O 'casamento' de Martin Scorsese e DiCaprio | Eduardo Maretti | Digestivo Cultural

busca | avançada
133 mil/dia
2,0 milhão/mês
Mais Recentes
>>> DR-Discutindo a Relação, fica em cartaz até o dia 28 no Teatro Vanucci, na Gávea
>>> Ginga Tropical ganha sede no Rio de Janeiro
>>> Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania abre processo seletivo
>>> Cultura Circular: fundo do British Council investe em festivais sustentáveis e colaboração cultural
>>> Construtores com Coletivo Vertigem
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
>>> Susan Sontag em carne e osso
>>> Todas as artes: Jardel Dias Cavalcanti
>>> Soco no saco
>>> Xingando semáforos inocentes
>>> Os autômatos de Agnaldo Pinho
>>> Esporte de risco
>>> Tito Leite atravessa o deserto com poesia
>>> Sim, Thomas Bernhard
Colunistas
Últimos Posts
>>> Glenn Greenwald sobre a censura no Brasil de hoje
>>> Fernando Schüler sobre o crime de opinião
>>> Folha:'Censura promovida por Moraes tem de acabar'
>>> Pondé sobre o crime de opinião no Brasil de hoje
>>> Uma nova forma de Macarthismo?
>>> Metallica homenageando Elton John
>>> Fernando Schüler sobre a liberdade de expressão
>>> Confissões de uma jovem leitora
>>> Ray Kurzweil sobre a singularidade (2024)
>>> O robô da Figure e da OpenAI
Últimos Posts
>>> Salve Jorge
>>> AUSÊNCIA
>>> Mestres do ar, a esperança nos céus da II Guerra
>>> O Mal necessário
>>> Guerra. Estupidez e desvario.
>>> Calourada
>>> Apagão
>>> Napoleão, de Ridley de Scott: nem todo poder basta
>>> Sem noção
>>> Ícaro e Satã
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Ah, essa falsa cultura...
>>> Teoria dos jogos perdidos
>>> United States of Brazil
>>> The Search, John Battelle e a história do Google
>>> Europeus salvaram o cinema em 2006
>>> 10 sugestões de leitura para as férias
>>> Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge
>>> O que mata o prazer de ler?
>>> Um poema de Yu Xuanji
>>> Fotografia
Mais Recentes
>>> Os Maias de Eça De Queiros pela Centro Difusor De Cultura (2005)
>>> Un'Aquila Nel Cielo de Wilbur Smith pela Tea Due (1985)
>>> Protocolo E Cerimonial - normas, ritos e pompa de Gilda Fleury Meirelles pela Ibradep (2003)
>>> O Brasil na Copa do Mundo de Brian Glanville com a cooperação da FIFA pela Grafica Lux (1973)
>>> Princesa De Coiatimbora de Penelope Martins pela Dimensão (2021)
>>> Noites Tropicais: Solos, Improvisos E Memorias Musicais de Nelson Motta pela Objetiva (2000)
>>> Personagens de Rosa M. Curto pela Ciranda Cultural (2010)
>>> Ludi na Revolta da Vacina - uma Odisseia no Rio Antigo de Luciana Sandroni pela Salamandra (2017)
>>> Maracanã - 50 Anos de Glória de Renato Sergio pela Ediouro (2000)
>>> A Bussola De Ouro de Philip Pullman pela Objetiva (2007)
>>> Cobras E Lagartos de Wania Amarante pela Ftd (2011)
>>> Protocolo E Cerimonial - normas, ritos e pompa de Gilda Fleury Meirelles pela Ibradep (2003)
>>> Gestão Estratégica De Vendas de Vários Autores pela Elsevier (2008)
>>> Palavra Em Ação: Minimanual de Pesquisa Física de Dorival Ranqui Júnior pela Claranto (2003)
>>> O Retrato De Dorian Gray de Oscar Mendes pela Abril Cultural (1972)
>>> Distúrbios Neuróticos da Criança de Haim Grunspun pela Livraria Atheneu (1979)
>>> A Cidade E As Serras de Eça De Queiros pela Atelie Editorial (2007)
>>> Aventuras Do Marujo Verde de Gláucia Lemos pela Atual (2003)
>>> Noites Brancas de Fiodor Dostoiévski pela L e pm (2012)
>>> King James 1611 - Bíblia de Estudo Spurgeon de C. H. Spurgeon pela Bvbooks (2021)
>>> Esta Na Hora De Uma Historia Eu Contar de Celise Melo ( Celelê ) pela Giostrinho (2013)
>>> Anita Garibaldi - Uma Heroína Brasileira de Paulo Markun pela Senac (1999)
>>> Livro Literatura Estrangeira O Mundo Que Virá de Dara Horn pela Nova Fronteira (2007)
>>> S.O.S Discos Voadores de B. R. Bruss pela Tecnoprint
>>> Manual Para Realização De Exame Físico de Viana Dirce Laplaca pela Yendis (2006)
COLUNAS

