O terremoto no Haiti e as explicações religiosas | Blog de Cassionei Niches Petry

busca | avançada
41111 visitas/dia
2,0 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Lenna Bahule e Tiganá Santana fazem shows no Sons do Mundo do Sesc Bom Retiro
>>> CCBB Educativo realiza oficinas que unem arte, tradição e festa popular
>>> Peça Dzi Croquettes Sem Censura estreia em São Paulo nesta quinta (12/6)
>>> Agenda: editora orlando estreia com livro de contos da premiada escritora Myriam Scotti
>>> Feira do Livro: Karina Galindo lança obra focada na temática do autoconhecimento
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
Colunistas
Últimos Posts
>>> Ilya Sutskever na Universidade de Toronto
>>> Vibe Coding, um guia da Y Combinator
>>> Microsoft Build 2025
>>> Claude Code by Boris Cherny
>>> Behind the Tech com Sam Altman (2019)
>>> Sergey Brin, do Google, no All-In
>>> Claude 4 com Mike Krieger, do Instagram
>>> NotebookLM
>>> Jony Ive, designer do iPhone, se junta à OpenAI
>>> Luiz Schwarcz no Roda Viva
Últimos Posts
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> O iPad muda tudo? #tcdisrupt
>>> Vida e morte do Correio da Manhã
>>> E a Holanda eliminou o Brasil
>>> Magia Verde
>>> A loucura por Hilda Hilst
>>> Uma suposta I.C.
>>> Homenagem a Yumi Faraci
>>> O blog de Pedro Almodóvar
>>> A biblioteca de C. G. Jung
>>> O Jovem Bruxo
Mais Recentes
>>> Conversando Com Deus Livro I + Livro Ill de Neale Donald Walsch pela Agir
>>> O livro dos mortos do antigo egito de Anonimo - Trad Edith de Carvalho Negraes pela Hemus (1972)
>>> Entre o comunismo e o socialismo de Robert L. Heilbroner pela Civilização Brasileira (1971)
>>> O Poder Das Forcas Ocultas de Anthony Norvell pela Ibrasa (1987)
>>> Paris Is Always A Good Idea de Nicolas Barreau pela Griffin (2016)
>>> It's Not The How Or The What But The Who: de Claudio Fernández-aráoz pela Harvard Business Review Press (2014)
>>> L'interpretazione Della Carta Natale. Linee Guida Per Comprenderne Gli Elementi Essenziali de Stephen Arroyo pela Astrolabio Ubaldini (1991)
>>> Exit Ghost de Philip Roth pela Mariner Books (2007)
>>> Things Fall Apart de Chinua Achebe pela Penguin Books (1994)
>>> Goethe e Schiller companheiros de Goethe e Schiller pela Nova Alexandria (1993)
>>> Racing To The Beginning Of The Road: The Search For The Origin Of Cancer de Robert A. Weinberg pela W H Freeman & Co (1996)
>>> Caligula suivi de Le malentendu de Albert Camus pela Folio (1958)
>>> Les Nourritures Terrestres Suivi De Les Nouvelles Nourritures de Andre Gide pela Gallimard (2015)
>>> A formação do povo no complexo cafeeiro: Aspectos políticos de Paulo Beiguelman pela Livraria Pioneira (1977)
>>> Catequese Em Mutirão Ano A , Ano B e Ano C 1º Volume de Paulus pela Paulus
>>> Cidade Febril: Cortiços E Epidemias Na Corte Imperial de Sidney Chalhoub pela Companhia Das Letras (2017)
>>> Qualidade De Vida - Wanderley Pires de Wanderley Pires pela Do Autor (2025)
>>> A Formação Das Almas: O Imaginário Da República No Brasil de José Murilo de Carvalho pela Companhia das Letras (1990)
>>> O Céu Está Caindo - Sidney Sheldon de Sidney Sheldon pela Record (2000)
>>> O Mistério Do Trem Azul - Agatha Christie de Agatha Christie pela L&pm (2009)
>>> Seja Feliz Meu Filho Como As Expectativas dos Pais Podem Favorecer Ou Prejudicar o Crescimento do Adolescente de Içami Tiba pela Gente (1996)
>>> Parábola Do Bambú - Hernani Dias Lopes de Hernani Dias Lopes pela United Press (2019)
>>> A Confraria - John Grisham de John Grisham pela Rocco (2000)
>>> A Marca Do Zorro - Johnston Mcculley de Johnston Mcculley pela Panda Books (2000)
>>> O Juri - John Grisham de John Grisham pela Rocco (1998)
BLOGS >>> Posts

Sábado, 5/9/2015
O terremoto no Haiti e as explicações religiosas
Cassionei Niches Petry
+ de 1100 Acessos

(Texto originalmente publicado em janeiro de 2010)

O desastre no Haiti tem uma explicação, segundo o pastor norte-americano Pat Robertson: foi um castigo de Deus. Para o reverendo, os haitianos teriam feito um pacto com o Diabo para obterem a independência da França. Mas o pastor não está sozinho nesse pensamento. O cônsul geral do Haiti em São Paulo, George Samuel Antoine, que é cristão, disse, sem saber que estava sendo gravado pelas câmeras de um canal de televisão, que "a desgraça de lá está sendo uma boa pra gente aqui, fica conhecido. Acho que de tanto mexer com macumba, não sei o que é aquilo... O africano em si tem maldição."

