Pílulas de amor e loucura | Digestivo Cultural

busca | avançada
69348 visitas/dia
2,5 milhões/mês
Mais Recentes
>>> IA 'revive' Carlos Drummond de Andrade em campanha do Rio Memórias
>>> mulheres.gráfica.política
>>> Eudóxia de Barros
>>> 100 anos de Orlando Silveira
>>> Panorama Do Choro
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
>>> Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder
>>> A pulsão Oblómov
Colunistas
Últimos Posts
>>> Pondé mostra sua biblioteca
>>> Daniel Ades sobre o fim de uma era (2025)
>>> Vargas Llosa mostra sua biblioteca
>>> El País homenageia Vargas Llosa
>>> William Waack sobre Vargas Llosa
>>> O Agent Development Kit (ADK) do Google
>>> 'Não poderia ser mais estúpido' (Galloway, Scott)
>>> Scott Galloway sobre as tarifas (2025)
>>> All-In sobre as tarifas
>>> Paul Krugman on tariffs (2025)
Últimos Posts
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Edward Snowden e o coronavírus
>>> Suicídio da razão
>>> Road Warrior
>>> Leitura vertical
>>> Silêncio nas trevas
>>> Friedman, sem dúvida...
>>> Pieguice ou hipocrisia?
>>> A aquisição do Whatsapp, pelo Facebook, por 19 bilhões de dólares
>>> Qual é, afinal, a melhor idade?
>>> Caí na besteira de ler Nietzsche
Mais Recentes
>>> Livro Coleção Paradidáticos A Poesia Pede Passagem de Elias José; Ribeiro pela Paulus (2003)
>>> The Celestine Prophecy de James Redfield pela Warner Books (1993)
>>> Livro Literatura Estrangeira Sou Louca Por Você de Federica Bosco pela Bertrand Brasil (2010)
>>> Brasil E Portugal: 500 Anos De Enlaces E Desenlaces - Volume 2 de Real Gabinete Português De Leitura pela Convergência Lusíada (2001)
>>> Livro Nate Bota Pra Quebrar de Lincoln Peirce; Ana Ban pela Sextante (2014)
>>> Livro Literatura Estrangeira Os Adoráveis Eles não têm medo de ser quem são... de Sarra Manning pela Novo Conceito (2013)
>>> Operação ''Tocha'' a Invasão da África - Campanhas 7 de Vincent Jones pela Renes (1975)
>>> Livro Literatura Estrangeira Sara Sem Silicone de Janice Kaplan; Lynn Schnumberger pela Record (2007)
>>> Medicina Macabra 3 de Barry E. Zimmerman e David J. Zimmerman pela Darkside (2022)
>>> Livro O Empresário Criativo de Roger Evans; Santos E Outros pela Cultrix (1989)
>>> O Cerco de Leningrado - Campanhas 8 de Alan Wykes pela Renes (1976)
>>> Livro O Xangô De Baker Street de Jô Soares pela Companhia Das Letras (1995)
>>> Livro Sabedoria E Intuição de Ron Schultz; Sobral E Outros pela Cultrix (1994)
>>> Invasão da Sicília Vitória ou Derrota? - Campanhas 9 de Martin Blumenson pela Renes (1976)
>>> Todo Mundo é Incompetente Inclusive Você: As leis da incompetência de Laurence J. Peter, Raymond Hull pela José Olympio (1986)
>>> Livro Poesia Alberto Caeiro de Alberto Caeiro Fernando Pessoa pela Companhia Das Letras (2001)
>>> Livro Cantare Estórias de José Alaercio Zamuner pela Plêiade (2011)
>>> Livro A Dama De Espadas Prosa E Poemas de Aleksandr Púchkin pela 34 (1999)
>>> Michaelis Minidicionário Alemão-português-português-alemão de Alfred Josef Keller pela Melhoramentos (2010)
>>> A Queda de Cingapura - Campanhas 10 de Arthur Swinson pela Renes (1976)
>>> Livro Onze Portas Para A Escuridão de C. J. Tudor; Consenza E Outros pela Intrínseca (2023)
>>> Memórias Da Plantação - Episódios De Racismo Cotidiano de Grada Kilomba pela Cobogó (2020)
>>> Livro 826 Notas De Amor Para Emma de Regina Cazzamatta; Garth Callaghan pela Leya (2014)
>>> Nas Telas Do Infinito de Yvonne A. Pereira pela Feb (1982)
>>> Livro 125 Brincadeiras Para Estimular O Cérebro Do Seu Bebê de Jackie Silberg; Azevedo pela Ground (2003)
BLOG >>> Posts

Quarta-feira, 10/1/2007
Pílulas de amor e loucura
+ de 3500 Acessos

Já não é novidade um escritor jovem revelar-se na internet e publicar uma bela antologia de contos, mas por algum tempo se acreditou que essa geração, a geração dos adolescentes dos anos noventa, pudesse ser vista em conjunto como uma geração hedonista em crise de identidade. Algo meio Clarah Averbuck. Ainda bem que a sucessão de lançamentos dessa turma mostra a pluralidade de discursos, ideologias e propostas.

Ana Beatriz Guerra, carioca, nascida em 1979 (mesmo ano de Clarah e Daniel Galera, por exemplo), formada em jornalismo (mesmo curso de Galera e do qual Clarah desistiu no meio) e costumaz autora de textos ficcionais ou não para sites acaba de lançar uma coletânea de contos digna de um livro de estréia. Amor em pílulas (Íbis Libris, 2006, 126 págs.) reúne textos com variados estilos, narradores e temas mas consegue manter certa unidade ao agrupá-los em "contos de amor", "contos de loucura" e "quase contos", este último experimentos formais.

