Digestivo nº 267 | Julio Daio Borges | Digestivo Cultural

busca | avançada
72040 visitas/dia
2,5 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Renata Pizi ministra workshop online sobre criação de espetáculos musicais infantojuvenis
>>> EUNIC Brasília anuncia a programação cultural gratuita da Semana da Europa 2025
>>> Abdias do Nascimento ganha espetáculo sobre sua trajetória no Teatro SESC Copacabana
>>> Agito gratuito: Decco Torres estreia o projeto “Neo Baile” no Centro
>>> Guinga
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
>>> Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder
>>> A pulsão Oblómov
Colunistas
Últimos Posts
>>> Daniel Ades sobre o fim de uma era (2025)
>>> Vargas Llosa mostra sua biblioteca
>>> El País homenageia Vargas Llosa
>>> William Waack sobre Vargas Llosa
>>> O Agent Development Kit (ADK) do Google
>>> 'Não poderia ser mais estúpido' (Galloway, Scott)
>>> Scott Galloway sobre as tarifas (2025)
>>> All-In sobre as tarifas
>>> Paul Krugman on tariffs (2025)
>>> Piano Day (2025)
Últimos Posts
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Samurais de Fecaloma
>>> Antologia Ser Mulher
>>> Henry Moore: o Rodin do século XX
>>> Wanda Louca Liberal
>>> Rainbow 1977
>>> A avó e a montanha-russa
>>> Novo site da Filmes Polvo
>>> Rodrigo Capella em turnê
>>> Deitado eternamente em divã esplêndido – Parte 1
>>> Millennials
Mais Recentes
>>> Biotechnology For Fuels And Chemicals: The Twenty-third Symposium (abab Symposium) de Mark Finkelstein/ Brian H Davison pela Humana Press (2002)
>>> Twentieth Symposium On Biotechnology For Fuels And Chemicals: Presented As Volumes 77-79 de Brian H Davison / Mark Finkelstein pela Humana Press (1999)
>>> O Discreto Charme Das Partículas Elementares (2º edição - capa dura) de Maria Cristina Batoni Abdalla pela Lf Editorial (2016)
>>> Crc Handbook Of Chemistry And Physics, 91st Edition (crc Handbook Of Chemistry & Physics) de W M Haynes editor in chief pela Crc Press (2010)
>>> Topicos de fisica 2 - termologia, ondas e optica (10º edição) de Newtob - Helou - Gualter pela Saraiva (1993)
>>> Signos Solares para o Século XXI - Um Guia Prático para o Dia a Dia Moderno de Babs Kirby pela Nova Era (2007)
>>> What to Expect The First Year de Arlene Eisenberg; Heidi E Murkoff; Sandee Hathaway pela Workman Publishing (1989)
>>> O Sonho Que Brotou (capa dura) de Renato Moriconi pela Dcl (2010)
>>> O Maior De Todos Os Mistérios de Giselda Laporta Nicolelis pela Editora Do Brasil (2017)
>>> O Diário Perdido: Gravity Falls: Volume 3 de Alex Hirsch pela Universo Dos Livros (2018)
>>> O velho e o mar - contos de hemingway (capa dura) de Ernest Hemingway pela Civilização Brasileira (1973)
>>> De Mão Em Mão de Alcides Goulart pela Jovem (2011)
>>> A Bisa Fala Cada Coisa! de Carmen Lucia Campos pela Panda Books (2016)
>>> O Misterioso Lar Cavendish de Claire Legrand pela Gutenberg (2014)
>>> Os Caras Malvados - Volume 1 de Aaron Blabey pela Saber E Ler (2019)
>>> O Saco de Ivan e Marcello pela Nova Fronteira (2003)
>>> A Magica Da Amizade - Kiki E Jax de Marie Kondo pela Nova Fronteira (2019)
>>> Os Bandeira-pirata E O Galeão Assombrado de Jonny Duddle pela Escarlate (2014)
>>> Sertao Das Arabias de Fabio Sombra pela Escarlate (2016)
>>> A Árvore Generosa de Shel Silverstein pela Companhia Das Letrinhas (2018)
>>> Fábulas De Esopo de Russell Ash; Bernard Higton pela Companhia Das Letrinhas (2020)
>>> Festa De Aniversário de Telma Guimarães Castro Andrade pela Brasil (2010)
>>> Histórias Africanas Para Contar E Recontar de Rogério Andrade Barbosa pela Brasil (2018)
>>> Comprei Aquilo, Deu Nisso de Alexandra Lopes pela Brasil (2012)
>>> O Jogo Do Puxa-puxa de Flávia Muniz pela Ftd (2012)
DIGESTIVOS

