Píramo e Tisbe | Ricardo de Mattos | Digestivo Cultural

busca | avançada
61737 visitas/dia
2,0 milhões/mês
Mais Recentes
>>> O escultor Renato Brunello participa do SCOGLIERAVIVA - Simpósio Internacional em Caorle (Veneza)
>>> “DESIGN versus DESIGUALDADES: Projetar um mundo melhor”
>>> “O Tempo, O Feminino, A Palavra” terá visita guiada no Sérgio Porto
>>> Marés EIN – Encontros Instrumentais | Lançamento Selo Sesc
>>> renanrenan e Os Amanticidas
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
Colunistas
Últimos Posts
>>> Andrej Karpathy na AI Startup School (2025)
>>> Uma história da OpenAI (2025)
>>> Sallouti e a história do BTG (2025)
>>> Ilya Sutskever na Universidade de Toronto
>>> Vibe Coding, um guia da Y Combinator
>>> Microsoft Build 2025
>>> Claude Code by Boris Cherny
>>> Behind the Tech com Sam Altman (2019)
>>> Sergey Brin, do Google, no All-In
>>> Claude 4 com Mike Krieger, do Instagram
Últimos Posts
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> A filosofia fruto do tédio
>>> Estamira: a salvação no lixo
>>> Um guia para ter cultura
>>> Utopia
>>> Senna
>>> A Brasilianização do Mundo
>>> A favor do voto obrigatório
>>> Trema, sentirei saudades
>>> Carta para Sonia Rodrigues
>>> Se eu fosse você 2
Mais Recentes
>>> Livro Imigrantes, Mascates & Doutores de Meir Kucinski pela Ateliê Editorial (2002)
>>> Tex anual - 05 de Claudio Nizzi pela Mythos (2003)
>>> Livro Marketing Para o Século XXI Como Criar, Conquistar e Dominar Mercados de Philip Kotler, traduzido por Carlos Szlak pela Ediouro (2009)
>>> Tex Anual - 16 de Pasquale Ruju pela Mythos (2014)
>>> Livro Ted Bundy Profile Um Estranho Ao Meu Lado de Ann Rule, traduzido por Eduardo Alves pela Darkside Books (2019)
>>> Livro Peso Perfeito de Deepak Chopra pela Rocco (1998)
>>> Mate - Me Por Favor de Legs Mcneil e Gillian McCain pela L&pm (2013)
>>> Psicoterapia Prânica - Mestre Choa Kok Sui de Mestre Choa Kok Sui pela Ground (2004)
>>> Asteca de Gary Jennings pela Record (1980)
>>> Livro Sun Tzu A Arte da Guerra Os Treze Capítulos Originais de Nikko Bushidô pela Jardim Dos Livros (2007)
>>> Tex Anual - 11 de Segura pela Mythos (2009)
>>> Revista Magnum Ano 24 Nº 145 - Apresentação Springfield Armory TRP 10 mm de Etros pela Etros
>>> Livro O Lado Bom Da Vida de Matthew Quick pela Intrinseca (2013)
>>> Livro Reunião De Pais Sofrimento ou Prazer? de Beate Althuon, Corinna H. Essle e outros pela Casa do Psicólogo (1996)
>>> Ofício de Cartógrafo. Travessias Latino-Americanas da Comunicação na Cultura de Jesús Martín-Barbero pela Loyola (2004)
>>> Livro Gael Y La Red De Mentiras de Ernesto Rodríguez pela Klett Sprachen Gmbh (2011)
>>> The Religion Of Truth - Abdul Rahman Bin Hammad Al-omar de Abdul Rahman Bin Hammad Al-omar pela Ministry Of Islamic Affairs
>>> Livro Cure Seu Corpo de Louise L. Hay pela Record (1984)
>>> Wolverine Dívida de Honra de Chris Claremont - Frank Miller pela Panini Comics (2004)
>>> A Insustentável Leveza Do Ser de Milan Kundera pela Companhia Das Letras (1999)
>>> Songbook Bossa Nova - Vol.4 de Almir Chediak pela Vozes (1992)
>>> Livro Uma Vida Sem Limites de Marcos Rossi pela São Paulo (2011)
>>> Abduzidos de Robin Cook pela Record (2001)
>>> Livro Direito Notarial Teoria e Prática de Julenildo Nunes Vasconcelos, Antônio Augusto Rodrigues Cruz pela Juarez de Oliveira (2000)
>>> Livro HQ Frankenstein Uma Graphic Novel de Mary Shelley, ilustrado por Pete Katz, traduzido por Érico Assis pela Quarto Editora (2017)
COLUNAS

Segunda-feira, 23/1/2017
Píramo e Tisbe
Ricardo de Mattos
+ de 11300 Acessos

"...o que não vê o amor?" (Ovidius)

1. A lenda de Píramo e Tisbe encontra-se no Livro IV das Metamorfoses, a grande obra em verso do poeta latino Publius Ovidius Naso (43 a.C./17 d.C.). O livro de ouro da mitologia, como ficou traduzido entre nós The age of fable, de Thomas Bulfinch, traz sua versão resumida e em prosa. Nada receie o leitor, nem se acomode: o texto original, se vertido por tradutor que tenha percebido o espírito de simplicidade dos antigos poetas, é de tranquila leitura.

