Quem pergunta quer saber | Blog de Cassionei Niches Petry

busca | avançada
42713 visitas/dia
1,7 milhão/mês
Mais Recentes
>>> ZÉLIO. Imagens e figuras imaginadas
>>> Galeria Provisória de Anderson Thives, chega ao Via Parque, na Barra da Tijuca
>>> Farol Santander convida o público a uma jornada sensorial pela natureza na mostra Floresta Utópica
>>> Projeto social busca apoio para manter acesso gratuito ao cinema nacional em regiões rurais de Minas
>>> Reinvenção após os 50 anos: nova obra de Ana Paula Couto explora maturidade feminina
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> A dobra do sentido, a poesia de Montserrat Rodés
>>> Literatura e caricatura promovendo encontros
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
Colunistas
Últimos Posts
>>> O coach de Sam Altman, da OpenAI
>>> Andrej Karpathy na AI Startup School (2025)
>>> Uma história da OpenAI (2025)
>>> Sallouti e a história do BTG (2025)
>>> Ilya Sutskever na Universidade de Toronto
>>> Vibe Coding, um guia da Y Combinator
>>> Microsoft Build 2025
>>> Claude Code by Boris Cherny
>>> Behind the Tech com Sam Altman (2019)
>>> Sergey Brin, do Google, no All-In
Últimos Posts
>>> Política, soft power e jazz
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Arquipélago
>>> Em defesa do mar de informação
>>> Agora a morte da televisão
>>> For The Love of God explicada
>>> Obsessão por livros
>>> Breve reflexão cultural sobre gaúchos e lagostas
>>> Meu beijo gay
>>> YouTube, lá vou eu
>>> Sonho francês
>>> Minha Estante
Mais Recentes
>>> A Historia Em Questão - Historiografia Brasileira Contemporânea de José Roberto do Amaral Lapa pela Vozes (1981)
>>> Coleção A Polícia Secreta de Hitler - 2 volumes de Gordon Williamson pela Escala (2009)
>>> Vazamento de Natalia Viana pela Fosforo Editora (2024)
>>> Popeye e seus amigos - Vol. 06 e 07 de Elzie Crisler Segar pela Pixel (2013)
>>> Fisiologia Médica 2 de Vernon B Mountcastle pela Guanabara Kogan (1978)
>>> Além da Globalização - Modelando Uma Economia Global Sustentável de Hazel Henderson pela Cultrix (2014)
>>> Arsayalalyur - Ponte de luz de S Malizia pela Autografia (2016)
>>> Paracelso - Coleção Mestre do Esoterismo Ocidental de Nicholas Goodrick Clarke pela Madras (2007)
>>> Revista Playboy Kelly Key n 329 Dezembro 2002 de Revista Playboy pela Abril (2002)
>>> O Machão de Harold Robbins pela Circulo do Livro (1987)
>>> Mitos do Norte Pagão - Os Deuses dos Nórdicos de Christopher Abram pela Vozes (2019)
>>> Popeye e seus amigos - Vol. 02 e 03 de Elzie Crisler Segar pela Pixel (2012)
>>> A Sabedoria Viva do Antigo Egito de Christian Jacq pela Bertrand (1999)
>>> Inglês Para Leigos - com cd de Gail Brenner pela Alta Books (2013)
>>> Eliseu Visconti e Seu Tempo de Frederico Barata pela Zelio Valverde
>>> tornar-se como Deus de Michael Berg pela Rocco (2007)
>>> Arquitetura e Geometria Sagradas Pelo Mundo - A Luz do Numero de Ouro de Leonard Ribordy pela Madras (2012)
>>> Análise De Demonstrativos Financeiros E Da Performance Empresarial - Para Empresas Não Financeira de Flávio Kezam Málaga pela Saint Paul (2012)
>>> Historia Do Brasil - A Republica V.5 de Rocha Pombo pela Melhoramentos (1951)
>>> Espaços da Recordação - Normas e Transformações da Memoria Cultural de Aleida Assmann pela Unicamp (2011)
>>> A Campanha Abolicionista (1879-1888) - Coleção Temas Brasileiros de Evaristo De Moraes pela Universidade de Brasília
>>> Antologia Fernando Pessoa e Convidados de Vários autores pela Mágico de Oz (2014)
>>> A República Liberal I - Instituições e Classes Sociais (1945-1964) de Edgar Carone pela Difel (1985)
>>> A República - A Chave de Leitura de Nickolas Pappas pela Vozes (2017)
>>> Alcançando Excelência Em Vendas Para Grandes Clientes de Neil Rackham pela Angma
BLOGS >>> Posts

Sexta-feira, 12/6/2015
Quem pergunta quer saber
Cassionei Niches Petry
+ de 800 Acessos

Filosofar é buscar dúvidas, não certezas. Ando traçando muitos livros de filosofia e encontro cada vez mais questões do que respostas. Como disse Francis Bacon, "se alguém começa algo com certeza, terminará com dúvidas; porém, se começar com dúvidas, conseguirá terminar com certeza." Por isso o ponto de interrogação, não o ponto final, é o sinal que deveria aparecer com mais frequência nos livros que lemos.

