Breu e 21, do Grupo Corpo | Digestivo Cultural

busca | avançada
133 mil/dia
2,0 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Cultura Circular: fundo do British Council investe em festivais sustentáveis e colaboração cultural
>>> Construtores com Coletivo Vertigem
>>> Expo. 'Unindo Vozes Contra a Violência de Gênero' no Conselho Federal da OAB
>>> Novo livro de Nélio Silzantov, semifinalista do Jabuti de 2023, aborda geração nos anos 90
>>> PinForPeace realiza visita à Exposição “A Tragédia do Holocausto”
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
>>> Susan Sontag em carne e osso
>>> Todas as artes: Jardel Dias Cavalcanti
>>> Soco no saco
>>> Xingando semáforos inocentes
>>> Os autômatos de Agnaldo Pinho
>>> Esporte de risco
>>> Tito Leite atravessa o deserto com poesia
>>> Sim, Thomas Bernhard
Colunistas
Últimos Posts
>>> Glenn Greenwald sobre a censura no Brasil de hoje
>>> Fernando Schüler sobre o crime de opinião
>>> Folha:'Censura promovida por Moraes tem de acabar'
>>> Pondé sobre o crime de opinião no Brasil de hoje
>>> Uma nova forma de Macarthismo?
>>> Metallica homenageando Elton John
>>> Fernando Schüler sobre a liberdade de expressão
>>> Confissões de uma jovem leitora
>>> Ray Kurzweil sobre a singularidade (2024)
>>> O robô da Figure e da OpenAI
Últimos Posts
>>> Salve Jorge
>>> AUSÊNCIA
>>> Mestres do ar, a esperança nos céus da II Guerra
>>> O Mal necessário
>>> Guerra. Estupidez e desvario.
>>> Calourada
>>> Apagão
>>> Napoleão, de Ridley de Scott: nem todo poder basta
>>> Sem noção
>>> Ícaro e Satã
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Fotografia
>>> Literatura Falada (ou: Ora, direis, ouvir poetas)
>>> Viver para contar - parte 2
>>> Ed Catmull por Jason Calacanis
>>> O cinema brasileiro em 2002
>>> O cinema brasileiro em 2002
>>> O cinema brasileiro em 2002
>>> Conduzinho Miss Maggie
>>> Relações de sangue
>>> Unsigned and independent
Mais Recentes
>>> Ana Levada da Breca - coleção girassol 5 edição. de Maria de Lourdes Krieger pela Moderna (1991)
>>> Os Permitinhos de Fabiana Barros pela Manticore (2005)
>>> Cafe, Suor e Lagrimas - coleção veredas 3 edição. de Luiz Galdino pela Moderna (1995)
>>> Origens do Intelecto: A Teoria de Piaget de John L. Phillips pela Universidade de Sp (1971)
>>> Diálogos Sobre a Vida de Krishnamurti pela Cultrix (1975)
>>> Dicionário Das Religioes de John R. Hinnells pela Cultrix (1984)
>>> Técnica de H.P. Magalhaes pela Sarvier (1983)
>>> Desenvolvimento Na Palavra de Apótolo Estevam Hernandes pela Renascer (2011)
>>> Pmp de Joseph Phillips pela Campus (2004)
>>> Sendmail Performance Tuning de Nick Christenson pela Addison-wesley (2003)
>>> Livro Doenças Da Alma de Dr. Roberto Brólio pela Fe (1999)
>>> Treinamento e desenvolvimento de Márcia Vilma G. Moraes pela Erica (2011)
>>> Handbook Of Health Economics (volume 2) (handbooks In Economics, Volume 2) de Mark V., Mcguire, Thomas G, Barros, Pedro Pita Pauly pela North Holland (2012)
>>> Budismo Puro E Simples de Hsing Yun pela De Cultura (2003)
>>> Dificuldades Escolares Um Desafio Superavel de Rubens Wajnsztejn - Alessandra Wajnsztejn pela Artemis (2009)
>>> Reminiscências e Reticências de Mário Ferrari pela Autografia (2015)
>>> O Intertexto Escolar de Samir Meserani pela Cortez (2001)
>>> Como Ensinar Bem de Leo Fraiman pela Opee (2015)
>>> Livro CÃNCER : Corpo e Alma de Dr. Renato Mayol pela Os Magos (1992)
>>> Festa No Céu de Maria Viana pela Maralto (2021)
>>> Física I de Young & Freedman pela Pearson (2003)
>>> As Cruzadas de Orlando Paes Filho pela Planeta (2005)
>>> Livro Formação Online de Educadores: Identdade e Construção de Ana Hessel/ Lucila Pesce/ Sonia Allegretti pela Rg (2009)
>>> Em Busca Do Sucesso de Robert Henry Srour pela Disal (2007)
>>> Cinquenta Tons De Liberdade de E. L. James pela Intrinseca (2011)
DIGESTIVOS >>> Notas >>> Teatro