Sexta-feira, 24/2/2006
Digestivo nº 267
Julio Daio Borges
+ de 5800 Acessos
+ 2 Comentário(s)




Literatura >>> Política versus literatura
Há muito tempo ouvimos falar dos ensaios de George Orwell, o autor de 1984 e A Revolução dos Bichos. Sua obra de não-ficção é quase tão célebre quanto seus dois clássicos como romancista. Orwell viveu intensamente a primeira metade do século XX, experimentando os impactos diretos e indiretos de duas guerras mundiais, sendo um militante de esquerda e, depois, desiludindo-se com política. Fora a aventura de ser escritor (um salve-se-quem-puder em qualquer época, mesmo que em inglês). Um pouco dessa intensidade está em Dentro da Baleia e outros ensaios (2005, Cia. das Letras, 227 págs.), com organização de Daniel Piza e orelha de Sérgio Augusto. E Orwell vale sempre pela sua honestidade intelectual. Inesquecíveis as passagens em que ele desmonta a esquerda, apontando que a melhor motivação para alguém se converter ao socialismo é a falta de trabalho ou dinheiro. Ou então desconstruindo a classe conservadora da Inglaterra, derrubando totens como Johnatan Swift, de Viagens de Gulliver – que, para Orwell, só podia ser impotente sexualmente, para ter tanto horror ao corpo... E é incrível que, de lá pra cá, o mundo tenha mudado muito, mas não tenha, ao mesmo tempo, mudado tanto. Orwell já via sinais de decadência no maniqueísmo de esquerda & direita antes da metade do século XX – mas continuam praticando-o até hoje. No Brasil... Fora os insights literários que valem, igualmente, o livro. As vivências do escritor como resenhista e até profissional do mercado livreiro, num sebo. A fatalidade de assistir à execução de um prisioneiro de guerra; o desconcerto de ter de matar um elefante; e, de repente, o dever de ter de desmascarar Gandhi (ou qualquer outro herói com alguma aura “santa”). Orwell combina a incisividade de um bom filósofo com a clareza de um grande prosador. Sempre será um autor inevitável, para quem quiser revisitar as idéias do século passado. [Comente esta Nota]
>>> Dentro da Baleia e outros ensaios (trecho) - George Orwell - 2005 - 277 págs.
 



Cinema >>> Um Jogador
Quando Woody Allen parecia morto e enterrado, em meio às gags e ao humor pastelão dos seus últimos anos, eis que ressurge como diretor em Ponto Final. Será seu canto de cisne? Na realidade, vamos deixar de ser tão maldosos e admitir que o velho Woody encontrou um caminho entre Dostoiévski e Closer. Não Dostoiévski de verdade. O Dostoiévski de Woody Allen. O Dostoiévski de Crimes e Pecados (1989), inspirado no autor russo do século XIX desde o título, e que parece revisitado neste Ponto Final. É mais uma vez a história de uma traição que acaba em assassinato. Adaptada, certamente, para a época atual. Através de bem escolhidos atores da nova geração, com destaque para Scarlett Johansson. Parece que selecionando estreantes cada vez mais jovens (teve até aquele sujeito do American Pie), Woody Allen tira cada vez menos deles, em termos de profundidade. Mas justamente aí entra o aspecto Closer — que Woody Allen já havia explorado em Melinda e Melinda. Os relacionamentos, pós-Closer, não têm mais nenhuma densidade psicológica, são verdadeiras trombadas — as pessoas vão se trombando e se casando (ou simplesmente se acasalando) umas com as outras. No aspecto mesmo da atuação, é uma economia inclusive em matéria de caras & bocas. Claro, se você não ligar para a moral — ou, então, se se acostumar a ela; ou até praticá-laPonto Final é, no mínimo, uma bela experiência plástica. Não, não estou falando de silicone, estou falando do colorido, da fotografia, da composição das cenas. Isso Woody Allen, quando quer, sabe fazer. Londres parece mais bonita do que (a sua) Nova York. E a hipocrisia da upper class britânica dá, nos diálogos, um verdadeiro show... Felizmente, Woody Allen voltou a ser imperdível. Mesmo que reloaded; mesmo que apelando para Closer. [Comente esta Nota]
>>> Match Point (podcasts)
 



