Meia-entrada ou meio-médico? | Digestivo Cultural

busca | avançada
85352 visitas/dia
1,7 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Lenna Baheule ministra atividades gratuitas no Sesc Bom Retiro
>>> “Carvão”, novo espetáculo da Cia. Sansacroma, estreia no Sesc Consolação
>>> “Itália Brutalista: a arte do concreto”
>>> “Diversos Cervantes 2025”
>>> Francisco Morato ganha livro inédito com contos inspirados na cidade
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Literatura e caricatura promovendo encontros
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
Colunistas
Últimos Posts
>>> O coach de Sam Altman, da OpenAI
>>> Andrej Karpathy na AI Startup School (2025)
>>> Uma história da OpenAI (2025)
>>> Sallouti e a história do BTG (2025)
>>> Ilya Sutskever na Universidade de Toronto
>>> Vibe Coding, um guia da Y Combinator
>>> Microsoft Build 2025
>>> Claude Code by Boris Cherny
>>> Behind the Tech com Sam Altman (2019)
>>> Sergey Brin, do Google, no All-In
Últimos Posts
>>> Política, soft power e jazz
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Mi casa, su casa
>>> Produtor Cultural Independente
>>> Descobrindo David Goodis
>>> Somente para quem quiser (souber?) sonhar
>>> Maldito é o fruto
>>> Se falam em autor novo, saco logo a minha pistola
>>> Se falam em autor novo, saco logo a minha pistola
>>> A república dos bugres
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
Mais Recentes
>>> Livro Elogio às Mães Más de Catherine Serrurier pela Summus (1993)
>>> Livro O Visconde Partido Ao Meio de Italo Calvino pela Companhia Das Letras (1996)
>>> Livro Uma Certa Justiça de P. D. James pela Companhia Das Letras (1999)
>>> Livro O Pecado Original de P. D. James pela Companhia Das (1996)
>>> Romeu E Julieta de William Shakespeare pela Penguin Books (2016)
>>> O Saber Dos Antigos: Terapia Para Os Tempos Atuais. de Giovanni Reale pela Edições Loyola (1999)
>>> O Dna de Marcelo Leite pela Publifolha (2003)
>>> Física e filosofia: Filosofia da Ciência de Mario Bunge pela Perspectiva (2013)
>>> Orgulho E Preconceito de Jane Austen pela Best Bolso (2010)
>>> As 100 de Nina Garcia pela Best Seller (2009)
>>> Odisseia de Homero e Roberto Lacerda pela Scipione (2008)
>>> Itália. Guia Visual de Vários Autores pela Publifolha (2013)
>>> Persuasão: Edição Bilíngue de Jane Austen pela Landmark (2010)
>>> Balzac E A Comedia Humana de Paulo Rónai pela Biblioteca Azul (2012)
>>> Gabo: Memórias de Uma Vida Mágica de Óscar Pantoja E Outros pela Veneta (2014)
>>> O Sonho Do Celta de Mario Vargas Llosa pela Alfaguara (2011)
>>> O Dito Pelo Não-dito - Paradoxos De Dom Quixote de Maria Augusta da Costa Vieira pela Edusp (1998)
>>> Cidades Rebeldes: Passe Livre e as Manifestações que Tomaram as Ruas do Brasil de Ermínia Maricato pela Boitempo (2013)
>>> Cultura Da Convergência de Henry Jenkins pela Aleph (2009)
>>> 100 Filmes: Da Literatura Para O Cinema de Henri Mitterand pela Best Seller (2014)
>>> Bairro Vivo Leste São Paulo Nasce Nos Bairros de Police Neto José pela Cia dos Livros (2013)
>>> Bairro Vivo Norte - São Paulo Nasce Nos Bairros de José Police Neto pela Cia. dos Livros (2013)
>>> Centro - Bairro Vivo São Paulo Nasce nos Bairros de José Police Neto pela Cia dos Livros (2013)
>>> Bairro Vivo Oeste São Paulo Nasce nos Bairros de Jose Police Neto pela Cia dos Livros (2013)
>>> Serotonina de Michel Houellebecq pela Alfaguara (2019)
BLOG >>> Posts

Terça-feira, 13/2/2007
Meia-entrada ou meio-médico?
+ de 4600 Acessos
+ 7 Comentário(s)

No Brasil há a lei que garante meia-entrada a estudantes e maiores de 60 anos em cinemas, teatros e certos shows. Em algumas cidades, essa parcela da população também tem direito ao passe escolar, com tarifa 50% inferior à cobrada ou à gratuidade do transporte, no caso dos maiores de 60 anos. Trata-se da população inativa, ou seja, aquela que ainda não trabalha ou que já se aposentou. Portanto, nada mais justo que aliviar suas despesas mensais.

