Vandré: o melhor de todos! | mariangela santos

busca | avançada
63210 visitas/dia
1,7 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Lenna Baheule ministra atividades gratuitas no Sesc Bom Retiro
>>> “Carvão”, novo espetáculo da Cia. Sansacroma, estreia no Sesc Consolação
>>> “Itália Brutalista: a arte do concreto”
>>> “Diversos Cervantes 2025”
>>> Francisco Morato ganha livro inédito com contos inspirados na cidade
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Literatura e caricatura promovendo encontros
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
Colunistas
Últimos Posts
>>> O coach de Sam Altman, da OpenAI
>>> Andrej Karpathy na AI Startup School (2025)
>>> Uma história da OpenAI (2025)
>>> Sallouti e a história do BTG (2025)
>>> Ilya Sutskever na Universidade de Toronto
>>> Vibe Coding, um guia da Y Combinator
>>> Microsoft Build 2025
>>> Claude Code by Boris Cherny
>>> Behind the Tech com Sam Altman (2019)
>>> Sergey Brin, do Google, no All-In
Últimos Posts
>>> Política, soft power e jazz
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> FLIP X FLAP
>>> Viciados em Internet?
>>> Um plano
>>> 29ª Bienal de São Paulo: a politica da arte
>>> Música Popular, não
>>> Cinema de Poesia
>>> O anti-Twitter
>>> Sonia Regina Rocha Rodrigues
Mais Recentes
>>> O Mistério Do Caderninho Preto de Ruth Rocha pela Salamandra (2013)
>>> São Bernardo de Graciliano Ramos pela Record (1997)
>>> A Outra Vida De Linus Hoppe de Anne-laure Bondoux pela Melhoramentos (2008)
>>> Por Um Fio de Drauzio Varella pela Companhia Das Letras (2004)
>>> A Vida e o Pensamento De Galileu Galilei de Morgana Gomes pela Minuano (2001)
>>> O Misterio Do Coelho Pensante E Outros Contos de Clarice Lispector pela Rocco Jovens Leitores (2010)
>>> Lampião - drama em cinco quadros de Rachel de Queiroz pela Livraria José Olympio (2024)
>>> Londres Guia Visual Folha De São Paulo de Publifolha pela Publifolha (1995)
>>> O Mistério Do Vale Boscombe E Outras Aventuras de Sir Arthur Conan Doyle pela Melhoramentos (2013)
>>> Uma História Da Cultura Afro-brasileira (10º impressão) de Walter Fraga - Wlamyra pela Moderna (2013)
>>> Moby Dick - Coleção Quadrinhos Nacional de Herman Melville pela Nacional (2010)
>>> Catador De Papel de Fernando Carraro pela Ftd (1998)
>>> Bichos Nojentos de Nick Arnold pela Melhoramentos (2006)
>>> Dilermano Constantino Albuquerque Raposo, O Morador Misterioso (9º edição) de Lylian Sypriano - Claudio Martins pela Formato (2014)
>>> Elementos de Lógica Clássica Formal e Material 2ª edição. reformulada de Leonardo Van Acker pela Pucsp (1971)
>>> A Tapas E Pontapés de Diogo Mainardi pela Record (2004)
>>> The Nicomachean Ethics (oxford World's Classics) de Aristotle pela Oxford University Press (1998)
>>> A Dinâmica da Consciência - William James Revisitado de Renato Rodrigues Kinouchi pela EdUFABC (2013)
>>> Agora É Com Você! de Patricia Kenney pela Madras (2008)
>>> Palmeiras X Corinthians 1945: O Jogo Vermelho de Aldo Rebelo pela Unesp (2010)
>>> Uma Nova Fase Do Capitalismo? de François Chesnais/ Gerard Duménil e outros pela Cemax (2003)
>>> As Rosas de Rainer Maria Rilke pela 7 Letras (2002)
>>> Falsa Submissão de Laura Reese pela Record (1996)
>>> As Rãs de Mo Yan pela Companhia Das Letras (2015)
>>> O Compadre De Ogum de Jorge Amado pela Record (2006)
COMENTÁRIOS

Sábado, 22/12/2007
Comentários
Leitores

Vandré: o melhor de todos!
Vandré é sem dúvida o melhor compositor dos áureos anos 60. "Caminhando" é a mais bela composição do cancioneiro nacional, uma das mais belas do mundo, e "Disparada" é um primor. Poucos poetas e músicos demonstraram tanta lucidez sobre a condição humana. Pena que a mídia faz questão de celebrar outras figuras.

[Sobre "Geraldo Vandré, 70 anos"]

por mariangela santos
22/12/2007 às
14h57 189.31.15.229
(+) mariangela santos no Digestivo...
 
Bata forte o tambor
Sartre dizia que o inferno são os outros. Não me sinto hipócrita, nem responsável pela escolha de quem quer que seja, em atos ou mesmo eleições. Também não advogo em favor de comportamentos que considero reprovavél, faço um esforço pessoal ao defender meus pontos de vista em situações específicas e ambientes onde isso seja possível. Daniel, discordo que esta hipocrisia seja cultural; de maneira geral constatamos que todos fazem oposição a barbárie exceto os substancialmente hipócritas. Os exemplos que você enumerou constrange qualquer brasileiro, mas a indiginação que pessoas como eu e você declaram explicitamente ajudam a direcionar outras opiniões e o debate com toda a diversidade é tão importante quanto a tomada de posição. Pouco tempo atrás estes hipócritas botaram o Collor para correr com o rabo entre as pernas para se exilar nos EEUU. Talvez a plebe ignara não saiba ainda o poder que tem, mas figuras como Collor temem a execração pública, logo, amigo, bata forte o tambor...

