Amor fati | Digestivo Cultural

busca | avançada
52882 visitas/dia
1,7 milhão/mês
Mais Recentes
>>> ZÉLIO. Imagens e figuras imaginadas
>>> Galeria Provisória de Anderson Thives, chega ao Via Parque, na Barra da Tijuca
>>> Farol Santander convida o público a uma jornada sensorial pela natureza na mostra Floresta Utópica
>>> Projeto social busca apoio para manter acesso gratuito ao cinema nacional em regiões rurais de Minas
>>> Reinvenção após os 50 anos: nova obra de Ana Paula Couto explora maturidade feminina
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> A dobra do sentido, a poesia de Montserrat Rodés
>>> Literatura e caricatura promovendo encontros
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
Colunistas
Últimos Posts
>>> O coach de Sam Altman, da OpenAI
>>> Andrej Karpathy na AI Startup School (2025)
>>> Uma história da OpenAI (2025)
>>> Sallouti e a história do BTG (2025)
>>> Ilya Sutskever na Universidade de Toronto
>>> Vibe Coding, um guia da Y Combinator
>>> Microsoft Build 2025
>>> Claude Code by Boris Cherny
>>> Behind the Tech com Sam Altman (2019)
>>> Sergey Brin, do Google, no All-In
Últimos Posts
>>> Política, soft power e jazz
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Minha Estante
>>> A Última Ceia de Leonardo da Vinci
>>> Steven Spielberg
>>> Pondé mostra sua biblioteca
>>> Um Luis no fim do túnel
>>> O óbvio ululante, de Nelson Rodrigues
>>> Máfia do Dendê
>>> Vibe Coding, um guia da Y Combinator
>>> Com vista para dentro
>>> A blogueira e o estruturalista
Mais Recentes
>>> O Mestre e o Herói (1º edição - 6º Impressão) de Domingos Pellegrini pela Moderna (2009)
>>> A Ilha Perdida (41º Edição - 10º Impressão ) de Maria José Dupré pela Atica (2022)
>>> O escaravelho do diabo (28º edição - 3º impressão) de Lucia Machado de Almeida pela Atica (2016)
>>> O escaravelho do diabo (28º edição - 10º impressão) de Lucia Machado de Almeida pela Atica (2020)
>>> O escaravelho do diabo (28º ed. - 10º impressão) de Lucia Machado de Almeida pela Atica (2021)
>>> O escaravelho do diabo (28º ed. - 10º impressão) de Lucia Machado de Almeida pela Atica (2020)
>>> A Maldicao Do Tesouro Do Farao (7º edição - 10º impressão) de Sersi Bardari pela Atica (2022)
>>> O Menino E O Bruxo (aventura Fantástica Com Machado De Assis) de Moacyr Scliar pela Ática (2007)
>>> Deu a louca no tempo (4º edição - 4º impressão) de Marcelo Duarte pela Ática (2018)
>>> O Menino E O Bruxo (aventura Fantástica Com Machado De Assis) de Moacyr Scliar pela Ática (2007)
>>> O Menino E O Bruxo (aventura Fantástica Com Machado De Assis) de Moacyr Scliar pela Ática (2007)
>>> O Menino E O Bruxo (aventura Fantástica Com Machado De Assis) de Moacyr Scliar pela Ática (2007)
>>> Câmera na Mão, o Guarani no Coração ( 2º Edição - 5º impressão) de Moacyr Scliar pela Atica (2013)
>>> A ladeira da saudade (3º edição - 8º impressão) de Ganymedes José pela Moderna (2017)
>>> Manual Do Agricultor Brasileiro de Carlos Augusto Taunay pela Companhia Das Letras (2001)
>>> Os Miseráveis (2º Edição Revista - 4º Impressão) de Walcyr Carrasco - Victor Hugo pela Moderna (2013)
>>> O Taoismo de Anton Kilce pela Martins Fontes (1986)
>>> A megera domada - 2º ed. revista e ampliada (teatro e prosa) - 4º impressão de William Shakespeare - Walcyr Carrasco pela Moderna (2015)
>>> A megera domada - 2º ed. revista e ampliada (teatro e prosa) de William Shakespeare - Walcyr Carrasco pela Moderna (2022)
>>> Vitória de Joseph Conrad pela Francisco Alves (1982)
>>> Psicopatologia, Teoria dos Complexos e Psicanálise - Volume 1 de Heloísa Cardoso pela Atheneu (1993)
>>> Romeu E Julieta - Serie Classicos Universais de William Shakespeare - Walcyr Carrasco pela Moderna (2019)
>>> Aquilo Que Ninguém Vê (5º impressão) de Anna Claudia Ramos, Andrea Viviana Taubman pela Do Brasil (2022)
>>> No Mundo Da Luna de Carina Rissi pela Verus (2015)
>>> Teoria Y Accion Revolucionárias de Carlos Mariguella pela Estampa (1975)
DIGESTIVOS >>> Notas >>> Imprensa

