Digestivo nº 183 | Julio Daio Borges | Digestivo Cultural

busca | avançada
77819 visitas/dia
1,3 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Hospital São Paulo recebe orquestra em iniciativa da Associação Paulista de Medicina
>>> Favela Sounds celebra a cultura periférica até 15 de fevereiro
>>> Espaço cultural inovador será inaugurado próximo à Av. Paulista – Lacerdine Galeria de Arte
>>> Livro 'Incontornáveis', de Antonio Manuel
>>> Vox Sambou clama por união e luta em seu novo single: “Kriminèl”
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
>>> Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder
>>> A pulsão Oblómov
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
Colunistas
Últimos Posts
>>> All-In sobre o DOGE e o USAID
>>> Steve Vai e os 30 anos da Ibanez JEM
>>> All-In sobre DeepSeek
>>> L'italiana in Algeri par Georges Prêtre
>>> Le siège de Corinthe par Solti
>>> DeepSeek by Glenn Greenwald
>>> David Sacks no governo Trump
>>> DeepSeek, inteligência que vem da China
>>> OpenAI lança Operator
>>> Um olhar sobre Frantz Fanon
Últimos Posts
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
>>> Editora lança guia para descomplicar vida moderna
>>> Guia para escritores nas Redes Socias
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Blog do Reinaldo Azevedo
>>> Ciclones sobre a cruz
>>> Orquestra Sinfônica da Galícia com Josep Colom
>>> A discreta crise criativa das novelas brasileiras
>>> A importância do nome das coisas
>>> Em defesa dos roteiristas de quadrinhos
>>> Alguns momentos com Daniel Piza
>>> A internet e o fim do no.
>>> Sem música, a existência seria um erro
>>> Mecanismos Internos: Ensaios sobre Literatura, de J.M. Coetzee
Mais Recentes
>>> Entre Irmãs de Frances de Pontes Peebles pela Arqueiro (2017)
>>> Presente geografia 3 - guia e recursos didaticos LIVROS DO TEACHER de Ricardo Dreguer pela Moderna (2023)
>>> Raízes do Brasil de Sérgio Buarque de Holanda pela José Olympio (1971)
>>> Mutações em Educação Segundo Mc Luhan de Lauro de Oliveira Lima pela Vozes (1982)
>>> Livro O Universo De Jorge Amado de Lilian Moritz Schwarcz e Outro pela Companhia Das Letras (2009)
>>> Presente arte 2 -guia e recursos didaticos LIVROS DO TEACHER de Ricardo Dreguer pela Moderna (2023)
>>> Livro Para Gostar de Ler Contos Volume 8 de Graciliano Ramos, Ignácio de Loyola Brandão, José J. Veiga, Lima Barreto e Outros Autores pela Ática (1999)
>>> Querido Edward de Ann Napolitano pela Paralela (2020)
>>> Alice de Lewis Carroll pela Darkside
>>> O Terceiro Ouvido de James Misse pela Ciranda Cultura (2001)
>>> Como Realmente Amar Seu Filho Rebelde 409 de Ross Campbell pela Mundo Cristão (2005)
>>> Um Padre Sobrevivente: Uma História Real De Fuga, Sobrevivência E Vocação de Padre Chan Dinh pela Ás Editorial (2020)
>>> Revolução, Arte e Cultura de Anatoli Lunatchárski pela Expressao Popular (2018)
>>> O Novo Testamento: Salmos E Provérbios de V/a pela Sem Editora (2022)
>>> Laurentino Gomes 1822 409 de Laurentino Gomes pela Nova Fronteira (2010)
>>> Livro Guia De Conversação Langenscheidt Italiano de Vários Autores pela Martins Fontes (1995)
>>> Livro Conto De Fadas Trabalhando Com Os Gêneros Do Discurso Narrar de Eliana Gagliardi e Heloisa Amaral pela Ftd (2001)
>>> Percy Jackson: The Sea Of Monsters - II de Rick Riordan pela Disney Hyperion (2007)
>>> Livro Balé do Pato e Outras Crônicas Coleção Para Gostar de Ler Volume 24 de Paulo Mentes Campos pela Ática (1998)
>>> Viagens De Gulliver 409 de Cláudia Lopes pela Scipione (2014)
>>> Moby Dick de Herman Melville pela Abril (2012)
>>> Mooncakes de Suzanne Walker pela Darkside (2022)
>>> O Cortiço de Aluísio Azevedo pela Klick (1997)
>>> O Livro De Ouro Da Historia Do Munco (da Pre-historia A Idade Contemporanea) de J.m. Roberts pela Ediouro (2001)
>>> O Médico e o Monstro 409 de Lígia Cademartori pela Ftd (paradidaticos) (2025)
DIGESTIVOS

