| Mais Recentes >>> Os Assassinos do Cartão-Postal de James Patterson; Liza Marklund pela Arqueiro (2014) >>> Revista Mundo dos Super-Hérois (Acompanha Cards Gigantes) de Venom o Anti-Herói; Liga da Justiça; Punho de Ferro; Série dos Titãs pela Europa >>> Econometria Básica - Teoria e aplicações de Orlando Carneiro de Matos pela Atlas (1995) >>> A Ordem de Deus e a Desordem de Deus de John A. Mackay pela Confederação Evangélica do Brasil (1959) >>> Livro de Solange Rabelo pela Nome Próprio (2020) >>> A Ideologia da Sociedade Industrial de Herbert Marcuse pela Zahar (1979) >>> O Amante de Lady Chatterley de David Herbert Lawrence pela Abril Cultural (1972) >>> Salas Limpas - Projeto, Instalação, Manutenção de Eng. Raul Peragallo Torreira pela Hemus (2004) >>> Livro Lógica Formal Lógica Dialética de Henri Lefebvre, traduzido por Carlos Nelson Coutinho pela Civilização Brasileira (1995) >>> Livro Literatura Em Minha Casa Palavra De Poeta Volume 1 de Henriqueta Lisboa pela Ática (2001) >>> Manipulação E Mobilização, Técnicas Para Membros e Coluna de Susan L. Edmond pela Manole (2000) >>> A Dupla Personalidade(Doutrina Espírita) de Edgard Armond pela Edicel (1969) >>> Livro O Inocente de Harlan Coben pela Arx (2006) >>> A Causa das Coisas de Miguel Esteves Cardoso pela Assirio e Alvim (1997) >>> Livro Histórias Que Um Pessimista Contaria a Seus Netos Se Tivesse Decidido Ter Filhos de Renato Maia pela Ases da Literatura (2024) >>> Animais Marinhos (Coleção Baby) - Livro com páginas duras de Ciranda Cultural pela Ciranda Cultural (2011) >>> Livro Engenharia Das Operações Financeiras Pela HP-12C de Edison Fernandes Polo pela Atlas (2025) >>> Livro O Caso Dos Dez Negrinhos de Agatha Christie tradução Leonel Vallandro pela Globo (1988) >>> História Do Presbiterianismo No Sertão Da Paraíba E Rio Grande Do Norte de Marcos Severo De Amorim pela Independente (2008) >>> As Garras do Leão Um Filme Inspirado na Vida de Winston Churchill (com DVD) de Coleção Folha Grandes Biografias no Cinema 21 pela Folha de São Paulo (2016) >>> 21st Century Communication, Listening, Speaking, And Critical Thinking de Christien Lee pela Cengage Learning >>> Décroissance Versus Développement Durable de Yves-marie Abraham, Louis Marion, Hervé Philippe pela Ecosociete (2011) >>> Livro Laços Inseparáveis de Emily Giffin, traduzido por Maria Angela Amorim de Paschoal pela Editora Novo Conceito (2012) >>> Livro The Summer Vacation From The Black Lagoon Volume 17 de Mike Thaler pela Scholastic Inc. (2010) >>> Livro No Meio do Redemoinho A Luta é Sempre de Manoel Del Rio pela Casa Flutuante (2016)
|
|
BLOGS
>>> Posts
Segunda-feira,
2/11/2015
Dia dos Mortos: dia de aprender a viver
Cassionei Niches Petry
+ de 1300 Acessos
Dia dos Mortos ou Dia de Finados. O nome não importa, tampouco sua origem católica, nem mesmo se existe ou não uma vida após a morte. O dia de hoje serve para pensarmos sobre a finitude humana. Pensar não só nos que se foram, mas também, e muito mais ainda, nos que estão vivos.
Nossa sociedade é feita de rituais. Seja o batismo, a formatura, os 15 anos, todas representam um rito de passagem. Quando um ente querido morre, há também toda uma cerimônia dessa suposta passagem. Só que o ritual se estende durante toda a vida dos que ficam, quando cuidam do túmulo, rezam, levam flores, acendem velas pelas almas. O 2 de novembro é um dia especial para isso. Tudo pode ser plenamente justificado pela crença, e cada cultura tem sua maneira de ritualizar.
Interessante também é ver as diferentes formas da indesejada das gentes. Na mitologia grega, Tânatos era personificação da morte e irmão gêmeo de Hipnos, o deus do sono. Seria a morte o sono eterno? Ainda na riquíssima mitologia grega, havia as três Moiras que presidiam o destino, fabricando, tecendo e cortando o fio da vida, sendo esta última tarefa destinada a Átropos, que significa "afastar". Temos aí um termo mais leve para a morte, afinal de contas as pessoas que morrem se afastam do nosso convívio, só que é um afastamento definitivo (ou não, dependendo da crença).
Outras representações colocam a morte como um ser cadavérico, com uma foice na mão ceifando vidas. Nas histórias em quadrinhos de Neil Gaiman, a Morte é uma jovem que se veste à moda gótica e é irmã de Sandman, o Senhor dos Sonhos. Clássica ainda é a imagem da Morte, nesse caso um homem, jogando xadrez com um cavaleiro da Idade Média no filme O sétimo selo, de Ingmar Bergman.
A morte é considerada a única certeza de todo ser humano. Mas... e se deixássemos de morrer? Se fosse descoberto e vendido em qualquer farmácia o "Elixir da Longa Vida"? No romance As intermitências da morte, o finado José Saramago imaginou um país onde a morte decide deixar de atuar. Uma das consequências é a superlotação dos hospitais, já que as pessoas continuariam doentes; outra é a perda da importância da religião, pois sem a morte as pessoas não precisariam mais pensar em céu ou inferno.
Faz parte da natureza o fim da vida, mas somente o homem tem consciência disso e é o único ser a questionar sobre o que há do outro lado. Para mim, na há mais nada. Penso como o escritor Vladimir Nabokov: "nossa existência não é mais que um curto circuito de luz entre duas eternidades de escuridão." Para quem acredita, porém, há céu, inferno, purgatório, mundo espiritual, reencarnação, juízo final, etc.
Não saberemos a verdade. Sabemos, porém, que a vida tem um fim, mas antes tem um começo e um meio. Parece óbvio, mas muitas vezes não vemos o óbvio. Perdemos um tempo precioso pensando apenas no fim. Questionando a uma pessoa ligada ao espiritismo por que motivo não fora visitar minha mãe que estava doente, ela respondeu: "estou sem tempo, sabe como é, sempre envolvida com o centro espírita." Independente de crenças, não deveríamos dar atenção para os vivos também?
Por isso, o Dia de Finados é um dia para refletirmos sobre nossas atitudes, reavaliar o que fizemos, a partir do legado das pessoas que se foram. Com isso, aprenderemos a viver melhor, a valorizar os vivos que estão ao nosso redor e também aprenderemos a morrer.
Postado por Cassionei Niches Petry
Em
2/11/2015 às 09h33
Ative seu Blog no Digestivo Cultural!
* esta seção é livre, não refletindo
necessariamente a opinião do site
|
|
|