Poesia marginal do Brasil vai à Colômbia | Blog de Valdeck Almeida de Jesus

busca | avançada
64082 visitas/dia
2,5 milhões/mês
Mais Recentes
>>> IA 'revive' Carlos Drummond de Andrade em campanha do Rio Memórias
>>> mulheres.gráfica.política
>>> Eudóxia de Barros
>>> 100 anos de Orlando Silveira
>>> Panorama Do Choro
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
>>> Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder
>>> A pulsão Oblómov
Colunistas
Últimos Posts
>>> Pondé mostra sua biblioteca
>>> Daniel Ades sobre o fim de uma era (2025)
>>> Vargas Llosa mostra sua biblioteca
>>> El País homenageia Vargas Llosa
>>> William Waack sobre Vargas Llosa
>>> O Agent Development Kit (ADK) do Google
>>> 'Não poderia ser mais estúpido' (Galloway, Scott)
>>> Scott Galloway sobre as tarifas (2025)
>>> All-In sobre as tarifas
>>> Paul Krugman on tariffs (2025)
Últimos Posts
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> A mulher madura
>>> As influências imorais
>>> Duas escritoras contemporâneas
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> BarCamp, Florianópolis - II
>>> Além do mais
>>> Pensando a retomada do cinema brasileiro
>>> Pulga na praça
>>> Arquiteto de massas sonoras
>>> Irmãos Amâncio
Mais Recentes
>>> Matematica E Realidade - 9 Ano de Gelson Iezzi E Osvaldo Dolce pela Atual (2021)
>>> Americas: The Changing Face Of Latin America And The Caribbean de Peter Winn pela Pantheon (1992)
>>> Geração Alpha Geografia 6 ano de Fernando dos santos soares pela Sm (2023)
>>> Fault Lines: The Sixties, The Culture War, And The Return Of The Divine Feminine de Gus Dizerega pela Quest Books (2013)
>>> Cambridge Preparation For The Toefl Test Student's Book de Jolene Gear, Robert Gear pela Cambridge University Press (1996)
>>> Pluralidades Portuenses: Símbolos Locais, Relações Globais de Paulo Castro Seixas, Paula Mota Santos, Henrique Gomes De Araújo pela Civilização (2003)
>>> 120 Musicas favoritas para piano 2ºvolume de Mario Mascarenhas pela Irmaos vitalle
>>> Criancas Na America Latina de Veronica Regina Muller pela Crv (2015)
>>> Novissima Gramatica Ilustrada Sacconi de Luiz Antonio Sacconi pela Tres (2008)
>>> Cristo e Cultura de H. Richard Niebuhr pela Paz E Terra (1967)
>>> L'athéisme dans le Christianisme de Ernst Bloch pela Gallimard (1968)
>>> Feira de versos poesia de cordel de João Melquiades f da silva pela Atica (2013)
>>> O Bebe Mais Feliz Do Pedaco de Harvey Karp pela Planeta Do Brasil (2025)
>>> A Maternidade E O Encontro Com A Própria Sombra de Laura Gutman pela Best Seller (2010)
>>> Gatos Alados de Ursula K. Le Guin pela Glida (2024)
>>> Antropologia em novos campos de atuação : debates e tensões de Monica Franch pela Abaré (2015)
>>> Rio De Janeiro X Sao Paulo - Um Ensaio De Geografia Política - Série Acadêmica de Hélio De Araújo pela Letra Capital (2013)
>>> Mescs manual de mediação conciliação e arbitragem de Ana paula rocha do bonfim pela Lumen juris (2008)
>>> Resistance And The City (spatial Practices, 28) de Christoph Ehland pela Brill | Rodopi
>>> Viriato, História de Uma Epopeia Lusitana de Teofilo braga pela Apeiron (2011)
>>> Land, Rights And Innovation: Improving Tenure For The Urban Poor (international Development) de Geoffrey Payne pela Itdg Publishing (2002)
>>> Cartografias da Voz de Felipe Grune Ewald pela Fundaão Araucária (2011)
>>> A Arte Da Imperfeicao de Brene Brown pela Editora Sextante (2020)
>>> Cultura Mato Grossense: Festas De Santos E Outras Tradicoes de Roberto Loureiro pela Carrion & Carracedo (2006)
>>> Psicologias - Uma Introducao Ao Estudo De Psicologia de Ana m bahia bock pela Saraiva (1997)
BLOGS >>> Posts

