O fim das mídias físicas | Digestivo Cultural

busca | avançada
70751 visitas/dia
1,7 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Festival exibe curtas-metragens online com acesso livre
>>> Lançamento do thriller psicológico “ A Oitava Garota ”, de Willian Bezerra
>>> Maurício Einhorn celebra os 45 anos do seu primeiro álbum com show no Blue Note Rio, em Copacabana
>>> Vera Holtz abre programação de julho do Teatro Nova Iguaçu Petrobras com a premiada peça “Ficções”
>>> “As Artimanhas de Molière” volta aos palcos na Cidade das Artes (RJ)
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Literatura e caricatura promovendo encontros
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
Colunistas
Últimos Posts
>>> O coach de Sam Altman, da OpenAI
>>> Andrej Karpathy na AI Startup School (2025)
>>> Uma história da OpenAI (2025)
>>> Sallouti e a história do BTG (2025)
>>> Ilya Sutskever na Universidade de Toronto
>>> Vibe Coding, um guia da Y Combinator
>>> Microsoft Build 2025
>>> Claude Code by Boris Cherny
>>> Behind the Tech com Sam Altman (2019)
>>> Sergey Brin, do Google, no All-In
Últimos Posts
>>> Política, soft power e jazz
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Das coisas que você detesta
>>> 21 de Junho #digestivo10anos
>>> 3 Alexandres
>>> Blogueiros vs. Jornalistas? ROTFLOL (-:>
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> O poeta, de Vinicius de Moraes
>>> Crítica à arte contemporânea
>>> Pecados, demônios e tentações em Chaves
>>> Satã, uma biografia
>>> Críticos em extinção?
Mais Recentes
>>> História Do medicamento de História Do Medicamento pela Glaxo (1987)
>>> Química - Coleção Horizontes (Acompanha Tabela) de Magno Urbano De Macedo pela Ibep
>>> 365 Histórias Para Dormir + 1 Livro Infantil De Brinde de Vários Autores pela Dcl (2019)
>>> Folclorices De Brincar + 1 Livro De Brinde de Mercia Maria Leitao pela Editora Do Brasil (2009)
>>> Meu Livrinho Dos Porquês - Por Que Dormimos? + 1 Livro De Brinde de Katie Daynes pela Usborne (2018)
>>> Nos Bastidores da Disney Os Segredos do Sucesso Da Mais Poderosa Empresa de Diversões do Mundo de Tom Connellan pela Saraiva (2010)
>>> Comunicação Global A Mágica da Influência A Neurolinguística Aplicada à Comunicação de Lair Ribeiro pela Objetiva (1993)
>>> O Poeta E O Cavaleiro de Pedro Bandeira pela Moderna (2013)
>>> Em Algum Lugar Do Paraiso de Luis Fernando pela Objetiva (2011)
>>> Infinito - Os Imortais de Alyson Noël pela Intrínseca (2013)
>>> Para Sempre - Os Imortais de Alyson Noel pela Intrinseca (2009)
>>> Terra De Sombras - Portugues Brasil de Alyson Noel pela Intrínseca (2013)
>>> Lua Azul - Os Imortais - Portugues Brasil de Alyson Noel pela Intrínseca (2013)
>>> Calhoun: Catherine & Amanda - Vol. 1 de Nora Roberts pela Harlequin Books (2010)
>>> A Máquina De Fazer Espanhóis de Valter Hugo Mãe pela Biblioteca Azul (2016)
>>> Lembranças De Nós Dois de Judith Mcnaught pela Bertrand Brasil (2023)
>>> Crônicas De Repórter de Pedro Bial pela Objetiva (1996)
>>> Lula E Minha Anta de Diogo Mainardi pela Record (2007)
>>> Em Busca da Sabedoria de N. Sri Ram pela Teosófica (2020)
>>> A Cabeca De Steve Jobs As Licoes Do Lider Da Empresa Mais Revolucionaria Do Mundo de Leander Kahney pela Agir (2008)
>>> Nosso Jogo de John Le Carré pela Record (1996)
>>> A Grande Esperança Viva Com a Certeza de Que Tudo Vai Terminar Bem de Ellen G. White pela Casa Publicadora Brasileira (2011)
>>> Senhora Do Jogo - Mistress Of The Game de Sidney Sheldon pela Record (2007)
>>> O Regresso de Michael Punke pela Intrínseca (2016)
>>> The Casual Vacancy de J.K Rowling pela Wentworth Press (2012)
BLOG >>> Posts

Quinta-feira, 27/11/2008
O fim das mídias físicas
+ de 5200 Acessos
+ 4 Comentário(s)

Steve Rubel, especialista em marketing digital, com 15 anos de experiência, acaba de fazer uma aposta no seu blog, o Micro Persuasion.

Steve deixou registrado, há pouco mais de dez dias, que, por volta de 2014 (daqui a seis anos portanto; eu acho que poderia ter sido cinco...), todas as formas de mídia "tangíveis" (que se possam tocar, digamos assim) estarão extintas ou em franco declínio nos Estados Unidos.

Ele não fala apenas de jornais ― hoje, uma previsão fácil de se fazer ― nem de revistas, mas, sim, de livros (Kindle 2 e afins), DVDs (oi e tchau, Blu-ray), software empacotado (estilo Microsoft) e até jogos de videogame (adeus, cartuchos, CDs, DVDs etc.).

