Blog | Digestivo Cultural

busca | avançada
133 mil/dia
2,0 milhão/mês
Mais Recentes
>>> DR-Discutindo a Relação, fica em cartaz até o dia 28 no Teatro Vanucci, na Gávea
>>> Ginga Tropical ganha sede no Rio de Janeiro
>>> Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania abre processo seletivo
>>> Cultura Circular: fundo do British Council investe em festivais sustentáveis e colaboração cultural
>>> Construtores com Coletivo Vertigem
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
>>> Susan Sontag em carne e osso
>>> Todas as artes: Jardel Dias Cavalcanti
>>> Soco no saco
>>> Xingando semáforos inocentes
>>> Os autômatos de Agnaldo Pinho
>>> Esporte de risco
>>> Tito Leite atravessa o deserto com poesia
>>> Sim, Thomas Bernhard
Colunistas
Últimos Posts
>>> Glenn Greenwald sobre a censura no Brasil de hoje
>>> Fernando Schüler sobre o crime de opinião
>>> Folha:'Censura promovida por Moraes tem de acabar'
>>> Pondé sobre o crime de opinião no Brasil de hoje
>>> Uma nova forma de Macarthismo?
>>> Metallica homenageando Elton John
>>> Fernando Schüler sobre a liberdade de expressão
>>> Confissões de uma jovem leitora
>>> Ray Kurzweil sobre a singularidade (2024)
>>> O robô da Figure e da OpenAI
Últimos Posts
>>> Salve Jorge
>>> AUSÊNCIA
>>> Mestres do ar, a esperança nos céus da II Guerra
>>> O Mal necessário
>>> Guerra. Estupidez e desvario.
>>> Calourada
>>> Apagão
>>> Napoleão, de Ridley de Scott: nem todo poder basta
>>> Sem noção
>>> Ícaro e Satã
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Ah, essa falsa cultura...
>>> Teoria dos jogos perdidos
>>> United States of Brazil
>>> The Search, John Battelle e a história do Google
>>> Europeus salvaram o cinema em 2006
>>> 10 sugestões de leitura para as férias
>>> Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge
>>> O que mata o prazer de ler?
>>> Um poema de Yu Xuanji
>>> Fotografia
Mais Recentes
>>> Os Maias de Eça De Queiros pela Centro Difusor De Cultura (2005)
>>> Un'Aquila Nel Cielo de Wilbur Smith pela Tea Due (1985)
>>> Protocolo E Cerimonial - normas, ritos e pompa de Gilda Fleury Meirelles pela Ibradep (2003)
>>> O Brasil na Copa do Mundo de Brian Glanville com a cooperação da FIFA pela Grafica Lux (1973)
>>> Princesa De Coiatimbora de Penelope Martins pela Dimensão (2021)
>>> Noites Tropicais: Solos, Improvisos E Memorias Musicais de Nelson Motta pela Objetiva (2000)
>>> Personagens de Rosa M. Curto pela Ciranda Cultural (2010)
>>> Ludi na Revolta da Vacina - uma Odisseia no Rio Antigo de Luciana Sandroni pela Salamandra (2017)
>>> Maracanã - 50 Anos de Glória de Renato Sergio pela Ediouro (2000)
>>> A Bussola De Ouro de Philip Pullman pela Objetiva (2007)
>>> Cobras E Lagartos de Wania Amarante pela Ftd (2011)
>>> Protocolo E Cerimonial - normas, ritos e pompa de Gilda Fleury Meirelles pela Ibradep (2003)
>>> Gestão Estratégica De Vendas de Vários Autores pela Elsevier (2008)
>>> Palavra Em Ação: Minimanual de Pesquisa Física de Dorival Ranqui Júnior pela Claranto (2003)
>>> O Retrato De Dorian Gray de Oscar Mendes pela Abril Cultural (1972)
>>> Distúrbios Neuróticos da Criança de Haim Grunspun pela Livraria Atheneu (1979)
>>> A Cidade E As Serras de Eça De Queiros pela Atelie Editorial (2007)
>>> Aventuras Do Marujo Verde de Gláucia Lemos pela Atual (2003)
>>> Noites Brancas de Fiodor Dostoiévski pela L e pm (2012)
>>> King James 1611 - Bíblia de Estudo Spurgeon de C. H. Spurgeon pela Bvbooks (2021)
>>> Esta Na Hora De Uma Historia Eu Contar de Celise Melo ( Celelê ) pela Giostrinho (2013)
>>> Anita Garibaldi - Uma Heroína Brasileira de Paulo Markun pela Senac (1999)
>>> Livro Literatura Estrangeira O Mundo Que Virá de Dara Horn pela Nova Fronteira (2007)
>>> S.O.S Discos Voadores de B. R. Bruss pela Tecnoprint
>>> Manual Para Realização De Exame Físico de Viana Dirce Laplaca pela Yendis (2006)
BLOG

