Comentários do IP 200.180.8.78 | Digestivo Cultural

busca | avançada
60500 visitas/dia
1,7 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Neide Nazaré lança EP Equidade que enaltece a força e a delicadeza feminina
>>> Cacá Lopes lança livro Flores do Mandacaru - As Mulheres no Forró
>>> Professores do Ceará lançam livro de crônicas no IFCE em homenagem à Sinval Farias
>>> Bora Pro Baile: Vera Lucia
>>> Originais do Charme anunciam as novas datas de seu novo espetáculo: “Flashblack”
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
>>> Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder
>>> A pulsão Oblómov
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
>>> Susan Sontag em carne e osso
>>> Todas as artes: Jardel Dias Cavalcanti
>>> Soco no saco
>>> Xingando semáforos inocentes
Colunistas
Últimos Posts
>>> Alfredo Soares, do G4
>>> Horowitz na Casa Branca (1978)
>>> O jovem Tallis Gomes (2014)
>>> A história do G4 Educação
>>> Mesa do Meio sobre o Primeiro Turno de 2024
>>> MBL sobre Pablo Marçal
>>> Stuhlberger no NomadCast
>>> Marcos Lisboa no Market Makers (2024)
>>> Sergey Brin, do Google, sobre A.I.
>>> Waack sobre a cadeirada
Últimos Posts
>>> E-book: Estágios da Solidão: Um Guia Prático
>>> O jardim da maldade
>>> Cortando despesas
>>> O mais longo dos dias, 80 anos do Dia D
>>> Paes Loureiro, poesia é quando a linguagem sonha
>>> O Cachorro e a maleta
>>> A ESTAGIÁRIA
>>> A insanidade tem regras
>>> Uma coisa não é a outra
>>> AUSÊNCIA
Blogueiros
Mais Recentes
>>> O underground e o Estado
>>> YouTube, lá vou eu
>>> Sou da capital, sou sem-educação
>>> A literatura infanto-juvenil que vem de longe
>>> O Islã e seu Clone
>>> O Islã e seu Clone
>>> Sobre blogs e blogueiros
>>> O making-off da Navegação
>>> Cultura da hipocrisia
>>> Impresso pra quê?
Mais Recentes
>>> O Poder Da Meditação de Joel Levey e Michelle Levey pela Nova Era (2001)
>>> Deutsch Als Fremdsprache I a Neubearbeitung de Ernst Klett pela Epu (1978)
>>> Estranho de Camila Lackberg pela Planeta (2012)
>>> Libras: Aspectos Fundamentais de Cristina Broglia F. de Lacerda et al. (Organizadores) pela Intersaberes (2019)
>>> A Casa Dos Sonhos de Claire Douglas pela Trama - Ediouro (2024)
>>> O Senhor dos Anéis: A Volta do Anel - Livro Quarto de J.R.R. Tolkien pela Artenova (1976)
>>> Judy. A História Da Pointer-inglesa Que Foi Prisioneira Na Na Segunda Guerra Mundial de Damien Lewis pela Planeta (2024)
>>> As Cabanas Que O Amor Faz Em Nós de Ana Suy pela Planeta Do Brasil
>>> Raiva E Ruína de Jennifer L. Armentrout pela Inside Books
>>> Lua de Sangue de Jo Nesbo pela Record
>>> As Mulheres Do Circo Secreto de Constance Sayers pela Trama - Ediouro
>>> Um Caso De Verao de Elin Hilderbrand pela Bertrand (2011)
>>> Cortabunda o Maníaco do Zé Walter de Jansen Viana pela Banco Do Nordeste Do Brasil, (2011)
>>> Como Se Fosse Um Monstro de Fabiane Guimaraƒes, Alfaguara pela Alfaguara
>>> Teoria Dos Chakras de Hiroshi Motoyama pela Pensamento (2010)
>>> O Chamado Do Serial Killer de John Mark pela Harper Collins (2023)
>>> Ceu Esta Em Todo Lugar de Jandy Nelson pela Novo Conceito (2011)
>>> A Guerra Dos Furacões de Thea Guanzon pela Intrínseca (2024)
>>> Insomnia de Stephen King, Stephen King pela Hodder & Stoughton (2011)
>>> Arte E Ciência De Roubar Galinha de Joao Ubaldo Ribeiro pela Nova Fronteira (2024)
>>> Um Verao Italiano de Rebecca Serle pela Paralela
>>> A República do Apito de Euclydes Zamperetti Fiori pela Caminho das Idéias (2006)
>>> Saúde Visual Por Toda A Vida de Meir Schneider pela Cultrix (2012)
>>> Lúcia Mccartney de Rubem Fonseca pela Nova Fronteira (2024)
>>> Feira de versos - Para gostar de ler - volume 36 [Capa comum] [2013] joao melquiades f da silva e outros de João Melquiades Leando Gomes pela Ática (2013)
COMENTÁRIOS >>> Comentadores

