A Mãe - Máximo Gorki II | Blog de Expedito Aníbal de Castro

busca | avançada
64082 visitas/dia
2,5 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Eudóxia de Barros
>>> 100 anos de Orlando Silveira
>>> Panorama Do Choro
>>> Eduardo Freire lança livro e promove imersão em Project Thinking na Bett Brasil 2025
>>> Renan Inquérito celebra 10 anos do álbum “Corpo e Alma” de forma gratuita em SP
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
>>> Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder
>>> A pulsão Oblómov
Colunistas
Últimos Posts
>>> Pondé mostra sua biblioteca
>>> Daniel Ades sobre o fim de uma era (2025)
>>> Vargas Llosa mostra sua biblioteca
>>> El País homenageia Vargas Llosa
>>> William Waack sobre Vargas Llosa
>>> O Agent Development Kit (ADK) do Google
>>> 'Não poderia ser mais estúpido' (Galloway, Scott)
>>> Scott Galloway sobre as tarifas (2025)
>>> All-In sobre as tarifas
>>> Paul Krugman on tariffs (2025)
Últimos Posts
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Abraços Partidos, de Pedro Almodóvar
>>> Leituras, leitores e livros – Parte III
>>> Ceravolo e a velha internet
>>> Felicidade: reflexões de Eduardo Giannetti
>>> Promoarte 2001
>>> A Promessa de Nicholson e o bem-acabado Desmundo
>>> Apresentação autobiográfica muito solene
>>> Parei de fumar
>>> Tem café?
>>> Por que a Geração Y vai mal no ENEM?
Mais Recentes
>>> O tao e o t'ai chi kung de Robert C. Sohn pela Pensamento
>>> Harpas Eternas - Vol. 1 (11º edição) de Josefa Rosalia L. Alvarez pela Pensamento (2010)
>>> Os vingadores - a chegada dos vingadores e a vingança de Ultron de Kurt Busiek - George Perez pela Panini Comics - Salvat (2014)
>>> Introdução a mecânica quântica de Hrebert A Pohl pela Edgard Blucher (1971)
>>> Os Lusiadas Em Quadrinhos - serie classicos em HQ (11º reimpressão) de Fido Nesti pela Peiropolis (2018)
>>> Requiem For A Nun (modern Classics) de William Faulkner pela Penguin (1982)
>>> Metalografia dos Produtos Siderugicos Comuns de Hubertus Colpaert pela Colpaert (2025)
>>> Thelma O Unicornio de Aaron Blabey pela Nanabooks (2021)
>>> Distribuição De Renda: Medidas De Desigualdade E Pobreza de Rodolfo Hoffmann pela Edusp (1998)
>>> Conversa Com Gestores De Acoes Brasileiros de Luciana Seabra pela Empicurus (2016)
>>> O Dilema de John Grisham pela Rocco (2015)
>>> Coleções e Expedições Vigiadas de Luís Donisete Benzi Grupioni pela Anpocs (1998)
>>> L'étranger de Albert Camus pela Gallimard (2003)
>>> Cinematographic theory and new dimensions in ethnographic film de Paulo Hockings/ Yasuhiro Omori pela NaTional Museum of Ethnology (1988)
>>> Toque Quântico 2.0 O Novo Homem. Descoberta E Formação de Wickhorst Vickie pela Madras (2015)
>>> O Método de Phil Stutz E Barry Michels pela Goodmi (2023)
>>> Tornar-se Pessoa de Carl R. Rogers pela Wmf Martins Fontes (2009)
>>> O Cérebro De Buda de Rick Hanson pela Alaúde (2012)
>>> Vida E Poesia De Olavo Bilac de Fernando Jorge pela Novo Século (2007)
>>> O Poder Da Resiliência de Rick Hanson/ Forrest t Hanson pela Sextante / Gmt (2019)
>>> Pensamentos Que Ajudam: Inspirações De Paz, Saúde E Felicidade Para A Sua Vida de José Carlos De Lucca pela Intelitera (2016)
>>> Questões do Coração de Emily Giffin pela Novo Conceito (2011)
>>> A Revolução Francesa Contra a Igreja da razão aos Ser Supremo de Michel Vovelle pela Jorge Zahar (1988)
>>> Como Dizer Tudo Em Espanhol de Ron Martinez pela Campus (2001)
>>> Pensando a Revolução Francesa de François Furet pela Paz E Terra (1989)
BLOGS >>> Posts