Segunda-feira, 29/6/2015
Poesia marginal do Brasil vai à Colômbia
Valdeck Almeida de Jesus
+ de 2600 Acessos

Sarau da Onça, Fala Escritor, Grupo Ágape e Filósofa estarão no XIII Parlamento

Os baianos Maria Prado de Oliveira, Luiz Menezes de Miranda e Valdeck Almeida de Jesus (foto) estão entre os convidados do mundo inteiro para o encontro que vai debater literatura, cultura e políticas culturais.

O evento acontece de 12 a 15 de agosto, em Cartagena das Indias, com participação de autores de várias partes do mundo. Os brasileiros apresentarão um panorama da poesia contemporânea, da poesia marginal e da filosofia. Valdeck Almeida de Jesus, jornalista e poeta, fará leitura de textos do livro "Poesias ao vento: vinte poemas de amor e uma crônica desesperada", de sua autoria, ilustrado por Zezé Olukemi. A obra tem edição bilíngue, português e espanhol e registra impressões de um amor que dura uma eternidade. Na condição de Cônsul do parlamento, Valdeck Almeida representa neste palco de debates a União Baiana de Escritores - Ubesc, o Projeto Fala Escritor, Sarau da Onça e Grupo Ágape, bem como demais entidades a que pertence. Maria Prado de Oliveira, escritora, atriz, filósofa, produtora e gestora cultural, apresentará o conto "Umas acadêmicas", de seu livro "Urbanos, Humanos, Estranhos...". O terceiro convidado, Luiz Menezes de Miranda vai apresentar um resumo da história do Sarau da Onça, coletivo de escritores, poetas, rappers e outras artes de Sussuarana, periferia de Salvador-BA.

Para Maria Prado, "eventos que promovem encontros entre escritores são muito bem-vindos, sempre! Quando esses encontros acontecem na América Latina, região do planeta que trouxe para o mundo referências literárias superlativas a exemplo de Gabriel García Márquez, Jorge Luis Borges, Pablo Neruda, Gabriela Mistral, Jorge Amado, Guimarães Rosa, Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector, Octavio Paz, Eduardo Galeano e tantos outros, é sempre uma oportunidade de trocas culturais saborosas em empatias e pertencimentos". E não é só o acontecimento em si, que encanta a filósofa, "a expectativa é exatamente aproveitar bastante essas possibilidades de intercâmbio, conhecendo novos escritores e apresentando o meu trabalho para outros colegas, não só da América Latina mas também de outras regiões do mundo, além de conhecer a linda Cartagena das Índias, Patrimônio da Humanidade, que ainda não conheço". E completa: "A minha participação será através da leitura do conto "As Acadêmicas", do meu primeiro livro "Urbanos, Humanos, Estranhos...", lançado em papel em 2011 e com a primeira edição esgotada, agora disponível em e-book (português e inglês) num lançamento pela e-galáxia. Gratidão ao poeta, escritor e editor baiano Valdeck Almeida de Jesus, um dos embaixadores do Parlamento, que me avisou sobre o evento gerando o convite da organização para a minha ida".

