Assim é o leitor que perde... | Albarus Andreos

busca | avançada
47517 visitas/dia
1,8 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Descamuflando a cretinice cotidiana: escritor e filósofo lança o sarcástico “O Manual do Cretino” co
>>> ARTESP inicia processo seletivo para estagiários
>>> Diogenes Moura lança livro de crônicas no dia 05 de outubro
>>> Marshmallow Festival acontece nesse sábado, dia 07 de outubro, com Glória Groove e Baco Exu dos Blue
>>> Casa da Boia reúne artistas para discutir técnica de gravura em metal
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Olimpíada de Matemática com a Catarina
>>> Mas sem só trapaças: sobre Sequências
>>> Insônia e lantanas na estreia de Rafael Martins
>>> Poesia sem oficina, O Guru, de André Luiz Pinto
>>> Ultratumba
>>> The Player at Paramount Pictures
>>> Do chão não passa
>>> Nasce uma grande pintora: Glória Nogueira
>>> A pintura admirável de Glória Nogueira
>>> Charges e bastidores do Roda Viva
Colunistas
Últimos Posts
>>> Uma aula de transição energética (2023)
>>> Graham Allison no All-In Summit (2023)
>>> Os mestres Alfredão e Sergião (2023)
>>> Como enriquecer, segundo @naval (2019)
>>> Walter Isaacson sobre Elon Musk (2023)
>>> Uma história da Salon, da Slate e da Wired (2014)
>>> Uma história do Stratechery (2022)
>>> Uma história da Nvidia (2023)
>>> Daniel Mazini, country manager da Amazon no Brasil
>>> Paulo Guedes fala pela primeira vez (2023)
Últimos Posts
>>> CHUVA
>>> DECISÃO
>>> AMULETO
>>> Oppenheimer: política, dever e culpa
>>> Geraldo Boi
>>> Dê tempo ao tempo
>>> Olá, professor Lúcio Flávio Pinto
>>> Jazz: 10 músicas para começar II
>>> Não esqueci de nada
>>> Júlia
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Um lance de escadas
>>> Andante majestoso
>>> O que está acontecendo com elas ?
>>> No caso de a Dilma sair, quem assume?
>>> Nada a ver com conteúdo...
>>> Meu 16 de Agosto
>>> O enigma de Lindonéia
>>> Bienal do Livro em Minas e o acesso à cultura
>>> O chimpanzé, esse nosso irmão
>>> O blogueiro: esse desconhecido
Mais Recentes
>>> Eu Pregar de Samuel Junqueira de Souza pela Sem (2000)
>>> Livro Direito Exame da Oab sem Stress Uma nova técnica de estudos de Ricardo Santana Ourives pela Nomad (2009)
>>> Laços de Família: Contos de Clarice Lispector pela Nova Fronteira (1985)
>>> Até Passarinho Passa - ilustrações de Elisabeth Teixeira de Bartolomeu Campos de Queirós pela Moderna (2003)
>>> Cartas Solidárias - Tomando Partido Num Mundo Globalizado de Lilia Azevedo e Frei João Xerri pela Expressão Popular (2006)
>>> Didática de José Carlos Libâneo pela Cortez (2001)
>>> A Raiva não educa a calma educa de Maya Eigenmann pela Astral Cultural (2022)
>>> 58 Listas 33 úteis e 25 Nem tão úteis Assim de Manuela Barem pela Paralela (2016)
>>> A sombra do vento de Carlos Ruiz Zafón pela Objetiva (2007)
>>> Livro Auto Ajuda Quem Convence Enriquece de Napoleon Hill pela Cdg (2017)
>>> As 25 leis bíblicas do sucesso de William Douglas pela Sextante (2023)
>>> Antes das Pirâmides: Desvendando o maior Mistério da Arqueologia de Christopher Knight; Alan Butler pela Madras (2011)
>>> Livro Administração Fundamentos de Administração Em Fisioterapia de José Wagner Cavalcante Muniz pela Manole (2003)
>>> Florbela Espanca de Rui Guedes pela Dom Quixote - Lisboa (1985)
>>> Os Melhores Contos - Marques Rabelo de Ary Quintella pela Global (1997)
>>> Você Não Está Sozinho de Max Lucado pela Thomas Nelson Brasil (2010)
>>> Revelação Em Preto e Branco a Imagem Com Qualidade de Millard W. L. Schisler pela Martins (1995)
>>> Livro Didáticos Exercícios de Matemática Volume 3 Progressões Aritméticas e Geometria de Manoel Benedito Rodrigues; Alvaro Zimmermann pela Policarpo (1994)
>>> O Livro das Criaturas de Harry Potter de Jody Winarski pela Galera Record (2014)
>>> Made in Brasil - Três Décadas do Vídeo Brasileiro de Arlindo Machado pela Iluminuras (2007)
>>> Box As Crônicas de Gelo e Fogo de George R. R. Martin pela Leya (2014)
>>> Livro Gibis Sheets de Brenna Thummler pela Oni Press (2018)
>>> Fisioterapia Dermato-funcional de Elaine Guirro & Rinaldo Guirro pela Manole (2002)
>>> O Monge e o Executivo - Uma História Sobre a Essência da Liderança de James C. Hunter pela Sextante (2004)
>>> Livro Direito Guia Passe na Oab Os segredos da aprovação na 1ª e 2ª fases do exame de ordem de Marcelo Rocha pela Saraiva (2012)
COMENTÁRIOS

