|
BLOG
>>> Posts
Sexta-feira,
24/1/2014
O outro Carpeaux
+ de 3400 Acessos
Os brasileiros estão, pouco a pouco, redescobrindo a obra do crítico literário, historiador e jornalista Otto Maria Carpeaux. Com a publicação dos dois volumes de seus Ensaios Reunidos, em 1999 e 2003, e duas edições de sua obra maior, História da Literatura Ocidental - a primeira de 2009, pela editora do Senado, e a segunda em 2012, pela Leya - seu nome voltou a ser comentado com vigor nos meios literários e acadêmicos do país.
Infelizmente, uma parcela importante de sua obra tem sido pouco lembrada: a dos escritos políticos. Alguém dirá que este é um pedaço menos nobre do trabalho de Carpeaux, e não estará totalmente errado. De fato, nada do que ele tenha escrito no Brasil como comentarista político e analista internacional supera os seus melhores ensaios literários e históricos, e a maior parte sequer se aproxima deles. Alguém dirá, também, que isto é próprio do ofício: o artigo político não atinge - porque não pode atingir - certas alturas.
Quem o diz também não estará totalmente errado, e talvez esteja mais próximo de avaliar corretamente os artigos reunidos e publicados em O Brasil no Espelho do Mundo e A Batalha da América Latina. Sim, é verdade que não encontramos ali nada parecido ao que se vê em coleções de ensaios literários como Presenças, Livros na Mesa ou A Cinza do Purgatório. Mas também é verdade que não encontramos artigos sobre a linguagem esópica ou sobre a política de acordo com Shakespeare em nossos jornais. E encontramos nesta seleção, junto a muitos outros de quilate semelhante.
É possível que o Carpeaux jornalista político esteja longe do seu melhor. É certo, contudo, que este Carpeaux ainda é muito superior a qualquer outro de seus colegas.
Postado por Celso A. Uequed Pitol
Em
24/1/2014 às 11h17
Quem leu este, também leu esse(s):
01.
Dario Amodei da Anthropic no In Good Company de Julio Daio Borges
02.
Andrew Ng sobre inteligência artificial (2023) de Julio Daio Borges
03.
Cello Sonata by Chopin de Julio Daio Borges
04.
Jack 'Booknet' London no #MitA de Julio Daio Borges
05.
20 de Fevereiro #digestivo10anos de Julio Daio Borges
* esta seção é livre, não refletindo
necessariamente a opinião do site
|
|
|
|