| Mais Recentes >>> Curso de Leitura Dinâmica 1ª edição. de Melchisedech Domiciano Reis pela Atlas (1969) >>> Do Jardim do Éden à Era de Aquarius: O livro da cura natural 2ª edição. de Greg Brodsky pela Ground (1977) >>> Tantra: The Yoga of Sex de Omar V Garrison pela The Julian Press inc (1964) >>> Oeuvres: Le petit peince, Citadelle, Terre des hommes, Pilote de guerre, Courrier sud, Vol de nuit, Lette a un otage de Antoine De Saint Exupéry (préface de Roger Caillo) pela Bibliothèque de La Pléiade (1957) >>> Francisco de assis uma proposta para hoje de Paulo bettoni oblak pela O mensageiro de santo antônio (2000) >>> Renasce a esperança estudos de religião 11 de Jaci maraschin pela Metodista (1995) >>> Revisando paradigmas, estudos de religião 13 de Lauri emilio wirth pela Umesp (1997) >>> Teoria da literatura de Antônio soares amora pela Clássico científica (1967) >>> Temas de geriatria e gerontologia de Arhon hutz pela Fundo editorial byk (1986) >>> Teoria geral da administração: a análise integrada das organizações de Bernardes,cyro pela Atlas (1993) >>> Makarenko o nascimento da pedagogia socialista de Rene capriles pela Scipione (1989) >>> Técnicas estruturadas e case de Martin,james pela Makron books (1991) >>> Trabalho educação e saúde de Vários autores pela Fiocruz (2009) >>> Propostas para o próximo presidente de Vários autores,alencar burti pela Printcrom (2010) >>> Cecil textbook of medicine de Wyngaarden smith pela Igaku shoin saunders (1985) >>> Thesaurus internacional do desenvolvimento cultural de Ruy barbosa,viet,jean pela Fundac?a?o casa de rui barbosa (1983) >>> Psicologia educacional de Mouly,george joseph pela Pioneira (1976) >>> PORTUGUÊS, LITERATURA PRODUÇÃO DE TEXTOS & GRAMÁTICA de Jesus barbosa souza,samira yousseff pela Saraiva (2000) >>> Revista de estudos árabes de Vários autores pela Fflch-usp (1993) >>> Técnicas industriais japonesas; nove lições ocultas sobre simplicidade de Schonberger,richard j. pela Pioneira (1984) >>> Transcendentes de Luciana alves da costa,liliane santos,jussara boa sorte,dagila scoparo pela Sementes (2015) >>> Tomás antônio gonzaga, seleção de textos, notas, estudos biografico, histórico e crítico e exercícios de Samira youssef campedelli pela Abril (1980) >>> Revista brasileira de biblioteconomia e documentação - febab de Vários autores pela Febab (1999) >>> Psicologia da religião de Merval rosa pela Casa publicadora batista (1971) >>> Psicologia introdutória manual básico de auto-instrução de Stanley berent pela Cultrix (1977)
|
|
BLOG
>>> Posts
Sexta-feira,
1/5/2009
Planeta de macacos
+ de 3100 Acessos
Na introdução de O culto do amador, Andrew Keen faz referência ao "teorema do macaco infinito", de T.H. Huxley (avô de Aldous):
"Segundo a teoria de Huxley, se fornecermos a um número infinito de macacos um número infinito de máquinas de escrever, alguns macacos em algum lugar vão acabar criando uma obra-prima ― uma peça de Shakespeare, um diálogo de Platão ou um tratado econômico de Adam Smith."
É só a deixa para, algumas linhas depois, dizer que:
"A tecnologia de hoje vincula todos aqueles macacos a todas aquelas máquinas de escrever. Com a diferença de que em nosso mundo Web 2.0 as máquinas de escrever não são mais máquinas de escrever, e sim computadores pessoais conectados em rede, e os macacos não são exatamente macacos, mas usuários da internet. E em vez de criarem obras-primas, esses milhões e milhões de macacos exuberantes ― muitos sem mais talento nas artes criativas que nossos primos primatas ― estão criando uma interminável floresta de mediocridade."
Seguindo a lógica de Keen, o Estadão e eu temos razão. Agora me pergunto se os macacos, digo, blogueiros, vão a) fazer máscaras com o rosto de Keen para a próxima Campus Party; b) postar fotos dele com bigode e chifrinho em seus blogs; ou c) começar a chamá-lo de "Keenossauro".
Espero que nenhuma dessas opções. Uma discussão adulta e sensata sobre os pontos que O culto do amador aborda é necessária, ainda mais porque o próprio Keen parece não ter grandes esperanças no futuro:
"Diga adeus aos especialistas e guardiões da cultura de hoje ― nossos repórteres, nossos âncoras, editores, gravadoras e estúdios de cinema de Hollywood. No atual culto do amador, os macacos é que dirigem o espetáculo. Com suas infinitas máquinas de escrever, estão escrevendo o futuro. E talvez não gostemos do que ele diz."
Eu não quero viver num planeta de macacos. Você quer?
Postado por Rafael Rodrigues
Em
1/5/2009 às 02h43
* esta seção é livre, não refletindo
necessariamente a opinião do site
|
|
|
|