A Casa de Vital Brazil de luto | Digestivo Cultural

busca | avançada
63210 visitas/dia
1,7 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Lenna Baheule ministra atividades gratuitas no Sesc Bom Retiro
>>> “Carvão”, novo espetáculo da Cia. Sansacroma, estreia no Sesc Consolação
>>> “Itália Brutalista: a arte do concreto”
>>> “Diversos Cervantes 2025”
>>> Francisco Morato ganha livro inédito com contos inspirados na cidade
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Literatura e caricatura promovendo encontros
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
Colunistas
Últimos Posts
>>> O coach de Sam Altman, da OpenAI
>>> Andrej Karpathy na AI Startup School (2025)
>>> Uma história da OpenAI (2025)
>>> Sallouti e a história do BTG (2025)
>>> Ilya Sutskever na Universidade de Toronto
>>> Vibe Coding, um guia da Y Combinator
>>> Microsoft Build 2025
>>> Claude Code by Boris Cherny
>>> Behind the Tech com Sam Altman (2019)
>>> Sergey Brin, do Google, no All-In
Últimos Posts
>>> Política, soft power e jazz
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Sergey Brin, do Google, no All-In
>>> Mané, Mané
>>> Scott Henderson, guitarrista fora-de-série
>>> Information Society e o destino da mídia
>>> Horowitz na Casa Branca (1978)
>>> Calligaris, o fenômeno
>>> Aflições de um jovem escritor
>>> Noturno para os notívagos
>>> As garotas do Carlão
>>> Cuba e O Direito de Amar (3)
Mais Recentes
>>> Alfabetização com as boquinhas de Renata Savastano; Patrícia Thimóteo pela Pulso (2008)
>>> Pontos de vista em diversidade e inclusão de Neuza Rejane W. Lima; Cristina Maria C. Delou pela Abdin (2016)
>>> Ou isto ou aquilo de Cecíclia Meireles pela Civilização Brasileira MEC (1977)
>>> O Sapato Que Miava - Coleção Primeiras Histórias de Sylvia Orthof pela Ftd (2007)
>>> O Coelhinho Que Não Era De Páscoa de Ruth Rocha pela Salamandra (2009)
>>> Meu Primeiro Livro Sobre O Corpo Humano de Angela Royston pela Girassol (2010)
>>> Vila Sésamo o Livro das Perguntas - O Universo de Cuatro Media Inc pela Cuatromedia (2007)
>>> Escutando O Rumor Da Vida, Seguido De Solidões Em Brasa de Urbano Tavares Rodrigues pela Dom Quixote (2013)
>>> As Caras Da Violência de Edson Gabriel Garcia pela Ftd (2014)
>>> Edicão Do Corpo Tecnociencia Artes e Moda de Nizia Villaca pela Estaçãoo Das Letras (2007)
>>> Capitães de areia de Jorge Amado pela Record (1995)
>>> Raízes Do Brasil de Sergio Buarque de Holanda pela Companhia das Letras (1997)
>>> O verdadeiro rosto de Jesus de La Casa de la Biblia pela Paulinas (2002)
>>> Os Assassinatos Da Rua Morgue de Edgar Allan Poe pela Peirópolis (2017)
>>> As Caras Da Violência de Edson Gabriel Garcia pela Ftd (2014)
>>> Batuque De Cores de Desnoettes/hartmann pela Companhia Das Letrinhas (2009)
>>> Bibliotecas infantis Um programa para pequenos leitores de Rede de Bibliotecas Parque pela Secretaria de Cultura Governo do Estado do Rio de Janeiro (2015)
>>> A Polegarzinha - Volume 3 de Mauricio De Sousa pela Girassol (2008)
>>> Navegando Pela Mitologia Grega de Douglas Tufano pela Moderna (2014)
>>> Amazônia. Quem Ama Respeita ! de Fernando Carraro pela Ftd (2006)
>>> O Duende Da Ponte de Patricia Rae Wolff pela Brinque Book (1999)
>>> Guerras E Batalhas Brasileiras Revista história Biblioteca Nacional de bolso 1 de Luciano Figueiredo pela Editor Sabin (2009)
>>> O Rei Artur de Rosalinf Kerven pela Companhia Das Letrinhas (2000)
>>> Lá Vem História Outra Vez de Heloisa Prieto pela Companhia Das Letrinhas (1997)
>>> A Hora Da Estrela de Clarice Lispector pela Rocco (1998)
BLOG >>> Posts

