O Peso dos Janeiros e Os Críticos à Velhice | BLOG DO EZEQUIEL SENA

busca | avançada
34956 visitas/dia
2,0 milhões/mês
Mais Recentes
>>> CCBB Educativo realiza oficinas que unem arte, tradição e festa popular
>>> Peça Dzi Croquettes Sem Censura estreia em São Paulo nesta quinta (12/6)
>>> Agenda: editora orlando estreia com livro de contos da premiada escritora Myriam Scotti
>>> Feira do Livro: Karina Galindo lança obra focada na temática do autoconhecimento
>>> “Inventário Parcial”
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
Colunistas
Últimos Posts
>>> Ilya Sutskever na Universidade de Toronto
>>> Vibe Coding, um guia da Y Combinator
>>> Microsoft Build 2025
>>> Claude Code by Boris Cherny
>>> Behind the Tech com Sam Altman (2019)
>>> Sergey Brin, do Google, no All-In
>>> Claude 4 com Mike Krieger, do Instagram
>>> NotebookLM
>>> Jony Ive, designer do iPhone, se junta à OpenAI
>>> Luiz Schwarcz no Roda Viva
Últimos Posts
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Queridos amigos
>>> Agonia
>>> Sugerido para adultos?
>>> A literatura infanto-juvenil que vem de longe
>>> 2021, o ano da inveja
>>> O futuro político do Brasil
>>> David Foster Wallace e Infinite Jest
>>> Arquitetura de informação
>>> L’Empereur
>>> Fake-Fuck-Fotos do Face
Mais Recentes
>>> O Que Esperar Quando Você Esta Esperando de Arlene Eisenberg, Heidi Eisenberg Murkoff, Sandee Eisenberg Hathaway pela Record (2015)
>>> A Urgência De Ser Feliz de Sabrina Dourado pela Gente (2025)
>>> O Alemão Por Imagens (Com Exercícios) de I. A. Richards - I. Schmidt Mackey - W. F. Mackey - Christine Gibson pela Hemus
>>> Zac Power - Águas Profundas de H I Larry pela Fundamento (2009)
>>> Zac Power - Nas Alturas de H I Larry pela Fundamento (2010)
>>> Conversas Cruciais. Habilidades Para Se Comunicar Quando Ha Altos Interesses Em Jogo de Joseph Grenny E K. Patterson pela Sextante (2023)
>>> O Príncipe E O Mendigo de Mark Twain pela Scipione (2001)
>>> Sociedades Secretas - E Como Elas Afetam Nossas Vidas Hoje de Sylvia Browne pela Prumo (2008)
>>> Pai Rico, Pai Pobre - Nova Edição Atualizada e Ampliada Com 9 Seções de Estudo Inéditas - 2ª Ed. de Robert T. Kiyosaki pela Alta Books (2017)
>>> Encontre Seu Porque. Um Guia Pratico Para Descobrir O Seu Proposito E O De Sua Equipe de Simon Sinek, David Mead e Peter Docker pela Sextante (2018)
>>> Como As Gigantes Caem de Jim Collins pela Campus (2010)
>>> Pesquisa Operacional Para Decisao Em Contabilidade E Administração de Luiz J. Corrar e Carlos Renato Theóphilo pela Atlas (2009)
>>> 8 Pilares Da Liderança De Cristo. Inspire-se No Método De Contratação Do Maior de Erica Belon pela Gente (2023)
>>> Saudades Do Século 20 de Ruy Castro pela Companhia Das Letras (1994)
>>> Kuryala: Capitão e Carajá de José Mauro de Vasconcelos pela Melhoramentos (1979)
>>> Aos 7 E Aos 40 de Joao Anzanello Carrascoza pela Alfaguara (2016)
>>> Plantando As Arvores Do Quenia de Claire A. Nivola pela Sm (2015)
>>> Medindo E Gerenciando Riscos Operacionais Em Instituições Financeiras de Christopher Marshall pela Qualitymark (2002)
>>> O Tempo das Surpresas de Caio Riter pela Sm (2020)
>>> Bruxas O Verdadeiro Legado de Ramon Brito pela Ottoni (2013)
>>> Literaturas Africanas e Afro-brasileira Na Prática Pedagógica - 1ª Ed. - 1ª Reim. de Iris Maria Da Costa Amâncio - Nilma Lino G. - Miriam Lúcia Dos Santos J. pela Autêntica (2008)
>>> Revolucao Na Cozinha de Jamie Oliver pela Globo (2009)
>>> Manual de Direito Comercial de Waldo Fazzio Júnior pela Atlas (2009)
>>> Guia Para Elaboração De Monografias E Trabalhos De Conclusãoo De Curso de Gilberto de Andrade Martins e Alexandre Lintz pela Atlas (2009)
>>> Era Mais Uma Vez Outra Vez de Glaucia Lewicki pela Sm (2015)
BLOGS >>> Posts

Terça-feira, 1/3/2016
O Peso dos Janeiros e Os Críticos à Velhice
Ezequiel Sena
+ de 4700 Acessos

Por que terceira idade? Penso que não há razão para o termo. Um eufemismo que nos dá a impressão de sucata, refugo, ultrapassado, obsoleto, daquilo que não serve mais. Prefiro ir direto ao ponto: velhice.