Segunda-feira, 18/2/2002
Comentários
200.180.8.78

As malditas regrinhas ainda
Pedro, a gramática é sim o que eu falei. Os gramáticos não retiram as regras da cartola, mas dos fatos da língua. A escolha dos registros desses fatos não é arbitrária, como você afirmou; é elitista: escolhem estudar os fatos como aparecem não no falar de qualquer um, mas no de Camões, Herculano, Garrett etc. Não fazem um plebiscito da língua, seguem uma elite. Elegem essa elite por critérios como a harmonia, a clareza e a beleza, que, embora subjetivos, são aceitos de modo geral: quem lê os clássicos percebe que é bom escrever daquele jeito. Você está corretíssimo em dizer que "falar bem não é usar construções arcaicas, é saber organizar seu pensamento de modo a ser perfeitamente entendido pelo interlocutor". Justamente pensam nisso os bons gramáticos ao escolher seus clássicos. A menos que você entenda que o povo se expressa mais claramente que os clássicos, não vejo por que condenar essa preferência ou o esforço de tornar em regra aquele modo de falar e escrever. Eu disse mesmo por E-mail que a essência da língua é a mesma de Camões até hoje, e credito esse pequeno milagre aos que respeitaram a escrita daqueles autores, em vez de ceder aos inventos lingüísticos do povo. Por outro lado, quando afirmo que a mudança os afastará de nós amanhã, uso uma hipérbole, mas porque acho que hoje as condições são mesmo propícias à derrocada futura dessa unidade, o que eu não quero. Por isso é que me desagrada a consagração desnecessária de novidades e a morte do que já foi consagrado. Você talvez me considere alarmista, mas isso é outro problema.

[Sobre "Pelo Fim da Palavra VIP"]

por Guilherme
18/2/2002 às
11h52 200.180.8.78
(+) Guilherme no Digestivo...
 
Revolucionário desde o berço
Também já fui um revolucionário das formas e dos conteúdos. Meus pais não gostavam muito das formas, dos conteúdos menos ainda; mas um dia deixei de usar fraldas.

[Sobre "Dois Idiotas"]

por Guilherme Quandt
15/2/2002 às
16h40 200.180.8.78
(+) Guilherme Quandt no Digestivo...
 
essas malditas regrinhas
Até há uns meses, nunca tinha escutado ou lido grosserias como "estarei saindo". Não está em Machado, nem em Vieira, nem em Camões, e portanto quem a tiver ensinado na escola, com direito a manual de instruções, ao Sr. Rogério Prado, decerto o ludibriou; fabricou as regras "ex nihil" e viu que isso era bom, e foi tarde e manhã: um dia lamentável. Também as regras de "vou sair" e "sairei", que se aprendem adequadamente nas escolas de inglês - "I will" e "I am going to" - nunca vi aplicada por nenhum escritor decente de língua portuguesa; não me espantaria de ver alguém num clássico responderem à pergunta "Vais sair?" com um "Sairei". Devíamos todos ter ido menos à escola e mais à biblioteca. Mas o texto é muito interessante, é VIP, vou estar lendo-o sempre, até entender por que, depois de tudo, o autor escreveu no derradeiro parágrafo que o ano VAI SER muito bom. Um abraço a todos.