Sexta-feira, 17/3/2006
Blog
Redação
 
Life in the Googleplex

Desktop gizmos and lava lamps express Google's laid-back ethos.

Direto da Time, para você que sempre quis trabalhar no Google.

[Comente este Post]

Postado por Julio Daio Borges
17/3/2006 às 11h00

 
Trackback is dead

I think it's time we faced the fact that Trackback is dead. We should state up front - the aspirations behind Trackback were admirable. We should reassert that we understand that there is a very real need to find mechanisms to knit together the world of webloggers and to allow conversations across multiple weblogs to operate effectively. We must recognise that Trackback was one of the first and most important attempts to work in that area. But nevertheless, we have to face the fact - Trackback is dead.

Tom Coates, no Plasticbag.org (porque eu nem cheguei a implementar o trackback no Digestivo Cultural...)

[1 Comentário(s)]

Postado por Julio Daio Borges
16/3/2006 às 14h51

 
Blogs to Riches

The Haves and Have-Nots of the Blogging Boom

Clive Thompson, na New York Magazine (porque já existem milionários na blogosfera dos EUA...)

[Comente este Post]

Postado por Julio Daio Borges
16/3/2006 às 09h19

 
Arte moderna, arte cubana

Na primeira parte da biografia do líder revolucionário Ernesto Che Guevara, Che Guevara - a vida em vermelho, Jorge G. Castañeda escreve com propriedade que a aura imortal de Che sobreviveu, ainda que ele tenha sido derrotado no árido sudeste boliviano. Nas palavras do biógrafo: "Prevaleceu a imagem de Cristo; desvaneceu-se a outra, sombria e destroçada". É possível fazer um paralelo entre essa análise e a imagem que os brasileiros têm da ilha governada por Fidel Castro. Muito se fala do sistema de saúde, muito se fala das belezas quase paradisíacas e muito se fala, claro, de política, mas um outro lado é frequentemente esquecido. E aqui eu nem vou falar das questões sociais e econômicas. A parcela mais negligenciada é o universo ligado à cultura e às artes. Só por isso, a mostra Arte de Cuba, que fica no Centro Cultural Banco do Brasil até 23 de abril já se faz relevante: apresenta um pedaço significativo de algo que apenas imaginávamos existir.

De acordo com a curadoria da exposição, o que o visitante vê no CCBB é o início e a consolidação do movimento moderno nas artes. Nesse ponto, é possível traçar um paralelo com o modernismo brasileiro, pois, assim como aconteceu aqui, nota-se um rompimento com a tradição mais ligada às escolas da pintura, seja na temática, seja na técnica; no lugar, surgem não somente um traço mais forte, como também a classe trabalhadora, a população que seria protagonista de um período importante da história cubana.

Desse modo, logo no início da exposição (que, como de praxe no CCBB, fica no terceiro andar) está o quadro Lesbianas, de Carlos Enríquez, com uma perspectiva mais expressionista, graças à espessura que as tintas parecem adquirir. Quase ao lado, o realismo parece resistir, com os Jugadores de dominó e, do mesmo artista (Jorge Arche), uma espécie de versão caribenha para as banhistas de Cézanne. Nessa primeira etapa da exposição, no entanto, os destaques são para os expressionistas. A Cabeça de Cristo, de Fidelio Ponce, apresenta forma detalhes que a fidelidade pictórica muitas vezes não atinge.

