a epidemia de escritores | R.Almeida

busca | avançada
124 mil/dia
2,0 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Bela Vista Cultural | 'Saúde, Alimento & Cultura'
>>> Trio Mocotó
>>> O Circo Fubanguinho - Com Trupe da Lona Preta
>>> Anaí Rosa Quinteto
>>> Chocolatte da Vila Maria
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
>>> Susan Sontag em carne e osso
>>> Todas as artes: Jardel Dias Cavalcanti
>>> Soco no saco
>>> Xingando semáforos inocentes
>>> Os autômatos de Agnaldo Pinho
>>> Esporte de risco
>>> Tito Leite atravessa o deserto com poesia
>>> Sim, Thomas Bernhard
Colunistas
Últimos Posts
>>> The Piper's Call de David Gilmour (2024)
>>> Glenn Greenwald sobre a censura no Brasil de hoje
>>> Fernando Schüler sobre o crime de opinião
>>> Folha:'Censura promovida por Moraes tem de acabar'
>>> Pondé sobre o crime de opinião no Brasil de hoje
>>> Uma nova forma de Macarthismo?
>>> Metallica homenageando Elton John
>>> Fernando Schüler sobre a liberdade de expressão
>>> Confissões de uma jovem leitora
>>> Ray Kurzweil sobre a singularidade (2024)
Últimos Posts
>>> Uma coisa não é a outra
>>> AUSÊNCIA
>>> Mestres do ar, a esperança nos céus da II Guerra
>>> O Mal necessário
>>> Guerra. Estupidez e desvario.
>>> Calourada
>>> Apagão
>>> Napoleão, de Ridley de Scott: nem todo poder basta
>>> Sem noção
>>> Ícaro e Satã
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Ele, Cardoso
>>> A morte de Gilberto Dupas
>>> Palavra na Tela – Literatura
>>> Kafka lendo/sobre Goethe
>>> O Presépio e o Artesanato Figureiro de Taubaté
>>> Alice e a História do Cinema
>>> Com-por
>>> Revista Ato
>>> Juntos e Shallow Now
>>> Contos Clássicos de Fantasma
Mais Recentes
>>> Análise Para Administração Financeira de Robert C. Higgins pela Mcgraw Hill (2007)
>>> Reinventar A Escola de Vera Maria Candau pela Vozes (2013)
>>> Meditação Transcendental de Maharishi Mahesh Yogi pela Mythos Books (2019)
>>> Empreenda Sem Fronteiras de Bruno Pinheiro pela Gente (2016)
>>> Gestão De Processos de Heitor Caulliraux, Rafael Paim, Vinícius Cardoso, Rafael Clemente pela Bookman (2009)
>>> O Ponto De Mutação de Fritjof Capra pela Cultrix (2002)
>>> A Maldição de Joel Deláney (capa dura) de Ramona Stewart pela Círculo do Livro (1976)
>>> Os Segredos da Astronomia: O Céu e a Terra de Carla Maria Boschetti pela Ferni
>>> O Jôgo das contas de vidro de Hermann Hesse pela Brasiliense (1973)
>>> O Mistério das Viúvas de Maria Fagyas pela Record (1966)
>>> Drama no Savoy de Nicholas Meyer pela Record
>>> A Republica de Platao pela Martin Claret (2006)
>>> Morri Para Viver. Meu Submundo De Fama, Drogas E Prostituição de Andressa Urach pela Planeta Do Brasil (2015)
>>> Vencendo a Dor da Morte de Célia Diniz pela InterVidas (2016)
>>> Saveur Du Temps (french Edition) de Jean D' Ormesson pela Heloise D Ormesson (2009)
>>> Querido Diario Otario 10: As Piores Coisas Da Vida de Jim Benton pela Fundamento (2010)
>>> The Complete Calvin And Hobbes - 4 Vol. de Bill Watterson pela Andrews McMell (2012)
>>> O Clube do Fogo do Inferno de Peter Straub pela Bertrand Brasil (1997)
>>> Cuide da sua carreira de Pedro Mandelli pela Abril
>>> Querido Diário Otário 2 - Tem Um Fantasma Na Minha Calca de Jim Benton pela Fundamento (2009)
>>> O idiota de Dostoiévski pela Martin Claret (2006)
>>> Psicopedagogia - Uma Prática, Diferentes Estilos de Cristina Dias Alessandrini e Outros pela Casa do Psicologo (1999)
>>> Descolonizar O Imaginario: Debates Sobre Pos-extrativismo E Alternativas Ao Desenvolvimento de Gerhard Dilger; Miriam Lang; Jorge Pereira Filho pela Fundação Rosa Luxemburgo (2016)
>>> Tratado de Predisposição Hereditária ao Câncer de Sabas Carlos Vieira pela Lemar (2023)
>>> Além do Véu da Morte de Helen Greaves pela Pensamento
COMENTÁRIOS