Segunda-feira, 18/8/2008
Breu e 21, do Grupo Corpo
Julio Daio Borges
+ de 4800 Acessos
+ 1 Comentário(s)


Alexandre Schneider/UOL


Digestivo nº 378 >>> Lenine despontou como uma nova promessa da MPB, com Marcos Suzano, em Olho de Peixe (1993); ascendeu à mais alta hierarquia da música brasileira contemporânea, com Chico Buarque e Edu Lobo, no musical Cambaio (2001); e, de lá, despencou. Encenando um Lenine que, mais uma vez, tenta se reerguer, encontra-se o Grupo Corpo, neste momento em cartaz em São Paulo, com o espetáculo Breu, o trigésimo terceiro da companhia que nasceu, em 1975, em Belo Horizonte. Contrastando com 21, um balé de 1992, na linha mais alegre e colorida (brasileira) do Grupo, Breu (2007), com música do compositor pernambucano, contrapõe guitarras roqueiras ao minimalismo formal do ensemble mineiro Uakti, tensão e violência a delicadeza e detalhismo, individualismo e solidão a coletividade e integração. Embora tecnicamente Breu exija muito mais dos bailarinos, a crítica considerou que o novo balé causa tensão, em vez de promover, entre a platéia, emoção. Seqüências de choques, virtuosismo e tons monocromáticos sucedem a harmonia de conjunto, a suavidade e o patchwork de 21. Na sua época, Cambaio igualmente chocou por, num primeiro momento, evocar a aura melódica de um Circo Místico (1983), mas, na hora H, privilegiar a distorção, a cacofonia e o ruído. As peças de Chico Buarque e Edu Lobo se mostraram difíceis de reconhecer, em meio à pirotecnia do cenário, ao vozerio dos atores e à execução ensurdecedora das canções. Lenine, que inicialmente entrou consagrado no projeto, saiu chamuscado da experiência, enquanto Chico e Edu ofereceram declarações desencontradas e, num segundo momento, preferiram gravar suas próprias versões das músicas de Cambaio. Hoje, Rodrigo Pederneiras, o bailarino que assumiu as coreografias do Grupo Corpo desde 1981, confessa que saiu de seu elemento para trabalhar com a ajuda de Lenine — esperamos, contudo, que Breu não repita a triste história de Cambaio e que tudo não passe de uma má impressão (momentânea).
>>> Grupo Corpo no Teatro Alfa
 
Julio Daio Borges
Editor
Quem leu esta, também leu essa(s):
01. Shoo-rás-ko (Gastronomia)


Mais Notas Recentes
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
19/8/2008
13h02min
Talvez o objetivo dos artistas envolvidos fosse este mesmo: causar um choque no público, criar uma tensao, mesmo que isto seja feito através da provocaçao de um "desconforto" no público. É justamente com este desconforto, provocado pela obra, que o artista tem uma oportunidade de capturar o cognitivo da pessoa e faze-la "pensar", coisa bem mais difícil de acontecer num espetáculo onde a estética do "belo" ou sua harmonia fossem parte do poder impregnante das imagens já pré-concebidas na platéia. Talvez até mesmo as declaraçoes desencontradas de Chico e Edu façam parte deste exercício.
[Leia outros Comentários de José Burle]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Strategic Brand Management
Richard Rosenbaum-elliott e Outros
Oxford
(2011)



One Big Beautiful Bead
Sarah Mcconnell
Lark Books
(2004)



De Vinho as Emoções
Fábio Antonio Filipini
Caravansarai
(2010)



Engineering Vibration
Daniel J. Inman
Prentice Hall
(1996)



Queria Mais é Que Chovesse
Pedro Mexia
Tinta da China Brasil
(2015)



Tempos Históricos
Vários autores
Edunioeste
(2001)



Falsa Impressão
Jeffrey Archer
Bertrand Brasil
(2007)



e-Business Intelligence
Bernard Liautaud
McGraw-Hill



Ligar Charlies
Vincent Cuvellier
Sm
(2007)



O Mundo é Plano
Thomas L. Friedman
Objetiva
(2005)





busca | avançada
133 mil/dia
2,0 milhão/mês