O ensaio no Clube de Leitura | Digestivo Cultural

busca | avançada
37550 visitas/dia
2,0 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Lenna Bahule e Tiganá Santana fazem shows no Sons do Mundo do Sesc Bom Retiro
>>> CCBB Educativo realiza oficinas que unem arte, tradição e festa popular
>>> Peça Dzi Croquettes Sem Censura estreia em São Paulo nesta quinta (12/6)
>>> Agenda: editora orlando estreia com livro de contos da premiada escritora Myriam Scotti
>>> Feira do Livro: Karina Galindo lança obra focada na temática do autoconhecimento
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
Colunistas
Últimos Posts
>>> Ilya Sutskever na Universidade de Toronto
>>> Vibe Coding, um guia da Y Combinator
>>> Microsoft Build 2025
>>> Claude Code by Boris Cherny
>>> Behind the Tech com Sam Altman (2019)
>>> Sergey Brin, do Google, no All-In
>>> Claude 4 com Mike Krieger, do Instagram
>>> NotebookLM
>>> Jony Ive, designer do iPhone, se junta à OpenAI
>>> Luiz Schwarcz no Roda Viva
Últimos Posts
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Fondo de Cultura Económica: 70 anos de uma missão
>>> Minha biblioteca de sobrevivência
>>> A inocência é minha culpa
>>> Conheça o AgroTalento
>>> Na Web 2.0, WeAllTube
>>> Chilli Beans, IBM e Falconi
>>> O primeiro assédio, na literatura
>>> Autor não é narrador, poeta não é eu lírico
>>> Queridos amigos
>>> Agonia
Mais Recentes
>>> Sombra absoluta de Osvaldo Gomes Jr. pela Scortecci Editora (2025)
>>> Livro O Capitalismo Histórico Coleção Primeiros Vôos Volume 32 de Immanuel Wallerstein pela Brasiliense (1985)
>>> Somos Todos Médiuns de Carlos A. Baccelli pela Didier (1996)
>>> Os Fantasmas da Rua do Canto de Luci Guimarães Watanabe pela Saraiva (2025)
>>> Livro Administração Escolar Uma Abordagem Crítica Do Processo Administrativo em Educação de José do Prado Martins pela Atlas (1999)
>>> Livro Neve de Primavera Mar da Fertilidade Volume 1 de Yukio Mishima, traduzido por Newton Goldman pela Brasiliense (1969)
>>> Livro Pero Se Casan Con Las Morenas. Serie Hotel Veramar de Dolores Soler-espiauba pela Difusion (1995)
>>> Os últimos mistérios do Mundo de Readers Digest pela Readers Digest (1979)
>>> Livro Cova Da Minha Irmã de Robert Dugoni pela Pausa (2020)
>>> O Poder De Domar Do Grande: As Revelações Inéditas De Uma Discípula Do Mago, Paulo Coelho de Lizia Azevedo pela Editora Record (1992)
>>> Princípios De Macroeconomia de N. Gregory Mankiw pela Thomson (2005)
>>> Ética Profissional - Coleção Elementos de Marco Antonio Araujo Junior pela Premier Máxima (2009)
>>> Pequeno Pr¿ncipe, O - Capa Azul de Antoine De Saint-exupery pela Universo Dos Livros (2025)
>>> Livro Zen Et Cerveau de Taisen Deshimaru Roshi, Dr Paul Chauchard pela Le Courrier Du Livre (1976)
>>> Panorama Literatura Portuguesa de William Roberto Cereja pela Atual (didatico) - Grupo Saraiva (1997)
>>> Matemática Financeira E Suas Aplicações de Alexandre Assaf Neto pela Atlas (2009)
>>> Manual De Sobrevivência Familiar - Coleção Entre Linhas de Ivan Jaf pela Atual (2025)
>>> Livro 1824 Como os Alemães Vieram Parar no Brasil, Criaram as Primeiras Colônias, Participaram do Surgimento da Igreja Protestante e de Um Plano Para Assassinar Dom Pedro I de Rodrigo Trespach pela Leya (2019)
>>> Livro Historia E Linguagens Texto, Imagem, Oralidade e Representações de Antônio Herculano Lopes, Mônica Pimenta Velloso e Sandra Jatahy Pesavento. pela 7 Letras (2006)
>>> Os Dragões: O Diamante No Lodo Não Deixa De Ser Diamante de Wanderley Oliveira pela Dufaux (2009)
>>> Iracema - Nova Ortografia (ed. De Bolso) de José De Alencar pela Best Seller (2012)
>>> Livro Branca de Neve e o Caçador Romance de Lily Blake, Evan Daugherty, John Lee Hancock, Hossein Amini; traduzido por Ronaldo Luis da Silva pela Novo Conceito (2012)
>>> Meu Brasil De A a Z de Maria Galas pela Paulus (2005)
>>> Livro Como Seria Sua Vida Na Idade Média? de Fiona Macdonald pela Scipione (2011)
>>> 100 Atitudes de um Guerreiro 3ª Edição - Livro de Bolso de Prof. Isaac Martins pela Scortecci (2025)
BLOG >>> Posts

Sexta-feira, 7/3/2014
O ensaio no Clube de Leitura
+ de 2400 Acessos



O ensaio (Record, 2012, 395 ps.), de Eleanor Catton (1985 -) estará no centro das conversas do próximo encontro do Clube de Leituras Premiados Record. Eleanor Catton distinguiu-se ,em 2013, por ser a mais jovem vencedora do The Man Booker Prize, com seu romance "The Luminaries". O ensaio, originalmente publicado em 2008, foi seu livro de estreia, finalista do Orange Prize.

