Uma história de amor | Digestivo Cultural

busca | avançada
37550 visitas/dia
2,0 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Lenna Bahule e Tiganá Santana fazem shows no Sons do Mundo do Sesc Bom Retiro
>>> CCBB Educativo realiza oficinas que unem arte, tradição e festa popular
>>> Peça Dzi Croquettes Sem Censura estreia em São Paulo nesta quinta (12/6)
>>> Agenda: editora orlando estreia com livro de contos da premiada escritora Myriam Scotti
>>> Feira do Livro: Karina Galindo lança obra focada na temática do autoconhecimento
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
Colunistas
Últimos Posts
>>> Ilya Sutskever na Universidade de Toronto
>>> Vibe Coding, um guia da Y Combinator
>>> Microsoft Build 2025
>>> Claude Code by Boris Cherny
>>> Behind the Tech com Sam Altman (2019)
>>> Sergey Brin, do Google, no All-In
>>> Claude 4 com Mike Krieger, do Instagram
>>> NotebookLM
>>> Jony Ive, designer do iPhone, se junta à OpenAI
>>> Luiz Schwarcz no Roda Viva
Últimos Posts
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Fondo de Cultura Económica: 70 anos de uma missão
>>> Minha biblioteca de sobrevivência
>>> A inocência é minha culpa
>>> Conheça o AgroTalento
>>> Na Web 2.0, WeAllTube
>>> Chilli Beans, IBM e Falconi
>>> O primeiro assédio, na literatura
>>> Autor não é narrador, poeta não é eu lírico
>>> Queridos amigos
>>> Agonia
Mais Recentes
>>> Livro Aquele Menino de Paulo Bomfim pela Green Forest Do Brasil (2000)
>>> O Direito na Era das Redes: a liberdade e o delito no ciberespaço de José Caldas Gois Jr. pela Edipro (2011)
>>> Livro Conversas Com Animais A Médica Veterinária Que Se Comunica Com Os Animais e Cura Os Seus Donos de Marta Sofia Guerreiro pela Lua De Papel (2014)
>>> Gibi Samba de Kowalski pela Kowalski
>>> Transmissões Da Estrela-Semente de Ken Carey pela Cultrix (1993)
>>> Pos Guerra: Uma Historia Da Europa Desde 1945 de Tony Judt pela Objetiva (2007)
>>> Box Todos os Romances e Contos Consagrados de Machado de Assis - 03 Volumes de Machado de Assis pela Nova Fronteira (2025)
>>> Estela de Camille Flammarion pela Feb (1996)
>>> Com a Cabeça Nas Nuvens de Otávio Junior pela Leiturinha (2023)
>>> Livro Auto da Barca do Inferno Volume 8 Ler é Aprender de Gil Vicente pela Klick (2025)
>>> Paraiba Do Sul: Historia De Um Rio Sobrevivente de Patriani pela Horizonte (2010)
>>> Livro A Mulher na Escada de Bernhard Schlink pela Record (2018)
>>> Livro A Inglesa Deslumbrada de Fernando Sabino pela Sabiá
>>> O Encontro Com Deus. Experiências De Fé De Grandes Nomes Da História de Grün pela Vozes (2013)
>>> Livro Gestão de Pessoas de Sylvia Constant Vergara pela Atlas (2000)
>>> Livro Ontem À Noite Era 6ª Feira Romance de Roberto Drummond pela Guanabara (1988)
>>> The Transportation Frontier: Trans-Mississippi West 1865-1890 de Oscar Osburn Winther pela Holt Rinehart and Winston (1964)
>>> Uma Rua No Brooklyn de Jenny Jackson pela Paralela (2023)
>>> Box Olavo de Carvalho - 02 Volumes de Olavo de Carvalho pela Vide (2015)
>>> Emiliano Di Cavalcanti - Coleção Mestres Das Artes No Brasil de Lígia Rego pela Moderna (2003)
>>> Livro O Veterano de Frederick Forsyth tradução Ruy Jungmann pela Record (2002)
>>> Livro O Modelo Fleuriet A dinâmica Financeira Das Empresas Brasileiras Um Método de Análise, Orçamento e Planejamento Dinanceiro de Michel Fleuriet, Ricardo Kehdy e Georges Blanc. pela Campus (2023)
>>> O Encontro Inesperado de Zibia Gasparetto e Lucius pela Vida E Consciencia (2025)
>>> Livro O Pagador De Promessas de Dias Gomes pela Bertrand Brasil (2010)
>>> Reencarnação e Imortalidade de Hermínio C. Miranda pela Feb (1976)
BLOG >>> Posts

Segunda-feira, 14/8/2006
Uma história de amor
+ de 8500 Acessos
+ 1 Comentário(s)

Histórias de amor não saem de moda, não têm fronteiras, não se esgotam. Histórias de amor não são privilégio do romantismo, da burguesia, do regionalismo. Autênticas histórias de amor, como diria Pessoa das cartas de amor, são ridículas, têm de ser ridículas, mas ainda mais ridículo é quem nunca leu - ou escreveu - uma história de amor.

A história de amor de Fernando e Isaura (José Olympio, 2006, 176 págs.), é o que se pode chamar de uma história de amor autêntica. Escrita por Ariano Suassuna em 1956 como laboratório para seu Romance d'A Pedra do Reino, permaneceu inédita até 1994, quando foi publicada no Recife, e só neste ano ganha uma edição nacional.