Quinta-feira, 17/5/2007
Comentários
Leitores

Assim é o leitor que perde...
Parece-me, depois de mais de duas dezenas de comentários sobre este texto do Julio, que temos aqui dois times: os escritores (ou os que querem, um dia, ostentar este epíteto, auxiliados pelos simpatizantes destes) e os leitores (que por sua causa vêm acompanhados pelos críticos profissionais). Vejam o caso do Galera. Seu livro "Mãos de Cavalo" só se tornou um sucesso de crítica depois que leituras ocorreram! Obviedades à parte, é a função dos críticos ler e dizer o que acham, inclusive dos iniciantes, como foi no caso do Daniel. Morram horrorizados, estrebuchem de ódio! Mas é a função do crítico e da mídia analisar o material de um autor iniciante e dizer se vale a pena comprar o livro. O público espera isso destes profissionais. Ler o livro do Scliar ou do Pamuk e fazer uma resenha sobre eles, até eu faço. Se é o dever do escritor escrever bem, é o dever do crítico dizer isso ao público. Ignorar o escritor iniciante é menos do que se espera do profissional de coluna literária.

[Sobre "Publicar em papel? Pra quê?"]

por Albarus Andreos
http://albarusandreos.blogspot.com
17/5/2007 às
12h04 200.218.186.190
(+) Albarus Andreos no Digestivo...
 
Eu me sinto salva...
Li de uma vez só os textos sobre publicar e sobre a geração argh 90 (não concordo com esse termo, mas tudo bem...). Que alívio, eu me senti salva, embora ainda perdida, pois ainda não consegui publicar meus romances, minha poesia, meus livros de contos. Mas por que me senti salva? Eu jamais, quis, em primeira instância, ser publicada. Eu sempre quis fazer literatura; fiz jornalismo, mas fui estudar Letras e fazer curso de semiótica para entender melhor a questão do texto, da linguagem. Eu jamais quis ir ao Jô; eu jamais curti essa coisa de ser moderninho e ter benesses por ser uma pessoa conhecida; eu não queria ser uma pessoa conhecida; eu queria ser uma autora lida, mas lida de maneira que eu chamo de apropriada, que é através dos livros de papel. Eu adoro livros; eu uso muito, muito mesmo a internet, mas adoro livros. Enfim, é isso. Abraço, Julio!

[Sobre "Publicar em papel? Pra quê?"]

por isa fonseca
http://www.hisafarr.zip.net
17/5/2007 às
11h45 200.234.88.38
(+) isa fonseca no Digestivo...
 
Porque ler na tela é um saco
Cada vez que preciso de alguma coisa mais longa encontrável na Internet, preciso imprimi-la para ter condições confortáveis de leitura. Mas é que eu sou um velho dinossauro de 63 anos que ainda tem uma ligação visceral com o livro. Texto em tela não tem o peso do livro, a textura da capa, o cheiro do papel. E não pode ser levado para a cama, o melhor lugar para ler (entre outras coisas). Fetichismo? É, sim, e dos bons.

[Sobre "Publicar em papel? Pra quê?"]

por Lauro Machado Coelho
17/5/2007 às
10h53 200.177.49.12
(+) Lauro Machado Coelho no Digestivo...
 