Quarta-feira, 4/6/2008
Comentários
Leitores

a epidemia de escritores
Marcia! A qualidade dos leitores também deve ser levada em conta! Não faltam "escritores-fantasmas", produzindo coisas abomináveis rotuladas de bibliografias, experências de vida e fórmulas de sucesso pessoal, assinando como artistas, "celebridades" e outros quejandos. Dar um salto de pára-quedas não faz ninguem ser paraquedista, mas é só pagar e pronto! Tem foto e tudo comprovando a façanha. Assim é a epidemia de escritores. A família, os funcionários, alguns amigos e, principalmente, a possibilidade de "imortalizar-se", com um registro na Biblioteca Nacional, além, é claro, daquela historia que dizem ter sido o Confucio quem disse: para ser homem (mulher), é necessario plantar uma arvore, fazer um filho e escrever um livro (é o responsável pelo que voce bem comenta). Ninguem é obrigado a comprar porcaria. Entretanto, a crítica, vez por outra, nos empurra algo absolutamente dispensável. Sigo acreditando que, bem peneirado, este cascalho sempre traz algum diamante... Um abraço, RA

[Sobre "A saturação dos novos autores"]

por R.Almeida
http://contubernioideocratico.blogspot.com
4/6/2008 às
14h28 201.8.192.63
(+) R.Almeida no Digestivo...
 
Esta é uma preferência sua
Daniel, permita-me discordar de você. Isso não é "certo como dois e dois". Quem acha que Machado afasta o aluno da literatura e Jonathan Swift aproxima é você. Esta é uma preferência sua. Eu fui "obrigada" a ler Machado na escola, aos 14 anos, e acabei gostando. Gosto muito do Machado, embora me irrite com essa coisa de "patrimônio nacional". Não sei se ele é o melhor autor brasileiro, como dizem. Sei que é bom. Fazer ranking é bobagem... Na minha sala do ensino médio (saudosos tempos!), algumas pessoas gostaram do Machado e outras não gostaram, mas ainda assim continuam a se interessar por literatura do mesmo jeito. Detestei o José de Alencar e nem por isso disse "meu, nunca mais quero ler literatura brasileira na vida!". Acho que você está sendo reducionista.

[Sobre "Não gostar de Machado"]

por Marjorie Rodrigues
http://marjorierodrigues.wordpress.com
4/6/2008 às
11h54 200.157.11.66
(+) Marjorie Rodrigues no Digestivo...
 
O Machadão está em todas
Sim, sim! O Machadão está em todas. O cara, já consumido pelos vermes, consegue extrapolar o seu tempo e assombrar os leitores do século XXI, sendo leitura obrigatória para todos que querem alcançar um lugar nas universidades e afins de nosso país. Sou professora de Português e Literatura e quase sou obrigada a fazer com que meus alunos (ensino médio) leiam o tal. Lógico que ele é bom, ainda mais se comparado ao J. Alencar; mas se eu falar, por exemplo, que não gosto tanto, é capaz de ser apedrejada. O leque deve ser mais amplo. Oferecer e mostrar as possibilidades da literatura e deixar a escolha ao leitor, acho que é minha função. O medo é que sempre escolham um Paulo Coelho, por exemplo. Beijo. PS: O artigo do Guga enriquece bem esse aspecto...

