Meu filho e Jaime Lerner | Paulo de Resende | Digestivo Cultural

busca | avançada
78889 visitas/dia
1,7 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Festival exibe curtas-metragens online com acesso livre
>>> Lançamento do thriller psicológico “ A Oitava Garota ”, de Willian Bezerra
>>> Maurício Einhorn celebra os 45 anos do seu primeiro álbum com show no Blue Note Rio, em Copacabana
>>> Vera Holtz abre programação de julho do Teatro Nova Iguaçu Petrobras com a premiada peça “Ficções”
>>> “As Artimanhas de Molière” volta aos palcos na Cidade das Artes (RJ)
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Literatura e caricatura promovendo encontros
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
Colunistas
Últimos Posts
>>> O coach de Sam Altman, da OpenAI
>>> Andrej Karpathy na AI Startup School (2025)
>>> Uma história da OpenAI (2025)
>>> Sallouti e a história do BTG (2025)
>>> Ilya Sutskever na Universidade de Toronto
>>> Vibe Coding, um guia da Y Combinator
>>> Microsoft Build 2025
>>> Claude Code by Boris Cherny
>>> Behind the Tech com Sam Altman (2019)
>>> Sergey Brin, do Google, no All-In
Últimos Posts
>>> Política, soft power e jazz
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Das coisas que você detesta
>>> 21 de Junho #digestivo10anos
>>> 3 Alexandres
>>> Blogueiros vs. Jornalistas? ROTFLOL (-:>
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> O poeta, de Vinicius de Moraes
>>> Crítica à arte contemporânea
>>> Pecados, demônios e tentações em Chaves
>>> Satã, uma biografia
>>> Críticos em extinção?
Mais Recentes
>>> Nos Bastidores da Disney Os Segredos do Sucesso Da Mais Poderosa Empresa de Diversões do Mundo de Tom Connellan pela Saraiva (2010)
>>> Comunicação Global A Mágica da Influência A Neurolinguística Aplicada à Comunicação de Lair Ribeiro pela Objetiva (1993)
>>> O Poeta E O Cavaleiro de Pedro Bandeira pela Moderna (2013)
>>> Em Algum Lugar Do Paraiso de Luis Fernando pela Objetiva (2011)
>>> Infinito - Os Imortais de Alyson Noël pela Intrínseca (2013)
>>> Para Sempre - Os Imortais de Alyson Noel pela Intrinseca (2009)
>>> Terra De Sombras - Portugues Brasil de Alyson Noel pela Intrínseca (2013)
>>> Lua Azul - Os Imortais - Portugues Brasil de Alyson Noel pela Intrínseca (2013)
>>> Calhoun: Catherine & Amanda - Vol. 1 de Nora Roberts pela Harlequin Books (2010)
>>> A Máquina De Fazer Espanhóis de Valter Hugo Mãe pela Biblioteca Azul (2016)
>>> Lembranças De Nós Dois de Judith Mcnaught pela Bertrand Brasil (2023)
>>> Crônicas De Repórter de Pedro Bial pela Objetiva (1996)
>>> Lula E Minha Anta de Diogo Mainardi pela Record (2007)
>>> Em Busca da Sabedoria de N. Sri Ram pela Teosófica (2020)
>>> A Cabeca De Steve Jobs As Licoes Do Lider Da Empresa Mais Revolucionaria Do Mundo de Leander Kahney pela Agir (2008)
>>> Nosso Jogo de John Le Carré pela Record (1996)
>>> A Grande Esperança Viva Com a Certeza de Que Tudo Vai Terminar Bem de Ellen G. White pela Casa Publicadora Brasileira (2011)
>>> Senhora Do Jogo - Mistress Of The Game de Sidney Sheldon pela Record (2007)
>>> O Regresso de Michael Punke pela Intrínseca (2016)
>>> The Casual Vacancy de J.K Rowling pela Wentworth Press (2012)
>>> Um Conto Do Destino de Mark Helprin pela Editora Novo Conceito (2014)
>>> Brinquedos E Brincadeiras de Roseana Murray pela Ftd (2014)
>>> A Risada Do Saci (contos De Espantar Meninos) de Regina Chamlian pela Editora Atica (2009)
>>> Histórias De Bichos Brasileiros de Vera do Val pela Wmf Martins Fontes (2010)
>>> Matemática. Caderno De Atividades. 7º Ano de Imenes pela Moderna (2010)
COLUNAS

Segunda-feira, 28/3/2011
Meu filho e Jaime Lerner
Paulo de Resende
+ de 4300 Acessos
+ 2 Comentário(s)

Exatamente às 2h30 do dia 25 de janeiro de 2011, nasceu meu primeiro filho.