Sexta-feira, 31/1/2014
O 'casamento' de Martin Scorsese e DiCaprio
Eduardo Maretti
+ de 2500 Acessos

Assisti na semana passada ao filme O Aviador (do original The Aviator), de Martin Scorsese, sem saber que o diretor e o ator Leonardo DiCaprio estão novamente juntos, agora em pleno trabalho de divulgação da nova produção de Scorsese, O Lobo de Wall Street. O novo filme do diretor é violentamente criticado por colocar no pedestal, digamos assim, um personagem real e nada nobre: Jordan Belfort, operador do mercado financeiro reconhecidamente um homem inescrupuloso, "pilantra" e corrupto, que levou pessoas à bancarrota com suas especulações e sede de dinheiro e poder. O "herói" de Scorsese é interpretado por DiCaprio.

Scorsese e DiCaprio estão se especializando em filmar magnatas americanos poderosos. O Aviador é um épico que conta um período da vida do milionário Howard Hughes (1905-1976), homem inquieto, extremamente inteligente, que foi aviador, produtor e diretor de cinema, homem de negócios, projetista de aviões e controlador da companhia aérea TWA dos anos 1940 até 1966.

Independentemente dos méritos dos personagens que escolhe, o fato é que Scorsese sabe fazer cinema. O Aviador tem quase três horas de duração, mas é um filme que você não vê passar. Além da trama bem amarrada, de achados fílmicos impressionantes, há momentos absolutamente espetaculares, como a epifânica sequência em que Hughes/DiCaprio filma (filme dentro do filme) um combate de Hell's Angels, produção de cinema que "na vida real" o empresário lançou em 1930 com estrondoso sucesso ao custo astronômico, para a época, de quase 4 milhões de dólares.

Ou a sequência em que, ao testar um novo projeto (o próprio Hughes pilotava os aviões que projetava), a aeronave, o XF-1, caiu e por milagre o piloto-criador não morreu.

O Aviador também é interessante ao traçar e construir a personalidade de Hughes, a partir da curta introdução em que mostra sua mãe superprotetora, cuja fobia de micróbios levou o filho a crescer com graves sequelas psicológicas que nunca o abandonaram. O filme mostra com grande competência o contraste desse homem louco que em um momento estava confinado em uma crise de loucura e em outro podia pôr no bolso um senador que, fazendo o lobby da poderosa concorrente da TWA, a Pan Am, o interrogava em uma CPI com o objetivo de destruí-lo e tirá-lo do nascente mercado da aviação norte-americana que se expandia rumo à Europa.

Há também o humor, por exemplo quando Hughes/DiCaprio lava as mãos no banheiro obsessivamente, ou outras situações em que fica clara sua condição de vítima de uma espécie de transtorno obsessivo-compulsivo (TOC). Enfim, um belíssimo filme.