[Sobre "Não gostar de Machado"]

por Adriana Godoy
4/6/2008 às
10h51 201.58.20.48
(+) Adriana Godoy no Digestivo...
 
Mascação
Fazer alguém gostar de literatura é uma improbabilidade como qualquer outra, meu caro. Assim como fazer gostar de matemática, de história, de química. Não se sabe (nem jamais se saberá) o que, exatamente, que conjunções e redes de sentidos, faz com que um indivíduo goste de literatura (ou de qualquer coisa). O problema é que todos acham que podem e sabem se meter no trabalho dos professores de literatura ou de português. Em qualquer mesa de boteco, comentários como os seus são aventados até que todos estejam bêbados. O negócio é saber que nem todo aluno é igual (em lugar algum), o que pode aumentar a probabilidade de uns gostarem de Machado e outros de Zola. Vários estudantes não gostarão de nada. Muitos serão empresários bem-sucedidos, gostando ou não de Machado ou de equações de segundo grau. Outra coisa: muitas nações precisaram de heróis. A Itália, por exemplo, elegeu Dante. E assim foi com a maioria dos países que precisaram constituir uma literatura nacional. Mas... são europeus.

[Sobre "Não gostar de Machado"]

por ana elisa ribeiro
4/6/2008 às
10h11 189.12.114.217
(+) ana elisa ribeiro no Digestivo...
 
Não posso deixar de comentar
O intuito de incentivar a leitura de "clássicos" da literatura brasileira em detrimento da literatura universal seria justamente privar o povo de cultura de verdade e então preservar uma nação de medíocres...

[Sobre "Não gostar de Machado"]

por Cristiane Cardoso
3/6/2008 às
23h18 201.19.4.93
(+) Cristiane Cardoso no Digestivo...
 
Permita-me discordar
Caro Leandro, eu critico apenas a inclusão de livros que, certo como dois e dois, afastarão o aluno da literatura. Não é novidade essa crítica, eu estou apenas passando adiante. Acho que aos alunos deveria pelo menos ser dada a opção de gostar mais de Machado de Assis ou de Jonathan Swift, por exemplo. Não é verdade que, saindo do ensino médio sem traumas literários, a pessoa terá mais probabilidades de, no futuro, vir a gostar mesmo de José de Alencar ou Camilo Castelo Branco? De resto, permita-me discordar: trabalhar, digamos, Kafka em sala de aula não seria de maneira alguma como estudar a formação do império germânico em detrimento da história brasileira. Até porque temos duas matérias de história no colégio, uma para a brasileira e outra para a universal, enquanto que no espectro do ensino de literatura somos pobres ao extremo.

[Sobre "Não gostar de Machado"]

por Daniel
http://www.danielslopes.com
3/6/2008 às
12h32 189.82.186.69
(+) Daniel no Digestivo...
 
Nossa possibilidade
Não tenho nenhum diploma de faculdade e nenhum curso no exterior, desde cedo tive que lutar por meus sonhos, e hoje amo o que faço e tenho uma remuneração muito boa, o engraçado é que comigo acontece ao contrário do que vejo no mercado: depois que consegui chegar onde queria (com dignidade) é que vou buscar uma faculdade. As oportunidades estão aí, muitas vezes nós precisamos criá-las e, com humildade, transformamos essa oportunidade em possibilidade. Abs, Diva.

[Sobre "Emprego? Exercite o desapego"]

por Diva
3/6/2008 às
09h40 201.8.136.95
(+) Diva no Digestivo...
 