A despeito da enorme tentação de tratar desse fato que, para mim, é motivo de grande celebração, o impulso para escrever não veio da paternidade, mas da inesperada convergência dela com o urbanismo.

O filho, muitos já devem saber, muda a relação dos pais com o tempo. No início, não existe mais noite completa de sono. A cada duas ou três horas você é chamado para cuidar da criança: trocar fraldas, dar de mamar, ou simplesmente confortá-la em seus braços.

E foi por conta dessa nova rotina que, sem perceber, eu e minha esposa nos tornamos observadores da cidade. Não somos fofoqueiros, desejosos de captar cenas indiscretas, mas lançamos mão de um viés crítico, como analistas urbanos. Essa nova atividade não se dá por uma excentricidade, mas emergiu da leitura recente do livro Acupuntura Urbana, de Jaime Lerner (Record, 2003, 140 págs.). Com sua "orientação", passamos a apreciar as redondezas da cidade e descobrir seus encantos e desencantos de uma perspectiva muito mais cuidadosa do que no ir e vir apressado de sempre.

Jaime Lerner não escreve: ele dialoga, traduz em texto um bate-papo, com direito a divagações e também a muita, muita informação técnica. Fala sobre um permanente aprendizado urbano, a formação de uma memória, e também uma forma de admirar aquelas idiossincrasias que, acredite, só a sua cidade vai ter. Ainda que se possa argumentar que vivemos um período de padronização, com tantas franquias, redes de lojas e shopping centers, sempre há espaço para o reconhecimento de diferenças, a partir de cada configuração específica de cada localidade.

Se antes a hora de dormir era marcada pelo fim do episódio do sitcom favorito, agora não há mais rotina, e um dos programas prediletos passou a ser "assistir" ao lento apagar das luzes das lojas que encerram mais um dia de atividade. E assim vemos o clarão dos letreiros se dissipar lentamente, num espetáculo que varia de uma janela para outra. A cada dia temos uma cena que difere na posição de observação e no horário, de acordo com o momento no qual o bebê "decide" que temos de andar pela casa.

Da mesma forma, as manhãs agora são povoadas pela sinfonia das portas de ferro que vão se abrindo; primeiro o jornaleiro, depois o restaurante que recebe os ingredientes muito antes de chegar o primeiro freguês e então o resto do comércio, tudo isso contrastando com o discreto trancamento das portas estreitas que dão acesso a um ou outro "night club"...

Jaime Lerner fala sobre tudo isso: sobre o prazer de ver a cidade, sentir a cidade com suas cores, cheiros e sons. Fala sobre as mudanças que podem ser feitas para se enfrentar o desafio de viver nela, mas também de coisas que devem ser preservadas, chegando a citar um caso cuja única alternativa era "não fazer nada, com urgência".

A sua didática do olhar não se restringe ao distanciamento: com a mesma facilidade que trata do plano urbanístico, dos sistemas de transporte coletivo, também nos estimula a andar pelas calçadas, gerar identificação com pontos de referência. A partir dessa perspectiva, começamos a "explorar" o bairro no qual moramos há mais de um ano, para só agora aprendermos quais são as lojas com atendentes mais simpáticos, o melhor lugar para comprar frutas, os estabelecimentos que oferecem tudo de que necessitamos ― desde roupas de bebê até móveis de escritório, a farmácia com as melhores promoções, e o local onde o caixa sempre insiste em errar o troco da compra ― sempre a menos... Nesse relacionamento com a cidade, você passa a ser parte dela, irremediavelmente, e assim se importar mais com a qualidade do serviço de coleta de lixo, com a presença ― ou ausência ― dos guardas municipais, com a irresponsabilidade dos motoristas que estacionam bloqueando as rampas de acesso às calçadas etc. O carrinho e os produtos a serem comprados para nós e o bebê passam a ser, quem diria, instrumentos de medição da qualidade do nosso tecido urbano e da civilidade dos nossos pares!