Eleanor Catton "autora incrivelmente talentosa, que rouba qualquer cena", nas palavras do The New York Times, nasceu no Canadá e criou-se na Nova Zelândia. Em O ensaio, volta seus olhos para um mundo de adolescentes, dividido em duas esferas : uma delas compreendendo a vida das jovens que estudam em um colégio para garotas, onde um professor , responsável pela banda de saxofones da escola, acaba de envolver-se com uma delas, criando um escândalo. Há uma misteriosa professora particular desse instrumento, que tudo sabe, tudo vê, sobre tudo palpita... O segundo círculo narrativo é uma prestigiosa escola para jovens atores, onde se prepara a peça de final de curso. Aos alunos cabe escrever o texto a ser representado. A intersecção dos dois círculos ocorre quando esses alunos começam a escrever sobre o que ocorreu naquela escola de moças.

"- O sax é um instrumento de sopro, o que significa que funciona com a sua respiração. Acho interessante que a palavra "respiração" em latim seja a mesma origem para nossa palavra "espírito". As pessoas antigamente achavam que respiração e espírito eram a mesma coisa, que estar vivo significava simplesmente respirar. Quando você solta o ar nesse instrumento, minha querida, não está apenas lhe dando vida. Está lhe dando a sua vida".

A estrutura, audaciosa, adota os dias da semana para contar o que se passa na escola das garotas e os meses para relatar o que ocorre na escola de teatro. Com uma mão firme, Mrs. Catton segura a atenção do leitor até o final, como atestado pela crítica do The Guardian. Cabe ainda uma chamada sobre a tradução da obra, a cargo da brava escritora e tradutora Adriana Lisboa.

Abaixo, entrevista com Eleanor Catton na sequencia da premiação, no ano passado. Ela ressalta sua atenção, quando escreve, tanto ao enredo como à forma. Referindo-se ao vitorioso "The Luminaries" - cuja trama se passa na Austrália, na segunda metade do século XIX, em plena corrida do ouro - Catton detalha que imaginou um livro de suspense, povoado por muitos personagens, abordando temas sobrenaturais (reencarnação, fantasmas). Ao mesmo tempo, seguiu uma forma sólida e bem estruturada. Ela não menciona, mas são 12 capítulos em que os personagens se movimentam de acordo com a progressão dos astros. Desse modo, Eleanor Catton acredita ter preservado - além da audácia criativa, digo eu - a riqueza do enredo e a clareza do discurso.

Do mesmo modo que fez com O ensaio, como veremos na reunião do Clube de Leitura Premiados Record, do dia 12/03, na Livraria da Vila, R. Fradique Coutinho 915, das 19,30 às 21,00 hs.

O que: Clube de Leitura Premiados Record

Quando: Dia 12/03/2014, na Livraria da Vila, R. Fradique Coutinho, 915, das 19,30 às 21,00 hs.

Livro a ser discutido: O ensaio, de Eleanor Catton





Postado por Eugenia Zerbini
Em 7/3/2014 às 15h17

Quem leu este, também leu esse(s):
01. 'A Primeira Vista' em cartaz de Duanne Ribeiro
02. Pink Floyd 1972 de Julio Daio Borges
03. O blog do Luiz Schwarcz de Julio Daio Borges
04. Blogobrás e os diplomados de Ana Elisa Ribeiro
05. Bate-papo com Odir Cunha de Julio Daio Borges


Mais Eugenia Zerbini no Blog
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




First Certificate Language Practice (with Key): English Grammar And Vocabulary (language Practice)
Michael, Emmerson, Paul Vince
Macmillan Education
(2003)
+ frete grátis



Crianças índigo uma Visão Espiritualista
Rosana Beni
Novo Século
(2007)



Wander Piroli uma Manada de Búfalos Dentro do Peito
Fabrício Marques
Conceito
(2018)



A história das camisas de todos os jogos das copas do mundo
Rodolfo Rodrigues
Panda Books
(2010)



7 Boas Razões Para Você Conhecer o Espiritismo
Reynaldo Mendes
Petit
(2005)



Irreal - Série Incrível
Paul Jennings
Fundamento
(2008)



Dinossauros Podem Ser Adestrados?
Günter Mattei, Henning Wiesner, Monica Rodrigues Da Costa
Cosac & Naify
(2013)



Justice Among Nations
Thomas L. Pangle e Peter J. Ahrensdorf
University Press of Kansas
(1999)



Estudio de Dança a noite de gala
Aurora Marsotto
Fundamento
(2010)



A construção do terceiro mundo
Joseph L. Love
Paz & Terra
(1998)





busca | avançada
37550 visitas/dia
2,0 milhões/mês