Ao inferno o mercado – Parte 2
Também falo de literatura, Julio, e em português, que devemos todos preservar. Já no título, pretendi tirar o foco das idiossincrasias. Não acredito que o idealizado leitor cria mercado, circula e dá sucesso a obra alguma. Nem só bons editores. Se tudo isso não existisse, ainda restaria a pobreza no país, e o mercado dos vendáveis, patrocinados pelas editoras influentes. Lamentei que tal ocorra: que produtores são pobres e proprietários ricos... Não entendi por que diabos palavrinha nem tão feia assim (a desnecessidade) transformou-se em palavrão e me aconselhas por isso a parar de escrever. Dizes que não entendestes toda a ironia no que escrevi. Por que deduzistes então que era ironia? Eu festejei ter publicado em papel antes de ler teu texto cáustico e severo (uma virtude); mas desestimulante, que é diferente de desafiador, porque pouco crítico da realidade objetiva...

[Sobre "Publicar em papel? Pra quê?"]

por Adroaldo Bauer
http://coisaegente.blogspot.com
17/5/2007 às
10h32 200.169.16.20
(+) Adroaldo Bauer no Digestivo...
 
Deusa do Oriente
Notável o texto, Marília. Dá uma exata dimensão do filme em questão e relaciona as coisas que realmente importam em torno dele. Tenho acompanhado, meio de longe, a ascensão dos mangás, quadrinhos e derivados, e dá pra perceber que a vingança é uma das deusas do oriente, uma deusa oculta, não muito clara, mas onipresente. Cultuar essa deusa é um conflito, pra nós, ocidentais. Ela não é totalmente destituída de atrativos, mas intuimos que sua presença constante pode se tornar um pesadelo, sem saída. E há quem goste de pesadelos. Mas tô falando demais. O que eu queria dizer é que seu texto está claro e bem construído (como soe acontecer...). Beleza.

[Sobre "A trilogia da vingança de Park Chan-Wook"]

por Guga Schultze
17/5/2007 às
10h17 201.80.32.132
(+) Guga Schultze no Digestivo...
 
o peso do nome impresso
Caro Julio, você tem razão, em partes, acredito eu: Não compraria um livro de autor novato, isso é fato. No entanto, ainda persiste a visão romântica de ver seu livro impresso com capa, prefácio, seu nome visível. Apesar dos blogs estarem em expansão, não acredito que no Brasil as pessoas troquem a tradição de carregar o livro nas mãos por leitura mediada por uma tela de monitor. Ainda tem um outro ponto: o livro tem uma magia que nunca um blog terá! Blog... qualquer um pode abrir, um livro não é qualquer um que escreve por vários fatores limitantes como dinheiro e ousadia. É preciso se achar muito bom para ter coragem de arcar com o peso que um nome impresso tem! O poder simbólico do nome na capa de um livro pesa mais que seu nome em um blog! A questão, acredito eu, não é apenas tornar público, mas é a simbologia de "EU tornei publico"! Você não acha?

[Sobre "Publicar em papel? Pra quê?"]

por Camila F. Mendonça
http://brevestopicos.blogspot.com
17/5/2007 às
10h10 200.186.101.7
(+) Camila F. Mendonça no Digestivo...
 
Mais espaço para os novatos
É verdade, concordo com o entrevistado. Os novos autores precisam ter mais espaço nos veículos, precisam mostrar as suas idéias, entre esses autores cito o Rodrigo Capella, que, se não me engano, lançou recentemente um livro de poesia, para valorizar esse gênero. Então eu vou além: não só os jovens escritores precisam ser valorizados, mas também o gênero de poesia. Bjos! Jú.

[Sobre "Michel Laub"]

por Julia Santos
17/5/2007 às
10h09 200.207.166.50
(+) Julia Santos no Digestivo...
 
Facilidade em publicar? Onde?
Por que será que agora virou moda dizer "...virou moda escrever..."? Acho que é porque há mais facilidade, concordo. Existem as editoras por demanda, por exemplo, geralmente montadas por gente do meio "literário" que acha ruim que autores ruins ganhem dinheiro vendendo seus livros ruins, mas ganham dinheiro explorando exatamente este filão. Contudo, acho isso um exagero. Acho que a maioria destes críticos passam muito tempo diante de blogs literários na internet, ou falando com gente do meio e, de repente, acham que todo mundo está escrevendo livros. Desculpem, amigos, isso é um equívoco. Talvez haja uma certa facilidade em se pôr as idéias na tela ou no papel, mas não consigo me conformar como tem tanta gente achando isso ruim! Sites literários que desestimulam as pessoas a escrever parecem existir mais que os tais autores ruins. Já tentaram publicar um livro? Vocês dizem que é tão fácil... É difícil pra caramba gente! Ninguém te quer. Ninguém te dá atenção. Ninguém te publica, não!