Merecem destaque três temas aos quais Lerner dá atenção: locais com grande circulação de pessoas ― como praças, parques e mercados municipais; preservação da memória da cidade e revitalização urbana. Quem mais, além de um grande mestre, poderia ter desenvoltura para discorrer com precisão e poesia sobre temas tão amplos? Mais do que isso, os capítulos do livro não são construções frias: são narrativas dotadas de técnica mas também de sensibilidade. Ele tem esse dom, de trazer para a conversa exemplos do mundo todo, com a mesma naturalidade que teria ao descrever a cena que vê ao olhar para a sua vizinhança.

Além de observar o todo ― a cidade ― e as partes ― lojas, praças, prédios históricos, feiras etc. ―, a obra trata também do olhar dedicado às pessoas. Fala da necessidade de haver solidariedade, gentileza, de haver espaços para a interação. Confesso que nos vimos refletidos em suas observações, fortalecendo o desejo de tornar a comunidade mais amiga, de saber o nome do barbeiro, do dono da banca, do vendedor de bolo de aipim, de descobrir quantos filhos tem o infinitamente paciente dono da lanchonete da esquina, de ajudar a carregar as sacolas da senhorinha que faz compras no mercado próximo, de participar do abaixo-assinado para que a prefeitura limpe os muros pichados dos poucos casarões históricos que resistem ao tempo.

Jaime Lerner me deu uma bússola preciosa com seu livro, meu filho de meu a oportunidade de experimentar esse recurso, de testar novos caminhos, até de me perder nessa cidade que, desde aquele 25 de janeiro, aprendi a admirar. Jamais imaginei que meu filho e Lerner trabalhariam juntos.


Paulo de Resende
Niterói, 28/3/2011

Quem leu este, também leu esse(s):
01. O artífice do sertão de Celso A. Uequed Pitol
02. Ler para ficar acordado de Cassionei Niches Petry
03. O Facebook e a Alta Cultura de Marta Barcellos
04. Uma nova corrida espacial? de Vicente Escudero
05. Senhores turistas, apressem-se! de Carla Ceres


Mais Paulo de Resende
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
28/3/2011
09h07min
Paulo, encaminhei teu texto pro JL, acho que ele vai ficar honradode ter o teu filho como parceiro. Que eles façam uma cidade melhor!
[Leia outros Comentários de ilana lerner]
30/3/2011
18h28min
As cidades são feitas de fluxos. Sejam as cidades "carnais" ou as "virtuais". Fluxos de pessoas e de meios de transporte pelas ruas e calçadas. Fluxos de luzes que acendem e apagam. Fluxos de sons. Fluxos de calor e frio pelas sombras e insolações. Fluxos de emoções que coisas vivam experimenta e emanam. Parabéns pela sensibilidade de perceber isso. Abs Cabral
[Leia outros Comentários de Alexandre Cabral]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.




Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Livro Infanto Juvenil Lendas e Fábulas do Brasil Coleção Clássicos da Infância
Círculo do Livro
Círculo do Livro



Pedro e a Gansa Mágica - Com Marcador de Pagina e Cartela Adesivos
Alexandre Dumas
Piu
(2021)



Mate O Proximo
Federico Axat
Verus
(2017)



Livro Administração Caminho Chinês Estratégias para Prosperidade e Riqueza
Michael Justin Lee
Figurati
(2015)



Livro Agatha Christie Mistérios Dos Anos 40
Agatha Christie
L&PM Editores
(2013)



Livro Literatura Estrangeira O Mágico
Colm Tóibín
Companhia das Letras
(2023)



É Fácil Matar
Agatha Christie
Nova Fronteira
(1984)



O Mundo é Dos Canários
Luiz Antonio Aguiar
Atica



Tratado de Paleomastozzologia
Carlos de Paula Couto
Academia
+ frete grátis



Livro The Protector
Gennita Low
Avon Books
(2005)





busca | avançada
78889 visitas/dia
1,7 milhão/mês