Quarta-feira, 14/7/2004
Digestivo nº 183
Julio Daio Borges
+ de 8800 Acessos
+ 3 Comentário(s)




Internet >>> Sapientiam Autem Non Vincit Malitia
Está surgindo uma “neodireita” na internet. Tudo começou, em 1994-1995, com Olavo de Carvalho. Na época, ele apareceu com um discurso “novo”: desancando a “hegemonia” da esquerda na mídia, conclamou uma “juventude” sem ideologia definida para lutar por um verdadeiro “debate de idéias”. Longe dos chavões da geração 1964-1968 (atualmente no poder) e longe das arenas onde as perguntas e respostas estavam viciadas. Há mais ou menos 10 anos, parecia interessante e até fez algum sucesso. De repente, Olavo de Carvalho estava pipocando nas principais publicações (“Jornal da Tarde”, “Folha de S. Paulo”, “O Globo”, “Bravo!”) e caindo nas graças de grandes nomes (Paulo Francis, Roberto Campos, Wagner Carelli). Mas, de repente também, ele começou a mostrar suas reais intenções. Era um “Nosso Senhor Jesus Cristo” que escapava daqui, era um preconceito contra as mulheres, os negros ou os homossexuais que escapava de lá. Era uma simpatia súbita pelos ideais da TFP e era uma visão de mundo tão distorcida quanto, por exemplo, a dos membros da Opus Dei. Olavo de Carvalho não era santo – e sob o pretexto de querer desanuviar algumas mentes confusas, estava doutrinando outras tantas. Muita gente, ao perceber a estratégia, pulou fora. Mas muita gente ficou – e continuou professando a “filosofia” de Olavo de Carvalho, adotando-o inclusive como guru. Foram os “olavettes”. Alguns deles fundaram o extinto site “O Indivíduo” e alguns deles, sim (a segunda dentição), vieram à tona com os “Wunderblogs”. Os “Wunders”, como são chamados, negam veementemente esse fato, mas quando foram recentemente abordados pela “Folha de S. Paulo”, que lhes pediu o nome de um pensador contemporâneo, não hesitaram em apontar... Olavo de Carvalho. Os “Wunderblogs” viraram agora livro e seria injusto reduzi-los à condição de discípulos de Olavo de Carvalho, principalmente por causa de Fabio Danesi Rossi (um ateu) e de Daniel Pellizzari (um neófito). Mas convém lembrar que os “Wunders” não são santos – e que uma “neodireita” pode ser tão nefanda quanto a “neo-esquerda” atual... [Comente esta Nota]
>>> Wunderblogs - Wunders - 300 págs. - Barracuda |
Olavo de Carvalho - O Indivíduo - Folha de S. Paulo

 