Isso é uma falácia
Daniel, você critica a inclusão de escritores brasileiros, partindo do pressuposto de que, ao ler grandes clássicos universais, o estudante supostamente gostará da literatura, ao contrário do efeito produzido pela literatura nacional. Isso é uma falácia. O que move alguém a gostar da literatura não é algo assim tão simples. Essa fórmula mágica de que, para alguém gostar da literatura basta que seja apresentado aos livros certos, não existe. Defendo a inclusão da literatura nacional por causa de um ponto simples: já que o aluno passará o resto da vida sem ler nenhum livro, que pelo menos saia do ensino médio com um contato mínimo com clássicos da literatura nacional. Não se trata de "valorizar o que é nosso", apenas de um modo de ensinar um conteúdo relevante, afinal, ninguém cogitaria a hipótese de substituir em História textos sobre o descobrimento do Brasil por textos sobre a formação do império germânico por esses interessarem mais ao estudante... Dos males, o menor.

[Sobre "Não gostar de Machado"]

por Leandro Oliveira
http://odisseialiteraria.com
3/6/2008 às
09h23 129.222.72.67
(+) Leandro Oliveira no Digestivo...
 
encare o que for
Oi, Débora, entendo perfeitamente sua situação e já vivenciei todos estes "dramas". Hoje trabalho numa editora, faço o que gosto, mas não esqueço (nunca e nem poderia) que o nosso mercado (jornalístico) é feito de incertezas e que, de uma hora para outra, posso estar desempregada. Sem contar que é um mercado ególatra, não é? As pessoas - ou os jornalistas - são, em geral, arrogantes (porque será?) e não se preocupam nem um pouco com os outros, qdo não estão na pele dos outros... Isso é cruel. Para terminar, uma dica que uso: sempre me lembro que os grandes que admiro no jornalismo, na literatura, fizeram e fazem de tudo. O Saramago foi serralheiro (li isso em algum lugar), a Doris Lessing foi telefonista... Se você escolheu o jornalismo, será sempre jornalista, pq o olhar do bom (bom, hein?!) jornalista está sempre com ele, mesmo que ele tenha um bloguizinho. E para se sustentar (pq não nascemos ricos) encare o que for conveniente: o jornalismo estará sempre com você e, no mais, boa sorte!

[Sobre "Diário de uma desempregada"]

por Ana Claudia Vargas
3/6/2008 às
08h51 200.150.227.179
(+) Ana Claudia Vargas no Digestivo...
 
A luz das palavras
O Ciclo de palestras "Palavra na Tela" foi leve e divertido, sem deixar de ser didático e esclarecedor. Os profissionais bem sucedidos da Rede que se apresentaram trouxeram luz a muitas dúvidas mas, sobretudo, sugeriram atitudes para quem quer aprofundar a experiência em Internet: missão, reputação, lógica, personalização, coerência, credibilidade, conteúdo além de incontáveis horas, cara a cara com o computador, são dicas fundamentais tiradas desses encontros. Para quem quer mais, vale à pena conferir os áudios das palestras! Abraço.

[Sobre "Internet & Humor, by MarioAV"]

por Guto Maia
http://doisdobrasil.blogspot.com
2/6/2008 às
22h53 189.78.159.246
(+) Guto Maia no Digestivo...
 
Julio Daio Borges
Editor
mais comentários

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Moby Dick
Ana Oom
Ftd
(2014)



Hinterkind - os Desterrados: Escrito Em Sangue
Ian Edginton; Francesco Trifogli; Cris Peter
Panini / Vertigo
(2017)



Amanha O Silêncio Da Noite 569
John Marsden
Fundamento
(2008)



O Coelhinho Que Queria Dormir
Carl- Johan Forssén Ehrlin
Companhia Das Letrinhas
(2020)



Curso de Doutrina Espírita - Curso Fundamental Tomo 3
Edison Leonis
Nosso Lar
(1987)



O caminho de Guermantes - Em busca do tempo perdido Vol. 3
Marcel Proust
Globo
(1981)



Leo Melamed: Escape to the Futures
Leo Melamed, Bob Tamarkin
Wiley
(1996)



Poemas Para Brincar
José paulo paes
Ática
(2013)



Galeria Delta da Pintura Universal 1
Marco Valsecchi ( Org.)
Delta
(1972)



O Melhor Time do Mundo
Jorge Viveiros de Castro
Cosac Naify
(2009)





busca | avançada
124 mil/dia
2,0 milhões/mês