|
BLOG
>>> Posts
Sexta-feira,
15/2/2008
Devaneios wireless
+ de 1800 Acessos
Se pudesse, trabalharia numa redação completamente on-line. Com cobertura via Palm, conexão a rádio, satélite, o escambau. Fotografando e filmando ao mesmo tempo. Pondo áudio no lugar de aspas. Mapeando a realidade via Google Maps ou Earth. Dando voz aos comentários, pondo a turma pra participar mesmo.
Web é um negócio interessante demais. Mas pouca gente arrisca experiências, acredita ou se toca. Colei todas as listas de telefones do jornal no Google Docs. De longe, a busca Google e do próprio Firefox ganham de gente rolando a tela (e a memória) em busca daquele contato desejado. Basta um enter para estar com tudo à mão ― ou, pelo menos, o começo do caminho para uma matéria. Lista telefônica? Coisa do passado. Mas tem quem ainda folheia piamente...
Usando o Twitter percebo a validade de uma ferramenta com esse poder de instantaneidade no Jornalismo. Pena que, ah!, é o Twitter. Para muita gente, um brinquedinho com fundo azul (um tanto assustador). Capaz de expor muita informação, é verdade. Há muita resistência por parte das empresas em se abrir a esse tipo de novidade, criar laboratórios...
Não há nada de errado em conseguir um projeto completo, uma complexa tabela de números da saúde estadual ou várias respostas a perguntas por e-mail. O erro é não poder usar isso por falta de espaço e, para tanto, ter de abrir aspas em duas linhas, resumindo tudo, de acordo com um nome e um sobrenome. Nada de mais, simples assim. Há até uma espécie de ranço, me parece, em relação à boa vontade ― e, me desculpem, não consigo viver sem fazer um exercício crítico da própria vida.
Gostaria de poder experimentar estas "experimentações", mas ainda não é hora. Nunca é hora. A Web pode devolver ― acredito ― uma coisa mais orgânica (uns achariam isto contraditório) à cobertura jornalística. Pena que estarei velho e tendo de disputar com a concorrência, se é que poderei investir nisso... Pena mesmo.
O jeito é sonhar, estudar e correr atrás da máquina!
Rogério Kreidlow, no seu blog, que linca pra nós.
Postado por Julio Daio Borges
Em
15/2/2008 à 00h58
Quem leu este, também leu esse(s):
01.
Guilherme Benchimol na Live do Estadão de Julio Daio Borges
02.
Sontag sobre envelhecer de Julio Daio Borges
03.
Lou Reed em documentário de Julio Daio Borges
04.
Ciclistas na Paulista ontem de Julio Daio Borges
05.
Reclusive founder opens up de Julio Daio Borges
* esta seção é livre, não refletindo
necessariamente a opinião do site
|
|
|
|