"Contos de amor" - a primeira parte e responsável pelo título do conjunto - revela uma narradora marcadamente feminina, intimista e voltada ao cotidiano, chegando a lembrar em alguns momentos Adélia Prado. Em "Fidélio", por exemplo, temos uma história de amor narrada a partir dos ícones cotidianos do casal que, ao invés de terminar em tragédia ou traição, premia o dia-a-dia e a cumplicidade das relações amorosas com o seguinte desfecho: "o beijo que você me dá é mais um de uma longa série. E sei que mais ninguém beijaria desse jeito. A não ser que esse alguém fosse você". Fica clara aqui a opção de Ana Beatriz pelo amor e não pelo sexo - ainda que o sexo apareça de forma equilibrada nos textos -, a opção pela convivência harmoniosa e não pelo hedonismo das relações frívolas.

Em outro conto desta parte, chamado "Prudente", surge o narrador em terceira pessoa e o protagonista é um homem morto. Mas não se trata de uma narração da memória do morto, como Brás Cubas, e sim da narração dos últimos momentos do espírito do protagonista na terra, a melancolia com que visita sua casa pela última vez e lá encontra a filha transando com o namorado e o filho ouvindo música clássica. Em nenhum momento o conto - ou qualquer outro conto do livro - deixa transparecer credo religioso ou dogmatismo, mas fica claro neste e em outros textos que a transcendentalidade da vida faz parte do rol de preocupações da jovem autora, algo também pouco comum no estereótipo de jovens escritores que se tenta construir.

A mudança para os "contos de loucura" não altera completamente o panorama do livro, ainda está lá o intimismo e o cotidiano, mas muitas histórias já se passam "fora da casa", na violência da cidade grande como em "Corpo de delito" ou numa tenda esotérica como em "A cigana da estrada". Aqui o narrador em terceira pessoa ganha muita força e os homens tornam-se protagonistas em diversos contos.

"Compro, vendo, troco, financio", por exemplo, narra a negociação de um homem para vender sua alma, um tema pra lá de batido mas que aqui ganha tratamento diferenciado em que a maldade não é questão de fundo, e sim a alma. Por isso, feita a negociação, Afonso lamenta que não "pode desfazer o trato, mas este é o preço que pagou pela verdade. A alma não é nada do que dizem, mas, pelo menos, Afonso já não tem mais dúvidas".

Poucas páginas adiante, passando da liberdade literária de inventar mundos à possibilidade literária de representar o pior dos mundos, "O bonde" conta uma noite de um homem numa cidade grande do futuro em que "os poucos que ainda têm coragem de deixar o conforto de seus lares são os repórteres, os taxistas, as putas e os entregadores" porque "foi instaurada definitivamente uma ditadura do pó e não há quem possa interferir". Neste cenário o homem contrata uma prostituta e, depois de saciado, pede que ela durma com ele, mas a mulher nega. Para aliviar um pouco a solidão, enche sua boneca inflável, e chega a oferecer pó para ela antes de injetar em si próprio: "prepara tudo e injeta aquele montante de realidade na veia, porque já não suporta mais viver de ilusões.".

Entre os contos de amor e loucura estão os quase contos, exercícios que podem ser de oficina literária, enumerações, textos interessantes em que a qualidade literária não se perde e nem a preferência pelo cotidiano, sempre pano de fundo nos textos de Ana Beatriz.

Reparo talvez se faça a uma frase do apresentador do livro, João José de Melo Franco, que na orelha diz que Ana Beatriz "vem nos curar de nossa falta de promessas literárias". Não é verdade, Ana Beatriz não vem curar e nem precisa curar: o problema é que o país e a grande rede de novos escritores é muito maior do que qualquer bom leitor possa apreender, e gente como meus conterrâneos Ítalo Ogliari, Monique Revilllion, Daniel Rocha e Caco Belmonte permanecem desconhecidos e deixam em alguns a falsa sensação de vivermos uma "falta de promessas literárias". Quiçá Ana Beatriz consiga emergir nesse oceano e ajude pessoas com este pensamento a mudarem de idéia.

Para ir além
Amor em pílulas


Postado por Marcelo Spalding
Em 10/1/2007 às 15h43

Mais Marcelo Spalding no Blog
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Saia do Vermelho, o Método das Três Balanças, QualityMark
Fernando Swami Thomas Martins e Mario Juan da Silva Leal
QualityMark
(2007)



Nulidades do Processo e da Sentença - coleçao estudos de direito de processo
Teresa Arruda Alvim Wambier
Revista Dos Tribunais
(1997)



O Melhor Mineiro do Mundo
José Aparecido de Oliveira
Realeiro



Rasero
Francisco Rebolledo
Nova Fronteira
(1996)



Historia Do Cerco De Lisboa
José Saramago
Folha de São Paulo
(2003)



A Análise de Necessidades na Formação de Professores
Ângela Rodrigues/ Manuela Esteves
Porto
(1993)



Mulheres no poder
Joanna Barsh
Agir
(2011)



100 dicas simples para prevenir o Alzheimer
Jean Carper
Sextante
(2015)



Caldeirão de histórias: E quem quiser que conte outra...
Priscila Camargo e Angélica Mello
Rocco



O Natal de Mickey
Disney Educativos
Siciliano
(1990)





busca | avançada
69348 visitas/dia
2,5 milhões/mês