Momento ótimo para refletir | Blog de José Carlos Moutinho

busca | avançada
62021 visitas/dia
2,0 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Lenna Baheule ministra atividades gratuitas no Sesc Bom Retiro
>>> “Carvão”, novo espetáculo da Cia. Sansacroma, estreia no Sesc Consolação
>>> “Itália Brutalista: a arte do concreto”
>>> “Diversos Cervantes 2025”
>>> Francisco Morato ganha livro inédito com contos inspirados na cidade
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Literatura e caricatura promovendo encontros
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
Colunistas
Últimos Posts
>>> O coach de Sam Altman, da OpenAI
>>> Andrej Karpathy na AI Startup School (2025)
>>> Uma história da OpenAI (2025)
>>> Sallouti e a história do BTG (2025)
>>> Ilya Sutskever na Universidade de Toronto
>>> Vibe Coding, um guia da Y Combinator
>>> Microsoft Build 2025
>>> Claude Code by Boris Cherny
>>> Behind the Tech com Sam Altman (2019)
>>> Sergey Brin, do Google, no All-In
Últimos Posts
>>> Política, soft power e jazz
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> As garotas do Carlão
>>> Cuba e O Direito de Amar (3)
>>> Sempre procurei a harmonia
>>> Vamos pensar: duas coisas sobre home office
>>> Men in Black II
>>> Um álbum que eu queria ter feito
>>> Os Poetões e o Poetinha
>>> A Barsa versus o Google
>>> Relativismos literários
>>> Daily Rituals - How Artists Work, by Mason Currey
Mais Recentes
>>> 52 Mitos Pop de Pablo Miyazawa pela Paralela (2016)
>>> Poemas Completos De Alberto Caieiro. Ficções Do Interlúdio 1 de Fernando Pessoa pela Nova Fronteira (1980)
>>> A 20 anos de cavier de Ibrahim Sued pela Bloch (1972)
>>> A Luta pelo Divórcio: a Síntese de uma Campanha Em Defesa da Família de Nelson Carneiro pela Lampião (1977)
>>> A Guide to Treatments That Work de Peter E. Nathan / Jack M. Gorman pela Oxford (2002)
>>> Entre Quatro Paredes de Sartre pela Civilizacao Brasileira - Grupo Record (2005)
>>> Os Melhores Contos Fantásticos de Costa Flávio Moreira pela Nova Fronteira (2006)
>>> A Música Hoje de Pierre Boulez pela Perspectiva (2020)
>>> Tô Teixeira - o Poeta do Violão de Salomão Habib pela Sesc (2003)
>>> Uma vez, um violão… autobiografia de luiz otávio braga de Luiz Otavio Braga pela Outras Letras (2023)
>>> Cultura E Diferença Nas Organizações. Reflexões Sobre Nós E Os Outros de Lívia Barbosa pela Atlas (2009)
>>> Jovem Guarda: Em Ritmo De Aventura (colec§aƒo Todos Os Cantos) de Marcelo Froes pela Editora 34 (2020)
>>> Heavy Metal: Guitarras Em Fúria de Tom Leão pela Editora 34 (2020)
>>> Didática da Matemática de Maria Helena Braga Rezende da Silva pela Conqyusta (1982)
>>> Ultimo Sacrificio 6 - Academia De Vampiros (1º ed.) de Richelle Mead pela Agir (2013)
>>> Teoria da literatura de René Wellek pela Americana (1980)
>>> Ultimo Sacrificio 6 - Academia De Vampiros (1º edição) de Richelle Mead pela Agir (2013)
>>> Gavião Arqueiro E Soldado Invernal - Volume 1 de Mattew Rosenberg pela Panini (2019)
>>> Ultimo Sacrificio 6 - Academia De Vampiros de Richelle Mead pela Agir (2013)
>>> Problemas De Físico-química. Ime, Ita, Olimpíadas de Nelson Santos pela Ciência Moderna (2007)
>>> Nova Mitologia Grega Romana de P. Commelin pela Itatiaia (1983)
>>> Por Trás De Seus Olhos de Sarah pinborough pela Intrínseca (2017)
>>> Uma Aventura No Campo Hq de Samuel Murgel Branco pela Moderna (2025)
>>> Meio Sol Amarelo - Capa Nova de Chimamanda Ngozi Adichie pela Companhia Das Letras (2008)
>>> Minidicionário da língua portuguesa de Evanildo Bechara pela Nova Fronteira - Grupo Ediouro (2009)
BLOGS >>> Posts

Sábado, 25/4/2015
Momento ótimo para refletir
José Carlos Moutinho
+ de 3500 Acessos

No 30º ano da sua redemocratização, o Brasil vive momentos de intensas mobilizações e reflexões sobre seu presente e o seu futuro enquanto nação, e com destaque no cenário mundial. Como o Brasil está se vendo hoje? Como foi antes? Como pretende entrar para a história? Será que nossa democracia amadureceu?

