Digestivo nº 392 | Julio Daio Borges | Digestivo Cultural

busca | avançada
55671 visitas/dia
2,1 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Festival da Linguiça de Bragança celebra mais de 110 anos de seu principal produto, em setembro
>>> Rolê Cultural do CCBB celebra o Dia do Patrimônio com visitas mediadas sobre memória e cultura
>>> Transformação, propósito, fé e inteligência emocional
>>> Festival de Inverno de Bonito(MS), de 20 a 24 de agosto, completa 24 anos de festa!
>>> Bourbon Street Fest 20 Anos, de 24 a 31 de agosto, na casa, no Parque Villa Lobos e na rua
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Chegou a hora de pensar no pós-redes sociais
>>> Two roads diverged in a yellow wood
>>> A dobra do sentido, a poesia de Montserrat Rodés
>>> Literatura e caricatura promovendo encontros
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
Colunistas
Últimos Posts
>>> Into the Void by Dirty Women
>>> André Marsiglia explica a Magnitsky
>>> Felca sobre 'adultização'
>>> Ted Chiang sobre LLMs e veganismo
>>> Glenn Greenwald sobre as sanções em curso
>>> Waack: Moraes abandona prudência
>>> Jakurski e Stuhlberger na XP (2025)
>>> As Sete Vidas de Ozzy Osbourne
>>> 100 anos de Flannery O'Connor
>>> O coach de Sam Altman, da OpenAI
Últimos Posts
>>> Jazz: música, política e liberdade
>>> Política, soft power e jazz
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> A Garota de Rosa-Shocking
>>> Ofício da Palavra (BH)
>>> Nerd oriented news
>>> Para você estar passando adiante
>>> O fim (da era) dos jornais, por Paul Starr
>>> Macunaíma, de Mário de Andrade
>>> Anos Incríveis
>>> Risca Faca, poemas de Ademir Assunção
>>> Camuflagem para e-readers
>>> Deus Sabia de Tudo e Não Fez Nada
Mais Recentes
>>> Fundamentos de Matemática Elementar - Vol 5: Combinatória E Probabilidade (Complemento para o Prof.) de Samuel Hazzan pela Atual (1993)
>>> Livro Viagens de Gulliver de Jonathan Swift pela Abril (1971)
>>> Fundamentos de Matemática Elementar: Trigonometria - Vol.3 de Gelzon Iezzi pela Atual (1993)
>>> Livro A Palavra de João Paulo II No Brasil de Júlio Bernardes pela Paulinas (1980)
>>> Padrões Numéricos E Funções de Maria Cecília Costa pela Moderna Paradidático (1998)
>>> Livro Memórias Póstumas de Brás Cubas de Dom Casmurro pela Abril (1971)
>>> Livro Tonio Kroeger A Morte em Veneza de Thomas Mann pela Abril (1971)
>>> Livro A Socialização da Arte Teoria e Prática na América Latina de Néstor García Canclini pela Cultrix
>>> Livro O Alienista de Machado De Assis pela Atica (1998)
>>> Livro Homens São de Marte, Mulheres São de Vênus Um Guia Prático Para Melhorar a Comunicação e Conseguir o Que Você Quer Nos Seus Relacionamentos de John Gray pela Rocco (1995)
>>> Livro A Insondável Riqueza de Cristo de Pe. Francisco Janssen pela Canção Nova
>>> Livro Histórias De Fadas de Oscar Wilde pela Nova Fronteira (1992)
>>> Livro As Sandálias do Pescador Coleção Grandes Sucessos de Morris West, traduzido por Fernando de Castro Ferro pela Abril Cultural (1981)
>>> Livro A Estrada Sinuosa de Morris West, traduzido por Fernando de Castro Ferro pela Círculo do Livro (1957)
>>> Livro O Desejo dos Outros Uma Etnografia dos Sonhos Yanomami de Hanna Limulja pela Ubu (2022)
>>> Livro Viagens de Gulliver de Jonathan Swift, traduzido por Octávio Mendes Cajado pela Abril Cultural (1979)
>>> Livro Lady Barberina A Outra Volta do Parafuso de Henry James, traduzido por Leônidas Gontijo de Carvalho e Brenno Silveira pela Abril Cultural (1980)
>>> Livro Mito E Corpo Uma Conversa Joseph Campbell de Joseph Campbell pela Summus (2001)
>>> Livro 600 Questões de Cinema de Antonio Queiroz pela Scritta Editorial (1993)
>>> Livro O Velho Bairro de Avery Corman pela Record (1980)
>>> Livro Pastelão ou Solitário, Nunca Mais de Kurt Vonnegut pela Circulo do Livro
>>> Livro Uma Aventura Espacial de Tom Mosey pela D & K Enterprises (1991)
>>> Livro Gritos do Homem Dos Lobos de Patrick Mahoni pela Imago (1992)
>>> Livro Serafim Ponte Grande de Oswaldo de Andrade pela Global (1985)
>>> Livro Psicanálise e Contexto Cultural Imaginário Psicanalítico, Grupos e Psicoterapias de Costa Jurandir Freire pela Campus (1989)
DIGESTIVOS

