Digestivo nº 209 | Julio Daio Borges | Digestivo Cultural

busca | avançada
133 mil/dia
2,0 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Cultura Circular: fundo do British Council investe em festivais sustentáveis e colaboração cultural
>>> Construtores com Coletivo Vertigem
>>> Expo. 'Unindo Vozes Contra a Violência de Gênero' no Conselho Federal da OAB
>>> Novo livro de Nélio Silzantov, semifinalista do Jabuti de 2023, aborda geração nos anos 90
>>> PinForPeace realiza visita à Exposição “A Tragédia do Holocausto”
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
>>> Susan Sontag em carne e osso
>>> Todas as artes: Jardel Dias Cavalcanti
>>> Soco no saco
>>> Xingando semáforos inocentes
>>> Os autômatos de Agnaldo Pinho
>>> Esporte de risco
>>> Tito Leite atravessa o deserto com poesia
>>> Sim, Thomas Bernhard
Colunistas
Últimos Posts
>>> Glenn Greenwald sobre a censura no Brasil de hoje
>>> Fernando Schüler sobre o crime de opinião
>>> Folha:'Censura promovida por Moraes tem de acabar'
>>> Pondé sobre o crime de opinião no Brasil de hoje
>>> Uma nova forma de Macarthismo?
>>> Metallica homenageando Elton John
>>> Fernando Schüler sobre a liberdade de expressão
>>> Confissões de uma jovem leitora
>>> Ray Kurzweil sobre a singularidade (2024)
>>> O robô da Figure e da OpenAI
Últimos Posts
>>> Salve Jorge
>>> AUSÊNCIA
>>> Mestres do ar, a esperança nos céus da II Guerra
>>> O Mal necessário
>>> Guerra. Estupidez e desvario.
>>> Calourada
>>> Apagão
>>> Napoleão, de Ridley de Scott: nem todo poder basta
>>> Sem noção
>>> Ícaro e Satã
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Literatura Falada (ou: Ora, direis, ouvir poetas)
>>> Viver para contar - parte 2
>>> Ed Catmull por Jason Calacanis
>>> O cinema brasileiro em 2002
>>> O cinema brasileiro em 2002
>>> O cinema brasileiro em 2002
>>> Conduzinho Miss Maggie
>>> Relações de sangue
>>> Unsigned and independent
>>> Pô, Gostei da Sua Saia
Mais Recentes
>>> Ana Levada da Breca - coleção girassol 5 edição. de Maria de Lourdes Krieger pela Moderna (1991)
>>> Os Permitinhos de Fabiana Barros pela Manticore (2005)
>>> Cafe, Suor e Lagrimas - coleção veredas 3 edição. de Luiz Galdino pela Moderna (1995)
>>> Origens do Intelecto: A Teoria de Piaget de John L. Phillips pela Universidade de Sp (1971)
>>> Diálogos Sobre a Vida de Krishnamurti pela Cultrix (1975)
>>> Dicionário Das Religioes de John R. Hinnells pela Cultrix (1984)
>>> Técnica de H.P. Magalhaes pela Sarvier (1983)
>>> Desenvolvimento Na Palavra de Apótolo Estevam Hernandes pela Renascer (2011)
>>> Pmp de Joseph Phillips pela Campus (2004)
>>> Sendmail Performance Tuning de Nick Christenson pela Addison-wesley (2003)
>>> Livro Doenças Da Alma de Dr. Roberto Brólio pela Fe (1999)
>>> Treinamento e desenvolvimento de Márcia Vilma G. Moraes pela Erica (2011)
>>> Handbook Of Health Economics (volume 2) (handbooks In Economics, Volume 2) de Mark V., Mcguire, Thomas G, Barros, Pedro Pita Pauly pela North Holland (2012)
>>> Budismo Puro E Simples de Hsing Yun pela De Cultura (2003)
>>> Dificuldades Escolares Um Desafio Superavel de Rubens Wajnsztejn - Alessandra Wajnsztejn pela Artemis (2009)
>>> Reminiscências e Reticências de Mário Ferrari pela Autografia (2015)
>>> O Intertexto Escolar de Samir Meserani pela Cortez (2001)
>>> Como Ensinar Bem de Leo Fraiman pela Opee (2015)
>>> Livro CÃNCER : Corpo e Alma de Dr. Renato Mayol pela Os Magos (1992)
>>> Festa No Céu de Maria Viana pela Maralto (2021)
>>> Física I de Young & Freedman pela Pearson (2003)
>>> As Cruzadas de Orlando Paes Filho pela Planeta (2005)
>>> Livro Formação Online de Educadores: Identdade e Construção de Ana Hessel/ Lucila Pesce/ Sonia Allegretti pela Rg (2009)
>>> Em Busca Do Sucesso de Robert Henry Srour pela Disal (2007)
>>> Cinquenta Tons De Liberdade de E. L. James pela Intrinseca (2011)
DIGESTIVOS