A partir da promulgação da Constituição Cidadã (de 1988), a democracia brasileira passou a ser testada, e sempre enfrentando o fantasma do retrocesso democrático. É o que tem ocorrido nas recentes manifestações, quando uma parcela pequena da população (que outrora apoiou o golpe de 1964) ou por jovens incautos (que não viveram o referido período de exceção) a reivindicar intervenção militar. Esse tipo de proposta extremista de direita, aliada a uma parcela (também pequena) de extremistas independentes, poluíram as recentes manifestações, desde 2013.

Neste 2015, novas manifestações se realizaram, animadas pelas notícias de corrupção na Petrobrás, bem como pelas propostas de redução de direitos trabalhistas pelo Governo Federal.

A democracia brasileira está enfrentando um novo teste, que está sendo "digerido" por todos os brasileiros, tanto nos Três Poderes como pela população em geral.

O esquema corrupto no interior da Petrobrás foi como um balde de gasolina lançado numa brasa quase apagada das manifestações de 2013. Os efeitos dos protestos estarão presentes por longos dias e passarão a testar a maturidade da democracia brasileira.

Não só os Poderes da União, mas partidos políticos e suas lideranças e movimentos sociais organizados terão a obrigação (democrática) de procurar responder aos clamores (justos) das ruas.

Ficou evidente nas manifestações o desejo pela consolidação da democracia, ou seja, mais participação do cidadão, independente de extrato social e ideologia. Todos têm o direito de se manifestar. É bom para a democracia o choque de ideias, e sem violência e golpismo.

Estamos num momento ótimo também para o cidadão brasileiro (político, empresário, empreendedor ou trabalhador) tirar ensinamentos desse momento rico para a democracia brasileira e refletir sobre a prática do famoso "jeitinho brasileiro" e do patrimonialismo com a coisa pública, que respectivamente burlam as normas em benefícios particulares?

Preocupado com os diversos padrões nas práticas sociais, entre eles o "jeitinho" e o patrimonialismo, que ainda imperam no Brasil desde os tempos remotos, o renomado sociólogo Sérgio Buarque de Holanda* concluíra:

"O Estado não é uma ampliação do círculo familiar e, ainda menos, uma integração de certos agrupamentos, de certas vontades particulares, de que a família é o melhor exemplo. Não existe, entre o círculo familiar e o Estado, uma gradação, mas antes uma descontinuidade e até uma oposição. A indistinção fundamental entre as duas formas é prejuízo romântico que teve os seus adeptos mais entusiastas durante o século XIX. De acordo com esses doutrinadores, o Estado e as suas instituições descenderiam em linha reta, e por simples evolução, da família." (HOLANDA, 2009, p.141)

"No Brasil, pode dizer-se que só excepcionalmente tivemos um sistema administrativo e um corpo de funcionários puramente dedicados a interesses objetivos e fundados nesses interesses. Ao contrário, é possível acompanhar, ao longo de nossa história, o predomínio constante das vontades particulares que encontram seu ambiente próprio em círculos fechados e pouco acessíveis a uma ordenação impessoal. Dentre esses círculos, foi, sem dúvida, o da família aquele que se exprimiu com mais força e desenvoltura em nossa sociedade". (HOLANDA, 2009, p.146)

--

(*) HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.


Postado por José Carlos Moutinho
Em 25/4/2015 às 18h46

Mais Blog de José Carlos Moutinho
Mais Digestivo Blogs
Ative seu Blog no Digestivo Cultural!

* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Canais do Youtube Para Leigos - Monte um Canal e Crie Conteúdo | Monetize Seu Canal e Construa um Público | Fique Conhecido em Sua Área de Negócios
Rob Ciampa e Outros
Alta Books
(2022)



The Perfection of Yoga
Bhaktivedanta Swami Prabhupada
The Bhaktivedamta Book Trust
(1983)



Poder - Saga Encantadas - Livro 3
Sarah Pinborough
Única
(2014)



Livro Teláris Português 8º Ano com Caderno de Atividades
Ana Trinconi, Terezinha Bertin, Vera Marchezi
Ática Didáticos
(2019)



Introdução à Pesquisa Operacional: Métodos e Modelos para Análise...
Eduardo Leopoldino de Andrade
Ltc
(2002)



O Livro das Atitudes
Marcia Mattos
Campus
(2001)



Livro Macho Do Século XXI O Executivo Que Virou Dona De Casa E Acabou Gostando
Claudio Henrique dos Santos
Claridade
(2013)



Gestão de Recursos Humanos Com Foco na Aap (lacrado)
Cleber Silvestre Leôncio, Norma Licciardi
Clube de Autores
(2019)



A Formulação de Objetivos de Ensino
Robert F. Mager
Globo
(1983)



A Chave da Teosofia
Blavatsky
Três
(1973)





busca | avançada
62021 visitas/dia
2,0 milhões/mês