No entanto, como sempre acontece, as opiniões sobre determinado assunto não são unânimes. Assim, há quem discorde da "meia-entrada". A bonita e excelente atriz Maria Padilha mostrou sua posição sobre o tema no programa Agenda da Rede Minas, que foi ao ar na segunda semana de janeiro de 2007. Ela acha errado a meia-entrada nos eventos culturais concedida aos maiores de 60 anos e questiona: "Por que não 'meio-médico'?" Segundo ela, o governo deveria garantir atendimento médico mais acessível aos idosos e não cultura mais acessível a eles.

Ora, o atendimento médico é oferecido pelo governo nos municípios, não pela metade do preço e, sim, de graça. Todas as pessoas podem utilizar os serviços de saúde públicos, de forma preventiva ou curativa, gratuitamente, nos postos de saúde, nos hospitais, em casa (através do Programa de Saúde da Família), nas Universidades públicas. O sistema de saúde que possuímos não é o proposto na teoria, não é o ideal. Mas isso é uma outra história, mesmo lembrando que caminha para sua reformulação, sendo tema constante de reflexão na Saúde Coletiva.

Já diz a velha máxima: Mens sana in corpore sano. O que pensamos, a forma como alimentamos nosso espírito, os desafios que lançamos à nossa memória, as possibilidades que damos à nossa capacidade de criação, a liberdade que oferecemos à imaginação, tudo é saudável ao corpo. Ler um livro e assistir a um espetáculo de dança que partiu de um de seus contos, imaginar o detetive do livro policial e constatar que o ator do filme baseado no romance não é nada parecido com o que se imaginou, ouvir aquela bela trilha sonora no cinema e ir para casa cantando, encontrar antigos amigos na porta do teatro, se arrumar e se perfumar para ver o trabalho de Paulo José, como diretor ou como ator, abrir a janela, olhar como está o tempo; abrir a porta, cumprimentar o porteiro e... andar. Tudo isso é bem-estar, é saúde.

Talvez com as portas abertas para a arte, o governo possa ver, alegremente, a diminuição da procura aos consultórios médicos. Portanto, há, pelo menos, três bons motivos para a meia-entrada a maiores de 60 anos: primeiro, o valor da aposentadoria. Segundo, o fato de serem cidadãos com as mesmas necessidades de outros quaisquer e, aí, incluem-se "diversão e balé". Terceiro, eles um dia tiveram nossa idade e nós teremos a deles, isto é, o respeito à vida e o respeito ao outro independe da idade. O idoso não vai apenas ao médico e é bom que ele tenha respeito onde quer que esteja.


Postado por Juliana Galvão Marques
Em 13/2/2007 às 02h56

Quem leu este, também leu esse(s):
01. Aden Leonardo Camargos de Julio Daio Borges
02. A lua de mel durou pouco de Julio Daio Borges
03. Coincidencias de um ex Soldat de Eugenia Zerbini
04. Mozart Piano Quartet de Eugenia Zerbini
05. Raul Seixas previu nossa Copa de Vicente Escudero