2. Quem foram estes personagens? Jovens babilônicos vivendo durante o reinado da lendária Semíramis, rainha da Babilônia, da Assíria e de outros reinos. Já à época da conversaçãoem que se declina a lenda dos dois amantes, os fatos são projetados num ainda mais remoto e incerto tempo-espaço. Neste ano, percebo-o agora, completam-se dois mil anos de desencarne do próprio poeta...

3. Píramo, o rapaz, era vizinho da jovem Tisbe. Ambos de beleza física equivalente. Nenhuma barreira que lhes impedisse a aproximação e o envolvimento. Convivendo na mesma localidade, atraíram-se. Juventude, beleza física, boa saúde e disposição: eis os prováveis atributos então buscados e encontrados, formando os elos iniciais da relação. Jovens divertindo-se um à vista do outro, um avaliando o desempenho do outro com maior ou menor discrição. Haveria contato físico? Inviável saber. Que tenha havido, apenas aumentaria o vínculo entre dois corpos plenos de frescor e de vitalidade, mutuamente eleitos entre tantos outros.

4. A explicação do mundo natural, dos eventos sociais e mesmo do destino do espírito facultou a Mitologia. Mitos para a criação do mundo; mitos para a elucidação das ocorrências da sociedade; mitos tentando definir a jornada do espírito. Um panteão de deuses gregos e latinos que, conforme mostra-nos Agostinho em outro monumento literário, A cidade de Deus, precisa desdobrar-se e especializar-se para manter-se. Júpiter é o onipotente, mas em caso de aumento patológico da temperatura corporal, deve ser evocada a deusa Febre. Agostinho critica a confusão mental que envolveria o pagão na busca de socorro para uma demanda. Tendo enrolado o leitor um pouco, posso voltar ao casal.


Semíramis

5. Lamentável que a união entre Píramo e Tisbe estivesse fadada à irrealização. Não a queriam seus familiares. Ignora-se se havia de cada lado planos para eles, ou se tratava de rivalidade entre vizinhos. Caso William Shakespeare tenha realmente utilizado a lenda como base de sua peça Romeu e Julieta, preferiu a rivalidade. Mitos são registrados e reavivados adiante. São ímãs psíquicos que podem expor nosso conteúdo e, por sua vez, servem de estofo para outras obras.

6. Que fazia o casal pós o anoitecer, cada um recolhido em sua casa? Habitavam construções vizinhas, divididas por uma parede. Píramo e Tisbe encontraram uma fresta na parede, estreita o suficiete para ter sido ignorada, mas larga o bastante para deixar passar seus murmúrios de lado a lado. O laço entre eles aperta-se. O que é físico tende a saciar-se e afastar-se. De barriga cheia, quem assistirá programa de culinária? É até irritante... A paixão entre Píramo e Tisbe encontrou meio de alimentar seus sentimentos independentemente da presença física. Pela fresta comunicavam-se, trocavam recados e juras. E se não pudessem sair de casa por causa da chuva ou do frio, ou se alguém precisasse acompanhar os familiares em visitas ou trabalhos? A fresta estaria ali, constantemente conferida pelo que ficasse.

7. Lembremos que os familiares vetaram a união. Li algures que não se interfere entre o ser e seu destino, não se intromete com o indivíduo no cumprimento do sentido de sua existência. Havia mais que atração física e paixão entre eles. O Amor fez-se notado. O Amor, entidade resultante do encontro de duas individualidades, do encontro de duas singularidades, como que percebeu o terreno propício e plantou-lhes a ideia da fuga. E escolheram fugir: definiram horário e ponto de encontro.