Luiz Menezes de Miranda está contando os dias para a partida internacional. Ele afirma "Sempre digo que a Literatura é o caminho mais curto para unir e intercambiar Nações, esse encontro não poderia ser diferente. Eu como poeta e escritor, tenho verdadeiro fascínio pelas raízes da escrita e da fala, mas o ver, o sentir, e a possibilidade de trocas em outros idiomas, faz com que cresça a cada momento a minha busca pelo conhecimento literário. Vejo em toda ótica a grande possibilidade nesse encontro, pois o conhecimento de novos letramentos, vão me possibilitando grande troca de informações, não só enriquecendo o meu currículo mas, acima de tudo, me proporcionando um aprendizado do que há de melhor na divisa literária internacional". Ele vai fazer um resumo histórico do grupo Sarau da Onça, que atua em Sussuarana (Novo Horizonte, periferia de Salvador) há quatro anos, nas dependências do Espaço CENPAH - Centro de Pastoral Afro, pertencente à Paróquia São Daniel Comboni. A cada quinze dias são realizados saraus, apresentações musicais, leituras poéticas e canjas de hip hop e outras atividades culturais. Por se localizar numa região periférica de Salvador, os moradores do bairro têm pouco acesso aos bens culturais devido à distância dos principais centros culturais da cidade. O sarau, nesse sentido, ocupa um lugar de importância ímpar, atraindo rapazes e moças para atividades de cultura e afirmação cidadã, fortalece os laços afetivos, une a comunidade em prol de objetivos comuns e abre novas perspectivas aos jovens e adolescentes da localidade. Além da questão cultural, o coletivo tem um amplo leque de lutas contra o racismo, discriminação social, genocídio da população negra, apoio à ressocialização de jovens infratores, dentre outras frentes políticas e sociais.

O XIII Parlamento Nacional de Escritores da Colômbia ocorre paralelamente ao Parlamento Jovem, organizados pela Associação de Escritores da Costa. O encontro acontece em Cartagena das Índias, de11 a 15 de agosto de 2015, com vasta programação que inclui lançamentos de livros, recitais poéticos, leituras de trabalhos literários, bate papos, debates, além de almoços regados a muita alegría, poesia e literatura. Na edição 2015 a presidência honorária do parlamento está sob os cuidados da escritoraGuiomar Cuesta Escobar.

O Parlamento Nacional de Escritores da Colômbia atualmente tem delegados em 18 estados e doze países, e é o evento acadêmico e literário de maior qualidade, maior atração entre os intelectuais do país e que realiza a maior projeção de Cartagena para o mundo. Declarado como de "Interesse Cultural" pelo Conselho de Cultura do Distrito de Cartagena, é cofinanciado pelo Instituto de Patrimônio e Cultura de Cartagena, Ministério da Cultura, Câmara de Comércio de Montería, Corporação Universitária (CECAR), Clube União de Cartagena, Almacén La Finca de Magangue e apoio da Universidade de Cartagena, Universidade Jorge Tadeo Lozano, Collage Editores, Universidade UNICOLOMBO, Instituição Universitária de Artes e Ciências de Bolívar (UNIBAC), Instituição Tecnológica "Colégio Mayor de Bolívar", Casa Museo "Rafael Nuñez", Casa de Cultura de Cartagena e Restaurante Las Indias.

Serviço O quê: XIII Parlamento Nacional de Escritores da Colômbia Quando: 12 a 15 de agosto de 2015 Onde: Cartagena das Indias, Colômbia, em diversos espaços Quanto: Grátis

Fonte: Galinha Pulando


Postado por Valdeck Almeida de Jesus
Em 29/6/2015 às 12h27

Mais Blog de Valdeck Almeida de Jesus
Mais Digestivo Blogs
Ative seu Blog no Digestivo Cultural!

* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Maria Antonieta
Joan Haslip
Jorge Zahar
(1989)



O Milagre Da Cana
Luiz Galdino
Ed 25
(2011)



A Simulação na Luta pela Vida (corte Não Refilado)
José Ingenieros
Progressp



A outra guerra
Patti Davis
Best seller
(1986)



Historias Naturais: o Dia-a-dia dos Animais, Nossos Amigos.
Jules Renard
Landy
(2006)



Livro Cinema Como Prática Social
Graeme Turner
Summus
(1997)



Traumatismos do Sistema Musculoesqueletico - 2 Vols
Browner/jupiter/levine/trafton
Manole
(2000)



O Processo
Franz Kafka
Biblioteca Folha
(2005)



Empreenda sem Fronteiras
Bruno Pinheiro
Gente
(2016)



O Revolucionário do Tesão: a Incrível História do Psiquiatra e Escrito
Paulo José Moraes
Pasavento
(2020)





busca | avançada
64082 visitas/dia
2,5 milhões/mês