Para quem compara PSDB e PT... | Digestivo Cultural

busca | avançada
83554 visitas/dia
1,7 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Vera Holtz abre programação de julho do Teatro Nova Iguaçu Petrobras com a premiada peça “Ficções”
>>> “As Artimanhas de Molière” volta aos palcos na Cidade das Artes (RJ)
>>> Com Patricya Travassos e Eduardo Moscovis, “DUETOS” volta ao RJ
>>> “Sonho Encantado de Cordel, O Musical” chega ao Teatro Claro Mais SP
>>> Jade Baraldo e Josiel Konrad agitam o Dolores Club, na Lapa (RJ)
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Literatura e caricatura promovendo encontros
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
Colunistas
Últimos Posts
>>> O coach de Sam Altman, da OpenAI
>>> Andrej Karpathy na AI Startup School (2025)
>>> Uma história da OpenAI (2025)
>>> Sallouti e a história do BTG (2025)
>>> Ilya Sutskever na Universidade de Toronto
>>> Vibe Coding, um guia da Y Combinator
>>> Microsoft Build 2025
>>> Claude Code by Boris Cherny
>>> Behind the Tech com Sam Altman (2019)
>>> Sergey Brin, do Google, no All-In
Últimos Posts
>>> Política, soft power e jazz
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Isso sim era guerra...
>>> Um olhar sobre Múcio Teixeira
>>> David Lynch em BH
>>> O Código Da Vinci em tela plana
>>> Olhos de raio x
>>> Wilhelm Reich, éter, deus e o diabo (parte I)
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
>>> 1964-2004: Da televisão à internet – um balanço
>>> A autobiografia de Gabriel Garcia Márquez
>>> No banheiro com Danuza
Mais Recentes
>>> Turma Da Mônica Jovem Vol.3 - de Maurício De Sousa pela Panini
>>> Turma da Mônica Jovem Número 83 Herdeiros da Terra de Mauricio De Sousa pela Panini (2015)
>>> Economia Compartilhada de Arun Sundararajan pela Senac /São Paulo (2018)
>>> 4 Livros: Primeira Gramática Latina e Antologia Latina segunda terceira e quarta série ginasial de Augusto Magne pela Anchieta (1949)
>>> Manipulados de Brittany Kaiser pela Harpercollins (2020)
>>> Comunicação Não-violenta de Mashall B. Rosenberg pela Ágora (2006)
>>> Dominando As Tecnologias Disruptivas de Paul Armstrong pela Autêntica (2025)
>>> Poliarquia: Participacao E Oposicao - Colecao Classicos de Robert A Dahl pela Edusp (2012)
>>> Network Propaganda de Yochai Benkler/ Robert Faris/ Hal Roberts pela Oxford University Press (2018)
>>> Das plataformas online aos monopólios digitais: tecnologia, informação e poder de Jonas Chagas Lúcio Valente pela Dialética (2021)
>>> Inteligencia Artificial A Nosso Favor - Como Manter O Controle Sobre A Tecnologia de Stuart Russell pela Companhia das Letras (2021)
>>> A Sociedade Em Rede Volume 1 de Manuel Castells pela Paz And Terra (2018)
>>> The Future Of The Internet--and How To Stop It de Jonathan Zittrain pela Yale University Press (2009)
>>> Psicologia Oculta Das Redes Sociais de Joe Federer pela M Books (2022)
>>> Desmistificando A Inteligencia Artificial de Dora Kaufman pela Autêntica (2022)
>>> Cypherpunks: Liberdade E O Futuro Da Internet de Julian assange pela Boitempo (2013)
>>> Matemática Curso Moderno 4 Vol. Para os Ginásios de Osvaldo Sangiorgi pela Companhia Nacional (1966)
>>> Turma da Mônica Jovem Número 40 O Jogo dos Reis de Mauricio De Sousa pela Panini (2011)
>>> Matemática Segundo Ano Colegial de Ary Quintella pela Companhia Nacional (1959)
>>> Turma da Mônica Jovem Número 39 Histórias de Arrepiar de Mauricio De Sousa pela Panini (2011)
>>> The Poetics Of Gender (gender & Culture) de Editor Nancy K Miller pela Columbia Univ Pr (1986)
>>> Curso Básico de Desenho - 3 livros + 3DVDs de Mozart Couto pela Escala (2006)
>>> Men In Feminism de Alice Jardine, Paul Smith pela Routledge (1987)
>>> Woman's Hour a selection from the BBC programme de Various [Edited by Mollie Lee] pela London BBC Publications (1967)
>>> Way Of All Women de M. Esther Harding pela Random House Uk (1986)
BLOG >>> Posts

Quinta-feira, 9/10/2014
Para quem compara PSDB e PT...
+ de 12300 Acessos

...em matéria de corrupção:

Quem não acompanha política, embaralha tudo em época de eleição.

Nem todos os políticos são corruptos. Nem todos os *partidos* são corruptos.

Quando vejo "comparações" entre PSDB e PT, a primeira coisa que me chama a atenção é a generalização apressada segundo a qual "ambos são igualmente corruptos".

Não são "igualmente" corruptos. O PT é *infinitamente* mais corrupto. Isso se o PSDB pode ser chamado de "corrupto".

Deixa eu te contar a história do Mensalão. O Mensalão ficou conhecido - e vai completar 10 anos -, mas muita gente ainda não entendeu direito o que foi o Mensalão.

Corrupção pontual existe. Lembremos Lord Acton: "O poder corrompe".

Outra coisa é corrupção sistêmica. De novo, Lord Acton: "O poder absoluto corrompe absolutamente".