Internet >>> Get Smarter Where?
Newsvine. É o site jornalístico mais comentado do momento. Você já ouviu falar? Newsvine. Como quase tudo de quente na internet hoje, está em versão beta, para testes, e só convidados podem participar da comunidade Newsvine. Estilo Orkut. O Google lançou essa moda, que reforçou com o Gmail, e hoje qualquer bobagem na internet – mesmo que não vá dar em nada –, só pode ser conhecida se você for “convidado”. Mas, realmente: o Newsvine é um belo site jornalístico. Uma bela ferramenta, na verdade. Mas como não está aberta para todo mundo, ninguém sabe direito se ela realizará todas as suas potencialidades (mesmo com a megadivulgação por parte dos profissionais da mídia de todo o mundo, o Newsvine tem menos da metade das impressões de página deste Digestivo, por exemplo). No Newsvine, em princípio, qualquer um é colaborador. Pode escrever e indicar notícias. E o que ganha com isso? Dinheiro, além de – espera-se – prestígio. O Newsvine quer dividir a sua receita com todos os colaboradores e os mais lidos vão, obviamente, receber mais por isso. Num mundo em que as redações de papel estão encolhendo dia a dia, ainda é um enigma como o Newsvine vai conseguir (como o Newsvine vai conseguir gerar receita, para começar). Tem todas as “features” dos sites mais modernos, da chamada Web 2.0: usuários cadastrados com foto, subdomínios com o respectivo login, feeds de todos os tipos, provavelmente tags e folksonomy, daqui a pouco podcasts, videocasts... to the moon! Até assusta um pouco. E esse é, justamente, o calcanhar de Aquiles do Newsvine: todo mundo vai acessar, entender e usar tudo isso? É a grande pergunta que se coloca. Em meio a tantas outras iniciativas – tão ou mais mirabolantes – do já assumindo novo boom de internet, existe ainda público? [Comente esta Nota]
>>> Newsvine
 

 
Julio Daio Borges
Editor
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
23/2/2006
17h09min
A cada novo dia, o mundo parece encolher. Distâncias ficam desmerecidas ou se anulam, diante das benesses ofertadas pela tecnologia. Com o advento da Internet, comunicar vem se tornando uma banalidade a mais e, como todas elas, poderá perder sua funcionalidade essencial - promover entendimento e harmonia entre as pessoas. Dói constatar que, raramente, os meios de comunicação prestam-se a expressar o enigma que habita no mais profundo dos seres. E que é indizivel. As abordagens superficiais frustram. Não conseguem mudar rumos. Muito menos gerenciam, nas pessoas (como deveriam), alterações comportamentais-espontâneas ou duramente trabalhadas - à espera da oportunidade de desabrochar. Minha expectativa é a de que a comunicação virtual ainda venha a desempenhar este papel, paralelamente a tanto lixo que vem se alojando nela, e que se vale de seu caráter utilitário para fins obscuros e questionáveis. Só o tempo dirá a que se prestará o Newsvine. Aguardemos...
[Leia outros Comentários de Elizabeth Castro]
23/2/2006
18h41min
É um gostoso desafio assistir ao filme. Ele cumprirá todos os seus objetivos, e atenderá a todos os gostos. Quem gosta de romance, encontrará. Quem aprecia uma história policial, também. Entretanto uma reflexão para os dias de hoje também se revela ao espectador especulador. Desafio que se inicia com um Crime e Castigo, que passa por um Vermelho e o Negro e desemboca no Match Point. Apreciamos ao longo do tempo a uma nova maneira de lidar com a culpa. Aquele que se mortifica por uma culpa – no século dezenove - e que é ao mesmo tempo consumido por ela, sem ter mais paz de espírito, vai involuindo até chegar ao século vinte e um, onde a vida vale um pastel, ou um pouco mais que isso. O realismo de um Stendhal ficou substituído por um pós-moderno bem mais sórdido e cínico. Recebemos pelo preço de um ingresso a uma lição inesquecível do quanto é bela a arte e feia a vida. Talvez não haja mais espaço para o sonho de Kafka.
[Leia outros Comentários de Erwin]

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Tomie Ohtake
Lígia Santos, Lígia Rego
Moderna
(2002)



Completando as Aflições de Cristo
John Piper
Shedd
(2010)



Receitas Internacionais Favoritas
Ron Kalenuik
Magnanimity



Les 100 Portes Du Maghreb
Benjamin Stora e Akram Ellyas
Latelier
(1999)



A Andorinha do Mar
Brooke Newman
Record
(2003)



Édipo Rei
Sófocles - Tradução de Domingos Paschoal Cegalla
Difel
(2005)



Pau-brasil: Caracteristicas E Curiosidades
Juliana Aguilera
Giostri
(2012)



O Setor Elétrico Brasileiro. Operação, Contabilização e Comercializaçã
Comerc/eletrosul
Comerc/eletrosul
(2006)



O Garoto do Sonho
Erick Mafra
Astral Cultural
(2017)



O Mestre da Estratégia
Ketan J. Patel
Best Seller
(2005)





busca | avançada
72040 visitas/dia
2,5 milhões/mês