Cinema >>> Prêt-à-porter
Parece que, no cinema americano atual, há um beco sem saída para o qual todos os grandes diretores convergem: o humor – e o desejo de retratar “La Amérique profonde” (se é que essa expressão se adapta ao caso). Basta observar: pelo menos, quatro ou cinco nomes partem – desde o final da década de 1990 – para o pastelão. De Woody Allen (por força do contrato com a Dreamworks) até os Irmãos Cohen (agora sob o guarda-chuva da Touchstone Pictures). Passando por Quentin Tarantino (o único que não se rendeu totalmente à fórmula) e por Robert Altman (que oscila de acordo com o projeto em voga). E o “American Way”, nisso tudo? Woody Allen rodou um longa sobre a cafonice e a ignorância de uma família “emergente”; Quentin Tarantino estacionou seu imaginário na década que até hoje nos define (a de 70); Robert Altman ecoa mais quando emula (ou inspira?) David Mammet (e se prende a uma daquelas cidadezinhas do interior dos Estados Unidos). E os Irmãos Cohen, que eram alguns dos últimos cineastas por quem valia a pena sair de casa, não têm feito melhor. “Os Matadores de Velhinha” (atualmente em cartaz) é quase uma releitura de “A Fortuna de Cookie” (1999, de Altman). Tem também como protagonista uma “old lady” que, aparentemente inofensiva, dá um baile nas demais personagens. Ainda prevalece o virtuosismo em algumas cenas e, sim, eles domesticaram o Namoradinho da América, Tom Hanks – mas isso não basta para salvá-los de alguns clichês lamentáveis: um homem que sofre desarranjos intestinais; um quadro que muda de expressão conforme o entorno; criminosos que, para arrombar um cofre, cavam um túnel (igualmente presente em “Trapaceiros” [2000], de Woody Allen); e aqueles estereótipos mais chulos sobre raça, credo, classe e cor. Se não for coerção do estúdio, ou uma maldição que a todos assombra, pode ser – até (quem sabe) – uma crise, um surto geral de esterilidade. Aos quais todos estamos expostos. E, como o show tem de continuar (“the show must go on”), seguimos produzindo... – ainda que não tão convictos quanto antes (fomos). Talvez para não perder o sustento, e talvez para não perder simplesmente a mão. Enquanto a musa não vem; ou não (tão breve) retorna. E, se a inspiração foi a santa padroeira dos antes incomparáveis Irmãos Cohen, deve haver um jeito de fazê-la voltar. Pelo bem da sétima arte. [Comente esta Nota]
>>> The Ladykillers
 



Além do Mais >>> Um conto de fadas
Na temporada do Mozarteum Brasileiro, sempre há uma apresentação onde o concerto é mais robusto, exigindo da platéia concentração e atenção fora do normal. Por longas horas. Não é, certamente, “para qualquer um”. Assim foi com a Bamberger Symphoniker, que em 2003 apresentou a 9ª Sinfonia de Schubert, uma obra de mais de 40 minutos, composta em seu “annus mirabilis”. Executada, evidentemente, sem intervalos. Agora, em 2004, é muito possível que nada supere, nesse sentido, a apresentação da National Polish Radio Symphony Orchestra, acompanhada pelo violonista Boris Belkin, no final do mês de junho. Quem assistiu à segunda sessão, atravessou o dilacerante “Concerto para violino nº 1”, de Bruch, e a incomparavelmente densa “Sinfonia nº 6”, de Bruckner. Como explicaria Sérgio Igor Chnee, em sua palestra introdutória (no “Clube do Ouvinte”, aberto a todos desde o início do ano), Bruckner reverenciava Wagner – e se este tivesse composto sinfonias, estas seriam as de Bruckner. Já do concerto de Bruch, conhece-se a clássica gravação de Isaac Stern, que vinha acondicionada em luxuosos estojos, até antes de sua morte (2001). O violino metaforicamente “grita” no “alegros”, mas proporciona, ao mesmo tempo, enlevos inesquecíveis no tempo “lento”, no caso, o “adagio”. Belkin, que se descabelou nos instantes mais agitados e que quase flutuou nos mais calmos, cumpriu brilhantemente a função. Tornando, aliás, este ano pródigo em violinos e virtuoses. Já Gabriel Chmura, o regente, que manteve a tensão do “majestoso” até o “finale”, em Bruckner, esquentou os motores na comparativamente suave abertura de Stanislaw Moniuszko, de aparentemente ínfimos 12 minutos. No fim, o peso sinfônico de Bruckner eclipsaria tudo – dentro da escola que fez, do gênero, um “tour de force”, poucas vezes exibido, assim, no Brasil. (E pensar que, antes do começo da temporada, tivemos a 9ª de Mahler – que, por alguma razão, não arrastou a emoção do público como agora, embora tenha sido corretamente executada.) E olhando na programação do resto do ano, talvez só o “Messias” de Haendel apague a marca que esses poloneses maravilhosos. [Comente esta Nota]
>>> Mozarteum Brasileiro
 