[Sobre "Como escrever bem – parte 3"]

por Albarus Andreos
http://albarusandreos.blogspot.com
17/5/2007 às
09h53 200.218.186.190
(+) Albarus Andreos no Digestivo...
 
Para ler bem é preciso ajuda!
É incrível como esse Digestivo Cultural, que descobri há pouco, é bom! Passo momentos deliciosos e interessantíssimos aqui, enquanto deveria estar trabalhando (ops!), confesso! Texto excelente, Marcelo! Só para complementar o que escreveu, com meu próprio testemunho, o que significa ler bem: tem texto que te faz ler bem e texto que não te dá a mínima chance (e nem estou falando de autores iniciantes, a "Nova Lepra", para alguns letrados, aqui neste site). Como exemplo, cito Suzanne Clark e seu Jonathan Strange & Mr. Norrel. É muito bom! Parava de ler e retornava algumas páginas, não por não ter entendido o que havia sido escrito, mas para ler de novo em voz alta! Lia para minha mãe ouvir! Por algum a razão tinha que mostrar pros outros como aquele texto era bom. Queria mostrar que queria escrever daquela forma, com a mesma habilidade! Resta saber, quanto disso é devido ao tradutor que, como se sabe, pode destruir um texto, ou no caso, brindá-lo com rara isenção. Parabéns!

[Sobre "Como escrever bem — parte 1"]

por Albarus Andreos
http://www.albarusandreos.blogspot.com
17/5/2007 às
08h53 200.218.186.190
(+) Albarus Andreos no Digestivo...
 
Há muitos sofistas hoje
Concordo muitas vezes com o Julio e, obviamente, há controvérsias! Quem freqüenta livrarias são leitores críticos e podem comprar até livros de novatos - desde que tenham conteúdo: no título, na capa, na orelha e no prefácio, na contracapa ou numa leitura rápida das páginas do livro. Caso o leitor tenha alguma empatia com o livro, ele compra, sim. Há muitos sofistas e na internet e no papel tudo cabe! Quando estudante eu freqüentava livrarias e, se o livro me envolvesse de alguma forma (na verdade eram poucos, tanto escritores reconhecidos como novatos), o volume estaria em minhas mãos como mercadoria de bem cultural. Jamais adquiri um livro ruim simplesmente porque não me atraiu: isso acontece também com os livros de bons escritores, quando chegam a mim. É necessário ter empatia com os livros bons! Dizia João Guimarães Rosa que o livro pode valer pelo muito que nele não deveu caber! Quando eu recebo um livro, certamente vou lê-lo algum dia...

[Sobre "Publicar em papel? Pra quê?"]

por Newton Filho
http://www.verdestrigos.org/sitenovo/site/cronica_...
17/5/2007 às
08h42 201.80.152.135
(+) Newton Filho no Digestivo...
 
Julio Daio Borges
Editor
mais comentários

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Como Curar pela Água e pela Homeopatia
M. A. Seabra
Eco



Uma Breve História dos Tratores Em Ucraniano
Marina Lewycka
Bertrand Brasil
(2008)



A Aldeia
William Faulkner
Arcadia



Cartas para Julieta
Lise Friedman & Ceil Friedman
Seoman
(2010)



Maio de 68 Explicado a Nicolas Sarkozy
André Glucksmann e Raphael Glucksmann
Record
(2008)



Pelos Jardins do Inferno
Placido Rodrigues
Luva
(2018)



O espetacular Homem Aranha - O Livro de Ezekiel (02)
Straczynski Romita Jr.
Panini
(2020)



Ao Sul Do Rio Grande: Imaginando A América Latina Em Seleções : Oeste, Wilderness E Fronteira, 1942-1970
Mary Anne Junqueira
Instituto Franciscano De Antropologia, Centro De Documentacao E Apoio A Pesquisa Em Historia Da Educ
(2000)



Bussunda a Vida do Casseta
Guilherme Fiuza
Objetiva
(2010)



Gira, Gira
Regina Mota
Uni Duni
(2012)





busca | avançada
47517 visitas/dia
1,8 milhão/mês