Atribuir desgraças da natureza a decisões de deuses não é nenhuma novidade na história universal. Na Grécia antiga, o deus dos mares, Poseidon, provocava terremotos com seu tridente. Zeus, o mais importante dos deuses do panteão olímpico, era responsável pelos raios destruidores. Quando havia erupções vulcânicas, era Hefaístos (Vulcano na mitologia romana) que estava forjando metais embaixo da terra. Ou seja, sempre que não temos respostas racionais para os fenômenos da natureza, elaboramos explicações através de mitos.

O fato nos remete a 1755, quando a cidade de Lisboa sofreu um terrível terremoto, seguido de um tsunami, provocando, além de desmoronamentos, incêndios em vários prédios. O número de mortos nunca foi contabilizado com precisão. Estima-se que chega a 60 mil, segundo a enciclopédia Britânica. A catástrofe aconteceu no dia 1º de novembro, dia de Todos os Santos, e como Portugal era um país extremamente católico, grande parte da população morreu sob os escombros das igrejas que foram destruídas. Isso provocou profundos debates na época, pois muitas pessoas diziam não entender a ira de Deus.

O mais famoso debate ocorreu entre os filósofos Voltaire e Rousseau. No "Poema sobre o desastre de Lisboa", Voltaire, já que os franceses atribuíram o desastre ao um castigo divino, questiona: por que um Deus bondoso e todo-poderoso permitiria um desastre se abater sobre crianças e mulheres? "Que crime, que falta cometeram esses infantes/ Sobre o seio materno esmagados e sangrantes?" Como explicar o mal com a ideia de um Deus benevolente? "Direi vós: 'Eis das eternas leis o cumprimento,/ Que de um Deus livre e bom requer o discernimento?' " Em uma carta no ano seguinte, Jean-Jacques Rousseau, defendendo sua fé, respondeu a Voltaire que os culpados de tudo foram os próprios homens, que construíram prédios tão altos em tão pouco espaço. "A natureza não reuniu ali vinte mil casas de seis a sete andares, e que se os habitantes dessa grande cidade tivessem sido distribuídos mais igualmente, e vivessem de maneira mais modesta, o dano teria sido muito menor, e talvez nulo". Que culpa teria Deus? Além disso, segundo ele, muitos voltaram aos escombros para buscarem roupas e dinheiro e acabaram sendo engolidos pelo tsunami.

Outro filósofo, Imannuel Kant, também escreveu sobre o abalo sísmico de Lisboa, afirmando que as causas eram meramente físicas, nada tendo a ver com questões morais. Concordo com ele. Hoje, com todas as descobertas científicas, já há respostas para a maioria dos fenômenos. Todas as verdades estabelecidas pelas religiões aos poucos vão caindo por terra. Os raios não são castigos de Zeus ou Júpiter, como se pensava, tampouco a deusa Fortuna está escolhendo quem deve ter sorte ou não sobre a terra, e não é Deus que está bravo quando ouvimos trovões no céu. Além disso, pessoas boas e más, religiosas ou descrentes, qualquer um pode morrer nessas tragédias. Não há motivo para nossa mentalidade ainda presa a velhas questões religiosas continuar impondo explicações desastradas para os desastres.


Postado por Cassionei Niches Petry
Em 5/9/2015 às 08h14

Mais Blog de Cassionei Niches Petry
Mais Digestivo Blogs
Ative seu Blog no Digestivo Cultural!

* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Educação de Jovens e Adultos
Maria Antonia De Souza
Intersaberes
(2012)



A Mentira Sagrada
Luis Miguel Rocha
Jangada
(2021)



Dicionário de Idéias Semelhantes - 4 Volumes
Everton Florenzano
Tecnoprint
(1961)



Encontre Seu Anjo
Batista DObaluaye
J.C. Ltda



Pescadores de Corações
Padre Antonio Maria
Universo Dos Livros
(2011)



Manual De Mães E Pais Separados
Marcos Wettreich
Ediouro
(2006)



Tem processuais penais da atualidade: doutrina e prática
Clayton da Silva Bezerra Giovani Celso Agnoletto
Letras Jurídicas
(2016)



Temas Penitenciários
Armida Bergamini Miotto
Revista dos Tribunais
(1992)



Histórias para Ler sem Pressa
Mamede Mustafa Jarouche - Organizador e Tradutor
Globo
(2008)



Livro Geração De Valor Plantando Sonhos, Colhendo Conquistas Volume 2
Flávio Augusto Da Silva
Sextante
(2015)





busca | avançada
41111 visitas/dia
2,0 milhões/mês