Confiabilidade | Digestivo Cultural

busca | avançada
37550 visitas/dia
2,0 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Lenna Bahule e Tiganá Santana fazem shows no Sons do Mundo do Sesc Bom Retiro
>>> CCBB Educativo realiza oficinas que unem arte, tradição e festa popular
>>> Peça Dzi Croquettes Sem Censura estreia em São Paulo nesta quinta (12/6)
>>> Agenda: editora orlando estreia com livro de contos da premiada escritora Myriam Scotti
>>> Feira do Livro: Karina Galindo lança obra focada na temática do autoconhecimento
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
Colunistas
Últimos Posts
>>> Ilya Sutskever na Universidade de Toronto
>>> Vibe Coding, um guia da Y Combinator
>>> Microsoft Build 2025
>>> Claude Code by Boris Cherny
>>> Behind the Tech com Sam Altman (2019)
>>> Sergey Brin, do Google, no All-In
>>> Claude 4 com Mike Krieger, do Instagram
>>> NotebookLM
>>> Jony Ive, designer do iPhone, se junta à OpenAI
>>> Luiz Schwarcz no Roda Viva
Últimos Posts
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Magia Verde
>>> A loucura por Hilda Hilst
>>> Uma suposta I.C.
>>> Homenagem a Yumi Faraci
>>> O blog de Pedro Almodóvar
>>> A biblioteca de C. G. Jung
>>> O Jovem Bruxo
>>> Fondo de Cultura Económica: 70 anos de uma missão
>>> Minha biblioteca de sobrevivência
>>> A inocência é minha culpa
Mais Recentes
>>> Os Filhos De Anansi de Neil Gaiman pela Intrinseca (2015)
>>> Enciclopédia De Guerras E Revoluções - Volume Iii de Francisco Silva pela Elsevier (2015)
>>> Lugar Nenhum de Neil Gaiman pela Conrad (2010)
>>> Maldita (vol. 2) de Chuck Palahniuk pela Leya (2014)
>>> Sobrevivente de Chuck Palahniuk pela Leya Brasil (2012)
>>> Seis Problemas Para Dom Isidro Parodi/ Duas Fantasias Memoráveis de Jorge Luis Borges / Adolfo Bioy Casares pela Biblioteca Azul (2014)
>>> O Ator E Seus Duplos: Mascaras, Bonecos, Objetos de Ana Maria Amaral pela Edusp (2001)
>>> Qualityland de Marc Uwe Kling pela Tusquets (2025)
>>> Ame A Realidade de Byron Katie pela Bestseller (2022)
>>> History Of Western Philosophy de Bertrand-russell pela Allen & Unwin (1961)
>>> As Cavernas De Aço de Isaac Asimov pela Aleph (2013)
>>> O Lesbianismo No Brasil (serie Depoimentos) de Luiz R. B Mott pela Mercado Aberto (1987)
>>> Between Existentialism And Marxism de Jean-paul Sartre pela William Morrow (1976)
>>> What Is Literature? de J. -p. Sartre pela Routledge (up) (1978)
>>> Amanhã Amadrugada (palavra Africana) de Vera Duarte pela Vega (1993)
>>> Ceremonial Chemistry: The Ritual Persecution Of Drugs, Addicts, And Pushers de Thomas Stephen Szasz pela Routledge And K. Paul (1974)
>>> Glass Children And Other Essays de Daisaku Ikeda, Burton Watson pela Kodansha Usa Inc (1979)
>>> O Silmarillion de J. R. R. Tolkien pela Wmf Martins Fontes (2009)
>>> Half The Sky: An Introduction To Women's Studies de Bristol Women's Study Group pela Virago (1979)
>>> Conditions Of Illusion: Papers From The Women's Movement de No Author pela Feminist Books (1974)
>>> Bhagavad-gita (o) Uma Nova Tradução de Georg Feuerstein pela Pensamento (2015)
>>> Wedlocked Women de Lee Comer pela Feminist Books (1974)
>>> Bessie Empress of the Blues de Chris Albertson pela Abacus Uk (1972)
>>> Livro Memória Histórica Del Barrio Nuevo Día de Milec J. Gómez Falcón pela El perro y La Lana (2007)
>>> Vantagens De Ser Invisivel de Stephen Chbosky pela Rocco Jovens Leitores (2012)
BLOG >>> Posts

Quarta-feira, 26/3/2008
Confiabilidade
+ de 5200 Acessos
+ 5 Comentário(s)

Meu sábio pai, questionado sobre o futuro dos jornalistas e a rivalidade destes com os blogueiros, respondeu que tudo dependia da confiabilidade do escritor.

Na hora me caiu a ficha. A questão realmente importante, não é se teremos mais blogueiros do que jornalistas no futuro, mas sim a seriedade do escritor e a credibilidade das informações passadas.

Bem ou mal, jornais e revistas consagrados vendem informações "confiáveis", mesmo que distorcidas pelos seus editores. As pessoas querem afirmar em uma conversa, sem terem dúvidas, se o tópico abordado é verdadeiro ou não.