Sexta-feira, 22/5/2015
A Mãe - Máximo Gorki II
Expedito Aníbal de Castro
+ de 1400 Acessos

Como sabemos, os revolucionários tinham uma séria restrição a Deus. Que Deus era esse que dava tudo a alguns e nada a quase todos? Portanto, são várias as passagens nas quais tal sentimento é expresso de maneira clara:

É preciso transformar Deus, purifica-lo ! Vestiram-no de mentiras e de calúnias, mutilaram-lhe o rosto para nos matarem a alma.

- Cristo não tinha vontade firme. "Afasta de mim esse cálice", dizia Ele. Reconhecia César. Deus não pode reconhecer o poder dum homem sobre os outros, é Ele que é todo o Poder. Ele não partilha a sua alma, Ele não diz: Isto é divino, aquilo é humano.... Mas Cristo admitia o comércio, admitia o casamento. E maldisse a figueira, o que é injusto; se era estéril, acaso era sua culpa? Se a alma não tem bons frutos, a culpa não é sua... Fui eu, acaso, que semeei nela o mal? Então !

Já a Mãe, fervorosa cristã ortodoxa, rezava sozinha em seu quarto, quando de preocupações maiores:

Depois de terem partido, fechou a porta e, ajoelhando-se no meio do quarto, pôs-se a rezar enquanto a chuva caía lá fora. Rezava sem pronunciar palavras. Unia num só pensamento todos os que Paulo tinha posto na sua vida. Via-os passar entre ela e as santas imagens, e eram todos tão simples, tão estranhamente próximos uns dos outros, e tão sozinhos !

A vida da Mãe foi mudando significativamente, à medida que as reuniões se sucediam. O filho foi preso por desconfiarem de que era ele que distribuía os panfletos revolucionários na fábrica. Havia premente necessidade de que alguém substituísse Paulo nessa tarefa, por dois motivos: primeiro, a necessidade mesma de que os operários continuassem sendo informados; segundo, se os panfletos parassem de ser distribuídos, ficaria provado que Paulo era seu distribuidor. Dois emissários procuraram a Mãe e esta aceitou a missão com resignação e, também, por ser ela uma pessoa insuspeita. A partir daí a Mãe passa a fazer parte do grupo, ficando responsável pela distribuição dos papéis. Procurou, também, aprender a ler, sozinha, com vergonha, escondendo seu analfabetismo.

André, um personagem que fica morando na casa da Mãe e que é quase como um irmão para Paulo, continua liderando as reuniões e recebendo a afeição de Pelágia. O trecho a seguir mostra como o grupo continuava após a prisão de Paulo:

A vida decorria rápida, com os seus dias de rostos variados, claros ou sombrios. Cada um trazia qualquer coisa de novo que já não inquietava a mãe. Cada vez mais frequentemente, vinham desconhecidos, à noite; conversavam com André a meia voz, com ar preocupado. Saiam mais tarde, a gola levantada, o chapéu caído sobre os olhos, sem ruído, no meio das trevas, para não despertarem a atenção. Sentia-se que cada um deles continha a sua excitação, que todos desejariam cantar e rir, mas que, sempre apressados, não tinham tempo para isso. Uns, irônicos e graves, outros alegres, cheios de força desbordantes da mocidade, outros ainda pensativos e calmos....todos tinham aos olhos da mãe qualquer coisa de obstinado, de segurança em si próprios. Embora cada um deles tivesse os seus traços singulares, todos se fundiam, para a mãe, num só rosto magro, animado por uma resolução calma, um rosto claro com olhos escuros, um olhar profundo, acariciante e severo, o olhar de Cristo a caminho de Emaús.

