Programas infantis na TV | Digestivo Cultural

busca | avançada
44126 visitas/dia
1,7 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Teatro do Incêndio e Colmeia Produções convidam o público a partilhar saberes no ciclo Incêndios da
>>> ZÉLIO. Imagens e figuras imaginadas
>>> Galeria Provisória de Anderson Thives, chega ao Via Parque, na Barra da Tijuca
>>> Farol Santander convida o público a uma jornada sensorial pela natureza na mostra Floresta Utópica
>>> Projeto social busca apoio para manter acesso gratuito ao cinema nacional em regiões rurais de Minas
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> A dobra do sentido, a poesia de Montserrat Rodés
>>> Literatura e caricatura promovendo encontros
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
Colunistas
Últimos Posts
>>> O coach de Sam Altman, da OpenAI
>>> Andrej Karpathy na AI Startup School (2025)
>>> Uma história da OpenAI (2025)
>>> Sallouti e a história do BTG (2025)
>>> Ilya Sutskever na Universidade de Toronto
>>> Vibe Coding, um guia da Y Combinator
>>> Microsoft Build 2025
>>> Claude Code by Boris Cherny
>>> Behind the Tech com Sam Altman (2019)
>>> Sergey Brin, do Google, no All-In
Últimos Posts
>>> Política, soft power e jazz
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Aproximações políticas, ontem e hoje
>>> Surf em cima do muro
>>> E não sobrou nenhum (o caso dos dez negrinhos)
>>> Semana da Canção Brasileira
>>> Cartas@de.papel
>>> 24 Horas: os medos e a fragilidade da América
>>> Ai de ti, 1958
>>> Cultura, técnica e uma boa idéia
>>> Aqui você encontra?
>>> Desvirtualização no Itaú Cultural
Mais Recentes
>>> O tarô zen, de Osho de Osho pela Antier (2022)
>>> O Catador de Pensamentos de Monika Feth pela Brinque Book (2013)
>>> Educação Excepcional Manual para Professores de Ottilia Braga Antipoff pela Pestalozzi (1983)
>>> O Cemitério Dos Anões Livro 2 de Marcos Mota pela (2017)
>>> O Poder do Agora de Eckhart Tolle pela Sextante (2000)
>>> Codigo Penal Para Concursos Sanches de Rogerio Sanches Cunha pela Juspodivm (2022)
>>> Os Três Lobinhos e o Porco Mau de Eugene Trivizas e Helen Oxenbury pela Brinque Book (2010)
>>> 50 Gershwin Classics - Piano / Vocal de George Gershwin pela Warner Bros (1989)
>>> As Sete Leis Espirituais Da Ioga de Deepak Chopra pela Rocco (2008)
>>> Ozzy - O Menino da Cabeça Erguida de Anna Padilha Moura pela Quatro Ventos (2024)
>>> Frank Sinatra Songbook de Frank Sinatra pela Warner Bros (1989)
>>> Uma aventura de Asterix o gaules - O adivinho de Uderzo - Goscinny pela Record (1985)
>>> Autobiografia De Um Iogue de Paramahansa Yogananda pela Self-realization Fellowship (2016)
>>> Para minha amada Julieta de Natália Soares pela Literíssima (2024)
>>> A Corrosão Do Caráter de Richard Sennett pela Record (2012)
>>> Bíblia Sagrada - Show da Fé, Edição Comemorativa de Sociedade Bíblica do Brasil pela Sociedade Bíblica do Brasil (2006)
>>> Anjo Da Morte de Pedro Bandeira pela Moderna (2001)
>>> Manual de processo penal de Fernando da costa tourinho filho pela Saraiva (2013)
>>> Pocesso penal de Fernando da costa tourinho filho pela Saraiva (2000)
>>> Direito e processo do trabalho de Estêvão mallet,vários autores pela Ltr (1996)
>>> Processo penal de Fernando da costa tourinho filho pela Saraiva (1990)
>>> Código penal de Juarez de oliveira pela Saraiva (1993)
>>> Código comercial de Antonio luiz de toledo pinto pela Saraiva (2005)
>>> Código comercial de Antonio luiz de toledo pinto pela Saraiva (2004)
>>> Clínica médica medicamentos e rotinas médicas de Ênio roberto pietra pedroso,reynaldo gomes de oliveira pela Blackbook (2007)
BLOG >>> Posts

Terça-feira, 9/1/2007
Programas infantis na TV
+ de 5400 Acessos
+ 1 Comentário(s)

Nas férias, a programação da tevê aberta se modifica completamente. Os filmes da Sessão da Tarde deixam de ser Curtindo a vida adoidado e passam a desenhos animados e a produções da Xuxa. Quem tem criança em casa sabe do que estou falando. As escolinhas oferecem colônias de férias, mas grande parte dos pais precisa dar conta dos guris na sala do apartamento. Depois dos presentes de Natal, isso fica apenas mais bagunçado.