Observe, caro leitor, a forma deste símbolo utilizado para marcar, no texto, uma pergunta: "?" O que nos lembra sua forma? Uma hipótese foi levantada por um dos meus alunos, quando eu lecionava filosofia, depois que desenhei pessimamente o sinal no quadro negro: não seria a metade de um coração? Nesse caso, nossas perguntas surgem à medida que sentimos algum abalo emocional e precisamos encontrar respostas para nos acalmar. São indagações, portanto, que não necessitam de respostas racionais e são dadas por alguém que garante a certeza delas. "Siga determinado caminho e você vai se dar bem". As religiões, os livros de autoajuda, palestras motivacionais e etc., são as fontes desse conforto.

Para quem busca conhecimento, no entanto, essas respostas não servem. Pode-se dizer que o ponto de interrogação tem a forma de um martelo amassando o ponto final, que representa nossas afirmações. A filosofia questiona as verdades estabelecidas e por isso é vista com maus olhos por alguns. Aceitar respostas prontas não é encontrar sabedoria.

Tentemos encontrar outros significados para o ponto de interrogação. Sua forma também é semelhante a uma orelha. Ora, quem pergunta quer ouvir. Filosofar, portanto, seria muito mais saber o que os outros têm a dizer e não afirmar suas próprias convicções. Como diz o senso comum, temos dois ouvidos e uma boca, para ouvir mais e falar menos (apesar de a boca ser maior). Sócrates, o filósofo por excelência, dialogava com seus alunos, fazendo perguntas e ouvindo as respostas e criou, assim, seu sistema de pensamento.

Pense agora, caro leitor, no ponto de interrogação de cabeça para baixo (¿), que aparece no início das frases interrogativas na língua espanhola. Não lembra um anzol de pesca? O filósofo é aquele que lança perguntas para pescar respostas. Acontece que elas estão submersas, escondidas sob a água. Não sabemos se vamos conseguir pescá-las, nem a quantidade, muito menos a qualidade. Nem sempre a resposta que buscamos nos satisfaz, às vezes é cheia de espinhos e não conseguimos engoli-la. Podemos descartá-la ou podemos prepará-la para ficar de acordo com o nosso gosto. Para ter os melhores peixes, o pescador procura os melhores lugares para pescar. E se os quer grandes, não pode usar um anzol pequeno e fraco.

Assim, quando queremos saber algo, devemos pesquisar onde encontrar as melhores respostas. Temos que mergulhar na leitura, analisar com profundidade o mar de informações que nos rodeia e não fazer afirmações sem fundamento, impondo uma determinada verdade. Mas também é necessário saber perguntar, pois só a qualidade da pergunta vai nos dar as melhores respostas. Se estou certo sobre isso? Não, ainda tenho dúvidas.


Postado por Cassionei Niches Petry
Em 12/6/2015 às 15h03

Mais Blog de Cassionei Niches Petry
Mais Digestivo Blogs
Ative seu Blog no Digestivo Cultural!

* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Um Olhar Sobre a Trajetória das Políticas Públicas de Esporte Em Minas
Marilita Rodrigues;hélder Ferreira (organizadores)
Mjr
(2014)



A Arte das artes gráficas 602
Cleidson Gonçalves
Sem
(2010)



Contato Imediato Com Mídia
Mizuho Tahara
Global
(1986)



Postura Profissional
Rosana Fa Gonçalves
Qualitymark
(2010)



Elementos de Direito Ambiental: Parte Geral
Marcelo Abelha Rodrigues
Revista dos Tribunais
(2003)



Vivendo, Amando e Aprendendo
Leo Buscaglia
Record
(1987)



A Origem do Mundo - Mitos Gregos
Maria Augusta Mantese Randon e Graça Lima Ilustraç
Salamandra
(2001)



Terapia da Natureza - Com Florais, Ervas Medicinais e Cristais
Wania Gravina
Idepes
(2009)



Poemas
Gregório de Matos
Martin Claret
(2014)



O Setor Informal de Salvador - Dimensões Natureza Significa Vol. 2
Clóvis Cavalcanti / Renato Duarte
Funarj
(1980)





busca | avançada
42713 visitas/dia
1,7 milhão/mês