Sexta-feira, 5/12/2008
Digestivo nº 392
Julio Daio Borges
+ de 2200 Acessos




Internet >>> O Blog da Livraria Cultura
Seguindo uma tendência que sempre a colocou à frente de outras livrarias em matéria de tecnologia — desde a primeira livraria tradicional a acontecer no e-commerce —, a Livraria Cultura resolveu entrar de cabeça nas mídias sociais e inaugurou seu blog. Não é, na realidade, uma seção dentro do site principal, mas uma nova URL, utilizando a ferramenta de um dos blogs que mais crescem na Web atualmente, o Update or Die. Repetindo a bem-sucedida fórmula de blog coletivo, com dezenas de colaboradores, o da Cultura mistura, na mesma página, funcionários das lojas em São Paulo, Campinas, Porto Alegre, Recife e Brasília — numa única comunidade on-line. Logo é possível ler desde as estratégias dos diretores Sergio e Fabio Herz, para a marca e para o futuro da rede, até as preferências culturais de profissionais das mais diversas hierarquias, desde o responsável pelas entregas (que tem blog próprio) até membros variados da administração. Desde que revolucionou o conceito de megastore no Brasil, a Livraria Cultura, em todas as suas unidades, se converteu em pólo cultural, com uma programação vastíssima, muito além das noites de autógrafo — o que justifica o blog plenamente; afinal, como centro cultural que efetivamente se tornou, a Livraria Cultura dá lugar a manifestações culturais quase que naturalmente, e merecia reportá-las à altura. A ação, hoje, não acontece apenas nos grandes centros de antes, e a mídia tradicional não tem mais condição de acompanhar tudo — logo, a Cultura, mais uma vez, mostra o caminho para as livrarias do futuro, através de seu blog na internet. [Comente esta Nota]
>>> Blog da Cultura
 



Música >>> Stones Scorsese Shine a Light
Keith Richards declara — no livro de entrevistas da Rolling Stone — que Mick Jagger vai sempre dormir tendo de saber, antes, tudo o que vai fazer no dia seguinte, enquanto que ele, Richards, vai deitar sem nem saber se vai, efetivamente, haver amanhã. A obsessão de Jagger por planejamento, muito provavelmente, explica a longevidade dos Stones. Shine a Light, o show-documentário de Martin Scorsese, pisa, inclusive, na tecla da aposentadoria dos sexagenários roqueiros e repete, antologicamente, a pergunta (e as respostas) que não quer(em) calar há décadas: "Até quando???". Até quando eu puder cantar, replica Jagger; até quando eu conseguir ficar de pé, poderia replicar Richards. As resenhas mornas, da época da estréia no cinema, tiveram sua razão de ser — é "mais um" show dos Stones, como eles vêm fazendo desde os anos 60, mas continua imperdível para fãs (aliás, como desde os 1960s). Tirando o choque inicial de ver os velhinhos saltitando desde "Jumpin' Jack Flash", acabamos nos acostumando com o inusitado da cena e seguimos melhor a partir da quarta música, "All Down the Line". Jack White não faz feio em "Loving Cup" e Christina Aguilera, por sua vez, não consegue escapar dos encontrões de vovô Jagger em "Live with Me". O grande momento, de sinceridade, fica por conta de Buddy Guy, o ídolo de Hendrix, tocando Muddy Waters com eles. Também Richards, pra lá e pra cá com seu casaco de pele, em "You Got the Silver". Os Stones não vão reinventar a roda, e nem querem, mas continuam "performando" contra todas as expectativas. [Comente esta Nota]
>>> Shine a Light
 