O Mensalão não foi um "caso isolado" de corrupção. O Mensalão foi um *esquema* de compra de votos, no Congresso Nacional, garantindo aprovação a projetos do governo federal, durante o primeiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva.

Se você já ouviu falar em Montesquieu, deve lembrar da teoria dos três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. Compõem o famoso sistema de "freios e contrapesos" que garante o equilíbrio de forças entre quem governa, quem faz as leis e quem garante que as leis sejam respeitadas.

No sistema brasileiro, cuja constituição de 1988 privilegia o parlamentarismo, é fundamental que haja equilíbrio de forças entre governo e congresso. Para que, justamente, o governo não faça só o que bem entende (tirania ou, mais recentemente, ditadura).

Com o Mensalão, o PT corrompeu esse sistema. Não foi um episódio de corrupção isolado, repito. Como uma licitação fraudulenta, por exemplo: onde, para fazer uma obra pública, uma prestadora de serviços corrompe um representante do governo e "vence" a concorrência, pagando propina a esse agente do governo.

O Mensalão foi muito mais do que isso. O Mensalão foi uma *máquina* montada para compra - sistemática - de apoio do Congresso Nacional a projetos do primeiro governo do PT. Um esquema que foi denunciado em 2005, num mandato que havia começado em 2003.

O governo do PT não negociava mais apoio no congresso, como é normal acontecer. Ele *comprava*. Ele subornava parlamentares, da chamada "base aliada", com um "salário", uma *mensalidade* - um "mensalão" (até o nome é asqueroso).

Esse sistema de corrupção é muito mais sofisticado do que qualquer caso de corrupção de que se tenha notícia em toda a História do Brasil desde a Proclamação da República.

Dizem que PC Farias recebia porcentagens de todos os contratos fechados durante o governo Collor. Que ele era o "operador", digamos assim (como Marcos Valério).

Collor, vale lembrar, assumiu em 1990 e sofreu impeachment em 1992.

Por analogia, Lula merecia, no mínimo, um impeachment. Porque o Mensalão foi muito além de receber porcentagens em contratos governamentais, o Mensalão atentava contra as bases da República, onde o poder Executivo "comprava" o Legislativo, não em uma única votação mas sistematicamente.

Portanto, dizer que o PT "respeita" a democracia é, no mínimo, uma afirmação de quem não conhece a história recente. Um partido que, no governo, fez pouco caso do congresso, montando um sistema de compra sistemática de votos - desmoralizando-o no processo -, não tem vocação para o diálogo, passa por cima das leis e está muito mais próximo de uma ditadura do que de qualquer outro regime.

É de corrupção em nível institucional que estamos falando. É de um *partido* corrupto. Afinal, o presidente do partido, José Genoíno, o ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, e o tesoureiro do partido, Delúbio Soares, para não falar de outras figuras menores, foram condenados pelo Supremo Tribunal Federal. E por *formação de quadrilha*.

Não estamos falando de uma prefeitura em uma cidadezinha esquecida, onde o prefeito subornava seus vereadores. Estamos falando do governo federal. Estamos falando do Congresso Nacional. Estamos falando do partido do governo. E estamos falando do Supremo Tribunal Federal.

Estamos falando das mais altas esferas da República. Estamos falando - lamentavelmente - da nossa História. E estamos falando do Brasil.

Por mais incrível que possa parecer, quem desaconselhou o impeachment de Lula foi Fernando Henrique Cardoso. Numa reunião em sua casa, com o então ministro da Justiça de Lula, Márcio Thomaz Bastos (o mesmo que, voltando a ser advogado, "defendeu" os réus do Mensalão em 2012).

Fernando Henrique Cardoso conteve a oposição, na instauração de um processo de impeachment, em 2005. Porque acreditava que um impeachment, naquele então, abalaria, mais uma vez, nossa incipiente democracia.

Assim, quando vierem falar que PSDB e PT "são a mesma coisa" em matéria de corrupção, evoque o escândalo do Mensalão. Conte do Mensalão. Refresque a memória de quem quer que seja sobre o Mensalão.

O Mensalão foi o Holocausto da nossa República, em matéria de corrupção.

E devemos lembrar dele sempre. Para que não haja mais confusão.


Postado por Julio Daio Borges
Em 9/10/2014 às 15h15

Quem leu este, também leu esse(s):
01. René Girard, o documentário de Julio Daio Borges
02. YYZ por Paul Gilbert e Martin Miller de Julio Daio Borges
03. Uma história do Fogo de Chão de Julio Daio Borges
04. Fernanda Young (1970-2019) de Julio Daio Borges
05. 16 de Agosto de Julio Daio Borges


Mais Julio Daio Borges no Blog
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Decisão Ideal 413
José Paulo
Fontenele
(2019)



Geografia da Urss
Pierre George
Difusão Europeia
(1970)



Ensaios Comparativos Sobre a História Americana
C. Vann Woodward (org.)
Cultrix
(1972)



Marx Taylor Ford ( as Forças Produtivas Em Discussão )
Benedito R. de Moraes Neto
Brasiliense
(1989)



La Fiat Dal 1899 Al 1945
Giovanni Agnelli
Einaudi
(1940)



Emergência - Tratamento, Reabilitaçao, Prevençao
Lauro Barros de Abreu
Imesp
(1993)



Tempo de Fiar
Myrtes Campello
Myrtes Campello
(1965)



As Armas Da Persuasão 2.0 - Edição Atualizada E Expandida
Robert Cialdini
Harpercollins
(2024)



Você intraempreendedor
Dorie Clark
Alta Books
(2018)



Enem volume 3 - ensino medio pre vestibular
Poliedro
Poliedro





busca | avançada
83554 visitas/dia
1,7 milhão/mês