| Mais Recentes >>> Alice No Pais Da Mentira de Pedro Bandeira pela Atica (2005) >>> Vamos Brincar De Roda de Palavra Cantada pela Caramelo (2009) >>> Navegando Com O Sucesso de Vilfredo Schürmann pela Sextante (2009) >>> O Mercador De Veneza de William Shakespeare pela Lacerda (1999) >>> A Culpa E Das Estrelas - Capa do Filme de John Green pela Intrinseca (2014) >>> Crônicas De Um País Bem Grande de Bill Bryson pela Companhia Das Letras (2001) >>> O Pensamento Vivo de Maquiavel de Conde Carlo Sforza pela Livraria Martins (1975) >>> Cultura, Substantivo Plural - Ciência Política, História, Filosofia, Antropologia, Artes, Literatura de Luiz Costa Lima pela 34 (1996) >>> Crescendo - Hush, Hush - Vol. 2 de Becca Fitzpatrick pela Intrinseca (2011) >>> Cuba - Guia Visual Folha De São Paulo de Folha De São Paulo pela Publifolha (2010) >>> Cruz das Almas de Donald Pierson pela Jose Olympio (1966) >>> Leonardo Da Vinci de Walter Isaacson pela Intrínseca (2017) >>> Elon Musk de Ashlee Vance pela Intrinseca (2015) >>> A Volta ao Mundo em 80 dias de Júlio Verne de Dauvillier - Soleilhac - Jouvray pela Salamandra (2012) >>> Pinóquio de Winshluss pela Globo (2012) >>> Noites Do Sertão de João Guimarães Rosa pela Nova Fronteira (2016) >>> Literatura Portuguesa (Ensino médio) de William Cereja, thereza Cochar pela Atual (2009) >>> Trabalhando Com A Inteligência Emocional de Daniel Goleman pela Objetiva (2001) >>> Coleção com 3 livros: Pai Rico Pai Pobre + O Negócio Do Século XXI + Os Segredos Da Mente Milionária de Robert Toru Kiyosaki, T. Harv Eker pela Campus Elsevier, Sextante >>> Reconstruindo Lênin. Uma Biografia Intelectual de Tamás Krausz pela Boitempo (2017) >>> A Sociedade Punitiva de Michel Foucault pela Folha de S. Paulo (2021) >>> Cafe Da Manha Dos Campeões de Kurt Vonnegut pela Intrínseca (2019) >>> Ladinos E Crioulos de Edison Carneiro pela Folha de São Paulo (2021) >>> Leonardo Da Vinci de Walter Isaacson pela Intrínseca (2017) >>> A Razão Africana - Breve História Do Pensamento Africano Contemporâneo de Muryatan S. Barbosa pela Todavia (2020)
|
|
BLOG
>>> Posts
Segunda-feira,
13/1/2003
O webjornalismo agradece II
+ de 2700 Acessos

Trata-se de um dos estudos mais abrangentes sobre jornalismo na internet, citando o Digestivo Cultural. Eu havia mencionado uma parte, mas descobri que há mais, muito mais. Cada parágrafo abaixo se refere a um texto completo, assinado por Mismana Militão (da UFBA). Embora contenha erros (que pretendo retificar), segue como um reconhecimento importante:
A vez do leitor - Quando entra no Digestivo Cultural, o internauta participativo nem reclama do "pop up". (...) A atualização é quase imediata. Há um indicativo do número de acessos/ dia e quantos estão na página. Com a iniciativa, os processos interativos são valorizados. (...) Para fazer o leitor aparecer junto com o material do site, existem ainda os fóruns para os textos que receberam maior repercussão. Os comentários referentes aos colunistas e ensaístas do site são postos logo abaixo de cada texto. E o internauta, é claro, responde à altura.
Memória circular - O Digestivo Cultural traz os links de memória disponíveis ao final do texto atualizado de cada seção. Se alguém quer conhecer a proposta da página, pode encontrar junto com o texto atual os principais editoriais publicados e entender a política do site como um todo. (...) No Digestivo, é fácil achar qualquer arquivo anterior bem na página principal. Junto com o espaço de cada seção está um caixa de opção que funciona como uma busca específica dando os títulos dos textos já publicados. (...) O recurso da memória também é responsável por reformulações de posicionamento do conteúdo. No Digestivo, os textos mais frequentados ganham destaque na primeira página com todos os comentários que conseguiu atrair e se transformam em fóruns de discussão.
Elevado à potência - A arquitetura do Digestivo Cultural, estruturada em links coerentes soube potencializar a navegação em todo o material produzido. A informação circula por entre as Notas, Colunas, Ensaios, Especiais, Editoriais, aproveitando os pontos de referência que os textos e seções têm em comum. Após as análises sobre os mais diferentes produtos culturais, há links para os sites oficiais de cantores, filmes, apresentações, exposições e coisas do gênero.
Mercado de Trabalho - O Digestivo Cultural (...) estabelece a produção numa dinâmica profissional. Divulga periodicamente releases sobre a estrutura e boa repercussão do conteúdo que oferece. O objetivo é atrair parceiros e patrocinadores. A repercussão do site na mídia oficial é apresentada como sinal de prestígio. (...) Ser jornalista formado não é exigência. No Digestivo Cultural boa parte dos redatores são profissionais bem sucedidos em outras áreas como médicos, advogados e engenheiros.
Postado por Julio Daio Borges
Em
13/1/2003 às 17h47
Quem leu este, também leu esse(s):
01.
Brasil atualmente é espécie de experimento social de Julio Daio Borges
02.
13 de Setembro #digestivo10anos de Julio Daio Borges
03.
22 de Outubro #digestivo10anos de Julio Daio Borges
04.
Montana, blog de Julio Daio Borges
05.
And music is the best de Julio Daio Borges
* esta seção é livre, não refletindo
necessariamente a opinião do site
|
|
|
|