até propaganda, mas não posso deixar de dizer que concordo totalmente com você, Julio: é preciso mais e mais profissionalismo na web. Quem quiser apenas deleite, que faça o seu blog, oras (não há nada de depreciativo nisso, é o espaço maior da expressão amadora na rede hoje em dia). A internet precisa cada vez mais daquilo que sempre foi o seu motor maior: criatividade, tanto para sobreviver dela quanto para driblar os tubarões (seria tudo a mesma coisa? risos...). Parabéns pelo texto enxuto e direto também. Tá 10!
[Leia outros Comentários de Ricardo Saldanha]
27/5/2003
04h03min
Parabéns pela inteligência do argumento, Julio. Eu também acho tudo isso. A gente enfrenta as dificuldades em vários níveis da sociedade, seja nos preços absurdos de remédios, escola dos filhos, academia, etc. e ainda tem que sustentar esses tubarões das grandes empresas que só pensam em lucro e não querem saber das nossas dificuldades e isso é revoltante. Parabéns. E aproveito o ensejo para recomendar uma visita ao meu modesto blog.
[Leia outros Comentários de Renato Telles]

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Literatura pão e poesia 412
Sérgio Vaz
Global
(2011)



Da Repetição a Dinâmica da Mente
Cynthia Maranhão
Casa do Psicólogo
(2013)



Livro Saúde O Ovo Transparente
J. Testart
Edusp
(1995)



Livro Literatura Brasileira 2012 O Segredo do Monte Negev
Ricardo Valverde
Novo Século
(2012)



Geração T. E. E. N. ( Transei e Esqueci o Nome)
Marty Beckerman
Ediouro
(2005)



Aprenda Com os Especialistas Franchising Learn From the Experts
Alain Guetta e Outros
Abf
(2013)



Livro Literatura Brasileira Amor é Prosa Sexo é Poesia
Arnaldo Jabor
Objetiva
(2004)



Corações Feridos
Louisa Reid
Novo Conceito
(2013)



Sustentabilidade, Meio Ambiente e Democracia no Iii Fsm
Tania Pacheco
Fbmos
(2004)



Português Básico Nº 1
Vários Autores
Senac Nacional
(1997)





busca | avançada
61129 visitas/dia
2,1 milhões/mês