Segunda-feira, 17/5/2010
A Casa de Vital Brazil de luto
+ de 3700 Acessos

Foi com profunda consternação que acompanhamos as notícias da destruição de um dos mais relevantes patrimônios científicos do país e da humanidade, a maior e a mais antiga coleção no mundo em seu gênero. Especialistas afirmam que não há em qualquer outro lugar do planeta uma coleção tão expressiva em torno de uma única espécie animal que se compare a esta que desapareceu.

Vital Brazil começou a formar esta coleção há 114 anos atrás, em 1896, ainda em Botucatu, concomitante ao início de seus trabalhos sobre o ofidismo. Ele imaginou ser possível, pesquisou, planejou e se empenhou incondicionalmente para lançar as bases sólidas de uma grande obra que pudesse servir para pesquisa e para os estudos de gerações e gerações futuras. Seu interesse pelo tema já vinha desde os tempos da faculdade de medicina no Rio de Janeiro, mas foi a partir da indignação pela morte de uma jovem camponesa mordida por serpente que a causa o tomou por completo. Este episódio representou a gota d'água que o fez transformar a sua casa em um rudimentar laboratório experimental, três anos antes de dar início ao Instituto Butantan, em dezembro de 1899. Somente em 1907, com a entrada de João Florêncio Gomes no instituto, seu segundo colaborador ― até então só havia um único assistente para com ele dar conta das diversas atividades e tarefas no IB ―, que Vital Brazil entregou a responsabilidade desta coleção para que este, Dr. João Florêncio, sob sua orientação, pudesse melhor organizá-la. Ao passar dos anos expandiram-se as pesquisas, criou-se a coleção de aracnídeos e de outros importantes acervos de animais peçonhentos com milhares de exemplares para o fomento de estudos e para o avanço científico em diferentes campos do conhecimento.

Ao longo de décadas inúmeros pesquisadores passaram por ali e contribuíram determinantemente para que a coleção herpetológica se tornasse a referência maior que foi até a manhã deste sábado último, dia 15 de maio de 2010. Não por acaso levava o nome do Dr. Alphonse Richard Hoge, responsável por progredir significativamente em sua formação e organização a partir dos anos 40. Nos últimos tempos esta coleção esteve sob a diligente responsabilidade de herpetólogos como Giuseppe Puerto e Francisco Franco, que como outros tantos pesquisadores que ali se formaram e atuaram, tanto do passado, como do presente, muito fizeram pelo engrandecimento deste patrimônio científico.

A família de Vital Brazil reconhece com profunda e sincera gratidão o esforço de todos estes incontáveis cientistas e empenha total solidariedade àqueles que, nos últimos anos, de fato, trabalharam incansavelmente para manter e preservar com todo o zelo este patrimônio científico ora destruído, como o Dr. Francisco Franco, o Kiko, atual curador da coleção. Há tempos que este pesquisador lutava bravamente pela reforma das instalações que abrigava este acervo.

Não se pode dar valor àquilo que não se conhece. Basta se observar a notória preocupação da imprensa em divulgar que a produção de vacinas não foi atingida por este trágico incêndio. Fábricas podem-se recuperar de quaisquer tragédias, patrimônios como este que se foi, não, nunca.

