|
BLOGS
>>> Posts
Quinta-feira,
14/4/2016
Quem é a favor do golpe?
Felipe Pait
+ de 1000 Acessos
Andaram perguntando: quem é a favor do golpe? Porque não gritam viva Cunha? Eu respondi.
A pergunta é capciosa. Os opositores do governo não votaram no Temer, quem elegeu ele foram os que votaram na Dilma. Apenas respeitam um procedimento constitucional.
Quanto ao Cunha, realmente uma vergonha que continue no congresso. Depõe contra o governo que retirou ele da bem merecida obscuridade à qual tinha sido relegado depois que o Collor caiu.
O Temer me parece um político esperto; safado não sei dizer, decerto não impoluto, mas não vejo nada 100% comprometedor. O problema do atual governo não é a má administração, mas as seguidas tentativas de impedir o livre funcionamento dos poderes. A interferência no legislativo passou de qq limite aceitável, e a interferência no Supremo é confessa, mesmo que de eficácia não comprovada.
A maioria dos opositores do desastroso governo atual não está comemorando tentativa de golpe, apenas enxerga com alívio a existência de um procedimento constitucional que afaste o governo atual, para que não possa interferir no livre exercício dos poderes como vem fazendo.
O fato é o seguinte: há ⅓ do Brasil que é contra esse governo, bom ou ruim, por motivos ideológicos, ou por esperaram vantagens com um outro. Há outro ⅓ que é favorável, ou por motivos ideológicos, ou por estarem recebendo favores.
E há o ⅓ maior, que seria mais ou menos contra ou a favor, mas aceitava o governo eleito até que a corrupção, a incompetência, e a interferências na justiça e no congresso ficaram claras e revoltantes. Acho que esse é o grupo maior. Se os congressistas concordarem, a maior chance é do governo cair mesmo. Crimes e contravenções não faltam, as manobras legais podem no máximo atrasar o processo.
Digo mais. Se as ações recentes não tivessem sido tão acintosas, o governo se aguentava até as eleições municipais. Daí o eleitor cansado do desastre votaria na oposição, o PT abandonava a presidente, e ela renunciava. Teria sido menos ruim para o país. Mas a escolha do PT foi o confronto, o suborno, as chicanas, então o processo foi mais rápido do que seria saudável.
Postado por Felipe Pait
Em
14/4/2016 às 14h58
Ative seu Blog no Digestivo Cultural!
* esta seção é livre, não refletindo
necessariamente a opinião do site
|
|
|