[Sobre "Pelo Fim da Palavra VIP"]

por Guilherme Quandt
15/2/2002 às
16h00 200.180.8.78
(+) Guilherme Quandt no Digestivo...
 
Duas coisas
Muito bom lembrar o que as traduções podem fazer à bíblia - as trevas não a CONHECERAM ou as trevas não a DERROTARAM? João responderia em grego e nenhuma das alternativas basta em si. Sobre uma observação ligeira: creio que o homem descende do macaco, se bem que não acredite que haja surgido dalguma combinação cromossômica fortuita aquilo que distingue um do outro, ou o que distingue o macaco de uma samambaia, ou o que separa qualquer vivente da lama e da areia - mas creio que na linhagem puramente carnal tivemos sim tais antepassados, inda mais feios que nossos trisavós nos retratos. Sou vítima e sintoma e propagador, porventura, da estupidez do mundo, e talvez obviamente cretino; jamais descartei a hipótese. Quem sabe o colunista, se não tirar indesculpáveis férias como as de duas semanas atrás, algum dia esclareça o que ele mesmo pensa.

[Sobre "A saída clássica"]

por Guilherme Quandt
15/2/2002 às
15h18 200.180.8.78
(+) Guilherme Quandt no Digestivo...
 
Tudo é nada.
"Hoje não: um breve gesto de cabeça, um corte rápido e pronto: já entendemos tudo." Pelo contrário - entendemos nada, pois nada é tudo que cabe num gesto ou num corte ou num filme deles composto. Mas nada queremos, nada vemos, nada pretendemos, e eis que descobrimos também rápido que saber nada é extremamente desejável.

[Sobre "Velocidade"]

por Guilherme Quandt
8/2/2002 às
08h56 200.180.8.78
(+) Guilherme Quandt no Digestivo...
 
Sugestões de respostas
Queria colaborar com respostas para as questões existenciais (com o perdão da expressão) de que o colunista se queixa. Talvez ele possa responder assim aos interlocutores, como eu responderia: 1) Deus existe? Não, nem Ele nem você. 2) Qual o sentido da vida? Anti-horário, mas se você plantar bananeira parece que é horário. 3) Qual o nosso lugar no Universo? Eu tenho um apartamento na Romualdo de Barros, Carvoeira, Florianópolis; você pode sentar ali naquele cantinho e ficar de bico fechado até o tio mandar sair. Pronto. Vejo-o na sexta-feira que vem, na próxima coluna.

[Sobre "Variações"]

por Guilherme Quandt
25/1/2002 às
12h42 200.180.8.78
(+) Guilherme Quandt no Digestivo...
 
Julio Daio Borges
Editor

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Consumidor Versus Propaganda
Gino Giacomini Filho
Summus
(1991)



Quando os Porquês Aparecem
Alcione Koritzky
Novo Ser
(2011)



Marketing - Perspectivas e Tendências Vol4
Luciano Crocco; Renato Telles; Ricardo M. Gioia
Saraiva



Livro Gibis Hamlet Classics Illustrated 2
William Shakespeare - Adaptação Steven Grant e Tom
Abril Cultural
(1990)



Maria Dorothea a Musa Revelada História da Mulher Que Inspirou o Mito
Alexandre Sanchêz
N/d
(2006)



Livro História do Brasil A Semana de 22 A Aventura Modernista no Brasil História em Aberto
Francisco Alambert
Scipione



Nada a Perder Momentos de Convicção Que Mudaram Minha Vida
Bispo Edir Macedo
Planeta
(2012)



O Anjinho Danado - Série Lagarta Pintada
Maria Julieta Sebastiani e Outro
Ática
(1988)



Introduzione Al Diritto Comunitario
Giorgio Gaja
Laterza
(1999)



Diabetes: Conviva Bem Saboreando
Maria Cristina Sugayama
Casa do Editor
(1999)





busca | avançada
60500 visitas/dia
1,7 milhão/mês