Blog | Digestivo Cultural

busca | avançada
42713 visitas/dia
1,7 milhão/mês
Mais Recentes
>>> ZÉLIO. Imagens e figuras imaginadas
>>> Galeria Provisória de Anderson Thives, chega ao Via Parque, na Barra da Tijuca
>>> Farol Santander convida o público a uma jornada sensorial pela natureza na mostra Floresta Utópica
>>> Projeto social busca apoio para manter acesso gratuito ao cinema nacional em regiões rurais de Minas
>>> Reinvenção após os 50 anos: nova obra de Ana Paula Couto explora maturidade feminina
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> A dobra do sentido, a poesia de Montserrat Rodés
>>> Literatura e caricatura promovendo encontros
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
Colunistas
Últimos Posts
>>> O coach de Sam Altman, da OpenAI
>>> Andrej Karpathy na AI Startup School (2025)
>>> Uma história da OpenAI (2025)
>>> Sallouti e a história do BTG (2025)
>>> Ilya Sutskever na Universidade de Toronto
>>> Vibe Coding, um guia da Y Combinator
>>> Microsoft Build 2025
>>> Claude Code by Boris Cherny
>>> Behind the Tech com Sam Altman (2019)
>>> Sergey Brin, do Google, no All-In
Últimos Posts
>>> Política, soft power e jazz
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> YouTube, lá vou eu
>>> Sonho francês
>>> Minha Estante
>>> A Última Ceia de Leonardo da Vinci
>>> Steven Spielberg
>>> Pondé mostra sua biblioteca
>>> Um Luis no fim do túnel
>>> O óbvio ululante, de Nelson Rodrigues
>>> Máfia do Dendê
>>> Vibe Coding, um guia da Y Combinator
Mais Recentes
>>> A Volta ao Mundo em 80 dias de Júlio Verne de Dauvillier - Soleilhac - Jouvray pela Salamandra (2012)
>>> Pinóquio de Winshluss pela Globo (2012)
>>> Noites Do Sertão de João Guimarães Rosa pela Nova Fronteira (2016)
>>> Literatura Portuguesa (Ensino médio) de William Cereja, thereza Cochar pela Atual (2009)
>>> Trabalhando Com A Inteligência Emocional de Daniel Goleman pela Objetiva (2001)
>>> Coleção com 3 livros: Pai Rico Pai Pobre + O Negócio Do Século XXI + Os Segredos Da Mente Milionária de Robert Toru Kiyosaki, T. Harv Eker pela Campus Elsevier, Sextante
>>> Reconstruindo Lênin. Uma Biografia Intelectual de Tamás Krausz pela Boitempo (2017)
>>> A Sociedade Punitiva de Michel Foucault pela Folha de S. Paulo (2021)
>>> Cafe Da Manha Dos Campeões de Kurt Vonnegut pela Intrínseca (2019)
>>> Ladinos E Crioulos de Edison Carneiro pela Folha de São Paulo (2021)
>>> Leonardo Da Vinci de Walter Isaacson pela Intrínseca (2017)
>>> A Razão Africana - Breve História Do Pensamento Africano Contemporâneo de Muryatan S. Barbosa pela Todavia (2020)
>>> Rebeldes Têm Asas de Sergio Pugliese, Rony Meisler pela Sextante (2017)
>>> Fugitiva de Alice Munro pela Folha De S. Paulo (2017)
>>> A essência do cristianismo de Ludwig Feuerbach pela Folha De S. Paulo (2021)
>>> Seculo XX: Uma Biografia Nao-autorizada de Emir Sader pela Fundação Perseu Abramo (2010)
>>> Urbanização E Desenvolvimento de Paul Singer pela Autêntica (2025)
>>> Lugares De Memória Dos Trabalhadores de Paulo Fontes (organizador) pela Alameda Editorial (2024)
>>> Ponte para Terabítia (2º Edição) de Ana Maria Machado; Katherine Paterson pela Salamandra (2022)
>>> Ponte para Terabítia (2º Ed. - 1º Impressão) de Ana Maria Machado; Katherine Paterson pela Salamandra (2007)
>>> As Maravilhas de Elena Medel pela Todavia (2022)
>>> Um Grito de Liberdade - a Saga de Zumbi dos Palmares (1º impressão) de Álvaro Cardoso Gomes; Rafael Lopes de Sousa pela Moderna (2017)
>>> Os aneis de saturno (1º edição) de Isaac Asimov pela FC Hemus
>>> Os aneis de saturno de Isaac Asimov pela FC Hemus
>>> O Mestre e o Herói (1º edição - 6º Impressão) de Domingos Pellegrini pela Moderna (2009)
BLOG

Quarta-feira, 22/2/2006
Blog
Redação
 
Something that grows

"I still don't know how big of an idea this is."

Joshua Schachter, inventor do Delicious - graças ao Yahoo, o novo homem de 30 milhões de dólares -, em perfil do Guardian

[Comente este Post]

Postado por Julio Daio Borges
22/2/2006 às 10h49

 
Confissões de um resenhista

Num apartamento conjugado frio, mas abafado, cheio de pontas de cigarro e xícaras de chá pela metade, um homem de roupão surrado está sentado a uma mesa bamba, tentando achar espaço para a máquina de escrever entre pilhas de papéis empoeirados que a rodeiam. Não pode jogar os papéis fora porque a cesta de lixo já está transbordando, e, além disso, em algum lugar entre as cartas não respondidas e as contas não pagas, é possível que haja um cheque no valor de dois guinéis que ele quase com certeza esqueceu de depositar no banco. Há ainda cartas com endereços que ele tem de passar para a agenda. Perdeu a agenda, e pensar em procurá-la, ou mesmo em procurar qualquer coisa, aflige-o com impulsos suicidas agudos.