Nada como poder dizer em meio a uma discussão: "eu li no Estado", "eu vi na Veja", "o teste da Quatro Rodas confirmou". Da mesma forma vem acontecendo com os blogs.

Quando algum blog fica famoso por divulgar determinada área de conhecimento, ele vira referência. Se é referência, é sério, se é sério, é confiável, se é confiável, você pode citar em uma conversa de bar!

Até porque há um ponto em comum entre o blogueiro e o jornalista, um ponto que dá pesadelo em ambos: a fonte. De onde vem aquela informação? Quem passou sabe, ou inventou?

Passado o primeiro entrave, vamos à segunda parte do artigo, a questão da diversidade que, já adianto, tem tudo a ver com a primeira parte.

Acredito que haverá no futuro muito mais blogueiros do que jornalistas, no sentido que conhecemos hoje ― trabalhando em alguma mídia convencional. Porém, não seria qualquer propagador de informações uma espécie de jornalista?

Portanto, os formadores de opinião, de forma genérica, com certeza se multiplicarão e, considerando a facilidade de se criar um blog, este ramo de atividade aumentará e, naturalmente, se especializará.

Ou seja, teremos muitas opções de blog e eles versarão sobre tantos assuntos, que poucos se interessarão ou mesmo terão tempo de ler o Jornal. Os blogs serão mais profundos que o jornal e mais atualizados (em tempo real). Tanto isto é verdade que os grandes jornais já criaram seus blogs e investem pesado neles.

Isso também porque a informação não pára e as pessoas sugam-na rapidamente. Tempo é dinheiro, tempo é cultura, tempo é a necessidade de tomar decisões da forma mais rápida possível.

Ser ou não ser confiável é a questão essencial do futuro, onde todos estarão sendo jornalistas, de uma maneira ou de outra.


Postado por Daniel Bushatsky
Em 26/3/2008 às 11h11

Quem leu este, também leu esse(s):
01. 28 de Junho #digestivo10anos de Julio Daio Borges
02. Arrington para Scoble de Julio Daio Borges
03. The Cure em 2008 de Julio Daio Borges
04. Sobre a morte da Newsweek de Julio Daio Borges
05. Escrever e ser amado de Julio Daio Borges


Mais Daniel Bushatsky no Blog
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
26/3/2008
13h46min
Concordo com o Daniel. Mesmo hoje já se duvida se o que a revista ou o jornal escreve é verdade... Vai chegar uma hora em que a única diferença entre o blog e a imprensa "oficial" será a dinamicidade com que se dará a notícia. Mas ainda acho que o jornal ou a revista fazem um trabalho diferente, dando um maior aprofundamento ao texto, mesmo porque quem lê pela internet, na maioria das vezes, quer apenas saber o que está acontecendo, não ler uma notícia com críticas, teorias conspiratórias e "otras cositas más"...
[Leia outros Comentários de Hellen]
26/3/2008
15h08min
Realmente, o Daniel colocou muito bem a situação. Parabéns! Jaques (o "sábio pai")
[Leia outros Comentários de Jaques Bushatsky]
27/3/2008
10h12min
Assim como o Daniel, concordo que o futuro da informação será, inevitavelmente, a internet, pois até então este é o meio mais dinâmico de se divulgar informações. Conseqüentemente, haverá a necessidade de que blogs e outros tipos de sites se aprimorarem, tanto na facilidade de busca das informações, quanto no próprio conteúdo das mesmas... Parabéns Daniel! Ótimo artigo!
[Leia outros Comentários de Vanessa Braz]
4/4/2008
20h58min
Quando recebi o meu site, fiquei alguns dias pensando como administrar o blog, uma vez que o webdesigner me orientou escrever no mesmo, todos os dias. Mas o que adicionar que possa interessar ao meu internauta? Escrever algo realmente bom e diversificado. O texto "Confiabilidade" explica algum viés para o futuro. Parabéns, Daniel!
[Leia outros Comentários de Gelza Reis Cristo]
7/4/2008
10h55min
Daniel trouxe uma questão atual e por vezes preocupante, pois, muitos escritores ou formadores de opinião que podem parecer confiáveis, na realidade não o são.
[Leia outros Comentários de Nelson Bushatsky]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Contos de Amor para Você 1 452
Ayumi Shiina
Panini Comics



Saindo da Garagem
Rodrigo Kuster; Gabriel Machado; Vitor Durão
Salta
(2015)



Introdução Aso Sistemas Operacionais
Ida M. Flyn/ Ann Mclver Mchoes
Thomson
(2002)



A Nova Lógica do Sucesso 458
Roberto Shinyashiki
Gente



Os Famintos
Thomas mann
Nova Fronteira
(1982)



Os Segredos Russos na ParaPsicologia
Martin Ebon
ArteNova
(1973)



Lanterna Verde: A Noite Mais Densa 30
Dc
Dc
(2011)



A General Theory Of Elastic Stability
J. M. T Thompson
J. Wiley
(1973)



A Vida e o Pesamento de Voltaire
Fernanda Cury
Minuano



Coleção Federalismo e Tributação
Misabel Abreu Machado Derzi e Outros
Arraes





busca | avançada
37550 visitas/dia
2,0 milhões/mês