Che, o filme, com Benicio Del Toro | Digestivo Cultural

busca | avançada
58271 visitas/dia
1,3 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Hebraica recebe exposição de Victor Brecheret
>>> SHOPPING GRANJA VIANNA TRAZ GUI MONTEIRO E CONVIDADOS ESPECIAIS PARA A PROGRAMAÇÃO DO SOM NA PRAÇA
>>> Omodé: O Pequeno Herói Preto no Sesc Bom Retiro
>>> Estímulo Mostra de Dança do 40º Festival de Dança de Joinville trará para o palco do Juarez Machado
>>> Sesc Sorocaba apresenta Nas Águas do Imaginar com a Companhia de Danças de Diadema
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Charges e bastidores do Roda Viva
>>> Diogo Salles no Roda Viva
>>> Pulp Fiction e seus traços em Cocaine Bear
>>> Rabhia: 1 romance policial moçambicano
>>> Nélio Silzantov e a pátria que (n)os pariu
>>> Palavras/Imagens: A Arte de Walter Sebastião
>>> Rita Lee Jones (1947-2023)
>>> Kafka: esse estranho
>>> Seis vezes Caetano Veloso, por Tom Cardoso
>>> O batom na cueca do Jair
Colunistas
Últimos Posts
>>> Interney sobre inteligência artificial (2023)
>>> Uma história do Yahoo! (2014)
>>> O Lado B da MTVê
>>> A história de Roberto Vinháes (2023)
>>> Something About You (Cary Brothers & Laura Jansen)
>>> Uma história do Airbnb (2023)
>>> Vias da dialética em Platão
>>> Uma aula sobre MercadoLivre (2023)
>>> Lula de óculos ou Lula sem óculos?
>>> Uma história do Elo7
Últimos Posts
>>> Não esqueci de nada
>>> Júlia
>>> Belém, entre a cidade política, a loja e a calçada
>>> Minha Mãe
>>> Pelé, eterno e sublime
>>> Atire a poeira
>>> A Ti
>>> Nem o ontem, nem o amanhã, viva o hoje
>>> Igualdade
>>> A baleia, entre o fim e a redenção
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Culture to Digest
>>> Um travesseiro nada confortável
>>> O site da cultura brasileira
>>> Saudações
>>> Telemarketing, o anti-marketing dos idiotas
>>> Paco Entre Dos Aguas (1976)
>>> Apologia dos Cães
>>> Cartier-Bresson: o elogio do olhar
>>> Calcanhotto, Lancellotti, Veloso e Antunes no Auditório Ibirapuera
>>> Formando Não-Leitores
Mais Recentes
>>> Enciclopédia do Patrimônio da Humanidade de Vários Autores pela Altaya (1998)
>>> A Revolução Americana de Vários Autores pela Três
>>> A Poética visual contemporânea de Juan Muzzi de Alberto Beuttenmuller pela Do Autor (2011)
>>> Contando a arte de Juan Muzzi de Oscar D Ambrosio pela Nova America (2007)
>>> The Microeconomics of Public Policy Analysis de Lee S Friedman pela Princeton University Press (2002)
>>> Anjos e demônios de Dan Brown pela Sextante (2004)
>>> Como fazer amigos e influenciar pessoas de Dale Carnegie pela Companhia Nacional (2012)
>>> Aula nota 10 - 49 técnicas para ser um professor campeão de Audiência de Doug Lemov pela Fundação Lemann (2011)
>>> O Caçador de Pipas de Khaled Hosseini pela Nova Fronteira (2005)
>>> Rodadas Pedagógicas de Vários Autores pela Penso (2014)
>>> Lessons of Hope - hOw to fix our schools de Joel Kleen pela Harper Collins (2014)
>>> Memoria Social - Urugaya Tu Eres Parte : No te quedes aparte de Oriana Jara , Brígida Scaffo pela São Paulo (2011)
>>> Ensino Híbrido de Lilian Bacich, Adolfo Tanzi Neto, Fernando de Melo pela Instituto Península (2015)
>>> O Príncipe de Nicolau Maquiavel pela Jardim dos Livros (2007)
>>> Tenho Algo a Lhe Dizer - coleção encontro 2 de Pe Carlos Afonso Schmitt pela Paulinas (1976)
>>> A Cidade do Sol de Khaled Hosseini pela A Cidade do SOl (2007)
>>> Esperança Além da Crise de Mark Finley pela Casa Publicadora Brasileira Tatui (2021)
>>> É Apenas o Vértice do Mundo Interior de Vladmir Pablik pela Não encontrada
>>> Como Avaliar um Livro Didático: Língua Portuguesa de Francisco Gomes de Matos; Nelly Carvalho pela Pioneira (1984)
>>> Ondas: um dia de nuvens listradas vindas do mar de KAtia Maciel pela Mis (2009)
>>> Experiências Inovadoras de ensino e aprendizagem de Edson Sadao Iizuka pela Tikinet (2015)
>>> Estado, Governo e Sociedade de Norberto Bobbio pela Paz e Terra (2012)
>>> As crianças mais Inteligentes do Mundo e como elas chegam lá de Amanda Ripley pela Três Estrelas (2014)
>>> Gestão de Custos e Formação de Preços 461 de Adriano Leal Bruni pela Atlas (2010)
>>> Ultra Metabolismo 461 de Mark Hyman pela Sextante (2007)
DIGESTIVOS >>> Notas >>> Cinema

