Quando nos tornamos únicos. | O Equilibrista

busca | avançada
83554 visitas/dia
1,7 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Vera Holtz abre programação de julho do Teatro Nova Iguaçu Petrobras com a premiada peça “Ficções”
>>> “As Artimanhas de Molière” volta aos palcos na Cidade das Artes (RJ)
>>> Com Patricya Travassos e Eduardo Moscovis, “DUETOS” volta ao RJ
>>> “Sonho Encantado de Cordel, O Musical” chega ao Teatro Claro Mais SP
>>> Jade Baraldo e Josiel Konrad agitam o Dolores Club, na Lapa (RJ)
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Literatura e caricatura promovendo encontros
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
Colunistas
Últimos Posts
>>> O coach de Sam Altman, da OpenAI
>>> Andrej Karpathy na AI Startup School (2025)
>>> Uma história da OpenAI (2025)
>>> Sallouti e a história do BTG (2025)
>>> Ilya Sutskever na Universidade de Toronto
>>> Vibe Coding, um guia da Y Combinator
>>> Microsoft Build 2025
>>> Claude Code by Boris Cherny
>>> Behind the Tech com Sam Altman (2019)
>>> Sergey Brin, do Google, no All-In
Últimos Posts
>>> Política, soft power e jazz
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Isso sim era guerra...
>>> Um olhar sobre Múcio Teixeira
>>> David Lynch em BH
>>> O Código Da Vinci em tela plana
>>> Olhos de raio x
>>> Wilhelm Reich, éter, deus e o diabo (parte I)
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
>>> 1964-2004: Da televisão à internet – um balanço
>>> A autobiografia de Gabriel Garcia Márquez
>>> No banheiro com Danuza
Mais Recentes
>>> Turma Da Mônica Jovem Vol.3 - de Maurício De Sousa pela Panini
>>> Turma da Mônica Jovem Número 83 Herdeiros da Terra de Mauricio De Sousa pela Panini (2015)
>>> Economia Compartilhada de Arun Sundararajan pela Senac /São Paulo (2018)
>>> 4 Livros: Primeira Gramática Latina e Antologia Latina segunda terceira e quarta série ginasial de Augusto Magne pela Anchieta (1949)
>>> Manipulados de Brittany Kaiser pela Harpercollins (2020)
>>> Comunicação Não-violenta de Mashall B. Rosenberg pela Ágora (2006)
>>> Dominando As Tecnologias Disruptivas de Paul Armstrong pela Autêntica (2025)
>>> Poliarquia: Participacao E Oposicao - Colecao Classicos de Robert A Dahl pela Edusp (2012)
>>> Network Propaganda de Yochai Benkler/ Robert Faris/ Hal Roberts pela Oxford University Press (2018)
>>> Das plataformas online aos monopólios digitais: tecnologia, informação e poder de Jonas Chagas Lúcio Valente pela Dialética (2021)
>>> Inteligencia Artificial A Nosso Favor - Como Manter O Controle Sobre A Tecnologia de Stuart Russell pela Companhia das Letras (2021)
>>> A Sociedade Em Rede Volume 1 de Manuel Castells pela Paz And Terra (2018)
>>> The Future Of The Internet--and How To Stop It de Jonathan Zittrain pela Yale University Press (2009)
>>> Psicologia Oculta Das Redes Sociais de Joe Federer pela M Books (2022)
>>> Desmistificando A Inteligencia Artificial de Dora Kaufman pela Autêntica (2022)
>>> Cypherpunks: Liberdade E O Futuro Da Internet de Julian assange pela Boitempo (2013)
>>> Matemática Curso Moderno 4 Vol. Para os Ginásios de Osvaldo Sangiorgi pela Companhia Nacional (1966)
>>> Turma da Mônica Jovem Número 40 O Jogo dos Reis de Mauricio De Sousa pela Panini (2011)
>>> Matemática Segundo Ano Colegial de Ary Quintella pela Companhia Nacional (1959)
>>> Turma da Mônica Jovem Número 39 Histórias de Arrepiar de Mauricio De Sousa pela Panini (2011)
>>> The Poetics Of Gender (gender & Culture) de Editor Nancy K Miller pela Columbia Univ Pr (1986)
>>> Curso Básico de Desenho - 3 livros + 3DVDs de Mozart Couto pela Escala (2006)
>>> Men In Feminism de Alice Jardine, Paul Smith pela Routledge (1987)
>>> Woman's Hour a selection from the BBC programme de Various [Edited by Mollie Lee] pela London BBC Publications (1967)
>>> Way Of All Women de M. Esther Harding pela Random House Uk (1986)
BLOGS >>> Posts

Quinta-feira, 26/5/2016
Quando nos tornamos únicos.
Heberti Rodrigo
+ de 900 Acessos


Cena de Tempos Modernos


Cena seguinte de Tempos Modernos


"Não me parecia possível que eu tivesse passado quase cinco anos a serviço daquela empresa sem coração. Compreendi como os soldados deviam sentir-se ao darem baixa do exército.

