Blog | Digestivo Cultural

busca | avançada
70460 visitas/dia
2,5 milhões/mês
Mais Recentes
>>> IA 'revive' Carlos Drummond de Andrade em campanha do Rio Memórias
>>> mulheres.gráfica.política
>>> Eudóxia de Barros
>>> 100 anos de Orlando Silveira
>>> Panorama Do Choro
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
>>> Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder
>>> A pulsão Oblómov
Colunistas
Últimos Posts
>>> Pondé mostra sua biblioteca
>>> Daniel Ades sobre o fim de uma era (2025)
>>> Vargas Llosa mostra sua biblioteca
>>> El País homenageia Vargas Llosa
>>> William Waack sobre Vargas Llosa
>>> O Agent Development Kit (ADK) do Google
>>> 'Não poderia ser mais estúpido' (Galloway, Scott)
>>> Scott Galloway sobre as tarifas (2025)
>>> All-In sobre as tarifas
>>> Paul Krugman on tariffs (2025)
Últimos Posts
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Chega de verdade, viva alguns enganos
>>> Dependências
>>> TV pública ou estatal?
>>> A verdade, uma flor e os três cães da vida
>>> O Mundo Nunca Foi Tão Intenso Nem Tão Frágil
>>> Coque, o violeiro de uma mão só
>>> Cupido era o nickname dele
>>> Alameda de água e lava
>>> Churrascaria Ponteio Grill, 30 anos
>>> Como sobreviver ao Divórcio de Ricardo Lísias
Mais Recentes
>>> Tirania da Contingência de E. M. Pastore pela Do Autor (2015)
>>> O Que Faz O Brasil, Brasil? de Roberto Damatta pela Rocco (1986)
>>> Vinland Saga Deluxe Vol. 1 de Makoto Yukimura pela Panini (2025)
>>> X Men, Vol. 27 de Hickman pela Panini Comics (2021)
>>> X Men, Vol. 21 de Hickman pela Panini Comics (2021)
>>> X Men, Vol. 20 de Hickman pela Panini Comics (2021)
>>> X-men, Vol. 19 de Jonathan Hickman pela Panini Comics (2021)
>>> X-men, Vol. 18 de Hickman pela Panini Comics (2021)
>>> X Men, Vol. 17 de Hickman pela Panini Comics (2021)
>>> X Men, Vol. 16 de Hickman pela Panini Comics (2021)
>>> X Men, Vol. 15 de Hickman pela Panini Comics (2021)
>>> X-men, Vol. 14 de Hickman pela Panini Comics (2021)
>>> X-men, Vol. 13 de Hickman pela Panini Comics (2021)
>>> X-men, Vol. 12 de Jonathan Hickman pela Panini (2021)
>>> X-men, Vol. 11 de Hickman pela Panini Comics (2021)
>>> X-men, Vol. 10 de Hickman pela Panini Comics (2021)
>>> X-men. Vol. 09 de Jonathan Hickman pela Panini (2021)
>>> Mao Tsé-Tung: O imperador vermelho de pequim de E Krieg (tradução de Pedro Reis) pela Otto Pierre
>>> X-men, Vol. 08 de Jonathan Hickman pela Panini Comics (2021)
>>> X-men, Vol. 07 de Jonathan Hickman pela Panini (2020)
>>> X-men, Vol. 06 de Jonathan Hickman pela Panini (2020)
>>> X-men, Vol. 5 de Hickman pela Panini Comics (2020)
>>> L'origine et L'évolution de la Vie de A Oparine pela Éditions de La Paix
>>> Só para os fortes de coração de Lex Croucher pela ‎ Verus (2025)
>>> Dream of The Red Chamber de Tsao Hsueh-Chin pela Anchor Books (1989)
BLOG

Quinta-feira, 27/10/2005
Blog
Redação
 
Lembranças do Brasil

GavezDois, de Edgard Costa (porque podcast também é sambão...).

[Comente este Post]

Postado por Julio Daio Borges
27/10/2005 às 09h41

 
Sobre como ferrar a África

O jardineiro fiel e O senhor das armas são dois filmes em cartaz atualmente. Os dois se passam, em parte, na África. Apesar da diferença de tom - o primeiro é dramático, o segundo é sarcástico - ambos são filmes-denúncia sobre o mesmo assunto: a exploração da África por potências mundiais.