[Sobre "Cultura da hipocrisia"]

por Carlos E. F. Oliveir
22/12/2007 às
09h57 201.65.37.4
(+) Carlos E. F. Oliveir no Digestivo...
 
Do ridículo ao sórdido...
Sempre encarei o ridículo com uma certa desconfiança e acredito que este juízo se deva à fragilidade do conceito. Se utilizarmos a empatia para desmascarar o que para uns parece jocoso, para a vítima propriamente dita teríamos um constrangimento que beira o dramático. Por um outro lado o ridículo quando ameaça o sistema dos crédulos serve de maneira adequada para sublinhar a metalinguagem. O risível anoto sempre como o que me escapa do controle, como nas comédias pastelão em que o escada prepara a piada para o protagonista arrematar. O que vemos na nossa incivilidade cotidiana não é o ridículo nem o risível, é muito mais amiúde o constrangedor, o egoísta; pessoas que pagam uma passagem mas sentem-se no direito de usufruir de três. Comportam-se de forma que eles mesmos repudiariam. No entanto, sentem-se acima da lei e até mesmo das pequenas convenções de civilidade. Desprezam as cortesias e a humanidade porque se sentem sós e não suportam nem a si mesmas.

[Sobre "Do ridículo (especial aviões)"]

por Carlos E. F. Oliveir
21/12/2007 às
23h24 201.65.37.4
(+) Carlos E. F. Oliveir no Digestivo...
 
O caminho para a felicidade
Cenas ridículas acontecidas comigo desfilam dentro da minha cabeça...e eu penso quequem consegue rir de si mesmo tem meio caminho andado para a felicidade.

[Sobre "Do ridículo (especial aviões)"]

por Maria Olimpia alves
http://marilim.net
21/12/2007 às
20h19 201.58.196.240
(+) Maria Olimpia alves no Digestivo...
 
Descobertas.
Realmente é uma ótima indicação para qualquer biblioteca. Agora ler e descobrir que nada se tem a acrescentar, deve ser dureza. Mas, vou correr o risco. Gosto tanto de ser leitora que não me importarei se tiver que deixar de ser autora.

[Sobre "Ensaios de Literatura Ocidental, de Erich Auerbach"]

por Maria Olimpia Alves
http://marilim.net
21/12/2007 às
20h12 201.78.12.244
(+) Maria Olimpia Alves no Digestivo...
 
Hum...
A resolução do problema não é tão fácil quanto responder a uma outra indagação. Imagino o completo desapontamento do autor com os resultados de protestos muito bem intencionados, porém o sistema não tem permitido grandes mudanças e enquanto o quadro de desigualdade alarmante se mantiver presente não serão visíveis grandes alterações, não.

[Sobre "Cultura da hipocrisia"]

por Fabinho
http://fhpm.blogspot.com
21/12/2007 às
17h34 201.45.89.94
(+) Fabinho no Digestivo...
 
Você está falando da Clarinha?
Eu também comi...

[Sobre "Debate literário"]

por Albarus Andreos
http://www.charranspa.blogspot.com
21/12/2007 às
14h45 200.218.186.190
(+) Albarus Andreos no Digestivo...
 
Absurdo
Pois é, o ariculista puxou as orelhas de todo mundo! Só me pergunto se não valeria a pena, mensalmente, o Digestivo republicar as razões que levaram nossos senadores à absolvição... Pela repetição, talvez possamos entender essas razões.

[Sobre "Cultura da hipocrisia"]

por Jaques
21/12/2007 às
13h35 200.204.171.30
(+) Jaques no Digestivo...
 
Ridículo
Genial! Verdadeira viagem! A médica certamente seria menos ridícula ao submeter-se ao prazer desse texto. E à moça, as náuseas não lhe atacariam... E os taxistas, cobrariam o preço justo... E os motoristas, que pacientes! Enfim, as pessoas todas seriam menos grotescas, risíveis, ridículas.

[Sobre "Do ridículo (especial aviões)"]

por João
21/12/2007 às
12h27 161.148.105.222
(+) João no Digestivo...
 
Que não morram as críticas
Fico triste. No auge do meu interesse por conhecimento, pela crítica - que também é uma forma de arte, ao meu ver -, ela está se esvaindo num momento importante de nossa sociedade. Ela seria o antídoto contra os grande alienadores que desativam o intelecto do público. Fraca ela está, mas nunca morrerá.

[Sobre "A arte da crítica"]

por Lucas R. Bispo
21/12/2007 às
10h28 189.47.34.32
(+) Lucas R. Bispo no Digestivo...
 
Julio Daio Borges
Editor
mais comentários

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Livro Biografias Vida
Keith Richards
Globo
(2010)



Clara Nunes Guerreira da Utopia
Vagner Fernandes
Ediouro
(2007)



Biblioteca: Um Contrato com Deus
Will Eisner
Devir
(2023)



Hyper Link Volume Único 2 Cds Livro do Aluno
Vinicius Nobre e Albina Escobar
Pearson
(2011)



Os Senhores Do Norte 03
Bernard Cornwell
Record
(2015)



Livro Biologia Por um Sentido na Vida
Amy Purdy
Agir
(2015)



Juan Escoda Corominas
Rafael Manzano / Carlos Areán
D A
(1993)



Libro del Grial
Coord. Juan Miguel Zarandona
451 Editores
(2008)



A ponte de madeira: a possibilidade estruturante da atividade profissional na clínica da psicose.
Arnaldo Alves da Motta
Casa do Psicólogo
(1997)



Homem Hoje
Augusto Jose Chiavegato ( Org )
Cortez & Moraes
(1977)





busca | avançada
63210 visitas/dia
1,7 milhão/mês