Quarta-feira, 12/1/2005
Digestivo nº 209
Julio Daio Borges
+ de 3100 Acessos




Imprensa >>> Língua de índio
Desde que a Cult desistiu da literatura pura, as revistas literárias saíram de circulação nas bancas. O empreendimento de Manuel da Costa Pinto – que até parece que se deu melhor agora, sozinho – mudou de mãos em 2002 (para ele finalmente abandoná-lo em 2003) e, sob a direção de Daysi Bregantini, apostou mais na “cultura” como um todo. A “vaguidão específica” (apud Paulo Mendes da Rocha) mostra-se hoje uma tendência entre os produtos para jornaleiros. Claro que outras publicações literárias existem (descontando as da internet, é óbvio): essas sabiamente preferiram o circuito de livrarias e, muitas vezes, abandonaram o conceito de periodicidade fixa. Então, um título como esse novo da editora Escala, Discutindo Literatura (com enorme ênfase na palavra “literatura”), surge, em grande circuito, para destoar das conclusões acima. Afinal, existe esperança (ou seja: alguém aposta só em literatura nas bancas)? Bem, na verdade, não. Mesmo considerando a boa vontade dos realizadores, Discutindo Literatura faz parte de uma série (ou coleção), Discutindo... (alguma coisa) e – num primeiro exame – apresenta-se como uma mistura da antiga Cult com a badalada Nossa História, com a adolescente Superinteressante. A combinação é, sim, esdrúxula, mas, também, explicável até certo ponto. Discutindo Literatura procura dar aquele tratamento de “curiosidade generalista” a temas como poesia, prosa regionalista e até lingüística (forçando aqui a nota um pouco) – como se esses assuntos, que exigem uma iniciação mínima, pudessem caber em um daqueles “guias” organizados por Marcelo Duarte (Curiosos, Olimpíadas, etc.). Traduzindo: para o público médio, o poeta, por exemplo, está tão próximo do alienígena que, de repente, é até mais viável embalá-lo como curiosidade histórica ou científica. A esse approach, adiciona-se nomes como João Alexandre e Frederico Barbosa e – pronto – a coisa ganha uma aparência menos asséptica e – bônus – uma chancela intelectual. O pior é que: aos letrados e wannabes não resta outra alternativa senão torcer para que Discutindo Literatura firme o pé e encontre uma linha – pois, mesmo que plena em equívocos, a revista, ainda assim, tenta resgatar uma era geológica perdida: a da literatura. [Comente esta Nota]
>>> Discutindo Literatura
 



Música >>> Bet you’ll never get to know me
Num tempo de recesso para a indústria fonográfica em geral, Leandro Carvalho conseguiu a proeza de praticamente lançar 2 (dois) CDs num mesmo ano. Ou, então, uma proeza igualmente portentosa: trabalhar 1 (um) disco por ano. Estamos falando de Cromo e do mais recente London Poem, que vieram à luz no mesmo ano de 2004, mas que lidam com diferentes horizontes. Na verdade, a quase confusão é bastante justificável e até natural: Cromo teve sua divulgação envolvida pela turnê de Leandro Carvalho com o Britton Quintet e London Poem foi inteiramente concebido para essa formação: quinteto de cordas mais violão solo. O projeto todo – com apoio do British Council, da GlaxoSmithKline e da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro – procurou abordar o cancioneiro brasileiro que teve inspiração (ou então raiz) anglo-saxã. Assim, abre grandioso com uma versão instrumental para “Maria Bethânia”, a composição de Caetano Veloso durante seu exílio em Londres, que – na virada de 2004 para 2005 – mereceu arranjo de um dos pais orquestrais da Tropicália: sim, Júlio Medaglia. Caetano ainda aparece, no CD de Leandro e do Britton Quintet, com “You don’t know me” (do antológico Transa) – impecavelmente cantada por Regina Machado. Como a interpretação vocal era historicamente uma raridade na discografia desse violonista de gênio, não seria errado aproximar essa intervenção da de Kenny Hagood, que, em Birth Of The Cool, quebrou brilhantemente a cadência do clássico de Miles Davis e fundou, junto com seu ensemble, o cool jazz. Mais do que o autor de “Triste Bahia”, é Tom Jobim quem fornece o pilar de sustentação para que Leandro Carvalho deslize suave, macio e envolvente com o seu inseparável Quintet. Do mestre de “Chovendo na roseira”, estão (além da própria): “God and the Devil in the land of the Sun”, “Amparo”, “Remember” e “Caribe” – algumas resgatadas do songbook de Paulo Jobim com o pai e de uma trilha sonora esquecida do mesmo Tom. Fecha o mestre dos mestres: Villa-Lobos, com “Big Ben”, cujo subtítulo, justamente, intitula o álbum. Leandro – com a modéstia e serenidade habituais – apresenta no encarte sua “carta de intenções”, de reforçar a ponte cultural, antes e depois da bossa nova, entre a musicalidade das línguas inglesa e portuguesa (leia-se: brasileira). Ambição mais que realizada, London Poem ficará como mais um exemplo de ousadia e de criatividade – e de brasileiros conquistando o mundo – antes e depois daquele 1963, no Carnegie Hall. [Comente esta Nota]
>>> London Poem (ouça as faixas) - Leandro Carvalho
 



