| Mais Recentes >>> Alice No Pais Da Mentira de Pedro Bandeira pela Atica (2005) >>> Vamos Brincar De Roda de Palavra Cantada pela Caramelo (2009) >>> Navegando Com O Sucesso de Vilfredo Schürmann pela Sextante (2009) >>> O Mercador De Veneza de William Shakespeare pela Lacerda (1999) >>> A Culpa E Das Estrelas - Capa do Filme de John Green pela Intrinseca (2014) >>> Crônicas De Um País Bem Grande de Bill Bryson pela Companhia Das Letras (2001) >>> O Pensamento Vivo de Maquiavel de Conde Carlo Sforza pela Livraria Martins (1975) >>> Cultura, Substantivo Plural - Ciência Política, História, Filosofia, Antropologia, Artes, Literatura de Luiz Costa Lima pela 34 (1996) >>> Crescendo - Hush, Hush - Vol. 2 de Becca Fitzpatrick pela Intrinseca (2011) >>> Cuba - Guia Visual Folha De São Paulo de Folha De São Paulo pela Publifolha (2010) >>> Cruz das Almas de Donald Pierson pela Jose Olympio (1966) >>> Leonardo Da Vinci de Walter Isaacson pela Intrínseca (2017) >>> Elon Musk de Ashlee Vance pela Intrinseca (2015) >>> A Volta ao Mundo em 80 dias de Júlio Verne de Dauvillier - Soleilhac - Jouvray pela Salamandra (2012) >>> Pinóquio de Winshluss pela Globo (2012) >>> Noites Do Sertão de João Guimarães Rosa pela Nova Fronteira (2016) >>> Literatura Portuguesa (Ensino médio) de William Cereja, thereza Cochar pela Atual (2009) >>> Trabalhando Com A Inteligência Emocional de Daniel Goleman pela Objetiva (2001) >>> Coleção com 3 livros: Pai Rico Pai Pobre + O Negócio Do Século XXI + Os Segredos Da Mente Milionária de Robert Toru Kiyosaki, T. Harv Eker pela Campus Elsevier, Sextante >>> Reconstruindo Lênin. Uma Biografia Intelectual de Tamás Krausz pela Boitempo (2017) >>> A Sociedade Punitiva de Michel Foucault pela Folha de S. Paulo (2021) >>> Cafe Da Manha Dos Campeões de Kurt Vonnegut pela Intrínseca (2019) >>> Ladinos E Crioulos de Edison Carneiro pela Folha de São Paulo (2021) >>> Leonardo Da Vinci de Walter Isaacson pela Intrínseca (2017) >>> A Razão Africana - Breve História Do Pensamento Africano Contemporâneo de Muryatan S. Barbosa pela Todavia (2020)
|
|
BLOG
>>> Posts
Domingo,
23/6/2013
Gabeira sobre os protestos
+ de 2100 Acessos
O discurso de Dilma Rousseff é facilmente desmontável. Não deviam colocá-la diante do teleprompter para ler aquilo.
É impossível demonstrar o que disse: não há dinheiro público nos gastos da Copa. Ela vai passar dias na televisão sem demonstrar isto.
Dilma acenou para receber os líderes, o que mostra como ela não está entendendo o movimento: não há líderes nem as pessoas que estão nas ruas querem líderes, porque se sentem líderes de si próprias.
* * *
É falso a noticia de que vai lançar um plano para a mobilidade urbana. Na verdade, já lançou há algum tempo um PAC destinado a isto.
Ela passou o tempo estimulando a compra de carros, reduzindo impostos e prolongando as prestações. Este é um modelo falido.
É muito tarde para falar em plano de mobilidade urbana sem reconhecer esta realidade e sem compreender como, através de sua política, ela degradou a mobilidade urbana.
* * *
É contraditório falar da lei de acesso as informações oficiais e, simultaneamente proibir a divulgações dos dados de suas viagens oficiais ao exterior.
E falar em reforma política é apenas a maneira de empurrar com a barriga.
Uma reforma política será feita no Brasil com pressão constante das ruas e participação maciça, através da rede.
* * *
Achei a Dilma um pouco perdida, aliás já tinha dito(...)
Ela precisava entender o momento das ruas e dizer com clareza que estava equivocada, que o Brasil não é aquele país que ela descrevia.
* * *
A falência dos partidos, o combate à corrupção e a maneira mais racional de usar o dinheiro público para melhorar os serviços, todos são temas que devem se desdobrar no tempo.
É um momento singular de manifestações populares no Brasil moderno. Há uma cisão entre os que conduziram o processo desde o fim da ditadura e os que hoje estão na rua pedindo uma democracia mais real.
É preciso retomar o fio da meada, aprofundar a democracia. Como fazer isso, com que interlocutores, tudo isso acabará sendo respondido no caminho.
* * *
Com esse sistema político existente é quase impossível haver cooperação produtiva entre o Brasil que está nas ruas e o parlamento.
Será preciso mudar, com a pressão de baixo para cima, as regras do jogo e encontrar uma forma de convivência política que as pessoas respeitem.
Todos os que conhecem o Brasil, sabem que existe não só aqui como em todo lugar do mundo, a chamada maioria silenciosa.
* * *
Será preciso muita paciência e participação atenta para que se consiga avançar.
O dado novo é que os brasileiros acordaram e essa nova força realmente pode impulsionar um novo momento histórico no país.
Gabeira, em "Navegação na neblina"
Postado por Julio Daio Borges
Em
23/6/2013 às 22h02
Quem leu este, também leu esse(s):
01.
O encontro de Asato e Miller em Viva la Vida de Julio Daio Borges
02.
Eugênio Christi de Julio Daio Borges
03.
iPhone no dia 29 de junho de Julio Daio Borges
04.
Padox + Pontedera de Guilherme Conte
* esta seção é livre, não refletindo
necessariamente a opinião do site
|
|
|
|