É um homem de trinta e cinco anos, mas aparenta cinqüenta. É calvo, tem varizes e usa óculos, ou os usaria se o único par não estivesse perdido o tempo todo. Se as coisas estiverem normais com ele, ele está sofrendo de subnutrição, mas se recentemente teve um período de sorte, está sofrendo de ressaca. No momento são onze e meia da manhã, e de acordo com os planos ele deveria ter começado a trabalhar duas horas atrás; mas mesmo que tivesse feito algum esforço sério para começar, teria se frustrado com os quase contínuos toques do telefone, os berros do bebê, o estrépito de uma perfuradora elétrica na rua e o ressoar dos sapatos pesados de seus credores subindo e descendo a escada. A interrupção mais recente foi a segunda entrega de correspondência, que lhe trouxe duas circulares e uma cobrança do imposto de renda impressa em vermelho.

Desnecessário dizer que essa pessoa é um escritor.(...)

George Orwell, em "Dentro da Baleia e outros ensaios" (porque eu lembrei tanto dos nossos blogueiros-escritores...).

[Comente este Post]

Postado por Julio Daio Borges
22/2/2006 às 08h47

 
Newspaper history & future

legenda

"If newspapers, magazines, and broadcasters don't produce spectacular news coverage no blogger can match, they have no right to survive."

Jack Shafer, editor da Slate, atacando o "problema" - desta vez - pelo lado do dinheiro...

[Comente este Post]

Postado por Julio Daio Borges
21/2/2006 às 10h36

 
Jobs vs. Gates

Until recently, Bill Gates has been viewed as the villain of the tech world, while his archrival, Steve Jobs, enjoys an almost saintly reputation.(...) In fact, the reality is reversed.

Leander Kahney, na Wired, tentando enxergar outro ângulo... (enquanto isso, os leitores respondem...)

[Comente este Post]

Postado por Julio Daio Borges
20/2/2006 às 13h20

 
Perfil (& Entrevista)

Fantástico este editorial! Suas respostas, ao repórter, fazem de você um visionário... No cenário jornalístico, é impressionante como você tem o poder de enxergar aquilo que a maioria ainda não captou. Como as dúvidas ficaram menores na minha vida agora! Você não tem idéia de como suas respostas preencheram diversas lacunas na minha visão de mundo... Parabéns! O único lado ruim desse editorial é que ele aponta para um "beco" econômico-financeiro... Mas a saída é uma questão de tempo! Muito obrigado por apostar na Web e disponibilizar seus pensamentos para pessoas como eu.

Ceila Santos, por e-mail (porque... é por mensagens assim que o trabalho continua valendo a pena).

[1 Comentário(s)]

Postado por Julio Daio Borges
20/2/2006 às 12h48

 
Being a private detective

"That is one reason why I wanted to write about Matisse, to illuminate the century in which I lived much of my life. If you take a life, it's a marvellous instrument for looking through the whole period."

Hilary Spurling, em entrevista ao Guardian, como vencedora do Whitbread prize, pela sua biografia de... Matisse.

[Comente este Post]

Postado por Julio Daio Borges
17/2/2006 às 13h07

 
Transparency at the Post

"In my experience, open forums in 'visible' places without moderation simply don't work."

Jay Rosen, do PressThink, entrevistando Jim Brady, depois da confusão do Washingtonpost.com (porque, às vezes, eu ainda penso em reabrir o Fórum do Digestivo Cultural...)

[Comente este Post]

Postado por Julio Daio Borges
16/2/2006 às 12h56

 
Direita, volver!

O roqueiro improvável

Apenas para registrar que li (atrasado) a matéria da Folha sobre a "nova direita" e que exijo, imediatamente, o crédito pela expressão por mim cunhada quase um ano e meio atrás(!).

[Comente este Post]

Postado por Julio Daio Borges
16/2/2006 às 12h20

 
The Flickrization of Yahoo!

"I look at Flickr with envy (...). It feels like where the Web is going."

Jerry "Yahoo!" Yang, falando sobre a nova aquisição de sua empresa, na CNN (porque eu também estou no Flickr...)

[Comente este Post]

Postado por Julio Daio Borges
15/2/2006 às 12h41

 
The Bayosphere Community

A little over a year ago, I left the San Jose Mercury News to pursue my passion for what we've come to call "citizen media" - the idea that anyone with something to say could use increasingly powerful and decreasingly expensive tools to say it, potentially for a global audience. (...)

Dan "We the Media" Gillmor faz um balanço de sua experiência de um ano à frente do(a) Bayosphere.

[Comente este Post]

Postado por Julio Daio Borges
14/2/2006 às 12h28

Mais Posts >>>

Julio Daio Borges
Editor

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Por Que Falham os Professores 5ª reimpressão
John M Lembo
Epu
(1975)



Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa - 2 Volumes
José Pedro Machado
Editorial Confluência
(1952)



A Mansão Hollow
Agatha Christie
Nova Fronteira
(1980)



Livro A Escrava Isaura
Guimarães Bernardo
Ftd
(2011)



Easy Going: A Guide To Traveling In Good Health & Good Spirits
Mel London
Rodale Press
(1981)



George Soros - Definitivo
Roberto Slater
Campus
(2010)



Mude Tudo Que Quiser: a Nova Ciência do Sucesso Pessoal
Al Switzler e Outros
Fontanar
(2014)



Livro Literatura Estrangeira Ame o Que é Seu Como seria a vida se tivéssemos feito outras escolhas?
Emily Giffin
Novo Conceito
(2008)



Fisiologia Aplicada a Prática Odontológica 1
Carlos Roberto Douglas
Pancast Editorial
(1988)



Romance Andeluz
Edson Carneiro
Aliança





busca | avançada
42713 visitas/dia
1,7 milhão/mês