Perguntamo-nos sobre as condições dos outros acervos de documentação da maior relevância histórica que estão sob os cuidados do Instituto Butantan. Perguntamo-nos as quantas andam os indiciamentos dos responsáveis e as investigações sobre o desfalque de cerca de 150 milhões de reais da Fundação Butantan que veio à tona em setembro último. Há de se averiguar com determinação a maneira com que a instituição vem tratando de sua História, há de se ler com atenção o que vem sendo escrito e divulgado sobre este Patrimônio Nacional nas últimas duas décadas, sobretudo, desde os anos de 1980. Este incidente também há de representar o arrombar das portas de um silêncio notoriamente intencional.

Lamentavelmente, por mais triste e silenciador que seja este momento, é impossível conter a indignação diante do descaso e do descuido da atual administração do Butantan em relação ao patrimônio histórico-científico que lhes foi entregue para gerir.

Fez-se definitivamente o vazio inquietante. Arderam vitoriosas as chamas das vaidades e das mesquinharias daqueles que tiveram até pouco e ainda têm o poder de decisão no Butantan, mais uma vez rejubilou-se a lógica reducionista da fábrica de soros e vacinas contra a qual Vital Brazil tanto lutou e resistiu.

(...) permiti, senhores, que o velho fundador desta casa [Butantan], que assistiu aos seus primeiros delineamentos, que viu o lançamento de suas bases fundamentais, que testemunhou uma série enorme de lutas, triunfos e decepções até chegar ao ponto em que ora se encontra, que sentiu alegrias e tristezas, que aqui viveu durante vinte anos, tendo aqui passado os melhores dias de sua mocidade, que viu primeiro germinar, na sua imaginação, toda essa obra que pouco a pouco se transformou em realidade, desde o majestoso e empolgante bosque de araucárias e eucaliptos, que emoldura as construções, até os mínimos e insignificantes detalhes; permiti senhores, que esse idealista impenitente, ora se vos apresente cheio de entusiasmo e de fé, para vos afirmar que, ainda hoje, alimenta o mesmo sonho que em outros tempos afagou, de fazer desta Instituição, não uma simples fábrica de soros e vacinas, mas um centro de pesquisas e estudos de utilidade para este glorioso Estado e de grandes benefícios para o país e a humanidade.
(Vital Brazil, em discurso ao retornar à direção do Butantan, em 1924.)

Em nome da família de Vital Brazil,
Érico Vital Brazil
Presidente da Casa de Vital Brazil


Postado por Luis Eduardo Matta
Em 17/5/2010 às 18h05

Quem leu este, também leu esse(s):
01. Mandic, por Pedro e Cora de Julio Daio Borges
02. Roubalheira vai parar o Brasil de Julio Daio Borges
03. Millôr e o Pasquim de Julio Daio Borges
04. 4 de Setembro #digestivo10anos de Julio Daio Borges
05. New Order em 2002 de Julio Daio Borges


Mais Luis Eduardo Matta no Blog
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




O Livro da Prece
La Martine Palhano Jr.
Lachãtre
(2008)



Ação Administrativa Integrada
Francisco Jose Mendonça Souza
Livros Tecnicos e Cientificos
(1985)



Livro Literatura Estrangeira Lorde Jim
Joseph Conrad
Abril Cultural
(1980)



O espaço geográfico: ensino e representação
Rosângela Doin de Almeida
Contexto
(2000)



Os Cisnes Selvagens (Coleção Fábulas Encantadas - 7)
H. C. Andersen
Abril Cultural
(1970)



Introdução à Análise Envoltória de Dados - Teoria, Modelos e Aplicaçõe
Carlos Maurício de Carvalho Ferreira; Adriano Prov
Ufv
(2009)



Piedade
Jodi Picoult
Planeta
(2011)



Aculturação Indígena
Egon Schaden
Pioneira
(1969)



Livro Literatura Brasileira O Mundo é Bárbaro e o Que Nós Temos a Ver Com Isso
Luis Fernando Verissimo
Objetiva
(2008)



O Mui Desassossegado Senhor General
Sergio Bruni
Fgv
(2010)





busca | avançada
63210 visitas/dia
1,7 milhão/mês