Estou falando em tevê aberta por dois motivos: porque é dela que fala a maior parte da população brasileira e porque eu não pago tevê a cabo. Então vou mencionar apenas a programação que está disponível a todos.

Na Globo, a infância fica mais assistida pela manhã, mas a Xuxa poderia ter se aposentado numa boa, faz tempo. O que sobra com um pouco mais de qualidade é o Sítio do Picapau Amarelo, com a nova roupagem. A Sessão da Tarde faz revisão das produções da própria Globo ou da Disney.

As tevês públicas educativas têm a melhor oferta, disparado. Pela manhã, os desenhos animados em ritmo de quintal de casa (sem pancadaria ou sacanagem) vêm aos borbotões. Alguns são meio lisérgicos, mas valem pela narrativa. Clifford é um cachorro vermelho gigante, que mora numa ilha e tem amigos cães e humanos; Os Sete Monstrinhos são filhos de uma bruxa e dão lições de colaboração e convívio com a diferença; Timothy vai à Escola trata do convívio em um ambiente escolar muito bacana (os personagens pricipais são guaxinins); Harry e o Balde de Dinossauros é uma viagem muito doida entre um menino (o Harry) e os dinos de brinquedo dele, que ficam "de verdade" de vez em quando; Os amigos de Miss Spider é uma animação com insetos e aracnídeos (meu irmão biólogo insiste nisso e morre de raiva dos jornais: aranha não é inseto).

Com gente, há clipes do Palavra Cantada, o Baú de Histórias (em que dois atores e músicos contam boas narrativas), os bonecos do Cocoricó (fantástica narrativa feita com bonecos de espuma) e a trilha sonora do Hélio Ziskind.

Em Minas Gerais, a programação apresenta o Dango Balango, que não consegue segurar a atenção de crianças por muito tempo. Apesar da produção bem-intencionada, com uma equipe bacana (Giramundo, poetas conhecidos, hora do conto, externas com crianças na rua e trilha do Grivo), tem um clima soturno, de terror, escuro e esquisito que não parece ter sido feita com astral para crianças. Talvez a família Adams curtisse.

Aos sábados, passa uma coisa estranha, mas interessante, chamada Jay Jay, o Jatinho, uma animação em que os personagens são aviões e teco-tecos. Grande parte dos desenhos e dos programas com pessoas são importados do Canadá ou da Itália, até do Japão (como é o caso do Pitágoras, programa em que os japas dançam e ensinam coisas científicas). Há também os irmãos Kratt apresentando o Zoboo Mafoo, uma conexão animal narrada por um lêmure e dois caras engraçadinhos. O Pitágoras é apresentado pelo Senhor Enciclopédia e pelo Tevê Cão. Coisa mais estranha, mas depois a gente se acostuma.

Entre os programas nacionais, além de Minas, grande parte da boa produção é feita em São Paulo ou no Rio de Janeiro, o óbvio. Acredito que estejamos perdendo muita coisa legal que deve estar rolando em outros cantos do país.

A dica é a seguinte: a tevê pública ainda bate de 10 a 0 em qualquer coisa feita pela tevê comercial aberta. Isso deve se aplicar a grande parte da tevê paga também, convenhamos.


Postado por Ana Elisa Ribeiro
Em 9/1/2007 às 15h47

Quem leu este, também leu esse(s):
01. From One Second To The Next de Julio Daio Borges
02. A Apple no negócio do Google de Julio Daio Borges
03. Internet e ideias de Julio Daio Borges
04. Ela vem chegando... de Julio Daio Borges


Mais Ana Elisa Ribeiro no Blog
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
16/1/2007
09h41min
Paragens! Bom texto, boa análise. E realmente a TV Pública apresenta programações infantis que, além de educar, não promovem a violência e a pancadaria. Apresenta personagens e histórias com roteiro voltado para as prianças.
[Leia outros Comentários de Marcelo Telles]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Itaipu: Integração Em Concreto Ou uma Pedra no Caminho
Tão Gomes Pinto
Amarilys
(2009)



Curso Completo del Pianista de C Czerny (encadernado)
Prof Enrique Germer
Wilhelm Hansei
(1916)



Pequeños Bocados
Jennifer Joyce
Ed Blume
(2008)



Manual do Rodoviário 2ª edição.
Fetranspor
Fetranspor
(1994)



Livro Rico de Verdade
Roberto Adami Tranjan
Gente
(2008)



Paulo Emílio no paraíso
José Inácio de Melo Souza
Record
(2002)



Pensamento Selecionados
B. Calheiros Bomfim
Destaque
(1993)



Acqua Toffana
Patrícia Melo
Rocco
(2009)



Qualidade De Vida E Condições Crônicas No Meio Do Mundo
Francineide Pereira Silva Da Pena
Appris
(2019)
+ frete grátis



Crossroads
Fúrio Lonza
34
(2011)





busca | avançada
44126 visitas/dia
1,7 milhão/mês