>>> EVENTOS QUE O DIGESTIVO RECOMENDA

>>> Cafés Filosóficos
* Cenários de Universo Eterno e o Modelo do Big Bang - Mario Novello
(Ter., 13/7, 19h30, VL)

>>> Palestras
* Comportamento do Consumidor e Pesquisa de Mercado - Helder Haddad Silva (Qui., 15/7, 19h30, VL)

>>> Noites de Autógrafos
* O Barbeiro de Valladolid - Guto Franco
(Seg., 12/7, 19hrs., VL)
* A Arte de Vender Sonhos - Ademir S. Stein
(Ter., 13/7, 19hrs., VL)

>>> Shows
* Música das Nações - Grupo Il Dolce Ballo
(Seg., 12/7, 20hrs., VL)
* “Bix” Biederbeck - Traditional Jazz Band
(Sex., 16/7, 20hrs., VL)
* Espaço Aberto - Dill Casella
(Dom., 18/7, 18hrs., VL)

* Livraria Cultura Shopping Villa-Lobos (VL): Av. Nações Unidas, nº 4777
** Livraria Cultura Conjunto Nacional (CN): Av. Paulista, nº 2073
*** a Livraria Cultura é parceira do Digestivo Cultural



>>> Circuito Erdinger & Kiss FM
Acontece nesta quarta-feira, dia 14/7, a partir das 21 hrs., no Bar Sagrado (Rua Dr. Renato P. de Barros, nº 994 - Itaim - Tel.: 11 3848-0302), onde estará se apresentando a banda Os Caras.

* a Erdinger é parceira do Digestivo Cultural
 
Julio Daio Borges
Editor
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
14/7/2004
01h28min
Julio, seria interessante que você explicasse aos seus leitores o motivo de ter associado de tal forma os autores do wunderblogs com o Olavo de Carvalho. Diga-nos, quais são as idéias olavianas que são repetidas por nós? Se você não deixar isso claro, alguém pode pensar que você está interessado apenas em lançar preconceitos.
[Leia outros Comentários de Marcelo De Polli]
14/7/2004
01h54min
Olá, apenas informando que processei o senhor pelo uso indevido de um termo cunhado por mim e registrado legalmente como de minha propriedade intelectual (a saber, "olavete"). O t duplo não disfarça, pode esquecer. Aguarde contato de meus advogados, quando voltarem da Samoa Ocidental. Passar bem.
[Leia outros Comentários de Daniel Pellizzari]
14/7/2004
20h38min
Além da não muito sutil referência aos Wunderblogs, gostaria de lembrar que Ladykillers é uma remontagem de um filme de 1955 com Peters Sellers e Alec Guiness. Tal fato passou em branco ao "resenhista" e creio que seu conhecimento tenha certa relevância.
[Leia outros Comentários de Bruno Gripp]

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Transformação do Direito Constitucional
Bruce Ackerman
Del Rey
(2009)



Livro Fábulas
Esopo
L&pm
(1997)



O Amor Chegou Tarde Em Minha Vida
Ana Paula Padrão
Paralela
(2014)



Michael Jackson The man, the music , the mystery level 3
Vicky Shipton
Richmond
(2010)



L'expérience Balint: Histoire et actualité
André Missenard & Michael Balint
Dunod
(1982)



A Oração da Coroa
Demóstenes
Ediouro



Diário de Lisa Green
Milla Rocha
Scortecci
(2014)



Projetando Espaços: Design De Interiores
Miriam Gurgel
Senac Sp
(2012)



Livro Astronomia E Poesia
Ronaldo Mourão
Difel
(1977)



Boca do Inferno 472
Ana Maria Miranda
Companhia das Letras
(1989)





busca | avançada
77819 visitas/dia
1,3 milhão/mês