Mais Juliana Galvão Marques no Blog
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
15/2/2007
10h25min
Esta declaração, partindo de uma artista, é bem esquisita, parece mais um tiro no próprio pé... Ela esqueceu de considerar que uma pessoa pagando "meia" pode tornar-se um ótimo divulgador de espetáculos. Essa divulgação leva muitas pessoas que pagam "inteira", a assisti-lo... Concordo plenamente que idosos não necessitam apenas de médicos, pois a cultura, em suas diversas manifestações, faz muito bem à saude.
[Leia outros Comentários de Everton Lodetti]
17/2/2007
14h11min
Essa declaração da Maria Padilha me faz achar a esquizofrenia de "O cobrador", do Rubem Fonseca, uma saída mais que natural, parodiando o personagem: "você me deve teatro, cinema, biblioteca, sanduba, sexo, saúde, alegria... você não sabe, porém você me deve, mas só me dá trabalho, este eu não quero não. E agora não quero mais meia-migalha, não, quero o todo, e vou pegá-lo à força, porque não vou ficar pagando a conta sozinho!". Este é o procedimento que os "civilizados" obrigam os enjeitados de tomar e depois mostram-se indignados com a barbárie social, aumentando assim o seu ibope!
[Leia outros Comentários de Pedro Antonio Freire]
18/2/2007
17h18min
Vejo a arte neste artigo como emprego do artista e as leis tentando dirigir o que não se consegue equacionar; esqueçamos que são idosos e pensemos que são pessoas plenas de direito, veja o quanto a meia-entrada é indigna. Ela só atende ao meio-cidadão, a meia-aposentadoria, ao meio termo da situação real. Quem sabe se os legisladores jogassem a conta a ser paga aos que governam e estabelecem justas aposentadorias por valores miseráveis, acho que é do que tratamos, as injustas aposentadorias por valores astronômicos. Estamos sendo levados a acreditar que o artista não deva defender o seu sustento, não creio; é mais fácil ver assim. Devemos desde sempre valorizar as conquistas e os artistas tanto quanto os aposentados devem defender suas posições. Falemos, pois, de meio-afeto, meia-dignidade, de se olhar no espelho, em uma certa idade, e não dar-se conta de não ter lutado, escolhido um lado, ou percebido que havia uma guerra para ser travada. Uma guerra que diz respeito a todos nós a vida toda.
[Leia outros Comentários de Carlos E. F. Oliveir]
19/2/2007
06h45min
A Maria Padilha nunca foi famosa pela inteligência, mesmo...
[Leia outros Comentários de Daniela Castilho]
19/2/2007
10h21min
"Ver de perto pra contar de certo", dito popular que me veio a cabeça quando li a matéria. Concordo que os idosos devam ter acesso a arte (e inclisive serem estimulados a isso). Mas já tiveste a oportunidade de acompanhar o atendimento oferecido a um idoso num posto de saúde? Realmente dá medo ser idoso neste país. Assuta ouvir volta e meia de minha mãe, funcionária pública aposentada: "pelo menos uma meia-entrada...". Estes cidadões trabalharam muito, contribuíram (e não só financeiramente, social e culturalmente) para o que temos hoje e sinceramente, o que eles têm de respeito? Pode parecer que não e que venho aqui defender... venho levantar a lebre: este cidadão tem a opção de pagar a meia-entrada ou pagar inteira? Infelizmente, na maioria dos casos, para eles a meia é a única opção para o acesso! Abraços.
[Leia outros Comentários de Afonso Gallindo]
19/2/2007
15h36min
A Maria Padilha é maravilhosa, né? Mesmo qdo puxa a sardinha para o seu lado. Ora, se ela já não está na casa dos 60, com certeza está pertinho, pertinho, e nada mais justo querer ter alguma segurança no futuro. Mesmo com tantas plásticas, principalmente no narizinho que a cada dia anda mais "inho", ela já atua há uns bons anos e, como deve ter trânsito livre entre os eventos culturais, nada mais justo que pense na sua (dela) saúde. Que viva mais 60 anos com essa cabecinha privilegiada que Deus lhe deu e que o cirugião plástico aprimorou. :)
[Leia outros Comentários de Andrea Augusto]
19/2/2007
18h52min
No Brasil, o estudante sofre pra conseguir comprar uma entrada nos guichês específicos que estão sempre fechados ou esgotados. É por isso que o país está cada vez mais vazio de idéias e inteligências. Em países um pouco mais sagazes, o jovem/estudante é recebido quase com beijos nos pés, porque sabem que quanto maior bagagem cultural ele adquirir, melhor produzirá no futuro.
[Leia outros Comentários de Paulo]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Livro Economia Moeda: de Onde Veio, para Onde Foi
John Kenneth Gakbraith
Novos Umbrais
(1983)



História da Repressão e da Resistência 5 Os Prisioneiros Da Guerra
Priscila Ferreira Perazzo
Humanitas
(2009)



Transcendência- Como Alcançar a Cura e a Transformação por Meio..
Dr. Norman E. Rosenthal
Prumo
(2012)



Livro Didático Business Venture Workbook Beginner
Roger Barnard e Jeff Cady
Oxford
(2011)



O Despertar de um Novo Dia
Analisa Carmo (espírito José da Cunha)
Itapuã
(2007)



Livro O Último Trem Para Paris
João Paulo dos Reis Velloso
Nova Fronteira
(1986)



Configura-se a Missão
Mons João Scognamiglio Clá Dias
L e V
(2016)



Lannoy Dorin
Uma Leve Esperança
Do Brasil
(1985)



Livro Filosofia Do Pensamento no Deserto Ensaios de Cultura 38
Pondé, Luiz Felipe
Edusp
(2009)



Zollinger Atlas De Cirurgia
Robert M. Zollinger
Guanabara Koogan
(2005)





busca | avançada
85352 visitas/dia
1,7 milhão/mês