|
BLOG
>>> Posts
Quinta-feira,
27/2/2014
Pompéia e a Política Nacional
+ de 1400 Acessos

Assistimos ontem o filme Pompéia. Quanto à montagem, os efeitos computadorizados prevalecem sobre a interpretação. Quanto à história, é muito evidente a "inspiração" no Gladiador, inclusive no tocante à batalha encenada na arena. Contudo, foi um bom entretenimento.
Diante do vulcão Vesúvio, lembramo-nos de nossas leituras de infância e adolescência. Temos em casa a antiga coleção Grandes Personagens da Nossa História, mediante a qual nos impressionamos com o capítulo sobre o advogado, jornalista e militante político Antônio da Silva Jardim (1860-1891). Soubemos que este abolicionista e republicano, durante uma viagem à Nápoles, resolveu apreciar a cratera do vulcão muito de perto e acabou desaparecendo nela.
Temos aqui dois pontos que demonstram a mediocridade de nossa época. Primeiro, nossos políticos são movidos, quando muito, por ideologias, não por ideais. Silva Jardim chegou a ser apedrejado e agredido na defesa de seus princípios, mas "ai" de quem encostar a mão nas tetéias do cenário político atual. Segundo, sequer há, da parte deles, algum profundo interesse geológico - ou vulcanológico - que lhes compense - ou solucione - a falta de ideais.
Postado por Ricardo de Mattos
Em
27/2/2014 às 11h56
Quem leu este, também leu esse(s):
01.
PublishNews entrevista Ana Elisa Ribeiro de Julio Daio Borges
02.
No Metrópolis, da TV Cultura de Julio Daio Borges
03.
Marcio Acselrad de Julio Daio Borges
04.
García Márquez no Digestivo de Julio Daio Borges
05.
Tim Maia Racional, o disco de Julio Daio Borges
* esta seção é livre, não refletindo
necessariamente a opinião do site
|
|
|
|