Em O senhor das armas, Nicolas Cage representa um americano, traficante que comercializa de pistolas a tanques, responsável pelo abastecimento de ditaduras no continente e, consequentemente, pelos genocídios praticados naquela região.

O jardineiro fiel conta a história de um adido da embaixada britânica no Quênia, cuja esposa foi assassinada por investigar e denunciar experimentos ilegais e cruéis de laboratórios farmacêuticos no país.

Difícil acreditar em coincidências na indústria cultural. O que será então? Interessante é a fala de um dos personagens de O jardineiro fiel, que acaba citando os dois filmes: "os laboratórios farmacêuticos e os traficantes de armas são as formas que o ocidente encontrou para ferrar a África".

[1 Comentário(s)]

Postado por Adriana Baggio
26/10/2005 às 10h27

 
Treehouse

Sometimes your voice is the only thing that can break a stereotype. I know it sounds crazy, but to me it has always been true. I have had so many labels put on me before anyone ever got a chance to know me that I had to make sure to speak up louder than anyone else just to break down certain barriers.

When I started Whitespace, I made sure not to post a picture of myself for a long time because I am not an old, white male. I didn't want to influence the way people saw me without reading what I had to say. I started off as a relative unknown and in the large scale of things I am still an unknown, however blogs gave me a chance to establish myself on a global scale and they give everybody that option.

In no other time in history has this occurred so it really is something special. What I like about the voices we pick for the Network is that when you read them you get a sense of the passion behind the voices. You know what is being said is really what that person feels. They can't hide behind a brand or a company because they are the brand. We are just trying to help these unique voices reach a broader audience by giving them more opportunities to do so.

Paul Scrivens, CEO do tão falado 9rules, em entrevista à nova revista Treehouse (em PDF).

[Comente este Post]

Postado por Julio Daio Borges
26/10/2005 às 08h21

 
Dicas da Semana

O Digestivo Cultural é um site para quem gosta de estar por dentro das novidades no universo da música, literatura, cinema, teatro, gastronomia, televisão, e gosta ainda mais de ler textos bem escritos e de ótimo conteúdo. O Digestivo Cultural é atualizado diariamente, por nomes já conhecidos da web e mídia brasileira e também por novos talentos, com matérias, colunas, artigos e ensaios sobre o melhor da cultura nacional e mundial. Vale a pena conferir.

Deu no Pernambuco.com.

[Comente este Post]

Postado por Julio Daio Borges
25/10/2005 às 17h51

 
Vejam só que festa de arromba

...n'outro dia (19) eu fui parar!

[Comente este Post]

Postado por Julio Daio Borges
24/10/2005 às 10h15

 
Osesp, 22.10

No último sábado, a Osesp repetiu o concerto que havia feito em homenagem a Vladimir Herzog na quinta-feira, dia 20. Em relação ao programa, o nome que aparecia em destaque era o do flautista húngaro András Adorjan, com participação na peça de Felix Mendelssohn. Como os leitores vão notar, esta obra "competiu", no melhor sentido do termo, com a Sinfonia nº4 em dó menor, Op.43, de Dmitri Shostakovich. Em outras palavras, é correto dizer que as duas obras dividiram as atenções do público que, mais uma vez, lotava a Sala São Paulo, com direito à presença de animadas turistas alemãs que estavam ao lado deste repórter. Com todas essas atrações, o concerto começou com a Abertura Heróica, de Andrzej Panufik. E a reação não poderia ter sido menos plural.

Isso porque o ataque inicial desta peça de conturbados seis minutos causou "choque" na platéia. Tal reação era esperada, se se observar que a Abertura, conforme consta no programa do espetáculo, tinha como objetivo de compor uma homenagem patriótica, mas que se tornou uma espécie de protesto em virtude das circunstâncias políticas. O que importa, no entanto, é de que forma isso se materializa: tom marcial, devidamente demarcado pela percussão, chegando, inclusive, a aludir uma espécie de parada militar. De outra parte, o naipe de cordas consegue, a um só tempo, agir e reagir, como se desse a real forma do sentimento, severo, imaginado pelo compositor. A platéia, por sua vez, não deixou de aplaudir, da mesma maneira como ressaltou um certo incômodo em relação ao que ouviu - certamente, uma peça que não está entre as mais tocadas quando se pensa em música de concerto.