Cinema >>> Elizabeth — A Era de Ouro
Cate Blanchett vai começar a entrar para aquela lista de atores cujos filmes assistimos só por causa de sua presença na tela. A continuação do elogiado Elizabeth, de 1998, não foi unânime, mas também não merece o total esquecimento de nossa parte. Durante a estréia na Inglaterra, a grita aconteceu porque Elizabeth — A Era de Ouro aparentemente desrespeita a História em nome do melodrama. Além da guerra contra a Espanha do rei Felipe II, em pleno tempo da Inquisição, tem lugar um triângulo amoroso entre a rainha, um pirata (Clive Owen) e uma de suas damas de companhia (Abbie Cornish). A rainha, a essa altura do campeonato, se tornou uma mulher fria e distante, o pirata aparece para reacender suas paixões de mulher, mas só quem pode consumá-las, literalmente, é a dama de companhia. Em paralelo, o sempre corretíssimo Geoffrey Rush serve de conselheiro na batalha, quando o país parece se dividir, irreversivelmente, entre católicos e protestantes. Shekhar Kapur, o diretor, nega veementemente que tenha querido criticar, subliminarmente, o fundamentalismo cristão da era Bush, mas assume que o personagem encarnado por Blanchett prega a "tolerância". As implicações políticas contemporâneas e a má vontade por conta da distorção da História podem passar uma idéia errônea sobre esse Elizabeth — A Era de Ouro, afinal, no meio da profusão de filmes sobre losers, o longa de Kapur prega, para o nosso alívio, o heroísmo — que, Nietzsche acreditava, havíamos perdido desde os gregos... A Inglaterra, hoje, depende de um acerto ou outro de Gordon Brown, enquanto vê os empregos em Londres se dissiparem por conta da crise financeira, mas teve, até recentemente, seus momentos de grande potência. Elizabeth — A Era de Ouro refresca a nossa memória a esse respeito. [Comente esta Nota]
>>> Elizabeth — A Era de Ouro
 

 
Julio Daio Borges
Editor
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




La Princesa Helga
Opale
Saturnino Calleja
(1900)



Agribusiness: Contabilidade e Controladoria
Jesiomar Antônio de Medeiros
Agropecuária
(1999)



A obsessão da música na poesia de Fernando Pessoa
Kleide F A Pereira
Gráfica Irmãos Passos
(2003)



Série reecontros Os Lusiadas
Rubem Braga
Scipione
(1999)



Tragédias - Romeu e Julieta, Hamlet, Macbeth (coleção Excélsior)
William Shakespeare
Livraria Martins
(1954)



Climate Heroes (Em Inglês)
Caco Galhardo
Planeta Sustentável
(2014)



Livro Acima de Qualquer Suspeita Presumed Innocent
Scott Turow, traduzido por A. B. Pinheiro de Lemos
Record
(1987)



Livro Jesus Dos 13 Aos 30 anos
Francisco Klörs Werneck
Eco
(2005)



Idade Verdadeira-atrase Seu Relogio Biologico
Michael Roizen
Campus
(1999)



Direito Civil Brasileiro Volume 6
Carlos Roberto Gonçalves
Saraiva
(2013)





busca | avançada
55671 visitas/dia
2,1 milhões/mês