Além do Mais >>> La forza del destino
John Neschling, para muita gente, acaba mais conhecido pelas opiniões polêmicas que emite do que por seu trabalho propriamente dito. Quem acompanha música no Brasil, no entanto, sabe de seu feito inigualável na direção da Osesp. A orquestra, antes de sua gestão, praticamente não existia para o mundo e hoje, além da Sala São Paulo – que é uma referência no globo –, podemos dizer que os músicos eruditos e os compositores brasileiros há muito tempo não desfrutavam de tamanho crédito. Neschling se desdobra em mil e, fora as turnês pelo exterior, as gravações de autores nacionais e as realizações inestimáveis junto ao ascendente Roberto Minczuk, agora comanda, também, um programa de rádio. Na Cultura FM. Neschling, aos sábados à tarde, retransmite concertos da Osesp, tanto em matéria de obras consagradas (de grandes vultos da música) quanto em termos de autores novos (sob cuja reputação ainda pairam dúvidas e cujo opus merece ser estudado). Sua transmissão segue o mesmo pulso firme e o mesmo conhecimento de causa que se tornaram sua marca registrada. Neschling, ainda que conviva com esse universo profissionalmente, tem a paciência necessária para abordar cada trecho, estabelecendo, por exemplo, comparações e analogias em seguida levadas ao ar pela edição do programa. É uma pena que suas emissões não sejam diárias e que atualmente se concentrem numa faixa de difícil acesso para a maior parte do público. Afinal, o fim de tarde de sábado continua disputado (com outras formas de lazer, mas disputado). De todas as alterações que a rádio Cultura sofreu, desde a nova presidência de Marcos Mendonça, essa pareceu a mais sensata até agora; as demais, bastante questionáveis (principalmente pela retirada de programas como o de Dante Pignatari sobre música de câmara). A torcida é para que John Neschling receba, mais uma vez, o reconhecimento que merece – e que sua influência se espalhe beneficamente nos meios de comunicação. [Comente esta Nota]
>>> Osesp ao vivo - Cultura FM (ouça agora)
 
>>> O CONSELHEIRO TAMBÉM PUBLICA NO RASCUNHO

E, finalmente, foi ao ar a colaboração publicada no Rascunho do fim de outubro sobre o perfil de Paulo Francis escrito por Daniel Piza em 2004. O texto, intitulado "No palco corrosivo de Paulo Francis", foi a primeira incursão do Editor do Digestivo Cultural no mais importante suplemento literário atual, dirigido por Rogério Pereira.
 
Julio Daio Borges
Editor
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Constituição Federal Atualizada Até Ec N 99 2019
Manole
Manole
(2019)



Balada
Heloisa Prieto
Brinque Book
(2000)



Os Lusiadas
Luis de Camões
Circulo de Leitores
(1972)



Os Artifícios do Capitalismo
David T. Bazelon
Civilização Brasileira
(1968)



Olho Mágico 582
José Carlos Lucca
Petit
(2006)



Enciclopédia de Curiosidades dos animais
Girassol
Girassol



Tales Of Mystery
Edgar Allan Poe
Disal
(2018)



Socorro Minha Família Está Em Perigo
João Wagner Ferreira
Livre Expressão
(2015)



The Back Of The Napkin: Solving Problems And Selling Ideas With Pictures
Dan Roam
Portfolio Hardcover
(2008)



O Divino, o Santo e a Senhora
Carlos Rodrigues Brandão
Funarte
(1978)





busca | avançada
133 mil/dia
2,0 milhão/mês