Para a Transcrição para Flauta do Concerto para Violino, de Mendelssohn, houve mudanças estruturais. O forro móvel da Sala São Paulo entrou em ação e adequou-se para o solo do flautista András Adorjan. Nesta peça, ao contrário de uma ebulição inicial, ocorreu, sim, uma condução harmoniosa, sempre pontuada pela participação do solista. Com virtuosismo e sem afetação gestual, Adorjan substituiu a força pela leveza, graças a um toque suave, porém bem definido. Cabe destacar o momento em que a orquestra fez pausa e o flautista solou soberano - até as tosses pararam!

Caso terminasse aqui, teríamos, já, um ótimo concerto. Faltava, no entanto, a segunda parte. Então, depois do intervalo, os espectadores foram tomados de assalto pela veemência da obra de Dmitri Shostakovich. De fato, contrastando com a peça executada antes do intervalo, aqui a Osesp se fez notar tanto pela formação - voltaram boa parte dos instrumentos, com direito a duas harpas e a percussão - como pela sonoridade que passava por todos os naipes, das cordas aos metais. Nesse sentido, era a orquestra o principal elemento. Curiosamente, o público ficou impressionado, para o bem e para o mal. Com o andar dos movimentos, alguns deixaram a Sala, talvez incomodados pelo que ouviram. Esta presença sonora é, sem dúvida, acentuada pela duração da pela - pouco mais de uma hora - com movimentos circulares que remontam, sempre, a temas-chave. No final, a platéia que aguardou até a última nota (que, singular, se fazia notar graças ao silêncio do conjunto) aplaudiu calorosamente a orquestra, como que fazendo as vezes daqueles que já tinham ido embora.

[Comente este Post]

Postado por Fabio Silvestre Cardoso
24/10/2005 às 10h10

 
The Search

The Search: how Google and its rivals rewrote the rules of business and transformed our culture, de John Battelle (porque o meu chegou ontem...).

[Comente este Post]

Postado por Julio Daio Borges
24/10/2005 às 09h42

 
Futuro

"O passado é o que o homem não deveria ter sido. O presente é o que o homem não deve ser. O futuro é o que os artistas são."

Citação de Oscar Wilde, que a Paola Fonseca, do Silêncios & Palavras, relaciona a nós...

[Comente este Post]

Postado por Julio Daio Borges
21/10/2005 às 08h51

 
O LEM e a LPB

O que eu vou dizer agora pode soar antipático, mas basta ter os pés no chão e uma mínima noção da realidade para ver que é a pura verdade: se um dia o Brasil se tornar uma nação de leitores, como todos nós sonhamos, não será de leitores de Machado de Assis e Guimarães Rosa. Essas serão, na melhor das hipóteses, leituras eventuais para a maioria. A leitura do dia-a-dia será outra e cada um vai escolher o que lhe agrada mais. A decisão sobre o que ler é pessoal e deve ser respeitada. Assim como não se come caviar e lagosta todos os dias, na literatura um pouco de arroz com feijão não faria mal nenhum.

Luis Eduardo Matta, que lança novo livro logo mais, em entrevista a Dudu Oliva (porque ele, Dudu, me venceu...).

[Comente este Post]

Postado por Julio Daio Borges
20/10/2005 às 10h54

 
Festa!

É hoje (caso você tenha esquecido...).

[Comente este Post]

Postado por Julio Daio Borges
19/10/2005 à 00h00

Mais Posts >>>

Julio Daio Borges
Editor

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Microbiologia de Davis Imunologia Volume 2
Herman N. Eisen
Harbra
(1979)



Visão, Valores e Missão Orgazicional
Cynthia D Scott
Qualitymark
(1998)



Aprendendo Brincando Conhecendo - temas transversais, lingua portuguesa...
Dcl
Dcl
(2013)



Operação Araguaia
Taís Morais
Geração Editorial
(2005)



Do Espirito Das Leis
Montesquieu
Martin Claret
(2010)



Livro A Farsa
Christopher Reich
Sextante
(2008)



Grace: A Princesa de Mônaco
Jeffrey Robinson
LeYa
(2014)



A Igreja e a Democracia Cristã (revista Concilium/213 - 1987 -5)
G. Baum; J. Coleman; P. Richard; W. Dirks
Vozes
(1987)



Iron House
John Hart
Thomas Dunne Books
(2011)



Conecte - Território e Sociedade 1 - Primeira Parte
Elian Alabi Lucci e outros
Saraiva
(2011)





busca | avançada
70460 visitas/dia
2,5 milhões/mês