| Mais Recentes >>> Alice No Pais Da Mentira de Pedro Bandeira pela Atica (2005) >>> Vamos Brincar De Roda de Palavra Cantada pela Caramelo (2009) >>> Navegando Com O Sucesso de Vilfredo Schürmann pela Sextante (2009) >>> O Mercador De Veneza de William Shakespeare pela Lacerda (1999) >>> A Culpa E Das Estrelas - Capa do Filme de John Green pela Intrinseca (2014) >>> Crônicas De Um País Bem Grande de Bill Bryson pela Companhia Das Letras (2001) >>> O Pensamento Vivo de Maquiavel de Conde Carlo Sforza pela Livraria Martins (1975) >>> Cultura, Substantivo Plural - Ciência Política, História, Filosofia, Antropologia, Artes, Literatura de Luiz Costa Lima pela 34 (1996) >>> Crescendo - Hush, Hush - Vol. 2 de Becca Fitzpatrick pela Intrinseca (2011) >>> Cuba - Guia Visual Folha De São Paulo de Folha De São Paulo pela Publifolha (2010) >>> Cruz das Almas de Donald Pierson pela Jose Olympio (1966) >>> Leonardo Da Vinci de Walter Isaacson pela Intrínseca (2017) >>> Elon Musk de Ashlee Vance pela Intrinseca (2015) >>> A Volta ao Mundo em 80 dias de Júlio Verne de Dauvillier - Soleilhac - Jouvray pela Salamandra (2012) >>> Pinóquio de Winshluss pela Globo (2012) >>> Noites Do Sertão de João Guimarães Rosa pela Nova Fronteira (2016) >>> Literatura Portuguesa (Ensino médio) de William Cereja, thereza Cochar pela Atual (2009) >>> Trabalhando Com A Inteligência Emocional de Daniel Goleman pela Objetiva (2001) >>> Coleção com 3 livros: Pai Rico Pai Pobre + O Negócio Do Século XXI + Os Segredos Da Mente Milionária de Robert Toru Kiyosaki, T. Harv Eker pela Campus Elsevier, Sextante >>> Reconstruindo Lênin. Uma Biografia Intelectual de Tamás Krausz pela Boitempo (2017) >>> A Sociedade Punitiva de Michel Foucault pela Folha de S. Paulo (2021) >>> Cafe Da Manha Dos Campeões de Kurt Vonnegut pela Intrínseca (2019) >>> Ladinos E Crioulos de Edison Carneiro pela Folha de São Paulo (2021) >>> Leonardo Da Vinci de Walter Isaacson pela Intrínseca (2017) >>> A Razão Africana - Breve História Do Pensamento Africano Contemporâneo de Muryatan S. Barbosa pela Todavia (2020)
|
|
BLOG
>>> Posts
Sexta-feira,
24/1/2014
O outro Carpeaux
+ de 3400 Acessos
Os brasileiros estão, pouco a pouco, redescobrindo a obra do crítico literário, historiador e jornalista Otto Maria Carpeaux. Com a publicação dos dois volumes de seus Ensaios Reunidos, em 1999 e 2003, e duas edições de sua obra maior, História da Literatura Ocidental - a primeira de 2009, pela editora do Senado, e a segunda em 2012, pela Leya - seu nome voltou a ser comentado com vigor nos meios literários e acadêmicos do país.
Infelizmente, uma parcela importante de sua obra tem sido pouco lembrada: a dos escritos políticos. Alguém dirá que este é um pedaço menos nobre do trabalho de Carpeaux, e não estará totalmente errado. De fato, nada do que ele tenha escrito no Brasil como comentarista político e analista internacional supera os seus melhores ensaios literários e históricos, e a maior parte sequer se aproxima deles. Alguém dirá, também, que isto é próprio do ofício: o artigo político não atinge - porque não pode atingir - certas alturas.
Quem o diz também não estará totalmente errado, e talvez esteja mais próximo de avaliar corretamente os artigos reunidos e publicados em O Brasil no Espelho do Mundo e A Batalha da América Latina. Sim, é verdade que não encontramos ali nada parecido ao que se vê em coleções de ensaios literários como Presenças, Livros na Mesa ou A Cinza do Purgatório. Mas também é verdade que não encontramos artigos sobre a linguagem esópica ou sobre a política de acordo com Shakespeare em nossos jornais. E encontramos nesta seleção, junto a muitos outros de quilate semelhante.
É possível que o Carpeaux jornalista político esteja longe do seu melhor. É certo, contudo, que este Carpeaux ainda é muito superior a qualquer outro de seus colegas.
Postado por Celso A. Uequed Pitol
Em
24/1/2014 às 11h17
Quem leu este, também leu esse(s):
01.
Lançamento de István Mészáros de Celso A. Uequed Pitol
02.
The Doors - L.A. Woman de Vicente Escudero
03.
A New Approach de Julio Daio Borges
* esta seção é livre, não refletindo
necessariamente a opinião do site
|
|
|
|