Quarta-feira, 26/3/2003
Amor fati
Julio Daio Borges
+ de 6300 Acessos




Digestivo nº 126 >>> Há quase uma semana que tudo é a guerra. Desde o motorista de ônibus até o locutor de rádio FM, passando pela atendente de balcão de lanchonete, todos têm uma opinião sobre a guerra. Um juízo formado dias antes, horas antes do conflito. Ou nem isso. Como se assiste a muita televisão e se lê pouco jornal, as imagens impressionam e produzem uma miríade de conclusões, mas as pessoas não conseguem raciocinar a partir dos fatos (se é que há "fatos"). Muita gente, por exemplo, não relacionou a ausência dos premiados por "melhor filme estrangeiro", no Oscar, à nacionalidade alemã dos mesmos (e ao fato da Alemanha estar contra a guerra). Assim, a maior parte das opiniões apaixonadas deve ser logo descartada, pois, como disse alguém, é de "gente inocente". Tirando o furor inicial, de bombardeios e muito protesto, a guerra promete entrar numa nova fase. Os e-mails denuncistas já estão diminuindo e os combates por terra ameaçam se estender por semanas (como, aliás, o próprio Bush - o maior interessado em que o conflito se encerre - já admitiu). Descontando os habituais lugares-comuns, podemos ainda encontrar alguma sensatez. Como a do sujeito que afirmou textualmente: um dos principais erros desta guerra é achar que ela será "diferente" das outras. Os ataques cirúrgicos, apesar de todo o show pirotécnico, não intimidaram Saddam Hussein - e a coisa se prolongará, inevitavelmente, até o combate homem-a-homem em Bagdá. A "guerra de propaganda", embora exista e influencie a opinião pública, não substitui a guerra tradicional. Os senhores da guerra contra o Iraque querem a rendição do "homem", ou, ao menos, a deposição de seu regime, não importando em quanto esteja o "placar" de vivos ou mortos. É um equívoco, igualmente, pensar que houve um "salto" civilizatório, de um milênio a outro, e de que vamos dispensar o "sangue, suor e lágrimas" de Winston Churchill. Guerra é guerra, e a reedição de alguns dos barbarismos do século XX parece também inevitável. Certos estavam os gregos, que jogavam sobre os deuses a culpa pelos caprichos de seu destino. Dois mil anos se passaram, mas não avançamos nem sequer um passo no entendimento da tragédia.
>>> Choque e pavor não funcionam com Saddam
 
Julio Daio Borges
Editor
Mais Notas Recentes
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Cinema Brasileiro um Balanço dos 5 Anos da Retomada do Cinema Nacional
Vários Autores
Ministério da Cultura
(1999)



Aristóteles - um Ensaio
José Nedel
Unisinos
(2018)



Os Mucker - a Tragédia Histórica do Ferrabrás
Ambrósio Schupp
Martins Livreiro
(1993)



Desenvolvimento de Competencias para Gerentes de Projetos
Márcio Rodrigues Zenker
Elsevier
(2014)



De Eros Y Philia
Mauro Marchese (Coord.)
De la Fuga
(2013)



Os Bravos Anônimos
Frota Aguiar
Cátedra



Mouros Franceses e Judeus três presenças no Brasil
Luís da Câmara Cascudo
Global
(2005)



Kalciferum - Demônios, Bruxas e Vagantes
Andrei Fernandes
Ignis
(2018)



The Art of Computer Programming - Sorting and Searching - Vol. 3
Donald E. Knuth
Addison-wesley
(1973)



O Pequeno Laboratório De Deus
Herminio C. Miranda
3 de Outubro
(2010)





busca | avançada
52882 visitas/dia
1,7 milhão/mês