Gorki escreve soberbamente e torna-se gostoso lê-lo. Suas descrições são bastante adjetivadas, mas seus personagens são, na maioria das vezes, passivos, ou seja, seguem a Escola Naturalista. São os fatos que movem os personagens e não estes que produzem aqueles. Quando a mãe se tornou a distribuidora de panfletos, não foi ela que procurou tal encargo, mas este lhe foi praticamente imposto pelas circunstâncias e pela pressão dos emissários. Veremos, mais à frente, que Paulo portará a bandeira do movimento, no dia primeiro de maio. Não que ele o deseje, mas porque o papel de herói se impõe a ele. O amor, entre ele e uma colega revolucionária, é logo no início, descartado por Paulo, porque o movimento não permitia ter outros compromissos.

Com a saída de Paulo da prisão, a mãe desabrocha de alegria. Ela já entende o movimento e sente-se orgulhosa em fazer parte dele. Recebe com orgulhos os elogios do filho e dos companheiros deste.

A mãe pôs-se a rir. Com o coração cheio de uma doce euforia, sentia-se embriagada de felicidade, mas já um sentimento de avara prudência lhe fazia desejar ver de novo o filho dentro da calma que lhe era peculiar. Era felicidade demasiada para ela e queria que essa alegria, essa primeira grande alegria de sua vida, se fixasse para sempre no seu coração e aí ficasse, viva e forte, como tinha vindo. Temendo ver diminuir essa felicidade, apressava-se a escondê-la o mais depressa possível, tal como um passarinheiro que tivesse apanhado por acaso uma ave maravilhosa.

Chega a Primavera e, ao invés de termos uma descrição de alegria, de flocos de neve ainda caindo e enchendo de luz os dias, temos escuro, lama, sujo.

A Primavera aproximava-se, a neve fundia descobrindo as imundícies e as escórias que tinham dissimulado sob a sua brancura.. Cada dia, a lama se tornava agressivamente aparente, o bairro todo parecia vestido de sujos andrajos. Durante o dia, os tectos pingavam, as paredes cinzentas das casas fumegavam, e depois, ao crepúsculo, formavam-se por toda parte estalactites de gelo, dum branco sujo. O sol mostrava-se cada vez mais frequentemente. Indecisos, os regatos começavam a murmurar e corriam para o pântano.



Postado por Expedito Aníbal de Castro
Em 22/5/2015 às 16h19

Mais Blog de Expedito Aníbal de Castro
Mais Digestivo Blogs
Ative seu Blog no Digestivo Cultural!

* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




A Essencia da Verdade
Martin Claret
Martin Claret
(2001)



Herdeiros de Zumbi
Júnia Bertolino e Outros (orga)
Nandyala
(2016)



O Livro de Henrique
Hilary Mantel
Record
(2013)



Direito Administrativo 5ª Edição Série Leituras Jurídicas Provas e Con
Irene Patrícia Nohara
Atlas
(2008)



A coleira do cão
Rubem Fonseca
Olive editor
(1969)



Livro Filosofia Foucault Gênese e Estrutura da Antropologia de Kant A Ordem Do Discurso
Foucault
Folha de S. Paulo
(2015)



Como evitar as influências negativas
Amadeus Voldben
Pensamento
(1984)



Tecnobrega
Ronaldo Lemos e Ona Castro
Aeroplano
(2008)



O Jogo Perfeito
Sterling
Faro Editorial
(2014)



Apocalipse - a Força da Esperança
Eduardo Arens; Manuel Diaz Mateos
Loyola
(2009)





busca | avançada
64082 visitas/dia
2,5 milhões/mês