Segunda-feira, 24/8/2009
Che, o filme, com Benicio Del Toro
Julio Daio Borges
+ de 5400 Acessos
+ 3 Comentário(s)




Digestivo nº 430 >>> Alguma coisa falhou no Che, de Steven Soderbergh, porque ele não foi o sucesso estrondoso que se anunciava. O primeiro episódio — que, supostamente, não é o da guerrilha — acaba de chegar em DVD, mas a única coisa que vemos nele é... a guerra. Aparentemente, Del Toro, o produtor, e Soderbergh, o diretor, tinham dados demais, com a consultoria de John Lee Anderson, e, no desejo de ser factual, o novo Che abriu mão de toda a licença poética. Portanto, fica difícil conectar o Ernesto Guevara de Diários de Motocicleta, de Walter Salles, com o guerrilheiro de Che. Se o primeiro é idealista e sonhador, o segundo é realista e pragmático; se o primeiro é humano e compassivo, o segundo é desumano e impiedoso; e se o primeiro é um "santo mítico", o segundo é... um homem político? Não podem existir dois Ernestos "Che" Guevara. Um deles não corresponde à realidade; um deles sustenta a ideologia. Parece que a controvérsia recomeçou... No Che, de agora, descobrimos que Ernesto Guevara gostava mesmo é de guerrilha, se sentia desconfortável fora da selva e não compreendia as vantagens de ser uma celebridade nos EUA (ao contrário de Fidel Castro). Suas declarações, pretensamente humanistas, serviram para deslumbrar intelectuais europeus e jornalistas americanos, mas estavam tão longe do seu dia a dia — matando soldados, explodindo fortificações e executando sumariamente traidores — que sua filosofia estava mais para O Príncipe, de Maquiavel, do que para o Novo Testamento, dos evangelistas. A "luta contra a opressão" e o "desejo de libertar um povo" são bandeiras politicamente corretas, até hoje, mas o autêntico Che Guevara estava mais para um mercenário, que buscava o conflito onde ele estivesse, do que para um pensador, que poderia redimir a humanidade com frases de efeito. Enfim, estamos prontos para aceitar o verdadeiro Che?
>>> Che
 
Julio Daio Borges
Editor
Quem leu esta, também leu essa(s):
01. Festival da Mantiqueira — Diálogos com a Literatura 2009 (Literatura)


Mais Notas Recentes
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
24/8/2009
09h39min
"Não podem existir dois Ernestos 'Che' Guevara." Será? Descobri o reverso disso fazendo este filme...
[Leia outros Comentários de Douglas Duarte]
28/8/2009
10h01min
Julio, grande comentário. Infelizmente, o Che divulgado é o do rótulo e da mistificação. Todo homem tem contradições, mas se comparar o verdadeiro Che assassino com o das frases de "gotas de sabedorias" a distância é enorme. Não que ele não tivesse qualidades como político e incitador de massas. Eu mesmo entrevistei o comandante Huber Mattos que confirmou mais admiração por Che do que a Fidel. Pena que ele usou essas qualidades não a persuadir.
[Leia outros Comentários de Renato Lima]
28/8/2009
13h26min
Não conheço bem a história de Che Guevara, mas acredito que o filme de Soderbergh possa ter maior conexão com o filme do Walter Salles do que aponta o texto. Mais do que um personagem, que tem apenas uma moral, o Che representado por Del Toro é um homem. O homem que pode ter crescido como Gael Garcia Bernal, conhecendo as mazelas da humanidade corajosamente. Existe, sim, um intervalo entre o "Che" e o Ernesto Guevara de "Diários", e essa mudança de consciência e atitude pode ser tema de um filme inteiro, pré-jornada até Havana. Um amadurecimento introspectivo, que seria a ignição para o Che que está no DVD.
[Leia outros Comentários de Caio Rubini]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




A Pequena Porta-estandarte
Daniel Renard
Seed
(1996)



Dietoterapia na Prática Médica
Nilton M. Braga de Oliveira
Cultura Médica
(1975)



Life Beginner A1 Workbook com CD
Helen Stephenson
Cengage Learning



Livro - O Luxo Eterno; da Idade do Sagrado ao Tempo das Marcas
Gilles Lipovetsky
Companhia das Letras
(2005)



Gordelícias
Simone Gutierrez - Cacau Protásio - Mariana Xavier - Fabiana Carla
Academia
(2017)



Becky Bloom - delírios de consumo na 5ª avenida
Sophie Kinsella
Record
(2004)



Grandes Monumentos da Humanidade 8
Vários Autores
Delta
(1982)



Maintenance Practices in Today's Paper Industry
Ken L. Patrick
A Pulp Paper



Administração da Produção
Joseph G. Monks
Mc Graw Hill
(1987)



A Preface to Milton
Lois Potter
Longman
(1971)





busca | avançada
58271 visitas/dia
1,3 milhão/mês