Rubel se baseia em algumas notícias recentes... Os ebooks estão mesmo chegando ao iPhone. A mesma Microsoft, que sempre empacotou software, acaba de abrir uma loja on-line. A Apple já começou a bater recordes de venda de games para iPod Touch e iPhone (de novo). Até a Oprah (algo como a Hebe de lá) provocou um "dilúvio" em matéria de acessos, na Amazon, assim que endossou o Kindle 1... A Netflix (algo como a ex-locadora Blockbuster da internet) vai colocar todo o seu catálogo de filmes igualmente on-line. E até o vetusto Christian Science Monitor vai deixar de ser impresso diariamente.

Se alguém precisa de mais alguma prova de que a profecia de Steve Rubel se realizará, ele pergunta ao leitor: "Quando foi a última vez que você comprou um CD?". Pois é... Exatamente. Para ele, a última vez foi em 2003. Steve não compra um jornal impresso há dois anos e cancelou sua última assinatura "de papel" neste mês. "Agora, sou 100% media green".

E no Brasil? Rubel reconhece que, em outros países, pode demorar mais, porém não há como negar que se trata de um fenômeno global... Para encerrar, Steve pediu a seus leitores que votassem numa data, de quando a profecia efetivamente se cumpriria. 34% deles chamou Steve Rubel de "louco", mas os outros 63% só jogaram a profecia mais para frente no tempo...


Postado por Julio Daio Borges
Em 27/11/2008 às 08h41

Quem leu este, também leu esse(s):
01. Palestra: Marco Antônio Villa de Julio Daio Borges
02. O ensaio no Clube de Leitura de Eugenia Zerbini
03. 4 de Julho #digestivo10anos de Julio Daio Borges
04. 27 de Junho #digestivo10anos de Julio Daio Borges
05. 8 de Novembro #digestivo10anos de Julio Daio Borges


Mais Julio Daio Borges no Blog
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
27/11/2008
12h06min
Todas estas profecias de extinção das mídias físicas rolam há anos. É claro que no caso dos CDS isto é mais fácil de prever... Porém jornais, revistas e livros (os últimos, em especial) ainda sobreviverão por muito tempo. Apenas por serem uma fonte de informação totalmente diferente de qualquer coisa virtual... Pouquissima gente suporta ler livros na tela do computador, no seu smartphone, etc., e isso é algo que praticamente não muda, por ser simplesmente cansativo. Além de constituir outro tipo de experiência. É claro que as mídias virtuais e on-line crescerão exponencialmente nos próximos anos, não precisa ser nenhum especialista pra se dar conta disso. Mas o apocalipse do que é "físico" ainda vai demorar muito... As pessoas gostam de ter coisas, tatear coisas, colocar na estante, na prateleira... Enfim, há N questões. Abraço
[Leia outros Comentários de Maurício]
28/11/2008
18h54min
Concordo com o Maurício quando ele fala da experiência do contato físico - pelo menos com mídias impressas. Até porque o contato com o computador, pelo menos pra mim, se relaciona mais com o trabalho do que com diversão. Pegar um livro para ler, folhear uma revista, escrever uma dedicatória, apesar de parecer romancear demais, não são hábitos que se perdem facilmente. Até porque são eles que nos fazem mais humanos.
[Leia outros Comentários de Laíza]
3/12/2008
17h41min
Eu julgo serem os e-books e a vasta informação na cultura e em todas as áreas, disponível para todas as pessoas que se interessem, muito inovadores e maneiras ou uma formas de se democratizar a cultura para quem tem menos acesso ao dinheiro. Isso é um lugar totalmente conquistado e em forte expansão. Mas ler um livro tem um "ritual" que é impossível de se concretizar de igual forma na internet. O que não quer dizer, segundo a minha opinião, que não tenha já conquistado um novo tipo de leitor (a leitura na internet). Algo que é diferente de escolher, abrir e ler um livro. Uma coisa não rouba espaço da outra, pois são diferentes. O que poderá acontecer é a tendência ir oscilando entre uma escolha e outra, mas para já não acredito no desaparecimento quase total ou total do objecto livro.
[Leia outros Comentários de Luisa Mira]
5/12/2008
07h57min
Eu ainda compro livros e CDs, gosto do contato físico com eles e gosto da visão deles na minha prateleira... mas confesso que ando com medo de ficar parecida com o Durval, que tinha uma loja de vinil e se recusava a vender CDs, não acreditando que os vinis não seriam mais fabricados...
[Leia outros Comentários de Carolina Costa ]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Interagindo Com Ciências 5º Ano 4ª Série
Denise Cristina Bigaiski
Do Brasil
(2008)



Os Grãos-capitães
Jorge de Sena
Edições 70
(2006)



Dueto Osho
Osho
Cultrix
(2024)



50 Coisas Que Você Pode Fazer para Combater a Alergia
Wendy Green
Larousse
(2011)



La communication orale
R charles*c williane
Nathan
(2004)



O Grande Mentecapto
Fernando Sabino
Record
(2009)



Bernardete A. Gatti - Educadora e Pesquisadora
Walter E. Garcia
Autêntica
(2011)



Cartas de John Lennon
Hunter Davies
Planeta
(2012)



Danca Da Morte
Douglas Preston
Record
(2011)



The Knights Tale
Chaucers Canterbury Tales
Macmillan and Co. Limited
(1935)





busca | avançada
70751 visitas/dia
1,7 milhão/mês