Na minha opinião... | Contubérnio Ideocrático, o Blog de Raul Almeida

busca | avançada
83554 visitas/dia
1,7 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Drama da pandemia em Manaus é tema da peça Desassossego
>>> 14º Rio Festival Internacional de Cine LGBTQIA+
>>> Lenna Baheule ministra atividades gratuitas no Sesc Bom Retiro
>>> “Carvão”, novo espetáculo da Cia. Sansacroma, estreia no Sesc Consolação
>>> “Itália Brutalista: a arte do concreto”
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Literatura e caricatura promovendo encontros
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
Colunistas
Últimos Posts
>>> O coach de Sam Altman, da OpenAI
>>> Andrej Karpathy na AI Startup School (2025)
>>> Uma história da OpenAI (2025)
>>> Sallouti e a história do BTG (2025)
>>> Ilya Sutskever na Universidade de Toronto
>>> Vibe Coding, um guia da Y Combinator
>>> Microsoft Build 2025
>>> Claude Code by Boris Cherny
>>> Behind the Tech com Sam Altman (2019)
>>> Sergey Brin, do Google, no All-In
Últimos Posts
>>> Política, soft power e jazz
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Ludopédio em Pindorama
>>> Para o Daniel Piza. De uma leitora
>>> Os Doze Trabalhos de Mónika. 8.Heroes of the World
>>> Fim dos jornais? Desconfie
>>> Blogwise
>>> Site de Rafael Sica
>>> Reid Hoffman por Tim Ferriss
>>> Suspense, Crimes ... e Livros!
>>> Entrevista com Chico Pinheiro
>>> Mi casa, su casa
Mais Recentes
>>> Curso De Direito Do Trabalho Aplicado - Parte Geral - Vol.1 de Homero Batista Mateus da Silva pela Campus (2009)
>>> O Homem Que Amava Os Cachorros de Leonardo Padura pela Boitempo (2015)
>>> Basic Economics A Common Sense Guide To The Economy de Thomas Sowell pela Basic Books (2007)
>>> Hereges de Leonardo Padura pela Boitempo (2015)
>>> O Homem Que Calculava de Malba Tahan pela Record (1995)
>>> Promessa de Richard Paul Evans pela Lua de papel (2011)
>>> O Relatório Popcorn Centenas De Idéias De Novos Produtos, Empreendimentos E Novos Mercados de Faith Popcorn pela Campus (1993)
>>> Vaticano e os Judeus de David I. Kertzer pela Rocco (2003)
>>> Ação Renovatória de J. Nascimento Franco pela Malheiros (1994)
>>> Ditadura ontem e hoje de Maurice Latey pela Novo tempo (1980)
>>> Por Que A Gente E Do Jeito Que A Gente E ? de Eduardo Ferraz pela Planeta Estratégia (2022)
>>> Para Viver um Grande Amor de Vinicius de Moraes pela Jose Olympio (1989)
>>> Uma Questao de Honra o Mordomo de Lady Di Conta Toda a Verdade de Paul Burrell pela Ediouro (2003)
>>> 1808 : A Corte No Brasil. de Ismênia Martins; Márcia Motta pela Universidade Federal Fluminense. Uff (2010)
>>> Fábulas De La Fontaine - Um Estudo Do Comportamento Humano de Francisco do Espirito Santo Neto e Hammed pela Boa Nova (2015)
>>> Corsário: Uma Invasão Francesa No Rio De Janeiro Diário de bordo de Du Guay-Trouin; tradução Carlos Nougué pela Bom texto (2002)
>>> O anarquismo e a democracia burguesa de Malatesta; Bakunin; Kropotkim; Engels; D. Guérin pela Global (1979)
>>> A natureza da pobreza das massas de John Kenneth Galbraith pela Nova Fronteira (1979)
>>> O Propósito Da Família de Luciano Subirá pela Orvalho (2013)
>>> Manual de Saúde e Segurança do Trabalho - Vol 1 de Sebastião Ivone Vieira pela Ltr (2005)
>>> Chefiar Ou Liderar? - Seu Sucesso Depende Dessa Escolha de John Adair e Peter Reed pela Futura (2005)
>>> Mulher e A Rádio Popular - Manuais de Comunicação 11 de Maria Cristina Mata coordenadora pela Paulinas (1997)
>>> Problemas da Criança Normal - Educaçao e Saude de Caleb Elias do Carmo pela Juerp (1985)
>>> Escola Cidada - Questoes da Nossa Epoca nº 24 de Moacir Gadotti pela Editora Autores Associados (2001)
>>> Avaliação Educacional - Fundamentos e Práticas de Isabel Cappelletti pela Articulação Universidade (1999)
BLOGS >>> Posts