A história é uma versão nordestina do mito de Tristão e Isolda, lenda de origem celta imortalizada por Joseph Bédier e com versão cinematográfica bem recente. Suassuna, ao invés de fazer pastiche ou paródia, consegue de forma belíssima "traduzir" a história celta para o nordeste da primeira metade do século XX, transformando o rei num rico proprietário de terras, os navios em barcos de cabotagem, os mares europeus em rios, a poção mágica em desejo carnal. Numa linguagem simples e lançando mão de recursos originários do cordel, a obra funciona dentro de seu universo particular mas não ousa ir além do que uma autêntica história de amor iria: se Isaura trai, arrebatada pela paixão, o narrador ocupa-se em dois ou três parágrafos para desculpar essa falha de caráter; se Fernando hesita em seu amor, o narrador logo joga-o nos braços de sua amada e eles se amam loucamente sob o pé de um cajueiro. Assim deve ser: apenas o amor move os homens, um amor inabalável, romântico, lendário, trágico.

Sim, bem como a lenda, a história de Suassuna também termina em tragédia, tragédia que não queremos antecipar, mas lembra a mais célebre obra shakespeariana (talvez a mais autêntica das histórias de amor).

Se o leitor estiver apaixonado, é possível que suspire em diversos momentos do texto. Não o estando, é possível que ache graça. Nessas passagens de certo se lembrará do Alencar dos amores impossíveis e inevitáveis, do Goethe do suicida apaixonado Werther, talvez dos franceses até a vida tumultuada de Julien Sorel. E Ariano Suassuna não apenas sabia disso como temia que sua história não fosse compreendida num tempo em que as relações perderam a solidez, numa geração em que, segundo palavras do próprio Suassuna, "os educadores procuram fechar os olhos até para a realidade monstruosa do crime, contanto que não sejam forçados a admitir a verdade de qualquer norma moral".

Esta preocupação levou o autor a começar a história com uma advertência, isso mesmo, um capítulo titulado "Advertência". Nele o autor quase que se desculpa por fazer uma autêntica história de amor, e mais do que isso sente a necessidade de relembrar, mais uma vez - pois os editores já o fizeram na contracapa e na orelha - que se trata de um romance de estréia e escrito em 1956:

"Lembro, então, aos eventuais leitores desta história que, narrada em 1956, sua ação decorre em ano ainda mais recuado. Por isso, encarem com indulgência os arcaicos escrúpulos de seus personagens, perdoando remorsos e hesitações que, menos do que a eles, pertencem ao co-autor contemporâneo desta história tão antiga."

Não fosse em 1956 que Guimarães Rosa tivesse lançado Grande Sertão: Veredas e apenas dois anos mais tarde Carlos Heitor Cony estreasse com O Ventre, até acreditaríamos que as personagens agissem movidas por valores da época do texto, não se caracterizando numa opção do narrador. Mas não. Riobaldo, no momento da luta, age muito mais com razão e fúria do que amor e sensibilidade, arrependendo-se apenas ao ver sua Diadorim morta. Também o protagonista sem nome de O Ventre reprime qualquer relação com sua amada, Helena, ainda que isso cause sua perdição psíquica e social.

Sendo assim, Fernando e Isaura agem nesta história de amor movidas pelo amor das lendas celtas, das tragédias gregas, das autênticas histórias de amor shakespearianas. E não há problema algum nisso. Problema há, talvez, em acusar toda uma sociedade para defender um texto que não precisa de defesa: se às vezes parece ridículo, o é como as cartas de amor.


Postado por Marcelo Spalding
Em 14/8/2006 às 08h02

Quem leu este, também leu esse(s):
01. Caminhos para a sabedoria de Celso A. Uequed Pitol
02. O e-commerce em quarentena de Julio Daio Borges
03. 9 de Julho #digestivo10anos de Julio Daio Borges
04. Rufo, 80 V de Julio Daio Borges


Mais Marcelo Spalding no Blog
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
14/8/2006
10h16min
Acho que vale mais aí a ironia de Suassuna. Não acho que ele esteja "acusando" uma sociedade, mas sendo irônico. Afinal, vivemos em tempos "estranhos", digamos assim. Muitos valores daquela época foram perdidos.
[Leia outros Comentários de Rafael Rodrigues]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




O universo de Jorge Amado: Caderno de leituras e orientações para o trabalho em sala de aula
Vários Autores
Companhia Das Letras



Trabalhos escolhidos: Psicologia Médica, psicossomática e psicanálise
Danilo Perestrello
Livraria



Os Sete Pecados da Memória: Como a Mente Esquece e Lembra
Daniel L. Schacter
Rocco
(2003)



Ponte sobre o rio escuro
Walmir Ayala
Expressão e cultura
(1974)



Geografia 6º Ano - Coleção Geração Alpha (na Embalagem Plastica)
Fernando dos Sampos Sampaio
Sm
(2017)



Desconstrução e ética: Ecos de Jacques Derrida
Paulo Cesar Duque-Estrada
Loyola
(2004)



Luanda beira Bahia
Adonias Filho
Difel
(1983)



Mulheres Cheias de Graça
Betty Jane Grams
Vida
(1999)



Bhagavad-Gita As It Is
A.C.B. Swami Prabhupada
Book Trust



Brecht, Vida e Obra
Fernando Peixoto
Paz e Terra
(1979)





busca | avançada
37550 visitas/dia
2,0 milhões/mês