Um andar abaixo, os visitantes encontram o flerte da arte cubana com o abstracionismo. É até possível enxergar na Abstracción nº 5, de Raúl Martinez, semelhanças com o trabalho de Jackson Pollock. Sob o ponto de vista histórico (e teórico), é a primeira ocasião em que os temas da arte cubana e européia se coincidem. Do outro lado do salão, a temática que entra em cena é outra: política. Nas obras de Mariano Rodriguez e Rafael Zorza, a política fica à frente até mesmo da importância estética. E é curioso como quase todos os visitantes interpretam os quadros à luz da perspectiva histórica, como na obra de Zorza: El Gran Fascista. Este repórter viu a arte-educadora indignada ao dizer que a crítica era endereçada a Fulgêncio Batista e não a Fidel Castro.

Politizado ou não, o segundo andar é, de fato, o principal andar de toda a mostra. O panorama variado comporta ainda a influência da arte pop, nas obras de Umberto Peña, uma homenagem aos quadrinhos de Roy Liechtenstein. Há espaço, ainda, para a crítica social em Hombre Del Napalm, de Alfredo Sosbravo.

Nos dois primeiros andares a exposição perde um pouco seu relevo. No primeiro andar, mais especificamente, isso já é visível a partir do número reduzido de obras. Por outro lado, o conteúdo de instalações (!) mostra por que os anos 80 foram considerados a década perdida: referências antropológicas, arte conceitual, colagem, videoarte, nada que mereça muito destaque, nada que permaneça. Nesse aspecto, o subsolo é até um pouco mais redentor, uma vez que os trabalhos primam mais pelo aspecto documental (privilegiando a fotografia) em detrimento do artístico. Ainda assim, a série White Things, de René Peña, se destaca pela singularidade em preto e branco, mostrando mais do que aparentemente revela. Aliás, esse poderia ser o mote da exposição: ao menos no cenário artístico, Cuba tem muito mais do que aparenta.

[Comente este Post]

Postado por Fabio Silvestre Cardoso
15/3/2006 às 15h00

 
Goodbye, virtual. Hello, new.

Cyberspace is a "metaphor we live by," born two decades ago at the intersection of computers, networks, ideas, and experience. It has reflected our experiences with information technology, and also shaped the way we think about new technologies and the challenges they present. It had been a vivid and useful metaphor for decades; but in a rapidly-emerging world of mobile, always-on information devices (and eventually cybernetic implants, prosthetics, and swarm intelligence), the rules that define the relationship between information, places, and daily life are going to be rewritten. As the Internet becomes more pervasive - as it moves off desktops and screen and becomes embedded in things, spaces, and minds - cyberspace will disappear.

Alex Soojung-Kim Pang, em The End of Cyberspace (porque é um dos melhores blogs que encontrei ultimamente...)

[Comente este Post]

Postado por Julio Daio Borges
15/3/2006 às 13h11

 
Journalists out of work

"(...)if we get to the point where citizen journalists start thinking they should be paid for it, we're not going to have any stories left. Everybody we ring up is going to say hang on a minute, if I write this I'll get paid for it"

Chris Wheal, citado por Jemima Kiss (porque essa briga promete ser boa...)

[Comente este Post]

Postado por Julio Daio Borges
15/3/2006 às 12h51

 
Meet the Google Guys

"If we were motivated by money, we would have sold the company a long time ago and ended up on a beach."

Larry Page, na entrevista que ele, Sergey Brin e Eric Schmidt concederam à Time (porque, apesar dos bilhões que nos separam, eu entendo o que ele fala...)

[Comente este Post]