Quando o substantivo da vida é o tempo, as rugas e os cabelos brancos nada mais são do que os sinais reveladores da teimosa vontade de continuar vivendo.

E não foram poucos os filósofos que se debruçaram sobre o tema. Um dos mais notáveis, Marco Túlio Cícero (106–43 a.C.), pensador romano, considerado o símbolo da suprema oratória, em sua obra Saber Envelhecer, ele ilustra, com sutileza, o peso dos janeiros: “Todos os homens desejam avançar à velhice, mas, ao ficarem velhos, se lamentam. Eis aí então a consequência da estupidez”.

Em 2009, não me lembro bem a data, a Rede Globo fez uma matéria sobre idosos para o programa Fantástico. Na época, com 77 anos de idade, o ex-vice-presidente da República, José Alencar, lutava contra um câncer e foi ele o destaque da reportagem.

Fiquei admirado com a firmeza de suas palavras. Mesmo com o agravamento da enfermidade, ele não se deixava abater ou lamentar da doença.

O ponto alto da entrevista: Com essa idade, o senhor está preparado para mais uma cirurgia dentre tantas já feitas? Sorrindo, respondeu: “Deus só dá o que a gente merece, não tenho medo da morte e se tiver mais um dia de vida e depois me envergonhar dele, prefiro morrer”.

Mais adiante, contou: “Quando olhei para a equipe médica e senti os semblantes abatidos, fiz uma reunião e mostrei a eles que precisávamos vencer mais essa. Foi uma injeção de ânimo para que executassem o trabalho com êxito. Ainda fiz questão de assinar um documento isentando-os, caso alguma coisa desse errado”.

Sinceramente, eu não o conhecia como homem de tanta fé. Sabia apenas das suas qualidades enquanto político e do grande empresário que era. Enxerguei nele não apenas um velho, mas um jovem de virtudes e pensamentos. Um líder nato!

São lições assim que, a cada dia, fico mais convencido de que o espírito não se deteriora; ao contrário, evolui e enaltece a pessoa humana. Certamente era o que acontecia com o cidadão José Alencar Gomes da Silva (1931-2011).

Achei oportuno incluir algo sobre o ex-vice-presidente da República, pela longeva idade e ilustrar melhor o texto. Mesmo porque, existe uma ideia ambígua do Estado brasileiro em relação aos idosos, que, em algumas situações, eles são protegidos e noutras culpados de gerar os males dos sistemas públicos de saúde e da seguridade social.

Estigmas desse tipo só ajudam a cunhar interpretações vis. Parece até que os velhos são todos doentes, pobres, de baixa escolaridade e dependentes. A longevidade ao invés de ser considerada uma conquista, infelizmente, criou-se uma visão ofuscada de provocar rombo, ou melhor, de se transformar peso morto da Nação.

Óbvio que não se podem fechar os olhos para a gravidade do ‘buraco negro’ que, há décadas, se acumula na seguridade, por erros, desvios e má gestão de governantes esbanjadores. Por isso, honrar o pagamento das aposentadorias no Brasil está ficando a cada dia muito difícil.

Alguns críticos preveem que, em razão de os brasileiros estarem vivendo mais, a reforma da Previdência deve figurar entre as necessidades de extrema urgência do País. Com isso, não restam dúvidas de que alguns direitos serão subtraídos. A proposta de igualar as idades de homens e mulheres para 65 anos, para ter acesso ao benefício, é uma dentre tantas em discussão.

Ainda assim, creio que não passam de meras ações paliativas que carecem de debate mais amplo com a sociedade. Entendo, contudo, que hoje em dia “amarrar as chuteiras” não é mais um prêmio como no passado. Na verdade, é um terrível suplicio!

Para não me alongar tanto, quero deixar para sua reflexão, caro leitor, a advertência da escritora Simone de Beauvoir, (1908-1986), pensadora de extensa obra, que resumiu muito bem os críticos à velhice: "Terrível não é a morte, mas a velhice e seu cortejo de injustiças".



Postado por Ezequiel Sena
Em 1/3/2016 às 09h38

Mais BLOG DO EZEQUIEL SENA
Mais Digestivo Blogs
Ative seu Blog no Digestivo Cultural!

* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Raciocínio Lógico Matemática para concursos
Flávio Alcântara
Vasconcelos
(2013)



Nina Remy Superespiã 1 - Em Busca Da Máquina Do Tempo E Do Espaço
Deborah Abela
Fundamento
(2009)



Pedaços de Morte no Coração
Flávio Koutzii
L&pm
(1984)



Psicologia da Saúde
Org. Valdemar Augusto Angerami
Cengage



Luzes, câmera, magia! os bastidores de Os crimes de Grindelwald
Ian Nathan
Harper Collins Br
(2018)



Factoring no Brasil
Luiz Lemos Leite
Atlas
(1993)



Textos Selecionados De Métodos E Técnicas De Pesquisa Científica
Izequias Estevam Dos Santos
Impetus
(2003)



Estudos Avançados Em Direito Vol. 1
André Vicente Leite e Fernanda Paula Diniz
Lumen Juris
(2017)



Rosas e almas
Kelley st .john
Harlequeen books
(2009)



Script - Uma Obra Inacabada
Rony Tschoeke
Chiado Books
(2021)





busca | avançada
34956 visitas/dia
2,0 milhões/mês