- Livre! Livre! Livre!

Em vez de entrar imediatamente no metrô, subi a Broadway caminhando, só para ver qual era a sensação de ser dono de mim mesmo, sem compromissos, àquela hora da manhã. Os pobres trabalhadores, lá iam eles correndo para seus empregos, todos com aquele ar triste e alarmado que eu conhecia tão bem. Alguns já corriam pelas ruas, esperando, mesmo naquela hora adiantada, receber uma encomenda, vender uma apólice de seguro, ou pôr um anúncio. Como parecia estúpida, sem sentido, idiota aquela corrida de ratos. Sempre me parecera louca, mas agora também me parecia diabólica.

Caminhei algum tempo sem destino, só pelo prazer de saborear minha liberdade recém-adquirida; sentia um prazer perverso de ficar vendo os escravos cumprindo as tarefas que lhes foram atribuídas. Eu tinha toda uma vida pela frente. Dali a poucos meses iria completar trinta e três anos de idade - e seria "meu próprio senhor absoluto". Ali mesmo, e naquela hora, jurei que nunca mais haveria de trabalhar para ninguém. Nunca mais obedeceria ordens. O trabalho a ser feito no mundo era para os cretinos - eu preferia ficar de fora. Tinha talento e iria cultivá-lo. Ou me tornaria escritor ou morreria de fome."


Trecho de Plexus, de Henry Miller


Os anos de aquartelamento foram marcados pela repressão de minha individualidade e origem da mais intensa crise de minha vida. Ao envergar uma farda, despi-me de minha liberdade de folguedos e da alegria de aprender por conta própria, segundo o tempo de minhas inclinações naturais, para me enquadrar ao severo regulamento militar que contrariava minha natureza. Toda a insistência em me adequar àquele cotidiano, todas as punições a que fui submetido, e como um terrível ácido dissolveu a personalidade de muitos de meus colegas, findaram por fortalecer-me ao desencadear em mim uma forte aversão ao chamado mundo real. Pouco antes de ser expulso, eu já decidira não apenas não me tornar um militar, mas também não me enquadrar a nada que me levasse a violentar qualquer uma de minhas vocações ou necessidades mais íntimas. Escrever é uma delas. Foi a minha própria natureza, o meu destino, que assim determinaram, e nossa natureza, amigos, é coisa à qual homem nenhum pode contrariar. Quando os portões do quartel se fecharam às minhas costas, eu não sabia que caminho seguir, mas já tinha a firme convicção de que não seria aquele pelo qual envereda o homem comum. Naquela ocasião pude novamente sentir a alma ser banhada pelo sol matinal que dá novo ânimo a um condenado em seu primeiro dia de liberdade, após anos de desterro num presídio. Num momento de minha vida em que tudo o que eu tinha eram meu amor-próprio ferido, minhas paixões e desilusões, eu sentia aquela imprecisa melancolia do homem que havia se extraviado do mundo. Esse inexorável sentimento de ruptura com a realidade na qual meus amigos seguiam com suas vidas, crepúsculo de minha primeira infância, foi decisivo no desenvolvimento de uma personalidade que se fechou em si mesma com suas dúvidas, anseios e ambições para, na solidão, dedicar-se à sua verdadeira formação, uma formação que lhe dará músculos mais fortes para encetar um caminho que apenas se abre pelas mãos de um homem de gênio.


Postado por Heberti Rodrigo
Em 26/5/2016 às 14h09

Mais O Equilibrista
Mais Digestivo Blogs
Ative seu Blog no Digestivo Cultural!

* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Decisão Ideal 413
José Paulo
Fontenele
(2019)



Geografia da Urss
Pierre George
Difusão Europeia
(1970)



Ensaios Comparativos Sobre a História Americana
C. Vann Woodward (org.)
Cultrix
(1972)



Marx Taylor Ford ( as Forças Produtivas Em Discussão )
Benedito R. de Moraes Neto
Brasiliense
(1989)



La Fiat Dal 1899 Al 1945
Giovanni Agnelli
Einaudi
(1940)



Emergência - Tratamento, Reabilitaçao, Prevençao
Lauro Barros de Abreu
Imesp
(1993)



Tempo de Fiar
Myrtes Campello
Myrtes Campello
(1965)



As Armas Da Persuasão 2.0 - Edição Atualizada E Expandida
Robert Cialdini
Harpercollins
(2024)



Você intraempreendedor
Dorie Clark
Alta Books
(2018)



Enem volume 3 - ensino medio pre vestibular
Poliedro
Poliedro





busca | avançada
83554 visitas/dia
1,7 milhão/mês