Postado por Julio Daio Borges
14/3/2006 às 15h08

 
Dentro da Baleia

(...) um escritor faz bem em ficar fora da política. Porque qualquer escritor que aceite, ou aceite parcialmente, a disciplina de um partido político cedo ou tarde se defrontará com a alternativa: seguir a linha, ou se calar. Claro que é possível seguir a linha e continuar escrevendo - de acordo com um modelo. Qualquer marxista pode demonstrar com a maior facilidade que a liberdade "burguesa" de pensamento é uma ilusão. Mas quando terminar a demonstração restará o fato psicológico de que sem essa liberdade "burguesa" a capacidade criativa seca. No futuro poderá surgir uma literatura totalitária, mas será bem diferente de qualquer coisa que possamos imaginar agora. A literatura como a conhecemos é algo individual, que exige honestidade mental e um mínimo de censura. E isso é ainda mais verdadeiro na prosa do que na poesia. É provável que não seja uma coincidência que os melhores escritores da década de 1930 tenham sido poetas. A atmosfera da ortodoxia é sempre prejudicial à prosa e, sobretudo, totalmente desastrosa para o romance, a mais anárquica de todas as formas literárias. Quantos católicos romanos foram bons romancistas? Mesmo o punhado que podemos mencionar compõe-se em geral de maus católicos. O romance é praticamente uma forma protestatória de arte; é um produto da mente livre, do indivíduo autônomo. Nenhuma década dos últimos cento e cinqüenta anos foi tão desprovida de prosa imaginativa como a de 1930. Houve bons poemas, boas obras de sociologia, panfletos brilhantes, mas quase nenhuma ficção de algum mérito. De 1933 em diante, o clima mental foi cada vez mais contrário. Qualquer pessoa sensível o bastante para ser tocada pelo zeitgeist também estava envolvida em política. Nem todos, claro, estavam de forma indiscutível no ramo da política, mas quase todo mundo estava em sua periferia e mais ou menos envolvido em campanhas de propaganda e controvérsias sórdidas. Comunistas e quase comunistas tiveram um influência desproporcionalmente grande nas críticas literárias. Era uma época de rótulos, slogans e subterfúgios. Nos piores momentos, esperava-se que nos trancássemos numa pequena gailoa de mentiras que causava constipação; nos melhores, uma espécie de censura voluntária ("Devo dizer isso? Será pró-facista?") atuava na cabeça de quase todo mundo. É quase inconcebível que bons romances sejam escritos em tal atmosfera. Bons romances não são escritos por farejadores de ortodoxia nem por pessoas extremamente conscientes de sua própria não-ortodoxia. Bons romances são escritos por pessoas sem medo.(...)

George Orwell, em "Dentro da Baleia e outros ensaios", mais uma vez (porque muita gente ainda sente nostalgia de coisas como direita e esquerda...).

[Comente este Post]

Postado por Julio Daio Borges
14/3/2006 às 09h54

 
Ning (& FON)

(...)Creo que lo más interesante de construir FON es poder conocer a gente como Marc [Marc Andreessen]. Un genio, pero imagino que no soy ni el primero ni el último que lo dice.(...)

Martin Varsavsky, em seu blog (porque Marc fundou a Netscape - e, agora, a Ning -; e porque Martin - que está por trás do fenômeno FON - é um gênio também...)

[Comente este Post]

Postado por Julio Daio Borges
13/3/2006 às 19h56

 
Você fala demais, garota...

Todo conteúdo postado aqui não tem garantias, nem confere direito algum a quem lê. Até este mesmo texto pode mudar com o tempo. Nenhum parágrafo isolado ou texto por inteiro deste blog deve ser levado em consideração, especialmente a sua existência. Pois nada aqui é feito, escrito, criado, copiado com o intuito de se ter vantagem contada.

Desfrute enquanto durar.

A Silenciosa, que, claro, linca pra nós.

[Comente este Post]

Postado por Julio Daio Borges
13/3/2006 às 08h45

Mais Posts >>>

Julio Daio Borges
Editor

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Café da Manhã dos Campeões
Kurt Vonnegut
Intrínseca
(2019)



Livro Didáticos A Nova Guerra do Vietnã o Desafio de um País para Superar a Pobreza
Jaime Spitzcovsky
Ática
(1995)



Livro Comportamento Confissões de um Torcedor Quatro Copas e uma Paixão
Nelson Motta
Objetiva
(1998)



Pesquisa Visual - Introdução às Metodologias de Pesquisa em Design Gráfico
Ian Noble, Russell Bestley
Bookman
(2007)



Comunicação Global - a Mágica da Influência
Dr. Lair Ribeiro
Objetiva
(1993)



A senhora das velas
Walcyr Carrasco
Arx
(2007)



Crimes Imperceptiveis
Guillermo Martínez
Planeta do Brasil
(2004)



A Economia da Cadeia Produtiva do Livro
Fabio Sá Earp / George Kornis
Bndes
(2005)



Crianças Seguras
Harris Clemes; Reynold Bean
Gente
(1995)



Aventura Da Imagem
Lia Zatz; Diana Zatz Mussi
Moderna
(2013)





busca | avançada
133 mil/dia
2,0 milhão/mês