Sexta-feira, 15/7/2016
Na minha opinião...
Raul Almeida
+ de 5100 Acessos

Ninguém estava prestando atenção a ele ali sentado, opaco, semi silente, fora do contexto, do momento e da realidade daquele grupo. A percepção de que não havia necessidade de dizer nada, absolutamente nada, confirmou a certeza já adquirida, de que ninguém se importava com suas idéias, experiências ou sentimentos.
Estava cumprindo tabela, como se diz.
Fazia parte de uma desejada ausência que, por força das circunstancias, estava adiada: Um aniversario em família. Um encontro de gerações, uma convergência de antagonismos discretos e tolerados. Uma farsa social.
Mais uma risada, mais uma frase com sentido impreciso, mais um deboche sem endereço certo e ele procurava intensificar sua invisibilidade.
-Obrigado, estou satisfeito.
-Não, não bebo mais tanto assim.
-Pode me passar a jarra com água?
A conversa, entrecortada de risadas, afirmações em voz mais alta, vários sons ao mesmo tempo e os ruídos de talheres, louças, copos e taças, mal conseguia penetrar sua angustia.
Faltava pouco para terminar o encontro quando a pessoa que fazia aniversário começou a distribuir os pedaços do bolo e nomear cada um dos agraciados com o doce.
O primeiro foi marido, depois a mãe, depois um parente distante, em seguida a mais jovem presente, uns e outros entre filhos e assemelhados, ate que todos estavam com seus quinhões.
Mas,um breve momento, uma distração, até que foi notado e lembrado.
- Um pedaço especial.Sei que você gosta de chocolate!
-Obrigado, agora não, estou satisfeito e evitando açúcar, sabe como é, a idade, essas coisas.
-Oh, você gosta! Tem trufas! Toma ai!
-Não obrigado. Fica para outra vez.
Em seguida pediu licença levantando-se da cadeira com a desculpa de ir aos cuidados. Entrou no banheiro, olhou-se no espelho, tentou conter o choro, mas não deu.
Esperou um pouco, lavou-se, esfregou bem os olhos, levantou a cabeça e voltou para recusar o café, o licor, o bombom e os sorrisos de “vai que já esta tarde”.
Ficou mais um tempinho pensando e voltando ao passado em acelerada viagem. Devolveu os sorrisos pendurados nas bocas desrespeitosas, desejou saúde e prosperidade a aniversariante, estendendo a firula verbal a todos os presentes e foi embora.
Além ser um parente postiço, não representava uma herança, um legado, uma caixa de jóias, quem sabe um pecúlio, não tinha nada. Não valia nada que se pudesse trocar.Ao contrário, dava despesa e preocupação.
Era aborrecido,maçante, tinha opinião, contava historias que ninguém queria escutar.Era metido, gostava das coisas boas que, agora, não podia mais comprar. Era um traste. Um estorvo. Um ser incomodo, difícil de remover por conta das circunstâncias.
Sentado junto a janela do ônibus intermunicipal, voltava para casa dando-se conta de que não tinha,absolutamente,nada para deixar para ninguém. Lembrava dos mais recentes instantes passados na festa de aniversário sem conseguir ficar triste, chorar, sequer falar sozinho.
A senhora vestida com elegância, olhar singelo, sorriso amistoso e mãos tratadas a ele estendidas, acenou com a cabeça, piscando um olho cúmplice e simpático, sentando-se ao seu lado.
As magoas, amarguras, desapontamentos, tristezas, saudades, vontades e esperanças despediram-se com acenos e gestos largos. Seguiu sem perder a pose, olhando pela janela.
A mulher levantou-se e, do jeito que apareceu, foi embora apagando as ligações afetivas, as lembranças mais fortes, as afinidades cultivadas.
Estava surpreso consigo mesmo, o coração vazio com um pálido sentimento de perda de algo que imaginou ter existido.Fim de ciclo.
Tinha muito para se ocupar. Tinha a companheira de toda a vida.Tinha a vida, estava estranhamente feliz.


Postado por Raul Almeida
Em 15/7/2016 às 16h21

Mais Contubérnio Ideocrático, o Blog de Raul Almeida
Mais Digestivo Blogs
Ative seu Blog no Digestivo Cultural!

* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Gestão sem medo - Como ser feliz no mundo Corporativo
Alfredo Assumpção
Scortecci
(2011)



aprendendo a se relacionar com a riqueza
Neale Donald Walsh
sextante
(2003)



Contra-espionagem
Coronel Oreste Pinto
Flamboyant
(1964)



Estados Unidos
Fernando Portela e João Rua
Ática
(1992)



Drummond: a Magia Lúcida
Marlene de Castro Correia
Zahar
(2002)



Tô a Fim de Novas Ideias
Maura de Albanesi
Vida & Consciencia
(2013)



Compromisso de Compra e Venda 4ªedição
Jose Osorio de Azevedo Jr
Malheiros
(1998)



Feng Shui para o amor e o romance 499
Richard Webster
Pensamento



Paris Para Amar Paris - O Guia dos Guias
Vicente Frare
Pulp
(2013)



Biomecânica Do Esporte E Exercício
Peter M. McGinnis
Artmed
(2002)





busca | avançada
83554 visitas/dia
1,7 milhão/mês