8. Tisbe chegou primeiro. Trazia até um véu, atributo de toda noiva e aceno para a seriedade de sua atitude. Esperou por Píramo, conforme combinado, sob amoreira branca próxima a um lago. Conhecessem melhor a vida selvagem, saberiam que esta é mais ativa justamente à noite, quando a temperatura é mais amena, as presas mais lerdas e os predadores mais ativos. É uma leoa que veio ao lago beber, com a boca vermelha do sangue de sua recente refeição. Tisbe recolheu-se a uma gruta para esperar o animal afastar-se. Não percebeu a queda de seu véu. A leoa retirou-se, não sem prévia destruição do véu encontrado em seu caminho.

Tisbe, por William Waterhouse

9. Deveras, melhor deizar que cada um realize o sentido de sua existência. Que mostre quem é por meio do que faz. Na lenda de Píramo e Tisbe, a leoa ficou com o papel das intercorrências a vida, aqueles imprevistos que surgem e poluem a questão principal. Deixassem o casal em paz e não se decidiriam pela fuga. Se não acordes em fugir e não iniciado o plano, não estariam no caminho da leoa. Certas ocorrências podem ser contornáveis para uns e fatais para outros.

10. Contornável para Tisbe: viu o animal e afastou-se. Fatal para Píramo, que chegou ao local e encontrou pegadas e um véu roto e ensanguentado. "Acabou-se", pensou ele em desespero, tirando um punhal da cita e ferindo-se. Ovidius foi mais sanguinolento e comparou o sangue saído da ferida de Píramo à água que sai ruidosa de um cano de chumbo partido. O sangue, de qualquer forma, saiu com força suficiente para tingir nos galhos as amoras até então brancas. E também pentrou a terra, sendo absorvido pelas raízes da planta e originando nova variedade.

11. Triste desfecho para nosso casal. Tisbe saiu da gruta e não reconheceu a amoreira de frutos tintos. Correu ao corpo de seu amado e recebeu dele o último olhar. Suicidou-se pretendendo encontrá-lo no outro mundo. As famílias cremaram os corpos e reuniram as cinzas em túmulo único. Grande consolo.

12. Entretanto, caro leitor, permita-me considerar que na lenda de Píramo e Tisbe, pretendi identificar a atração física entre os jovens; identificar um entrosamento de afeições - poeticamente representado na conversa pela fresta - que permitisse falar em paixão ou, melhor ainda, em união psíquica entre eles; enfim, tudo coroar com a identificação do encontro espiritual que consagrou o Amor entre eles e possibilitou uma decisão, uma atitude perante o mundo. Ainda que mal sucedida, tomá-la reforçou seu valor. Permita-me, caro leitor, acreditar ter exposto neste exercício, recorrendo a personagens mitológicas, algo da teoria tridimensional do Amor elaborada por Viktor Frankl. Não creia, contudo que este humílimo seguidor esgotou o assunto.


Ricardo de Mattos
Taubaté, 23/1/2017

Quem leu este, também leu esse(s):
01. Um Oscar para Stallone de Luís Fernando Amâncio
02. Se ele não me lê de Ana Elisa Ribeiro
03. Blogueiros vs. Jornalistas? ROTFLOL (-:> de Lisandro Gaertner
04. Um mergulho pelas águas de uma Cabocla de Kleber de Oliveira Silva
05. Os romances das ilusões de Eduardo Carvalho


Mais Ricardo de Mattos
Mais Acessadas de Ricardo de Mattos
01. Um Furto - 11/6/2018
02. A Erva do Diabo, de Carlos Castaneda - 14/11/2002
03. Da Poesia Na Música de Vivaldi - 6/2/2003
04. A Sombra do Vento, de Carlos Ruiz Zafón - 9/9/2004
05. O Presépio e o Artesanato Figureiro de Taubaté - 23/12/2005


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site



Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




How to Develop Emotional Health
Oliver James
MacMillan
(2014)



O Segredo do Nicotínico - Verdades sobre o Cigarro - Inclui CD
Jorge Molina
Mvc
(2012)



Tribulações de um Chinês na China
Julio Verne
Edico



Interdisciplinaridade e Saberes
Regina Coeli M e Silva/denise R da Silva Moraes
Eunioeste
(2016)



Viajando pelos Cinco continentes
José Cretelle Júnior
Forense Universitária
(1991)



A Travessia De Marina Menina
Roberta Asse
Criandeira livros
(2015)



Fides Reformata - Volume V, n2
Vários autores
Centro Presbiteriano de pós-graduação Andrew Jumper
(2000)



Psicologia aplicada à administração de empresas 527
Cecília Whitaker Bergamini
Atlas
(2006)



Neno Ramos - Neo Pop Art
Neno Ramos
Decor Books
(2013)



John Constantine- Hellblazer: Original Sins
Jamie Delano; Rick Veitch
Vertigo
(1992)





busca | avançada
61737 visitas/dia
2,0 milhões/mês