O problema é que, diferentemente de Howard Hughes, rico e excêntrico, sim, mas que tinha sua grandeza, um personagem rico também do ponto de vista humano, glamouroso, amante e produtor de cinema e aviões, o novo objeto da lente do diretor, o especulador Jordan Belfort de O Lobo de Wall Street, não tem nada de charmoso ou nobre, muito pelo contrário, e por isso Scorsese tem sido criticado e atacado pelos que consideram sua escolha uma afronta imoral. Francamente, é um filme que não tenho vontade de ver.

Seja como for, o "casamento" de Leonardo DiCaprio com Scorsese, ao que parece, vai muito bem. Além de O Aviador, eles já trabalharam juntos em Gangues de Nova York (2002), Os Infiltrados (2006), A Ilha do Medo (2010) e agora na nova e polêmica produção sobre o bilionário sem-vergonha do mercado financeiro estadunidense.

DiCaprio
Quanto a Leonardo DiCaprio, com o qual vi vários filmes, me parece um ótimo ator, e sua atuação em O Aviador e outros filmes mostra isso. É óbvio que ele não está sempre ao lado de grandes diretores por acaso. No mais recente dos que eu tinha assistido, está também excelente como J. Edgar Hoover (no filme J. Edgar, de Clint Eastwood, 2011). Talvez mereça ser colocado na seção Grandes atores. Vou pensar sobre isso... Mas ele me parece ainda um pouco aquele ator que interpreta sempre a si mesmo (mas Al Pacino não é o maior exemplo disso?). Ou então seus personagens têm sido muito semelhantes (homens que representam o poder e o dinheiro) e ele precise interpretar outras personalidades.

Um de seus melhores papeis é no ótimo Prenda-me se for Capaz (Catch me if You Can, 2002), direção de Steven Spielberg, em que interpreta o personagem Frank Abagnale Jr. (também real), um falsário, estelionatário e farsante que se faz passar por médico, advogado e piloto de avião, ganhando muito dinheiro e fazendo a atônita polícia de trouxa. Um filme imperdível.

Talvez DiCaprio, que tem apenas 39 anos, precise de um pouco de estrada em sua carreira para amadurecer e se tornar realmente um dos grandes. Parece-me que é seu destino.

Nota do Editor:
Texto gentilmente cedido pelo autor. Originalmente publicado no blog Fatos etc.


Eduardo Maretti
São Paulo, 31/1/2014

Quem leu este, também leu esse(s):
01. O canteiro de poesia de Adriano Menezes de Jardel Dias Cavalcanti
02. Partilha do Enigma: poesia de Rodrigo Garcia Lopes de Jardel Dias Cavalcanti
03. China, um lugar muito, muito distante de Taís Kerche
04. Wikipedia: fama e anonimato de Fabio Silvestre Cardoso
05. Os Clássicos e a Educação Sentimental de Fabio Silvestre Cardoso


Mais Eduardo Maretti
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site



Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Café da Manhã dos Campeões
Kurt Vonnegut
Intrínseca
(2019)



Livro Didáticos A Nova Guerra do Vietnã o Desafio de um País para Superar a Pobreza
Jaime Spitzcovsky
Ática
(1995)



Livro Comportamento Confissões de um Torcedor Quatro Copas e uma Paixão
Nelson Motta
Objetiva
(1998)



Pesquisa Visual - Introdução às Metodologias de Pesquisa em Design Gráfico
Ian Noble, Russell Bestley
Bookman
(2007)



Comunicação Global - a Mágica da Influência
Dr. Lair Ribeiro
Objetiva
(1993)



A senhora das velas
Walcyr Carrasco
Arx
(2007)



Crimes Imperceptiveis
Guillermo Martínez
Planeta do Brasil
(2004)



A Economia da Cadeia Produtiva do Livro
Fabio Sá Earp / George Kornis
Bndes
(2005)



Crianças Seguras
Harris Clemes; Reynold Bean
Gente
(1995)



Aventura Da Imagem
Lia Zatz; Diana Zatz Mussi
Moderna
(2013)





busca | avançada
133 mil/dia
2,0 milhão/mês